|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
alvaro de castro sousa 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Jan 06, 2006 8:25 pm Assunto: qual a utilidade da desfolha? |
|
|
Ola amigos.
Queria saber como, quando e en que espesie pode ser usada.
E +, desfolha e pinsagem sao a mesma coisa? |
|
|
 |
Illex PARTICIPANTE

Registrado: 18/07/04 Idade: 39 Mensagens: 1952 Localização: Uberaba - MG - Brasil
|
Enviada: Sáb Jan 07, 2006 2:17 pm Assunto: Re: qual a utilidade da desfolha? |
|
|
Olá Alvaro,
A desfolha tem doi objetivos na maioria das plantas um é consequencia do outro, diminuição das folhas e possivel educação aramando galhos e fazendo uma melhor estrutura pelas melhor observação dos galhos. Por exemplo vamos supor que eu desfolhei um Ficus, e nao gostava muito da estrutura dos galhos dele, e das folhas grandes, logo irei diminui-las com a desfolha, porem quando eu ver a estrutura dos galhos pensarei logo em podar isso e aquilo, por isso digo que é uma consequencia, pois se torna mais facil observar e educar os galhos quando sem folhas, tomando o cuidado para nao danificar as futuras gemas, que se tornarao futuros galhos ou folhas.
A melhor epoca é no Verão, porem plantas como a Sheflera podem sofrer ate 3 desfolhas ao ano, fazendo conseguir folhas muito pequenas. Sempre que fizer a desfolha se possivel deixe a planta tomar uma maior exposição solar, isso ajudara bastante a diminuir as folhas.
Varias especies podem sofrer desfolhamento, irei citar algumas que ja fiz a desfolha, porem tem mais: Ficus, Shefleras, Macieiras, Jabuticabeiras, Pitangueiras, Ligustros (Ligustrum), Primavera, Amoreira, Acerola, Ardisia. Esteas sao algumas especies, porem tem muitas outras, como Ulmus e Acer.
Desfolha é uma coisa e Pinçagem é outra. Desfolha ja foi dito o que significa acima. Pinçagem em folhosas, serve para controlar o crescimento e o vigor da brotação, podemos citar como exemplo o metodo Metsumi que nao deixa de ser uma pinçagem de gemas de crescimento. E em pinheiros a pinçagem serve para correção e diminuição de agulhas, ou nao, depende dos resultados que quer se obter.
Espero ter ajudado amigo. T+.
Abraços:
Illex _________________ "Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas também existe o sentimento de cada pessoa."
Mestre do Senhor Takeshima |
|
|
 |
Walter Pacheco Júnior
Registrado: 21/11/05 Mensagens: 54 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Sáb Jan 07, 2006 2:18 pm Assunto: Re: qual a utilidade da desfolha? |
|
|
alvaro de castro sousa escreveu: | Ola amigos.
Queria saber como, quando e en que espesie pode ser usada.
E +, desfolha e pinsagem sao a mesma coisa? |
Caro Companheiro,
Eu também estou interessado nas respostas que o companheiro obtiver.
Soube alhures, não sei se é verdade, que "arrancando-se" as folhas de um Bonsai em Dezembro e reiterando o procedimento em Janeiro, as novas que virão após a segunda desfolha terão tamanho menor. Não sei se é verdade.
Soube também que se pratica uma desfolha através de uma formiga "cortadeira". Não sei se estas coisas são lenda ou verdade.
Walter Pacheco Júnior _________________ Walter Pacheco Júnior |
|
|
 |
alvaro de castro sousa 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Jan 07, 2006 8:28 pm Assunto: agradeso |
|
|
Ola pessoal.
obrigado pela explicasao, + ainda tem uma coisa que eu quero saber.
como faso pra dar maior volume de galhos nos meus ficus(tenho o que chamao de SEMPRE VERDE e o BEIJA MIM), fix a poda drastica no mes passado, eles brotarao bem. depois vo ver se posto fotos deles,+ por enquanto e so(acho ). |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|