FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

O MOAI
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SUISEKI
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 63
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Ter Ago 02, 2011 10:22 pm    Assunto: O MOAI Responder com citação

Olá amigos,

Estou mostrando um suiseki para o qual hoje terminei de fazer a daiza. Fazia algum tempo que eu tinha ele em mãos. Aliás como dizem ser o correto, ele está sem nenhum tipo de acabamento a não ser a "pátina" conseguida através do constante manuseio da pedra. O que acham?
Este suiseki para quem conhece os Moais vai logo identificar-se. Foi exatamente a primeira impressão que tive ao encontrá-lo. A pátina do manuseio evidencia as cavidades naturais na pedra que delineam a figura.

_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Renato Rodrigues Roehrs
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/07/07
Idade: 44
Mensagens: 1083
Localização: Canoas/RS

MensagemEnviada: Qua Ago 03, 2011 4:45 pm    Assunto: Responder com citação

Elio, já assistiu aquele filme do início dos anos 90?Rapa Nui.

Assiste e depois me fala! Grande filme que conta a história dos habitantes da Ilha de Páscoa.

Abraços.
_________________
"Se tá morto; retífica, se tá vivo; tesoura."
Professor Mauri
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 63
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Sex Ago 05, 2011 4:06 pm    Assunto: Responder com citação

Pois é Renato. Eu não vi o filme. Vou ver se consigo e dou uma olhada. De fato a questão dos Moais na Ilha de Páscoa é um assunto que sempre me chamou a atenção. Quando deparei com esta pedra na mão, não tive dúvida, seria um Suiseki bem original.
abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Dom Ago 07, 2011 8:34 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Elio, eu gosto muito da arte Suiseki, procurando sempre orientação e esclarecimentos, seja através de sites específicos na net, seja através de publicações estrangeiras que tragam informações que desconheço e que procuro assimilar. Uma dessas indica que, para melhorar o aspecto da pedra, podemos usar recursos adicionais, como polimento com escova de aço, limpeza com escovas de nylon e deixar a peça imersa em soluções liquidas como querosene, thyner, e outros meios, todos visando limpar ao maximo a peça, para realçar algum aspecto mais interessante, oculto.

Na sequencia, a Daiza ou suiban onde a pedra fica apoiada deve ter dois aspectos: no primeiro, ela interage com a pedra, constituindo-se quase numa extensão de sua forma, complementando-a. Podemos usar como exemplo disso quando a pedra tem formato de animais ou aves, e a daiza é então esculpida de maneira a complementar alguma parte da ave ou do animal.

Na segunda, a Daiza ou suiban serve apenas como base de apoio, sem interagir totalmente com a peça. Nesse caso, ela não deve ser mais notada, ao primeiro olhar, subtraindo a atenção do observador, mas apenas ser vista como um segundo plano, uma quase "não-existencia", como salienta a filosofia chinesa. Essa colocação se presta a que, numa exibição da peça, a pedra tenha toda a atenção do observador, que pode analisá-la detidamente sem se desviar, atraído por uma Daiza que destoe do conjunto final.

Chamo a atenção aqui para a Daiza de sua peça. A peça é sem duvida nenhuma um excelente achado e merece algo melhor que a destaque, sem duvida nenhuma, evitando a atual subtração exercida pela base, que apresenta características que culminam nisso, como o excesso de "pés" e a cor clara, bem como o desenho dela, em total desacordo com a forma e posição ocupada pela peça.

Bem, na minha humilde opinião, contando com o parco conhecimento que venho tentando aprimorar nessa área, acredito que sua linda peça ficaria ainda mais bonita se exposta em uma base de cor escura, com linhas mais suaves e menos "pés" frontais, o que certamente iria então permitir a qualquer observador analisar a peça sob a ótica que ora voce busca, qual seja, a semelhança com os "Moais".

Elio, não estou "criticando" seu trabalho. Pelo contrário. Acredito que todo esforço que fazemos, no sentido de desenvolver um tipo de resultado que permita estarmos aprimorando certa atividade artistica, é mais que razoável. Entretanto, é preciso estar esclarecendo determinados pontos, dentro de um contexto artistico, que a maioria desconhece, e que se assimilado corretamente desde o inicio, permite ao final termos em mãos algo não só mais apresentável, mas digno de admiração mesmo da parte de outros artistas mais proeminentes no segmento.

Num dos encontros realizados pela nossa turma do BBC, contei com o prestimoso auxilio do bonsaista Glauco Felix, para a confecção de uma Daiza, visando finalizá-la para apoiar uma pedra de excepcional beleza e qualidade que adquiri numa viagem ao interior do estado de Goiás. Eis como ficou:









Repare que a daiza não apresenta linhas esculpidas, pois isso iria "descompensar" as linhas da pedra, ao invés de realçá-las. Os "pés" são mais largos, e a simetria da base envolve o minimo da base da pedra, permitindo que toda sua beleza seja suavizada e mostrada, sem subtrair. A sequencia da finalização não foi fotografada no dia, mas apliquei uma pátina de selador incolor na madeira, deixando-a com uma tonalidade leve, o que realçou a Daiza mas sem interferir na apresentação da peça principal.

Creio que vc ainda possa melhorar sua Daiza, escurecendo-a um pouco e subtraindo um dos "pés", para destacar ainda mais a peça principal. No mais, está de parabens pela ótima composição. Não deixe de mostrar outros trabalhos seus nessa area artistica, que a meu ver só tem a crescer e ser "descoberta" e desenvolvida por outros bonsaistas, como já ocorre com o Kusamono. Wink
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 63
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Ter Ago 09, 2011 7:29 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo Nicky, li com atenção tuas colocações e agradeço a já costumeira didática em expor as coisas. Levarei em conta todos estes detalhes tão logo arranje um tempinho para dar uma "ajeitada" neste trabalho.
Na verdade esta Daiza não é do jeito que eu queria. Mas como estou com esta pedra há quase um ano e não tinha tempo, resolvi fazer algo o mais rápido possível com ferramental pesado. Assim, torneei a peça em torno próprio para madeira, e já usei o torno para fazer os pés também, usando o recurso de tornear por fora e por dentro, posteriormente apenas recortando os pezinhos, tirando com retífica e também fazendo a escavação de cima com retífica. Poderia e deveria ter feito menos pés com tamanho maior. Mas também a peça em si, totalmente redonda não é a melhor opção para a base da pedra que não é redonda. Ou seja, de fato foi aquém do que eu mesmo queria, mas dentro do tempo que pude dispor para isso (eu precisaria de um dia com 48 horas...)
Fico agradecido com a ajuda do amigo. De fato tenho várias outras na espera para colocar em Daiza para mostrar, mas... o tempo...
Abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Qua Ago 10, 2011 3:50 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Elio, não se apoquente nem se amofine, meu amigo. Eu entendo bem o quanto o fator tempo pode atuar contra nós, principalmente por causa da pouca disponibilidade que às vezes temos dele para o muito que precisamos para honrar todos os nossos compromissos, quiçá nos trabalhos e labores artisticos. Mas não há de ser nada, aos poucos tudo vai se acomodando e as melhorias vão sendo imprementadas, tenha certeza.

Em relação ao suiseki, uma ótima pagina, não sei se vc conhece, se conhece, paciência, se não, aí vai. A vantagem dela está não apenas em suas informações, mas nos miles de links relacionados, que possibilitam um sem numero de outras preciosas ifnormações e dicas, incluso sobre maneiras rápidas e fáceis de talhar uma Daiza:

http://www.suiseki.com/

Fazer a Daiza no torno ou à mão, é o de menos. O importante, na minha opinião, é fazer algo para tornar a peça ainda mais linda e apresentável, e isso, meu amigo, vc soube fazer bem. Um abraço e até.
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 20/02/06
Idade: 63
Mensagens: 3658
Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS

MensagemEnviada: Qua Ago 10, 2011 10:56 pm    Assunto: Responder com citação

Beleza Nicky. Agradeço. Tenho visitado vários sites de suiseki, mas este ainda não... Guardei centenas de imagens e tenho notado que apesar do normal ser a daiza se tornar um complemento da pedra, muitas vezes a daiza contrasta fortemente com a tonalidade da pedra. Seria o oposto de tentar fazer a daiza se harmonizar com a pedra, seria fazer com que a pedra se destaque totalmente da daiza. Mas ou menos o que o amigo fala sobre gosto e pescoço...rsrsrsrs...
Valeu, meu amigo. Obrigado pelas dicas. Breve postarei outros trabalhos.
Ah! Parabéns pelo seu trabalho mostrado, de fato ali a daiza se complementa formando um conjunto bem harmônico e um suiseki bem interessante.
abraço
_________________
SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SUISEKI Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil