|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Andre Antoniazzi 5.o PASSO

Registrado: 13/10/09 Idade: 60 Mensagens: 886 Localização: Esteio-RS
|
Enviada: Dom Ago 07, 2011 9:27 pm Assunto: Ajuda na Compra de Mudas |
|
|
Ola pessoal como sou principiante na arte e com o tempo vai se aprendendo com o passar dos tempos resolvi abrir este post para tentar ajudar aos principiantes que como eu somos por natureza ansciosos no começo.Agora quando vou as compras em floriculturas ou viveiros sempre levo um palitinho daqueles de churrasquinho de gato e peço para espetar no torrao assim fico sabendo o quanto de tronco tem enterrado naqueles famosos sacos pretos pois nao importa onde a copa esta se mais perto ou mais longe da terra mais sim o quanto tem enterrado naquela planta.Espero que tenha ajudado um pouco .
Abraços |
|
|
 |
Otoniel Santos 3.o PASSO

Registrado: 16/06/11 Mensagens: 484 Localização: Barreiras - Ba
|
Enviada: Seg Ago 08, 2011 6:51 am Assunto: Re: Ajuda na Compra de Mudas |
|
|
isao mesmo!! dica importante!!! |
|
|
 |
Ricardo Paiva PARTICIPANTE

Registrado: 23/11/05 Mensagens: 2888 Localização: Porto Alegre - RS
|
Enviada: Seg Ago 08, 2011 9:02 am Assunto: |
|
|
Minha contribuição:
1 - saber informações precisas sobre a espécie
2 - a parte do tronco + nebari é a mais importante pois a parte aérea é mais dácil de ser formada
3 - normalmente, no fundo das floriculturas, tem as plantas descartadas de renovações de jardim ou mesmo plantas que passam anos na floricultura e acabam sendo "esuqecidas". Aí pode ser encontrado muitos tesouros.
Exemplo, vejam esta bouganvillea que comprei por apenas R$ 60,00. Cheia de galhos quebrados, troncos rachados, desforme ... ninguém "normal" a compraria aí fui lá e vejam que preciosidade:
 _________________ Abraços
Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Seg Ago 08, 2011 9:21 am Assunto: |
|
|
Minha dica reforça a do nosso colega Ricardo Paiva. Procurar por plantas que "ninguém" normal quer, ou seja, que estão meio feinhas, velhas e acabadas. Geralmente ficam num canto do viveiro onde só recebem água e nenhum cuidado. Fora isso ainda dá para pechinchar por estas plantas, porque na maioria das vezes o dono do viveiro agradece por vender uma planta destas.
O que procuro são inicialmente por troncos mais bem formados, de preferência grossos e com bom nebari. Observo a planta como um todo, buscando aspectos positivos como sinuosidade, conicidade, nebari, galhos baixos. Tudo depende da espécie que se quer trabalhadr
Tenho poucas, mas minhas melhores plantas foram conseguidas assim.
 _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Ago 08, 2011 10:20 am Assunto: |
|
|
Esse ficus tá ficando bom. A duranta, sem palavras, já te falei: excelente trabalho. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Seg Ago 08, 2011 12:31 pm Assunto: |
|
|
Ola Pessoal ..
Tomo a liberdade de transcrever um texto do bonsaista Bergson Vasconcelos , que li numa revista a uns 15 anos atraz e trago comigo até hoje , se encaixa perfeitamente no contexto do topico.
ANSIEDADE DE UM PRINCIPIANTE
Quando nos deparamos com a paixão arrebatadora pelo bonsai , não nos sai do pensamento a idéia fixa de possuir , criar, adquirir uma arvore , seja ela nova,velha, fraca, diminuta ou grandiosa, mas em nossos olhos é sempre e eternamente bela .
É o começo de uma relação intensa na qual existe dependência e cumplicidade . Sucumbimos, então, aos meandros dessa paixão , perdemos o poder de análise pura e simples. O desejo, por vezes infantil, da posse desenfreada nos cega , o sabor do querer sem limites nos embriaga e nos vemos cercados pela ansiedade que nos toma o corpo e a alma .
O que ocorre são os sintomas de uma primeira paixão : a falta de maturidade nos trai e a sensação do desejo nos envolve. Todos os sentidos afloram. Todos os controles se misturam . A todo esse aglomerado de fatos , chamo " angústia de um dia ", pois buscamos, em um mesmo instante , ultrapassar, agrupar e obter todas as etapas da preparação de uma árvore , seja o plantio, a poda das raízes e dos galhos , o transplante , a aramação ou a definição de um estilo , como se a natureza se preocupasse com a rigidez de formas ou com uma triangulação perfeita. No entanto, o fundamental é a perpetuação da vida em sua essêmcia e forma .
O resultado, quando não estamos atentos ao caminho a seguir e simplesmente aglomeramos em um único momento todos os processos, por ser logicamente mais fácil, é por demais previsível. Não espere um belo bonsai em um lindo vaso , mas uma boa armação para a próxima árvore de Natal . Por nossa precipitação de iniciante, condenamos nossa "criação". Devemos nos guiar por nossa intuição , cada ´passo deve ser seguido em seus detalhes , cada momento aproveitado a exaustão . Aprender com nossas observações e, principalmente , com nossos erros , é a essência de nossa arte e a base de nossa vida .
Devemos conhecer os nossos ímpetos e aproveitá-los , além de sempre buscar a docilidade de um belo amor, partilhar os momentos, respeitar as limitações , aproveitar as minúcias e os sabores do tempo de espera, da semente à árvore formada . Devemos crescer com o nosso bonsai, adquirir a sabedoria da paciência, nos envolver inteiramente com a saborosa arte em constante e eterna mudança , transformar a ansiedade de um principiante no sublime prazer de ser uma grande familia . |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Seg Ago 08, 2011 12:36 pm Assunto: |
|
|
Este outro texto é um pouco mais agressivo , mas não menos realista.
Foi postato pelo amigo Arzivenko, a quem peço licença.
Lixo Para a Janta - Português
http://walterpallbonsaiarticles.blogspot.com/2009/10/lixo-para-janta-portugues-este-eu.html
