FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Arbusto ou arvore
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
derfel

MensagemEnviada: Seg Jan 02, 2006 10:58 pm    Assunto: Arbusto ou arvore Responder com citação

Olá,

Alguém me sabe dizer que arbustro é este?

Já tentaram fazer algum yamadoshi com este tipo de arvore?

Alguém me pode dar dicas?

Obrigado

Imagens:

Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jan 03, 2006 12:26 pm    Assunto: Responder com citação

Derfel, parece-se muito com um tipo de cedro, usado no Brasil para cercas, divisórias. Não sei o nome botânico (científico). Alguém sabe?
Se for o que penso perde ao longo do tempo galhos. Tenho em casa alguns que sobraram de vários que plantei quando comprei minha chácara há uns 25 anos. Ainda não vi nenhum como bonsai.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
derfel

MensagemEnviada: Ter Jan 03, 2006 1:06 pm    Assunto: Responder com citação

obrigado pela informação. Smile
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jan 03, 2006 1:13 pm    Assunto: Responder com citação

Me dê uma informação:"A folhagem de sua árvore tem um cheiro agradável e bastante forte?"
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Jan 03, 2006 2:35 pm    Assunto: Responder com citação

Olá Derfel,

Seu Cedro se parece muito com um que tenho aqui (Cupressus lusitanica), um amigo meu em outro Forum deu a seguinte explicação:

"Prezado Illex e demais amigos do Fórum:
A espécie em questão não é Cryptomeria japonica e nem Araucaria sp. A espécie é do gênero Cupressus, da família Cupressaceae, e se chama Cupressus lusitanica, o famoso cedrinho ou cipreste-português, nativo de áreas montanhosas de clima subtropical da Guatemala e do México. Os nomes Cupressus lusitanica e cipreste-português lhe foram aplicados pelo fato de ter-se distribuído pelo mundo a partir de Portugal. Quando jovem ele tem folhas em forma de pequenas agulhas, mas, assim como os juníperos e muitas outras espécies da família Cupressaceae, as folhas modificam-se na idade adulta em folhas mais semelhantes a escamas. Por isso, a foto que PINO te mandou está certa, ele muda mesmo com o tempo. Eu tenho três exemplares desta espécie já há oito anos. Trabalhe-os da mesma maneira que trabalha com os juníperos, mas prepare-se para uma característica da espécie: a derrama natural, isto é, a seu bel-prazer a árvore dispensa galhos, e concentra força em um certo grupo, geralmente os mais altos. A poda dos galhos mais altos diminui esta tendência, mas não a elimina; mais cedo ou mais tarde você vai ver cair um galho que aramou e podou. Mas, na minha opinião, já que a natureza tem destas coisas e a arte bonsai é uma arte inacabada, isso só aumenta o desafio e faz-nos apreciar as mudanças e os caprichos que cada espécie tem. Outra característica dele é, às vezes, fazer brotar resina muito aromática por rachaduras naturais da casca, mas não se assuste, isso acontece mesmo com muitas coníferas (você já ouviu falar em insetos fósseis presos no âmbar, como aqueles do Jurassic Park? Bem, o âmbar é resina que vazou, prendeu insetos e se solidificou, tornando-se o^resina fóssil com inseto fóssil), embora nesta espécie seja mais comum. O gênero Cupressus tem muitas espécies, mas a mais comum entre nós é esta que você tem. Não são muito usadas para bonsai, mas eu, que sou muito eclético (tenho cerca de 200 espécies) não falo nada de mal dela.
Se precisar de mais identificações, conte comigo!
Um abraço com arames e pasta cicatrizante!
Ivo"

Espero que o seu tambem eja igual ao meu, porem ainda tenho algumas duvidas, se parece muito com Cryptomeria mas nao é, porem estou trabalhando em quatro deles, com tecnicas de Cryptomeria para ver no que vai dar. O meu tem um cheiro forte e agradavel tambem Mario, deve ser dos mesmo que voce tem ai amigo. T+ amigos.

Abraços:

Illex

Mestre do Senhor Takeshima
derfel

MensagemEnviada: Ter Jan 03, 2006 3:56 pm    Assunto: Responder com citação

sim ele tem um cheiro muito intenso.

Então deixo ele crescer e depois vejo o que faço com ele?
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jan 06, 2006 1:38 am    Assunto: cupressus Responder com citação

Derfel, aceita uma sugestão? Faça como o Mestre Hidaka: arame, enquanto a planta está nova e os galhos flexiveis. Force movimentos sinuosos, variados, em sentidos opostos uns aos outros. Com o tempo, voce terá uma planta diversificada e se precisar podar algum galho, caso surja alguma idéia para um bonsai, poderá aproveitar os galhos que aramou para, com eles, formar novas plantas, quer através de estaquia, quer através de alporque, ok?
É melhor desenvolver um trabalho como este, agora, que dará a voce oportunidade de obter um bonsai diferente, do que deixar como está para ver o que virá.
Pode-se, inclusive, após aramar o galho maior, direcioná-lo em um sentido tipo cascata ou moyogi. Possibilidades ilimitadas. Aja, não deixe a planta abandonada, esperando alguma idéia brilhante cair do céu.
Boa sorte.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
derfel

MensagemEnviada: Dom Jan 08, 2006 6:10 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado nicky. Smile

Vou tentar fazer cascata com ele. Adorava ter um bonsai em cascata.
Ivo
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jan 08, 2006 9:24 pm    Assunto: Responder com citação

Prezado Derfel,
Eu estava prestes a responder sua pergunta quando vi que o Illez já havia postado o que respondi a ele uns meses atrás. Mas tenho uma informação a mais: esta espécie aceita muito bem os jins e sharis, feitos em pleno verão.
Um abraço!
Ivo
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: