|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Pablo Eiterer
Registrado: 31/05/11 Mensagens: 79 Localização: Juiz de Fora-MG
|
Enviada: Qui Jul 21, 2011 12:14 pm Assunto: Tuia Nana- P.E |
|
|
então, comprei hoje uma muda de viveiro para tentar transforma-la em bonsai. Ela foi me vendida como Tuia Prata mais não se é essa planta mesmo..
gostaria de dicas de vocês sobre como trabalhar essa espécie e ajuda em escolher um estilo e o que fazer com ela agora.
aki estão algumas fotos dela:
lado 1:
lado 2:
lado 3:
lado 4:
Detalhe:
abraços.
Editado pela última vez por Pablo Eiterer em Ter Out 18, 2011 2:11 pm; num total de 2 vezes |
|
|
 |
Pablo Eiterer
|
|
|
 |
alexmikol 1.o PASSO

Registrado: 13/09/07 Idade: 54 Mensagens: 140 Localização: Santa Maria - RS
|
Enviada: Qui Jul 21, 2011 10:50 pm Assunto: |
|
|
Olá Pablo! É tua primeira planta??? Complicada para inciantes. Não que seja impossível de trabalhar, é que vai ser necessária muita paciência tua, pois mesmo no chão ou em escorredor/mamadeira é uma planta que demora demais da conta pra dar resposta boa...Para dar o movimento desejado por você, vais ter que proteger muito bem o tronco com borracha ou rafia enrolada no tronco e um arame de bom calibre para forçar e manter o tronco na posição. Procure por plantas mais fáceis e resistentes como ficus, serissas e outras, para inciantes são ideais. Não desanime nem desista, procure informar-se mais e aprender com plantas mais fáceis para daí sim partir para plantas assim como a tua. Boa sorte e um abraço!
PS: O cascalho coloridinho sem sombra de dúvida não serve como substrato, tijolo/telha moídos, areia de rio grossa lavada, terra de cupinzeiro, são tipos de substratos usados. Além do que o cascalho que você mostrou está um pouco grande, deve ser menor, algo em torno do tamanho de um feijão ou menos. _________________ Alexander |
|
|
 |
Pablo Eiterer
|
Enviada: Sex Jul 22, 2011 10:04 am Assunto: |
|
|
alex brigadão pelas dicas. Concordo com tudo que você disse. Essa não é a minha primeira planta mais é umas das primeiras então vou ter muito cuidado com ela mais pretendo que ela vai evoluindo junto com o meu aprendizado !
brigadão pela ajuda. |
|
|
 |
Pablo Eiterer
|
Enviada: Sex Jul 22, 2011 10:12 am Assunto: |
|
|
Então gente hoje transplantei ela do saquinho pra um galão de tinta, porém não mechi nas raizes dela que por sinal estavam ocupando o saquinho todo . aproveitei e ao transplantar ela plantei ela um pouco inclinada pra começar um estilo moyogi.
agora acho que vou deicha-la descançar até mais ou menos o inicio da primavera ou seja começo de setembro e vou podar e aramar ela, protegendo bem o tronco dela com câmara de ar assim que acabar esse processo devo postar fotos.
abração. |
|
|
 |
Pablo Eiterer
|
Enviada: Sáb Jul 30, 2011 2:38 pm Assunto: |
|
|
Então galera não me aguentei e dei uma aramada nela.. porém ainda deichei ela bem cabeluda ,pois fiquei com medo de fazer tudo junto , transplante, poda, aramagem.. (Se puder podar mesmo fazendo isso tudo alguém me avisa).
Até gostei do resultado pra minha primeira aramagem..
aki vão algumas fotos do resultado:
Então: pra minha primeira aramação ficou muito ruim?
O desenho que empreguei a ela está correto?
por inquanto tenho tres ramos que pretendo manter O primeiro da direta, o mais grosso da esquerda e o apice além de algum ramo de fundo que eu ainda não escolhi, o que acham?
abração, to aguardando as respostas.. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Jul 30, 2011 8:43 pm Assunto: bonsai |
|
|
Pablo, a aramação está passível, mas voce poderia ter antes desencapado o fio, deixando o trabalho um pouco mais técnico. O movimento ficou interessante, por isso sugiro a voce que corte todos os galhos, reduzindo seu comprimento, deixando-os com uns tres ou quatro dedos apenas (abra a mão, olhe para ela com os dedos juntos, essa é a medida). Com esse corte redutor, o galho apical que é a ponteira, irá "puxar" a planta, favorecendo o engrossamento do tronco na base.
O arame pode ficar na planta por até dois anos, sem nenhum problema, garantindo melhor a postura que voce busca para ela. De resto, aguarde uns trinta dias e inicie adubação regular, com material organico de preferencia (torta de mamona+farinha de osso), o que irá estimular novas brotações nos galhos e no tronco, de uma maneira geral. Brotações nas axilas dos galhos, na base do tronco e nas raizes devem ser prontamente eliminadas, pois só servem para subtrair energia da planta, que poderia ser canalizada para o desenvolvimento.
O cultivo exige rega diária, e sol apenas no período da manhã, evitando o sol forte da tarde, para não "queimar" muito a folhagem escamosa. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Pablo Eiterer
|
Enviada: Dom Jul 31, 2011 4:35 pm Assunto: |
|
|
Muito obrigado nickyfury. Vou poda-la assim que tiver um tempinho.
Eu só utilizei este fio encapado pelo fato de ser o ultimo que eu tinha aqui sendo que amanhã já irei comprar uma boa quantidade de fios envernizados.
Devo deixar mais ou menos os dois anos com esse mesmo arame ou, por exemplo, com um ano eu tiro verifico se não estava marcando o tronco e substituo?
Outra pergunta, ela está num galão de tinta, sendo assim qual a quantidade eu devo usar de adubo?
outra coisa a planta tem mais uns 5 a 7 cm de tronco pra baixo da terra se eu raspar essa parte do tronco que está enterrada ali nascerão novas raizes ou é só deixar que nasce, ou não nascerão raizes ali?
abraços. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Ago 01, 2011 11:08 am Assunto: bonsai |
|
|
Pablo, pode deixar o mesmo arame por dois anos, sem problema. Se marcar, vc poderá usar o ressalto (parte mais alta do sulco do arame) para descascar e fazer um shari no tronco (expondo a madeira). Em relação ao adubo, usando Torta de mamona + farinha de osso, ao misturar adicione agua contendo uma solução de adubo liquido diluida. O melhor adubo liquido é o FOSWAY, da empresa TECNUTRI. Pesquise na net e veja o ponto de venda mais próximo.
Use copinhos descartaveis de café, perfurado no fundo, enchendo-o totalmente com a mistura de adubo, emborcando no solo do vaso, sempre próximo da borda do vaso, nunca do tronco. Pode dispor uns quatro copinhos desses em cada planta de porte médio, sem nenhum problema. Na rega, molhe sempre o copinho, para que a agua cause lixivação e leve adubo para o interior do solo. O adubo deve ser reposto a cada 45 dias.
Raspar o tronco não irá fazer nascer novas raízes. Para isso, terá que fazer um alporque na area em que deseja as raizes, sendo a melhor época o final da primavera. Retire a casca, aprofundando bem o corte, retirando incluso aparas da madeira do caule, para garantir que o alporque retorne com muitas raizes. O corte do anel não deve ser total, mas parcial apenas. Use hormonio enraizante no corte, aplicando um pouco sobre a madeira, e no musgo esfagno a ser colocado preso ao caule, cobrindo com um plastico e prendendo bem, para firmar. Nessa espécie, em seis meses terá novas raízes num lado, então poderá fazer o mesmo, depois de uns tres ou quatro meses, no outro lado, sem risco de perder a planta. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Jair Flores 2.o PASSO

Registrado: 16/02/11 Idade: 65 Mensagens: 329 Localização: NOVO HAMBURGO-RS
|
Enviada: Seg Ago 01, 2011 10:08 pm Assunto: |
|
|
Nickyfury,por gentileza, esta mistura de farinha de osso e torta de mamona mais FOSWAY usa-se logo apos o preparo ou tem que deixar curtir por alguns dias? |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Ago 02, 2011 9:13 am Assunto: bonsai |
|
|
Jair, fica a critério: o uso imediato, porém, concorre para que a fermentação ocorra dentro do recipiente onde está a planta, e dependendo do local onde fica o viveiro, o cheiro fétido decorrente disso pode incomodar moradores e animais domésticos, bem como os vizinhos. Por outro lado, a fermentação controlada, isto é, que voce provoca primeiro, só vindo a utilizar o adubo depois que observa que está bem seco e duro, criando uma película esbranquiçada sobre ele, garante um uso melhor, no quesito do odor forte, vez que seco não exala nenhum cheiro.
Mas nesse caso, a fermentação deve ser realizada em algum lugar mais afastado do "publico", isto é, de pessoas e animais (domésticos ou não). Geralmente, usa-se fazer umas bolotas ou então rolos que cortamos em rodelas, que são então postas para secar e curtir bem, antes de usar. É mais comodo e concorre para um uso mais adequado que adotar a fermentação diretamente no recipiente da planta.
Há diversas maneiras de curtir/fermentar a mistura: usando caixotes, baldes, tonéis, e outros dispositivos, que garantam a integridade do produto, mantendo-o a salvo de ataques de animais. As moscas serão sempre atraídas tambem, depositando ovos que irão abrir e produzir larvas. Mestre Hidaka aconselha adicionar uma colher de sopa de veneno em pó para formiga (formicida Pikapau, por exemplo), antes de molhar a mistura, para combater as larvas que irão sair da eclosão dos ovos de moscas. As larvas irão atrair passaros, que reviram o adubo, espalhando-o e jogando no chão, o que põe o trabalho todo a perder, claro.
Não há uma fórmula correta nem maneira mais acertada de fazer o adubo e evitar isso, a não ser usar algum galpão ou comodo desocupado, inabitado, que fique isolado, para processar o material durante a fermentação. Geralmente, com o tempo seco e quente, a fermentação leva aí umas duas semanas para ficar bem, com a película esbranquiçada cobrindo as bolotas/rodelas de adubo, quando então podemos usa-las. Para usar, podemos prender o adubo dentro de sacos feitos com meia de nylon feminina, ou copos descartaveis furados ou partes de garrafas pet pequenas, dessas de agua mineral, tambem furadas, depositando sobre o solo das plantas, longe do tronco.
Meu viveiro, por exemplo, é grande, com muitas plantas. Por comodidade, experimentei usar o adubo diretamente nos vasos, tão logo ficou pronto, mas já usei tambem deixar fermentar por tres semanas, secando bem, antes de depositá-lo nos vasos e recipientes de cultivo. As duas formas são adequadas, desde que usemos material protetor para o adubo não ser dispersado pela ação de passaros, insetos e agua da rega diária. O mau cheiro, no caso do meu viveiro, incomoda pouco, pois a casa de habitação fica ligeiramente distante do viveiro. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
|
|
 |
Jair Flores 2.o PASSO

Registrado: 16/02/11 Idade: 65 Mensagens: 329 Localização: NOVO HAMBURGO-RS
|
Enviada: Ter Ago 02, 2011 7:55 pm Assunto: |
|
|
Valeu, nickyfury muito obrigado.Vou fazer sem curtir mesmo,talves assim
eu conssiga competir com forte cheiro dos cachorros do meu vizinho.
Um abraço! |
|
|
 |
Pablo Eiterer
|
Enviada: Dom Abr 29, 2012 11:48 am Assunto: |
|
|
Então.
depois da ajuda dos colegas forista já me considero um pouco mais experiente nessa nossa arte. Essa foi uma das minha primeiras plantas vista que comecei a mexer com bonsai a mais ou menos um ano e já consigo ver alguma evolução nela e na minha técnica. Como todo bom iniciante simplesmente aramei e podei essa planta sem ter muita noção de estilo nem técnica, e do mesmo modo acabei retirando o arame dela antes da hora, com mais ou menos 6 meses de aramada. O resultado disso foi que ela acabou voltando a maior parte do movimento que apliquei nela. dai fiquei meio sem idéia e sem direção sobre oque fazer com essa planta e gostaria de mais uma vez a opinião dos colegas.
Essa é a planta a um mes:
Essa é a planta hoje ( perdoem a qualidade da foto, porque além de chuvendo estava sem minha camera e tive que utilizar o celular mesmo)
Pensei em algo como uma copa unica na parte superior e uma copa lateral. o que vocês acham? abraços. |
|
|
 |
Pablo Eiterer
|
Enviada: Qui Maio 24, 2012 1:12 pm Assunto: |
|
|
 |
|
|
 |
Pablo Eiterer
|
Enviada: Qua Jun 05, 2013 1:22 pm Assunto: |
|
|
Dando continuidade a essa planta eu modifiquei ela muito, fiz muitas besteiras maas kk ,
deixei ela crescer livre por um tempo e aramei ela toda, dessa vez um pouco melhor do que antes:
Após a retirada do arame ela já estava bem vigorosa novamente:
Então eu transplantei para um recipiente um pouco menor, porém ainda grande demais:
E hoje devido a boa resposta da planta ao transplante realizei a estilização dela:
Frente
Lateral esquerda
Costas
Lateral direita
Sei que é algo ainda bem amador comparado com os mestres que temos aki no forum, mas gostaria da opinião dos colegas, dicas e caminhos para que eu possa melhor mais!
abração! |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|