|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
EZEQUIEL JUNIOR PARTICIPANTE

|
Enviada: Sáb Jul 30, 2011 9:29 am Assunto: |
|
|
Jonasborgia escreveu: | Bom dia Ezequiel!
No ano passado, fiz vários Yamaroris de Goiabeira. Retirei toda a terra do torrão e plantei sem nada em substrato esteril/aerado. Nenhuma sobreviveu. Neste ano farei novamente, mas agora conservando parte do substrato antigo e com mais cuidado. Fica a dica.
Abraço. |
Valeu pela dica Jonas, não quero perder essa planta... é uma das primeiras que eu tenho, foi eu que plantei a semente... |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Ago 10, 2011 2:34 pm Assunto: |
|
|
Depois de 22 meses na mamadeira...
 |
|
|
 |
rgomes
|
Enviada: Qui Ago 11, 2011 3:16 pm Assunto: |
|
|
Belo exemplar você tem. Parabens |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Qui Ago 11, 2011 4:10 pm Assunto: |
|
|
Muita bonita, acho legal a condução só com podas, fica mais natural. Dá vontade de ter uma goiabeira...  _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
rgomes
|
Enviada: Qui Ago 11, 2011 4:58 pm Assunto: |
|
|
Belo exemplar, parabéns manntendo-se nesse caminho você terá um belo bonsai |
|
|
 |
talisonyan

|
Enviada: Qui Ago 11, 2011 9:58 pm Assunto: Belo Exemplar |
|
|
muito show de bola essa sua goiabeira....gostava mas dela antes quando estava bem folhada kkkkkkk.... |
|
|
 |
RCasagrande 2.o PASSO

Registrado: 09/02/11 Idade: 33 Mensagens: 396 Localização: Luis Eduardo Magalhães-BA
|
Enviada: Qui Ago 11, 2011 11:13 pm Assunto: |
|
|
MUITO LINDAAA EZEQUIEL....
GRANDE EVOLUÇAO...
ABRAÇOS... _________________ " A genialidade é 1% inspiração e 99% transpiração!"... (Thomas Edson)
'' A PACIÊNCIA é uma VIRTUDE que se ADQUIRE ao LONGO do TEMPO !!!".... |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Ago 12, 2011 7:03 am Assunto: |
|
|
Nikkei 100 escreveu: | Muita bonita, acho legal a condução só com podas, fica mais natural. Dá vontade de ter uma goiabeira...  |
É uma das plantas mais fáceis de conduzir... na minha opinião... senão a mais fácil... tenta aí... |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Ago 12, 2011 7:05 am Assunto: |
|
|
rgomes escreveu: | Belo exemplar, parabéns manntendo-se nesse caminho você terá um belo bonsai |
Valeu patrão... |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Ago 12, 2011 7:06 am Assunto: Re: Belo Exemplar |
|
|
talisonyan escreveu: | muito show de bola essa sua goiabeira....gostava mas dela antes quando estava bem folhada kkkkkkk.... |
Eu também... rs... mas daqui umas semanas ela já volta cheia de folhas... espero... |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Ago 12, 2011 7:07 am Assunto: |
|
|
RCasagrande escreveu: | MUITO LINDAAA EZEQUIEL....
GRANDE EVOLUÇAO...
ABRAÇOS... |
Linda mesmo é a casca dela... as mirtáceas tem seu lugar... |
|
|
 |

|
Enviada: Sex Ago 12, 2011 7:10 am Assunto: Re: bonsai |
|
|
nickyfury escreveu: | Ezequiel, o Filipi tocou num ponto crucial: ainda falta muito para considerar sua planta otimizada o bastante para um envase em recipiente de treinamento. Como ele, eu tambem aconselho a manutenção e continuidade dos trabalhos no recipiente atual. Ocorre que, sendo vc o proprietário e cultivador, certamente sabe quais sãos as necessidades mais prementes para sua planta.
Sendo assim, considerando a necessidade de melhorar o nebari, aconselho então retirar a planta do conjunto escorredor/bacia e, após melhorar o raizame, retorna-la para uma bacia plastica, sem o uso do escorredor.
Claro que a bacia deve ser repensada: altura máxima de 10cm e circunferencia menor que a atual. Com isso, vc fica com boas condições de estabilizar e melhorar o nebari, formando-o com maior critério. Além, é claro, de a planta ganhar espaço para desenvolver raizes finas, o que redunda em mais material com que formar os galhos secundários e terciários, possibilitando a formação de uma estruturação de ramas finas.
Esse trabalho pode ser levado avante nesse momento, sem nenhum problema. O corte de raizes grossas é até aconselhável, mas não o de raízes finas, que devem ser mantidas na maior quantidade possível. A correção do nebari é por etapas então: elimine as raizes grossas que houver, inclusive as que tiverem o mínimo de grossura possível de atrapalhar (algo como uma caneta bic, por exemplo). Mantenha as raizes grossas que forem fazer parte do nebari, apenas. E, claro, preserve as capilares de alimentação, cuidando de que elas devem suprir a planta por todos os lados do tronco.
Ao trocar os recipientes atuais pela bacia que indico, deixe a planta com as raizes trabalhadas imersas em solução contendo hormonio enraizante. Prepare um bom substrato, o mais drenante possível. Aconselho algo como terra de cupinzeiro queimada, caco ceramico, pedrisco, alguns granulos de carvão vegetal e bioplant (este ultimo é vendido pronto, usado em horticulturas para germinar sementes).
Com esse substrato pronto, forre o fundo da bacia, depois espalhe um pouco de bioplant, deposite a planta, fixando-a com arames, cobrindo as raizes capilares com mais bioplant, para em seguida cobrir tudo com o substrato composto e previamente preparado. Regue bem, usando a mesma agua contendo hormonio enraizante, deposite a planta em local ensolarado, cuidando da rega diária.  |
Então, será que já posso tirar ela da mamadeira? Tô pensando em passar ela para uma bacia, como vc recomendou... o que acha? |
|
|
 |
Vívian Costa
Registrado: 16/08/11 Idade: 36 Mensagens: 16 Localização: Cachoeiro do Itapemirim-ES
|
Enviada: Ter Ago 16, 2011 1:16 pm Assunto: |
|
|
''
Sobre o nebari, como foi misho, ela já não tem mais a pivotante, e o que incomoda são suas raízes que estão um pouco tortas, mas na hora do transplante para a bacia acho que dá pra resolver com arames...
Então vamos deixar ela mamando mais um tempo...''
Com quanto tempo vc retirou a pivotante dela ??? |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Ago 16, 2011 1:23 pm Assunto: |
|
|
Valéria Costa escreveu: | ''
Sobre o nebari, como foi misho, ela já não tem mais a pivotante, e o que incomoda são suas raízes que estão um pouco tortas, mas na hora do transplante para a bacia acho que dá pra resolver com arames...
A pivotante eu tiro com uns 4 meses depois de germinado... daí vai para o saquindo de mudas, depois de um certo desenvolvimento, vai pro escorredor, onde há uma nova seleção de raízes e organização do futuro nebari... |
|
|
 |
Vívian Costa
Registrado: 16/08/11 Idade: 36 Mensagens: 16 Localização: Cachoeiro do Itapemirim-ES
|
Enviada: Ter Ago 16, 2011 1:36 pm Assunto: |
|
|
EZEQUIEL JUNIOR escreveu: | Valéria Costa escreveu: | ''
A pivotante eu tiro com uns 4 meses depois de germinado... daí vai para o saquindo de mudas, depois de um certo desenvolvimento, vai pro escorredor, onde há uma nova seleção de raízes e organização do futuro nebari... |
Entao , é pque eu to com uma muda de goiaba , porem ela ja ta desenvolvida como a sua quando vc levou pra mamadeira ... mas como ela tava no chao e tal , e me deram a muda , a pivotante da minha está grande , ai gostaria de saber , se eu tirar a pivotante agora ela morreria .. ou eu posso tirar de boa ?! Acho que a minha muda nao deve ter nem um ano !!!  |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|