Este eu postei no bom e velho bonsaitalk, quando ele era o forum mais ativo do mundo. Este tópico resultou em muitos acessos e comentários.
Eu não freqüento muito os fóruns de culinária, e não sei de fato o que se passa neles. Seria provável que uma das receitas de pudim se apresentasse assim?: "Eu fui até as latas de lixo de minha cidade recentemente, e elas estavam repletas de coisas que dariam uma boa refeição. Eu convidei meu chefe e sua esposa para um jantar esta noite, e peço a você, para me dar seu melhor conselho para organiza um maravilhoso jantar com o que eu tenho. " Eu adoraria ler a resposta! Cínico? Bem, isto acontece todos os dias com bonsai. Por alguma razão algumas pessoas pensam que a arte do bonsai consiste em fazer uma obra de arte com lixo! A verdade é esta: a arte do bonsai consiste em aprender como julgar e selecionar o melhor material possível antes de tudo. Algumas vezes ele pode até vir da lata de lixo, mas ainda assim é um bom material que um mestre pode avaliar rapidamente. Se um novato tenta a sorte com lixo, ele invariavelmente irá falhar. Por que as pessoas economizam R$20,00 de comprar um bom material e então passam horas trabalhando seu patético material vindo do lixo? Se alguém tem um trabalho honesto, deveria ser possível para ele receber R$10 à R$50 ou muito mais por hora de trabalho. Quanto tempo alguém trabalha em um bonsai durante um ano? 10 horas? 100 horas? Bem, aqui está uma simples equação: pegue a quantidade de horas que você possivelmente irá trabalhar em uma peça no futuro, multiplique por seu salário/hora. O resultado é uma soma razoável para gastar em material, o qual você irá trabalhar de maneira agradável. Eu gasto a maior parte do tempo, esforço e dinheiro em adquirir o melhor tipo possível de material. O melhor possível é apenas bom suficiente. Então as pessoas me perguntam o que fazer com o que encontram na lata de lixo - e esperam uma resposta polida sobre isso!! Isto vai além da possibilidade de ser politicamente correto, para mim. Alguém tem que dizer isto a eles, e eu digo!
Walter Pall
Traduzido para o Português por João Pedro Arzivenko Gesing |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Ago 08, 2011 2:13 pm Assunto: |
|
|
Excelente resgate de matérias, Bonsárgio.
O do Walter Palm gerou muita discussão mas concordo com ele: prefiro uma planta que custou R$ 100,00 do que 10 que custaram R$ 10,00. Mas isto a gente começa a enxergar depois de um bom tempo pegando tudo que é tipo de planta e fazendo estaca de tudo que puder, até de cabo de fassoura, Kkkkk. _________________ Abraços
Ricardo Paiva
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Seg Ago 08, 2011 7:26 pm Assunto: |
|
|
Bonsérgio escreveu: | Ola Pessoal ..
Tomo a liberdade de transcrever um texto do bonsaista Bergson Vasconcelos , que li numa revista a uns 15 anos atraz e trago comigo até hoje , se encaixa perfeitamente no contexto do topico.
ANSIEDADE DE UM PRINCIPIANTE
Quando nos deparamos com a paixão arrebatadora pelo bonsai , não nos sai do pensamento a idéia fixa de possuir , criar, adquirir uma arvore , seja ela nova,velha, fraca, diminuta ou grandiosa, mas em nossos olhos é sempre e eternamente bela .
É o começo de uma relação intensa na qual existe dependência e cumplicidade . Sucumbimos, então, aos meandros dessa paixão , perdemos o poder de análise pura e simples. O desejo, por vezes infantil, da posse desenfreada nos cega , o sabor do querer sem limites nos embriaga e nos vemos cercados pela ansiedade que nos toma o corpo e a alma .
O que ocorre são os sintomas de uma primeira paixão : a falta de maturidade nos trai e a sensação do desejo nos envolve. Todos os sentidos afloram. Todos os controles se misturam . A todo esse aglomerado de fatos , chamo " angústia de um dia ", pois buscamos, em um mesmo instante , ultrapassar, agrupar e obter todas as etapas da preparação de uma árvore , seja o plantio, a poda das raízes e dos galhos , o transplante , a aramação ou a definição de um estilo , como se a natureza se preocupasse com a rigidez de formas ou com uma triangulação perfeita. No entanto, o fundamental é a perpetuação da vida em sua essêmcia e forma .
O resultado, quando não estamos atentos ao caminho a seguir e simplesmente aglomeramos em um único momento todos os processos, por ser logicamente mais fácil, é por demais previsível. Não espere um belo bonsai em um lindo vaso , mas uma boa armação para a próxima árvore de Natal . Por nossa precipitação de iniciante, condenamos nossa "criação". Devemos nos guiar por nossa intuição , cada ´passo deve ser seguido em seus detalhes , cada momento aproveitado a exaustão . Aprender com nossas observações e, principalmente , com nossos erros , é a essência de nossa arte e a base de nossa vida .
Devemos conhecer os nossos ímpetos e aproveitá-los , além de sempre buscar a docilidade de um belo amor, partilhar os momentos, respeitar as limitações , aproveitar as minúcias e os sabores do tempo de espera, da semente à árvore formada . Devemos crescer com o nosso bonsai, adquirir a sabedoria da paciência, nos envolver inteiramente com a saborosa arte em constante e eterna mudança , transformar a ansiedade de um principiante no sublime prazer de ser uma grande familia . |
Muuuuuuuuuuuuuuuuuuuito bom.......
Legal ter postado este texto.... gostei de verdade e guardarei comigo...
Inclusive acho que estou passando por uma pequena transição...
Depois de ver vááááááárias mudas que plantei e estaquiei, estou doando algumas para uns amigos, e plantando algumas na natureza.... pois não estou vendo muito futuro nelas.... hehehe
Acho que deve ser natural.... _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
|
|
 |
Andre Antoniazzi 5.o PASSO

Registrado: 13/10/09 Idade: 60 Mensagens: 886 Localização: Esteio-RS
|
Enviada: Seg Ago 08, 2011 8:52 pm Assunto: Bonsai |
|
|
Ola a todos amigos daqui,dicas e comentarios simplesmente excelentes mas me referia ao mesmo problema que enfrentei no começo de ir a uma floricultura ou viveiro me deparar com uma belissima planta e ao analisar como principiante a mesma tinha 25 cm de altura do começo da copa ate a base na terra,no começo do famoso saco preto mas ao chegar em casa e começar o trabalho descobria que havia mais uns 25cm ou mais enterrados longe de nossos olhos e ai começava o problema praticamente duas plantas em uma so uma enterrada e outra alia mostra é a isso que me referia e tenho visto muito aqui no forum.Hoje com um pouquinho mas bem pouquinho de conhecimento e senso critico tenho analisado mais e adquirido otmas plantas a partir do que faço com minha tecnica alem de sempre apos ler um post do amigo Ricardo o mesmo que ele postou aqui primeiro tento ver o que esta la no fundinho das casas que vendem plantas e tentar encontrar alguma coisa pra se aproveita.Mas ainda a titulo de registro estou ficando conhecido em minha regiao em floricultura e viveiros e a planta que normalmente custaria r$20,00 pra mim acaba custando R$80,00 infelizmente.Mas obrigado pelas dicas e sugestoes aqui postado por todos pois tenha a certeza que estamos ajudando a muitos principiantes.
Abraços |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Seg Ago 08, 2011 9:46 pm Assunto: |
|
|
Alô !!!!!!!!!
Acho que meu amigo Ricardo Paiva exemplificou muito bem como devemos proceder.
Os textos postados já havia lido e gostei também mas o exemplo do Ricardo ARREBENTOU !!!!!!!! _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Ago 08, 2011 9:50 pm Assunto: |
|
|
André, também já passei por isto. Abre o jogo com eles e se não baixarem o preço, deixa de comprar. tem funcionado. Ah, uma dica: primeiro pergunte o preço, depois examine a planta. Se aumentar o preço manda ele pra P&$$@#@@%¨%$¨%.  _________________ Abraços
Ricardo Paiva
|
|
 |
Jair Flores 2.o PASSO

Registrado: 16/02/11 Idade: 65 Mensagens: 329 Localização: NOVO HAMBURGO-RS
|
Enviada: Seg Ago 08, 2011 11:02 pm Assunto: |
|
|
Valeu, Andre, Ricardo, Nikkei, Sérgio, ótimas dicas.Este fórum realmente é de mais, como disse o Élio, este forum é a minha cachassa.
Um abraço a todos. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|