FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Germinação de caliandra em 5 dias !
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Gustavo Ribeiro
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 15/06/10
Idade: 42
Mensagens: 241
Localização: Patrocinio-MG

MensagemEnviada: Seg Ago 08, 2011 11:04 pm    Assunto: Germinação de caliandra em 5 dias ! Responder com citação

Ola ...

Sobre com meu olhar de Cool Cool ;vou olhando todas as plantas da minha cidade pra ver se tem algum coisa jocada fora , par pedir , cobrar, roubar..OPs Embarassed Embarassed Embarassed ... Yamadorar .. vamos chamar assim . Laughing Laughing

Descobri mais uma caliabra na minha cidade e depois voltando la vi que era uma surinamense.. logo ja pediar pra fazer alporques , arrancar um tronco .. etc .. e colhi varias sementes, e vou colocar pra germinação .. coloquei todas sementes em uma copo com agua e deixei de molho , no outro dia de manha ja tinha algumas sementes apontando a raiz..

coloquei nesta bacia retangular toda furada , apenas com areia , da proxima vez quero colocar um pouco de casca de pinos 20%,e cuar a arreia deixando apenas grão de 1 a 2 mm fica melhor para as raizes adentrarem. e coloquei a outra bacia para abafar e mandter umido, a bacia ficou todos dias no sol durante 4 horas .

Vao fotos do primeiro dia 12horas depois de colocar na agua ! isso mesmo ..eu disse 12 hora depois ..









Segundo dia , esta foto foi tirada a noite por volta de 36 horas depois das fotos que estão acima.







Terceiro dia .. por volta de 12 horas depois das fotos tiradas acima..






Quarto dia 24 horas depois das fotos tiradas acima.





Quinto dias , e por volta 150 sementes apenas umas 6 ainda nao germinaram ..





e isso !!! legal nao??? Very Happy Very Happy podemos disser que uma praga?? hahah

Entre as sementes colhidas estavam , sementes secas com vagens ja abertas , sentes no ponto com vagens verdes ja com tom marrom e sementes nao tão pronta para colher , mesmo assim a germinação foi 95%. logo depois de colhidas foram colocas na sobra em uma potinha para secar e soltar as sementes depois de 1 semana foram semeadas.

Ja fiz com caliantra brevivves, mas erram sementes velhas que tinha guardado , pegaram fungos e a taxa de geminação foi boa masos fungos detonaram elas , e vingaram 7 plantas .outa vez plantai 80 sementes em uma sementeira com substrato ,so vingou 1.

Na areia ( a qual segui a dicas da Dona Angela ), e com sementes fresas... ( o qual aprendi na mesa de caliandra do Elio, pois antes eu guardava ) a taxa de germinação foi incrivel.

Bem e isso , creio que nao tem nem um grande meirto meu , pois segui dicas ja dadas pelos amigos aqui do forum , como sempre otimas dicas.
e todos podem conseguir este grande resultado com germinação de caliandras.

Agora , com sementes de outras especies de outros continentes, sementes velhas ,guardadas a sabe se la quanto tempo, nao germina mesmo.. Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil ja tentei varias formas e nada !! um especi ou outra germina algum sementinha .. compra muda que e muito mais lucro! Very Happy Very Happy Very Happy


Abraços....
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Leandro Ferraz
5.o PASSO
5.o PASSO


Registrado: 08/11/09
Idade: 43
Mensagens: 823
Localização: Itapuranga-GO

MensagemEnviada: Ter Ago 09, 2011 12:14 am    Assunto: Responder com citação

Shocked cara... é mudinha de maissssss!!!!.... Shocked

boa sorte ai no cultivo...
_________________
Não são as espécies mais fortes que sobrevivem,
nem as mais inteligentes,
e sim as que respondem melhor à mudança.
(Charles Darwin)



Meu Facebook
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário Yahoo Messenger MSN Messenger
stokmann
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 29/05/07
Mensagens: 204
Localização: Caçador - SC

MensagemEnviada: Ter Ago 09, 2011 9:52 am    Assunto: Responder com citação

Faz uma floresta!!!!!!!! hueuhahe

brincadeira a parte, boa sorte no cultivo delas!

abraço
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Gustavo Ribeiro
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 15/06/10
Idade: 42
Mensagens: 241
Localização: Patrocinio-MG

MensagemEnviada: Ter Ago 09, 2011 12:21 pm    Assunto: Responder com citação

Stokmann,
Ontem pensei isso ..olhei a bacia e pensei oque vou fazer com as mudas ,sao 150 como vou colocar em potes, pensei vou deixar elas ai e fazer uma floresta ..hahahha


abraço.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
José Reinaldo
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 14/05/11
Idade: 45
Mensagens: 104
Localização: São Luis-MA

MensagemEnviada: Qua Ago 10, 2011 7:21 pm    Assunto: Responder com citação

Cara tú tens bastante trabahlo pela frente hein, trabalhar tanta planta vai precisar de bastante tempo. Boa sorte...

Tenho 2 iguais a sua, germinou no mesmo tempo que a sua, olha que plantei só duas sementes mesmo.

Parabens e boa sorte....
_________________
"Se fui capaz de ver mais longe, é porque me apoiei em ombros de gigantes."

Isaac Newton
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Gustavo Ribeiro
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 15/06/10
Idade: 42
Mensagens: 241
Localização: Patrocinio-MG

MensagemEnviada: Qua Ago 10, 2011 11:38 pm    Assunto: Responder com citação

Jose Reinaldo,

Pior que ja plantei 200 sementes de Caliandra Brevives. tenho mais umas 500 estacas diversas ja enrraisada , e uma 300 plantas , pra trabalhar fazer alporque ,etc ..

Vamos ver se eu conseui vender algo .. hahahha, mas gosto de produzir, o meu trabalho ja te toma muito tempo e da uma trampo absurdo , mas sempre acho hora pra mexer nas plantas . tenho bastante espaço e vou plantas varias no chão la na Roça do Tio..


Abraços..
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
eliseu malheiros
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 11/05/11
Idade: 60
Mensagens: 249
Localização: Santa Bárbara do Sul-RS

MensagemEnviada: Qui Ago 11, 2011 10:29 am    Assunto: Re: Germinação de caliandra em 5 dias ! Responder com citação

Prezado Gustavo!!!!

Isso mesmo amigo véio!!

Nada se cria tudo se copia.

O negócio é criar as sementeiras e distribuir aos amigos um copinho e uma mudinha..
Belo exemplo!

Abraços
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Rogério
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 14/02/08
Idade: 51
Mensagens: 1240
Localização: Cambuí / MG

MensagemEnviada: Qui Ago 11, 2011 3:41 pm    Assunto: Responder com citação

Só lembrando de meu inicio na arte Bonsai....
Tudo quanto era semente que via pela frente eu plantava.Muitas nasciam, outras poucas não....
Passava as que vingavam para potinhos.... Comprava + potinhos, utilizava garrafas pet, potes de margarina e tudo que dava para plantas minhas mudas...
Chegou um tempo que eu não tinha onde por tanta planta...
Quando chegava a primavera eu ficava louco com tantas plantas para transplanta, adubar aramar, podar, fotografar e anotar tudo que estava fazendo com cada uma.... sem contar o gasto com os adubos e outros produtos...
Cheguei a ter + de 300 plantas para cuidar... Pergunto? Será que eu conseguia cuidar BEM e CERTO de todas?
É claro que não...
Agora tenho certa de 60 plantas e ainda não estou dando conta BEM e CERTO de todas + aprendi a ver que muitas sementes plantadas não darão um bom Bonsai e pouquíssimas poderão, com muito trabalho e dedicação vir a ser um lindo Bonsai no futuro. Tudo é experiencia Gustavo e com o nascimento dessas Calliandras vc poderá ver e aprender quais serão interessantes para um Bonsai e quais vc poderá se desfazer, dando a um amigo ou plantando em um sitio...
Abraço a todos,
Rogério
_________________
"Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Qui Ago 11, 2011 5:52 pm    Assunto: " Responder com citação

Dica para a próxima leva de caliandras: use um vaso tipo balde, com a superficie do solo mais ou menos na metade da altura do vaso. Tão logo as sementes germinem, cubra a borda do vaso com uma tela metálica de furos os mais minusculos que encontrar no mercado, prendendo bem a tela na lateral da borda, para não soltar. Não vale usar sombrite, que é plastico. Só serve tela de metal, do tipo usada em peneiras.

Essa tela impede o crescimento das plantinhas, que irão "bater" de encontro a ela em seu desenvolvimento, retornando diversas vezes durante a primeira fase, ensejando com isso movimentos sinuosos em seus caules. Com essa técnica japonesa de cultivo, elimina-se a necessidade de usar arame para dar forma sinuosa ao tronco mais tarde, pois todas as plantas terão um movimento diferenciado, não igual ao da planta a seu lado, sem precisar usar arame. Uma economia e tanto, além é claro de obter plantas com troncos interessantes para formar lindos bonsai.
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
José Reinaldo
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 14/05/11
Idade: 45
Mensagens: 104
Localização: São Luis-MA

MensagemEnviada: Qui Ago 11, 2011 6:27 pm    Assunto: Responder com citação

Gustavo Ribeiro, a dica do nicky é muito boa. faz como ele disse que tú terá bons resultados.

Se voce tem espaco e tempo para trabalha-las, vai em frente e boa sorte.

Até mais.... Smile
_________________
"Se fui capaz de ver mais longe, é porque me apoiei em ombros de gigantes."

Isaac Newton
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Qui Ago 11, 2011 7:41 pm    Assunto: Responder com citação

Gustavo, faz como o amigo Nicky recomendou, nessa bandeja mesmo. Quanto mais baixinho melhor.

Eu fiz com piteco e, hoje, transplantei já para vasos individuais. Amanhã posto fotos.
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Rogério
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 14/02/08
Idade: 51
Mensagens: 1240
Localização: Cambuí / MG

MensagemEnviada: Qui Ago 11, 2011 9:19 pm    Assunto: Responder com citação

Fiz o procedimento da tela com uma semente de caqui e já está muito legal o movimento da planta.
_________________
"Quando agredida, a natureza não se defende. Apenas se vinga."
(Albert Einstein)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Gustavo Ribeiro
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 15/06/10
Idade: 42
Mensagens: 241
Localização: Patrocinio-MG

MensagemEnviada: Sex Ago 12, 2011 7:49 pm    Assunto: Responder com citação

Nick ,boa ideia mesmo!!


Ja vi a tecnica usada em plantas maiores na china .. ate ja tentei fazer uma uma Bougan mas desisti depois pois nao tinha a tela fina na ocasião!
Mas realmente nao vou cuidar como bonsai 1000 plantas .. vou selecionar oque me agradar melhor e outras comercializar , ou toar , trocar ,etc ..etc . mas enquanto nao enxer o saco .. vou fazendo sem do.. hahah

Nick , quanto tempo em media a planta fica na "jaula".. no caso da caliandra.

abraços..
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Rafael Pontes
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 31/12/09
Idade: 37
Mensagens: 462
Localização: São Luís - MA

MensagemEnviada: Qui Set 22, 2011 3:36 pm    Assunto: Responder com citação

Galera, aproveitando o topico.
Fiz umas sementeiras com diversas espécies que encontrei aqui pela minha cidade.
Estou na duvida sobre onde colocá-las. Aqui em casa só tenho sol das 14h pra frente... e sempre saio de casa de manhã e só volto de noite... posso deixá-las lá fora no sol mesmo ou seria melhor colocar dentro de casa?

Valeu!
_________________
Meu blog Frodo's Bonsai - http://frodobonsai.blogspot.com/
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil