|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Edson M. Mori 2.o PASSO

Registrado: 22/06/10 Mensagens: 277 Localização: Campo Grande-MS
|
Enviada: Qui Jul 21, 2011 3:07 pm Assunto: KUROMATSU - ATUALIZADO 2013-07-11 - FOI PARA O VASO... |
|
|
Boa tarde, a todos
Estou postando um trabalho com um kuromatsu com uma muda desde de 2001, mas infelizmente não tenho as fotos anteriores a 2005, ainda está na mamadeira, até este mes vim aumentando o vaso de baixo, e agora aramei e podei parte das raizes e coloquei novamente em outro vaso menor, mas continua na mamadeira e quem sabe ano que vem, envaso num vaso apropriado. Aceito sugestões
uma abraço
mar/05
ago/06
nov/07
out/10
A -16/jul/11
B- 16/jul/11 - pinçagem, poda
C- 16/jul/11 - reenvasamento em um vaso menor , mas ainda na mamadeira

Editado pela última vez por Edson M. Mori em Qui Jul 11, 2013 3:41 pm; num total de 2 vezes |
|
|
 |
Ricardo Guarido 2.o PASSO

Registrado: 31/03/10 Idade: 43 Mensagens: 224 Localização: Bauru-SP
|
Enviada: Qui Jul 21, 2011 3:56 pm Assunto: |
|
|
Lindo!!! |
|
|
 |
RCasagrande 2.o PASSO

Registrado: 09/02/11 Idade: 33 Mensagens: 396 Localização: Luis Eduardo Magalhães-BA
|
Enviada: Qui Jul 21, 2011 3:59 pm Assunto: |
|
|
MUITO SHOW ESSA EVOLUÇÃO...  _________________ " A genialidade é 1% inspiração e 99% transpiração!"... (Thomas Edson)
'' A PACIÊNCIA é uma VIRTUDE que se ADQUIRE ao LONGO do TEMPO !!!".... |
|
|
 |
João Paulo Batista Lyrio 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Jul 21, 2011 5:09 pm Assunto: |
|
|
Show de bola. |
|
|
 |
stokmann 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Jul 21, 2011 5:18 pm Assunto: |
|
|
belo trabalho! |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qui Jul 21, 2011 7:50 pm Assunto: |
|
|
Muito bem conduzido, Edson!
Parabéns!
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Otoniel Santos 3.o PASSO

Registrado: 16/06/11 Mensagens: 484 Localização: Barreiras - Ba
|
Enviada: Qui Jul 21, 2011 7:56 pm Assunto: Re: kuromatsu |
|
|
muito legal!!! parabéns!!! |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Qui Jul 21, 2011 9:19 pm Assunto: |
|
|
Belo !
Só posso dizer isso. _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
Aldair J M de Oliveira

Registrado: 31/05/11 Idade: 42 Mensagens: 68 Localização: Massaranduba-PB
|
Enviada: Qui Jul 21, 2011 11:18 pm Assunto: |
|
|
Bela evolução!! Estou boca e aberta, legal pra caramba. |
|
|
 |
Edson M. Mori 2.o PASSO

Registrado: 22/06/10 Mensagens: 277 Localização: Campo Grande-MS
|
Enviada: Sex Jul 22, 2011 9:43 am Assunto: |
|
|
Bom dia, a todos
Obrigado, Ricardo, RCasagrande, João , Stokmann, Elio, Otoniel, Angela e Aldair, mas podem fazer criticas para melhorar a planta.
Em breve posto mais alguns kuromatsu que já venho trabalhando a uns 10 anos. |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Sex Jul 22, 2011 10:41 am Assunto: |
|
|
Edson,
Infelismente não posso acrescentar em nada em relação ao desenvolvimento do seu bonsai, não tenho experiencia com a especie e achei muito satisfatorio o resultado que vc obteve.
quanto ao estilo e a composição dos galhos principais neste, ouso dizer que o primeiro galho me parece um pouco baixo para a altura da planta e proximo d+ do 2º galho. Talvez se, a parte de traz na atual configuração da planta permitir que essa venha a ser a frente. Um jim no primeiro galho torne a estrutura primaria mais satisfatoria fazendo com que na nova perspectiva o 1º galho fique a direita, seguido por um galho de fundo e o 3º galho a esquerda.
No mais, tambem acredito que possa ser reduzida a altura da planta tornando o apce da planta um pouco mais baixo e denso, com galhos mais proximos uns dos outros.
Isso na opnião de alguem que nunca chegou perto de um resultado desses trabalhando essa especie... apenas na melhor das intenções de dar uma nova opção de projeto.
aproveitando o gancho, estou me aventurando em formar um bonsai dessa especie, possuo a planta a cerca de dois anos e hj fiz uma poda drastica em um galho de sacrificio. gostaria de saber se devo ou não deixar a planta ao sol normalmente ou se ela deve permanecer em local mais ameno?
vlw brother
meus parabens pelo belissimo trabalho e fico no aguardo das novas fotos dessa planta em outros angulos assim como das outras plantas que esta trabalhando.
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Jul 22, 2011 3:15 pm Assunto: |
|
|
Edson, concordo com o Filipe. Tirando o primeiro galho da direita vc quebra um pouco a monotonia de parecer um triângulo perfeito.(Que devemos evitar!)
Quanto a deixar como Jin eu não recomendo. Jin e Shari não são convenientes em Pinheiros, isto porque, o PN é considerado uma planta forte, imponente, resistente e como tal, deve parecer imune às intempéries. Por esta razão é que não se vê esse tipo de intervenção em PN.
Filipe, após a poda pode deixar a pleno sol, sem problemas.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Sex Jul 22, 2011 9:58 pm Assunto: |
|
|
Taí o resultado de um trabalho feito com toda a paciência que esta arte merece. 10 anos!!! Muita gente abandona o bonsai no segundo ano achando que é demorado demais. Claro, estes nunca sentiram o verdadeiro espírito desta arte.
So devo cumprimentr pelo trabalho, está ótimo mesmo. Tão bom que até as sugestões aqui colocadas de tirar o primeiro galho, fica-se com uma dó danada de aceitar. Mesmo assim quero concordar com elas. Atenção: a visão da planta ao vivo popde mudar tudo!!! Então toda calma nesta hora. além disso, talvez no plantio futuro no vaso definitivo a planta seja levantada, mudando também este aspecto. Mas meu xará mandou bem ao considerar a demasiada perfeição do triângulo. Para emendar um pouco nas idéias, sugiro que se o primeiro galho for retirado, o galho acima, à direita seja levemente abaixado. Acho que ficaria muito bom.
Mas olha aí, a planta é sua e a decisão também deve ser...
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Jul 22, 2011 10:18 pm Assunto: bonsai |
|
|
Elio, o nobre amigo vai perdoar minha discordância, tanto em relação ao recurso do jin/shari em PN que é bem comum em plantas japonesas, quanto ao corte/eliminação do primeiro galho da direita, que a meu ver deixaria a planta com uma lateral muito vazia, considerando o espaço existente entre os dois primeiros galhos e os dois outros superiores.
A noção de espaço longo poderá ser corrigida apenas com o engrossamento do tronco, bem como uma redução no comprimento dos dois primeiros galhos, mas que irá exigir o mesmo em relação aos galhos superiores, para não perder muita simetria. Esse galho da direita está numa posição dificil, e a meu ver só há duas opções: cortar, como sugere voce e o Filipe, e enfraquecer como penso eu; ou deixá-lo crescer, alongando-se bem mais que o galho da esquerda, mudando dessa forma o estilo da planta.
Creio que o Edson, para melhorar esse aspecto em sua planta terá que realizar enxerto de galhos nas posições em que eles estão ausentes, sem cortar por enquanto nenhum galho. O enxerto em PN é muito comum, fácil de fazer e rápido quanto aos resultados satisfatórios. Enxertando galhos nos espaços vazios entre os galhos (os dois primeiros, os dois superiores e os outros, antes do ápice), resultará que, no futuro, os dois primeiros galhos ou um deles, possa ser cortado sem comprometer a lateral direita da planta, vez que haverá novas possibilidades ali.
Voltando ao shari e jin em kuromatsu, vejam alguns exemplares japoneses:
http://blogs.dion.ne.jp/kozy1956/archives/cat_172254-1.html
http://www.bonsaimyo.com/upload/save_image/m277.jpg
http://bonsai.shikoku-np.co.jp/nyumon/2010/11/post-37.html
Outros tipos de pinheiro, como o Penthaphilla, ou pinheiro branco, que os japoneses chamam de Goyomatsu, tambem apresentam shari no tronco:
http://www.bonsaimyo.com/products/detail282.html
http://hanatumibito.blog73.fc2.com/blog-entry-15.html
http://www.yamataya.com/product/192
Outro goyomatsu:
Eu tenho um Akamatsu, pinheiro vermelho, com um shari no tronco e jin na parte superior, tendo um unico galho que proporcionou a estrutura aerea. Essa planta foi adquirida no viveiro da Regina Suzuki há uns 6 anos, e está comigo desde então.
O fato de que não temos visto por aí muitos pinheiros com jin e shari não significa, de maneira alguma, que não existam ou não possamos fazer um, mas sim, que não são tão comuns quanto os juniperos, por exemplo, mas realizáveis, a depender da vontade única do cultivador nesse sentido. Por outro lado, não concordo com a conversão do primeiro galho da direita, no PN do Edson, em jin. Acho mais válida a opção que sugeri. Data vênia, smj, a ultima palavra é sempre de quem cultiva....  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Mateus 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Jul 22, 2011 10:21 pm Assunto: |
|
|
Uaaauu!!Sua árvore tá muito bonita!!
Parabéns pela dedicação... |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|