|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Gustavo Ribeiro 2.o PASSO

Registrado: 15/06/10 Idade: 44 Mensagens: 241 Localização: Patrocinio-MG
|
Enviada: Qui Ago 04, 2011 9:47 pm Assunto: Alecrim |
|
|
Bem ...
Estava eu almoçando em uma peixaria aqui na minha cidade ,quando estava saindo tinha uma lote que estava com entulhos de demolição .. logo com meu olhar de : deixa eu correr la pra ver que planta tem !! hahah.. Tinha este lindo alecrim , acerola , jabuticaba, romã , e uma outra plnta que nao sei oque e ainda... conferido fui convocar a Liga do yamadori , e corremos la a tarde e colhemos as plantas , so ficou a romã pois ela e muito grande e ja colhi algumas sei das mandiocas de raizes que tem !! mas vou fazer isso este final de semana .
Bem ja sabendo da fama de temperamental do Alecrim .. foi pra colher ele com um mega torão , mas isso nao foi possivel pois a terra estva muito granulada e seca de dar do !! ai tirei com todas as raizes e coloquei neste pot .. ela nao tinha nem uma raiz grande e muitas raizes capilares..
Vamos ver no que vai dar !! ja tem algums brotos desenvolvendo ,morrer aindao nao morreu , esta firme !! Ja tem duas semnas.
Triste e que li algumas materias e vi que tem muita gente que ja tiveram PT com Alecrim .. fiquei um pouco triste , ainda mais poque ela esta do lando de uma Erica agora e as duas parecem um pouco as folhas , tronco , etc .. e esta erica e grandinha e vou ter que diminuir ela tambem .. olho as duas e nem me mexo de medo .. hahhaha
mas vamos la .. ate agora mega feliz!!
Quem tiver dicas ,IMPLORO... !! me passe!
Abraços... |
|
|
 |
Pedro Catarin 5.o PASSO

Registrado: 05/11/10 Idade: 28 Mensagens: 861 Localização: Sorocaba-SP
|
Enviada: Qui Ago 04, 2011 10:04 pm Assunto: |
|
|
Que planta magnífica Gustavo!! Meu Deeeus!!
Sinto muitíssimo mas nunca tive o prazer de mexer com está espécie ainda, mas tenho certeza de que o pessoal daqui ira te ajudar!!
Abraços!! _________________ Planta! Vai que pega... |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Qui Ago 04, 2011 10:55 pm Assunto: |
|
|
Gustavo, material sensacional.
Não tenho experiência com esta espécie mas já vi bonsai maravilhosos na europa com a espécie.
Se você fizer uma busca na net por Bonsai Rosmarinus, vais encontrar coisas maravillhosas.
Segue uma ficha da espécie - fonte http://www.jardineiro.net/br/banco/rosmarinus_officinalis.php:
Nome Científico: Rosmarinus officinalis
Sinonímia: Rosmarinus latifolius
Nome Popular: Alecrim, alecrim-de-jardim, alecrim-rosmarino, libanotis, alecrim-da-horta, alecrim-de-cheiro, alecrim-rosmarinho, alecrim-rosmarino, alecrinzeiro, erva-da-graça, rosmarino
Família: Lamiaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Europa (Mediterrâneo)
Ciclo de Vida: Perene
O alecrim é uma espécie arbustiva, muito ramificada, que pode alcançar 1,5 metros de altura. Seu nome científico Rosmarinus significa em latim "orvalho que vem do mar", essa denominação foi dada pelos romanos devido ao aroma da planta, que vegetava espontaneamente em regiões litorâneas.
As hastes do alecrim são lenhosas e as folhas são filiformes, pequenas e sempre verdes na parte superior e esbranquiçadas no verso, com pêlos finos e curtos. As flores são axilares e podem ser azuis, brancas, roxas ou róseas. Floresce durante o ano todo. São muitas as variedades de alecrim, com porte maiores ou menores e cores diferentes de folhas e flores.
O alecrim é indispensável nos jardins mediterrâneos. E podemos plantar variedades arbustivas que servem inclusive para topiaria ou variedades com porte herbáceo, para canteiros e bordaduras. É uma planta extremamente útil, pois têm vocação medicinal, religiosa e culinária. Pode ser acrescentado fresco ou seco à pratos de frango, porco, cordeiro, cabrito, vitela e caça, além de aromatizar óleos, sopas, sucos, etc. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
Becker 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Ago 04, 2011 11:23 pm Assunto: |
|
|
Boa sorte Gustavo! cuide porque esse tipo de planta não gosta de poda drástica.....
 _________________ "O AMOR QUE EXISTE EM VOCÊ, PODE CONTAGIAR O MUNDO, FAÇA A SUA PARTE, PORQUE DEUS TEM FEITO POR NÓS" |
|
|
 |
Gustavo Ribeiro 2.o PASSO

Registrado: 15/06/10 Idade: 44 Mensagens: 241 Localização: Patrocinio-MG
|
Enviada: Sex Ago 05, 2011 12:51 pm Assunto: |
|
|
Amigos , obrigado pelos elogios e dicas !!!
Realmente a planta e linda , o nebari dela nao da pra ver mas e perfeito !! Ricardo realmente nao estava achando muitos bonsai pelo nome de alecrim ..Rosmarinus parece ser mesmo o nome mais conhecido e tambem vi que a chamam por Rosemary..
Os cuidados estão sendo dado .. vamos ver no que vai dar . ate agora estou confiante !! depois que brotar e outra luta para ver como diminuir o tamanho ,ja que nao se pode fazer poda drastica .. creio que o alporque sera a tecnica mais indicada alem de render outras plantas!!
Na casa do Avo da minha esposa tem uam alecrim menor mas ja com um porte legal de 4cm de base + ou -.. e esta um moyogi perfeito !! estou de olho nele.. a proxima vez que eu ir la vou pedir pra ele !! o maximo que vai a contecer e ele falar nao a primeira vez .. mas depois eu dobro ele !! hahahhah
obrigado pelas dicas !! Abraços.. |
|
|
 |
daniel pipolo 3.o PASSO

Registrado: 07/07/09 Idade: 44 Mensagens: 414 Localização: Assis-SP
|
Enviada: Sex Ago 05, 2011 4:02 pm Assunto: |
|
|
impressionante |
|
|
 |
Edicarlos Roberto 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Ago 05, 2011 5:25 pm Assunto: |
|
|
FIQUEI ABISMADO PQ TENHO ALECRIM EM CASA
NUNCA PENSEI QUE FOSSE ENGROSSAR TANTO O CAULE!!! |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Sex Ago 05, 2011 5:33 pm Assunto: |
|
|
Leva muitos anos! _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|