FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Nativas pernambucanas! =D
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Guilherme Cahú
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jul 10, 2011 7:38 pm    Assunto: Nativas pernambucanas! =D Responder com citação

Hoje foi o último dia da XII Feneart (Feira Nacional de Negócios do Artesanato), com stands dos mais diversos estados do Brasil, assim como de outros países.
Por fora, perto da entrada, havia um stand do programa Chapéu de Palha, uma iniciativa do governo do estado para a recuperação das matas ciliares, em parceria com os agricultores locais. No final, fui lá conhecer o projeto e ainda me deixaram pegar algumas das várias mudinhas de nativas pernambucanas que eles tinham e davam aos visitantes. Very Happy

Pois bem, terminei pegando:
Pau folha parece ser, na verdade, Pau-mole (Aegiphila pernambucensis), foi a informação mais próxima que consegui, mas a estruturação da planta que tenho e da encontrada são idênticas.
Harley, R., França, F., Santos, E.P., Santos, J.S. 2010. Lamiaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. (http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2010/FB008117).
Ver também: Identificando árvores da mata atlântica do nordeste (http://www.flickr.com/groups/identificandoarvores/pool/tags/aegiphilapernambucensis).

Praíba (Simarouba versicolor); e
Pirani, J.R., Wayt Thomas 2010. Simaroubaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. (http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2010/FB001394).

Embira vermelha (Xylopia frutescens).
Maas, P., Rainer, H., Lobão, A. 2010. Annonaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. (http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2010/FB110570).

Acredito que possam virar bonsai! Very Happy
Nessa ordem estão elas listadas da direita para a esquerda.

Very Happy Very Happy Very Happy[/b]

"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton)

Editado pela última vez por Guilherme Cahú em Dom Jul 10, 2011 9:45 pm; num total de 6 vezes
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Helio Mayer
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jul 10, 2011 7:57 pm    Assunto: Responder com citação

Essa embira não é uma que dá pra tirar a casca e fazer uma corda?
Tem uma planta que eu conheço como Imbira, com essa característica
Guilherme Cahú
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jul 10, 2011 8:00 pm    Assunto: Responder com citação

Eu não sei, Helio, só estou começando a estudá-las agora...
Se bem que lá estava listada como Imbira, e não Embira, mas só achei informações com esse último nome, na internet....
[Ah, dei uma olhada melhor no Flora Brasiliensis, e, pela imagem apresentada, pode-se chamar de Embira, mesmo - http://florabrasiliensis.cria.org.br/search?taxon_id=6306 (clique na folhinha presente ao lado do último nome)]

Se você, ou alguém mais, tiver informações sobre algumas dessas 3 plantas, ficaria agradecido. Very Happy

"Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento." (Isaac Newton)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jul 11, 2011 12:44 pm    Assunto: Responder com citação

Guilherme,

Essa espécies são endêmicas do Estado de Pernambuco, ou nativas do Nordeste?

Uma boa dica para saber se a espécie é adequada para bonsai é, primeiro, ver sua forma na natureza, segundo, ver se as folhas são pequenas o suficiente para que resulte num bonsai proporcional (folhas x tamanho da árvore), terceiro, ver como se comporta através da poda (brotações múltiplas). Arrisco dizer que, pelo menos as mudas de folhas compostas que você adquiriu não são boas para bonsai (folhas muito grandes).

Outra boa dica para quem deseja cultivar um bonsai com sucesso é procurar adquirir espécies que, seguramente, já são utilizadas nessa arte. No Nordeste temos o umarizeiro-bravo, o carquejo, jurema-branca, mata-fome, catingueira, imburana, ciriguela, o pau-mulato, batinga, arrebenta-boi, murici, ubaia-azeda, araçá-piroca e o araçá-de-jacu que já provaram que são muito bons. Isso sem falar da bougainvíllea, dos ficus, da acerola, da pitanga e da jabuticaba. Todas essas espécies possuem folhas relativamente pequenas.

A pesquisa em busca de novas espécies para bonsai é válida, mas ganha-se muito mais tempo se atentarmos para as características comuns entre as espécies consideradas propícias ao cultivo do bonsai.

Em Pernambuco temos vários bonsaístas experientes, nada melhor que se aproximar deles para interagir e aprender um pouco mais. O virtual ajuda, mas nada se compara à prática.

[]'s
Guilherme Cahú
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Jul 11, 2011 10:02 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado pelas palavras, Sergivaldo!

O Pau-mole é a única endêmica, segundo o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, ocorrendo apenas em Pernambuco e na Paraíba.
Acho que, quanto à Praíba, se não encontrar imagens mais claras de sua estrutura, tentarei desenvolvê-la com a estrutura de uma árvore comum. Já quanto ao Pau-mole e à Embira vermelha, tentarei reproduzi-las conforme ocorrem na natureza. A primeira não se parece muito com as árvores comuns. Já a Embira parece ter uma forma mais comum, com galhos em forma de arco que se erguem para cima, diferente dos decaídos dos Flamboyants.

O que mais está faltando para mim, no momento, é estudá-las melhor. Assim poderei conhecer mais sobre essas espécies, novas ao meu conhecimento.
Perdoe-me pela teimosia, mas sou assim mesmo, metendo a mão no que é diferente e pouco comum. =P

Agradeço também pela lista de espécies indicadas. Certamente estarei de olho nelas. Wink

Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jul 11, 2011 10:57 pm    Assunto: Responder com citação

Só você Guilherme, para fazer MEU MIGUINHO postar aqui no forum.
Grande amigo Sergivaldo, quanta saudade de você !!!!!!!!!
Precisa postar mais e mostrar suas belezuras, aquelas que você possui em sua chácara.
Angela Fernandes
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Jul 11, 2011 11:02 pm    Assunto: Responder com citação

Por nada, Guilherme.

Sucesso nas pesquisas.

[]'s
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jul 14, 2011 10:07 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Guilherme, o alento nas informações sucintas e esclarecedoras do nobre amigo Sergivaldo, pode até mostrar a dificuldade existente na descoberta e exploração de novas espécies, visando formar com elas plantas adequadas ao cultivo com promoção para bonsai. Entretanto, é preciso relevar a experiência dele, nessa seara, que há muito vem "desbravando" as areas nativas nordestinas, em busca de novas espécies, carreando muitas para o panteão, como temos podido apreciar ao longo dos anos.

Claro que a exploração desse rico filão ainda é algo tangível, e com inumeras possibilidades, tal a variedade de espécies ainda por descobrir, que irão servir, dentro das possibilidades apontas por ele como as melhores caracteristicas, para fazermos bonsai a partir delas. Relevante isso, e devemos estar sempre atentos a buscar, em feiras e eventos como esse que voce participou, para encontrar "novos" materiais com que trabalhar.

A riqueza de nossa flora, tão cantada em musicas (vide o hino nacional, inclusive!!) está aí para mostrar que aos poucos novas e melhores nativas vão sendo descobertas e carreadas para o Universo bonsai nacional. E isso vale para todo o território nacional, não apenas o nordeste, está mais que evidente. Wink

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
leonardo.fillipe

MensagemEnviada: Qui Jul 21, 2011 2:20 am    Assunto: Responder com citação

Grande Guilherme.

Eu e o alexandre sempre que podemos nos reunimos e trabalhamos com algumas plantas e fazemos visitas no viveiro do Lula. Qualquer coisa é só entrar em contato que agente marca.

P.S Você mora em Jardim São Paulo??? Moro a 3 kilometros de você.

Abraços.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Jul 21, 2011 9:05 am    Assunto: bonsai Responder com citação

3Km, 3 amigos que gostam de fazer bonsai!!! Eis um numero cabalístico, para quem acredita em numerologia!! Cool Cool

Quorum mais que suficiente para iniciar um clube de bonsai, promovendo encontros, eventos, reuniões, exposições e por aí vai. O importante, mais que tudo, é a convivência e participação em um nucleo, o que sempre irá render mais dividendos que se continuar cada um isoladamente. Oportuno salientar que, no meu caso, o bonsaista mais próximo, que é meu compadre Roni, reside a 8km de minha casa. Os demais, como o Cleiton (blackneedles no forum) reside a 25km, e daí para a frente as distancias aumentam: Glauco 35km, Lustosa 38km, Paulo Ventura 45km....

E mesmo as distancias maiores, como a turma de Goiania (Associação Goiana de Bonsai - AGB), não impede nossa ida até lá, ou a vinda deles até cá, para participarmos das reuniões mensais uns dos outros. De onde moro até Goiania são 180km, ida e volta 360, mais uns 10km dentro da cidade, para chegar na casa onde geralmente se realizam os encontros. Distancias foram feitas para serem vencidas, não para nos intimidar e nos manter isolados uns dos outros.

Congratulo os nobres colegas Leonardo e Alexandre por sua iniciativa em reunir-se e irem juntos até a casa do Lula, e estimo que o nobre amigo Guilherme junte-se alegremente ao grupo, iniciando algo que certamente só irá redundar em um fortalecimento na amizade, bem como em agregar mais conhecimento para todos, na arte bonsai. Mais que fazer bonsai, importante fazermos amigos que gostam de fazer bonsai juntos. Sucesso a todos, são os meus votos. E que nos brindem com imagens dessas reuniões, para que possamos, indiretamente, estarmos tambem participando delas. Wink

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Guilherme Cahú
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jul 21, 2011 11:23 am    Assunto: Responder com citação

Leonardo, agradeço pelo convite! Very Happy
E também ao Nicky pela iniciativa. Smile

O Lula seria o Luiz Galvão? Shocked

=P Sim, moro em Jardim São Paulo, perto do Torres da Liberdade. Que dias e com que frequência vocês costumam passar lá?

leonardo.fillipe

MensagemEnviada: Qui Jul 21, 2011 10:19 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo nickyfury.

Faço de suas palavras as minhas. Realmente para quem é APAIXONADO pela arte bonsai, não existe distancias.

Amigo Guilherme.

Sim é o Luiz Galvão de Igarassu. Eu e o Alexandre Coelho sempre que podemos damos uma passada por lá. O melhor dia é no sábado pela manhã que o Lula tem algum tempo para trabalhar com algumas plantas. Mas durante semana o alexandre e Eu temos algum dia livre.

Abraços amigos.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: