Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Fernando valentin

Registrado: 24/12/10 Idade: 36 Mensagens: 99 Localização: Mandaguari-PR
|
Enviada: Dom Jul 24, 2011 6:21 pm Assunto: Shimpaku ajuda! |
|
|
Olá galera,
Peso ajuda aos amigos do fórum, o que eu faço com esse shimpaku.... que estilo seguir?
Segue as fotos abaixo:
Obrigado |
|
|
 |
Fernando valentin

|
Enviada: Qua Jul 27, 2011 5:57 pm Assunto: |
|
|
Nenhum amigo? |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 42 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Qua Jul 27, 2011 6:42 pm Assunto: |
|
|
Se a sua idéia é manter neste tamanho, eu inclinaria ela uns 30 graus, para a direita na primeira foto e tentaria dar um pouco mais de sinuosidade no tronco _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
eliseu malheiros 2.o PASSO

Registrado: 11/05/11 Idade: 61 Mensagens: 249 Localização: Santa Bárbara do Sul-RS
|
Enviada: Qua Jul 27, 2011 7:25 pm Assunto: Re: Shimpaku ajuda! |
|
|
Meu amigo véio!
Eu deixaria assim!!!!
Valeu teu esforço.
Um abração do Eliseu Malheiros |
|
|
 |
Thiago Batista 3.o PASSO

Registrado: 24/02/11 Idade: 35 Mensagens: 409 Localização: Brasília-DF
|
Enviada: Qui Jul 28, 2011 10:49 am Assunto: |
|
|
Eu faria como disse o Nikkei, porém ao contrário. Inclinaria-a para a esquerda, visando um moyogi clássico.
Abraços. |
|
|
 |
Thiago Batista 3.o PASSO

Registrado: 24/02/11 Idade: 35 Mensagens: 409 Localização: Brasília-DF
|
Enviada: Qui Jul 28, 2011 10:52 am Assunto: |
|
|
Espere. Olhando denovo, acho que o Nikkei tem razão. Para a direita é melhor mesmo. hehehehe. |
|
|
 |
EnfBreno
Registrado: 25/07/11 Idade: 36 Mensagens: 33 Localização: Guanambi-BA
|
Enviada: Qui Jul 28, 2011 11:27 am Assunto: |
|
|
Está muito bonita, concordo com o pessoal, o que mais ficaria legal é o moyogi. |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 41 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Qui Jul 28, 2011 12:01 pm Assunto: |
|
|
gostei do bonsai!
porem, acho que pode ser melhorado. A meu ver, acredito que os procedimentos listados ajudariam:
definir melhor o estilo, ele se enquadra bem sem alterações radicais em dois estilos, reto formal ou informal[img].
definido o estilo, deve-se aramar para caracteriza-lo melhor, eliminando curvas no tronco ou acentuando estas; lembrando que isso deve se estender aos galhos,tronco com movimento --> galhos com movimento.
tronco reto --> galhos retos.
Rotacionando a planta, vc teria uma melhor distribuição dos galhos, se não ouver fatores que atrapalhem isso, como o nebary poresse angulop ser melhor por exemplo. Objetivo dessa mudança de frente seria por o 2º galho
como galho de fundo.
organizar as ramificações secundarias e tercearias dos galhos principais, dando prioridade aos ramos que saem horizontalmente dos galhos, sendo as vezes necessario dar uma torcida no galho para melhorar isso ex:
aramar os outros galhos horizontalmente e ir verticalizando a medida que estes se aproximarem do apice.
obs, quando se faz aramagem com mais de um arame em parelelo, estes devem ficar bem juntos, pra facilitar a modificação na planta, a figura abaixo mostra isso tb.
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai
Editado pela última vez por Filipe Henrique em Sáb Jul 30, 2011 11:39 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Fernando valentin

|
Enviada: Sáb Jul 30, 2011 11:21 am Assunto: |
|
|
Muito obrigado galera pela ajuda, já fiz a intervenção na planta conforme o Felipe disse.
Depois eu posto as fotos, falo valeu |
|
|
 |
Márcio Friedrich Ribeiro 1.o PASSO

Registrado: 05/10/09 Idade: 45 Mensagens: 165 Localização: Santa Cruz do Sul-RS
|
Enviada: Dom Jul 31, 2011 3:44 pm Assunto: |
|
|
Oi Fernando!
Acho que o que o Filipe é justamente o caminho a seguir, aramando todos os galhos e sempre até as pontas você poderá definir melhor um formato a seguir, proceda a aramação como foi demonstrado por ele nas figuras e após faça a modelagem da parte aérea, junto com a sinuosidade dos galhos.
Isso dará a planta uma melhor aparência final. |
|
|
 |
Rafael Spinola 2.o PASSO

Registrado: 19/06/07 Idade: 56 Mensagens: 261 Localização: Salvador-Ba
|
Enviada: Dom Jul 31, 2011 4:36 pm Assunto: |
|
|
Achei bem interessante, porque mudar? ta show! _________________ Parabéns por viver bonsai!!! |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 41 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Dom Jul 31, 2011 4:56 pm Assunto: |
|
|
bonsai é uma arte em constante mudança, se as alteração vão trazer benefecicios visuas ao trabalho a pergunta correta a ser feita seria, pq não mudar?
concordo que a planta esta bonita, mas não é dificil ou perigoso para a saude desta as alteração que darão um maior refinamento ao trabalho.
e por isso sugeri os procedimentos.
vlw
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
sergioturbo10 3.o PASSO

Registrado: 24/12/05 Mensagens: 561 Localização: São Gabriel - Rio Grande do Sul
|
Enviada: Dom Jul 31, 2011 6:07 pm Assunto: |
|
|
Olá Fernando, bom ver você preocupado com sua planta e querendo achar um estilo para ela. O que tenho a dizer para você é que bonsai é uma arte que pede muita paciencia, tempo, dedicação e estudo.
Sua planta não é um bonsai e esta bem longe de o ser, mas com calma, estudo das tecnicas, estilos com certeza ela vai chegar lá.
Fazer um bonsai leva tempo, não é somente pegar uma mudinha entortar seus galhos e pronto temos um bonsai. Não seja ansioso, o bom do cultivo do bonsai é que por anos não passamos de jardineiros e achamos que qualquer coisa é bonsai, com o tempo haverá uma transformação de nossas mudas e de nos mesmos.
Existe varias tecnicas que podem ser usadas para acelerar o processo de desenvolvimento, mesmo assim requerem tempo.
um abraço e estude. _________________ Mateus 11:28-30
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei... (JESUS)
http://www.forumnow.com.br/vip/foruns.asp?forum=49366 |
|
|
 |
|