|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sex Ago 12, 2011 1:49 pm Assunto: |
|
|
Renan e Filipe!
Como disse no início do ano, no final do inverno irei fazer essa experiência. Já estou procurando mudas de uma mesma espécie e, principalmente, no mesmo estágio de crescimento. Antetontem achei ligustrinho mas não gostei.
Pretendo transplantar para areia pura, para que o substrato com que a planta venha, não interfira.
Filipe, não pretendo fazer algo tão elaborado (falta de tempo...........rsrsrsrs).
Quanto ao nitrogênio, para não mascarar o efeito do aminomix, por isso mesmo não colocarei nada além dos produtos citados, para que, o desenvolvimento e visual da planta reflita exatamente o efeito dos produtos.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Renan Leite Gaigher 2.o PASSO

Registrado: 12/07/11 Idade: 33 Mensagens: 303 Localização: Cachoeiro de Itapemirim-ES
|
Enviada: Sex Ago 12, 2011 1:55 pm Assunto: |
|
|
VOu acompanhar... So para complementar, tava falando disso com um orquidófilo que mora perto da casa da minha namorada, e ele me disse que ja tem um bom tempo que usa o Aminomix com adubo foliar... e ate hoje não teve nem um problema com o uso do mesmo!!!
E dilui uma colher de Sopa e 4L de agua e borrifa nas plantas diarimente durante umas 3 semanas a quase um mes antes da Florção, e flo que com isso a floração vem que vem pocando, tem orquideas que so dão flores uma vez ao ano, com a aplicação do Aminomix, ta sendo possivel ate duas florações da mesma durante o Ano...
Não é com o bonsai mais da para ver que o produto e bem recomendado!!
Abraços Galeraa! |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 82 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Sex Ago 12, 2011 9:55 pm Assunto: |
|
|
Alô !!!!!!!!!
Comecei a utilizar o produto como rega, só que diluo 1/2 colher de chá para 3 litros dágua e o que vou fazer...........
regar uma vez por mês.
Isso eu aprendi.
Espero estar colaborando. _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Sex Ago 12, 2011 10:51 pm Assunto: |
|
|
Elio,
Se a ideia do aminomix é ajudar na decomposição de material organica no solo apartir de micro organismos que ficam "acelerados" com o produto, ao utilisar areia, acabara mascarando a eficiencia do aminomix.
acredito pela explanação feita pelo amigo Ferreira que foi bem convicente pra mim, que na verdade o aminomix seria mais eficaz sendo usado junto com adubos organicos e em solos ricos em materia organica.
quanto ao planejamento do experimento, isso não mudaria muita coisa da experiencia. apenas teria que fazer as medidas e aplicações dos produtos de forma sistematica, evitando que entrem variaveis não controladas. resumindo, o tratamento feito em cada planta deve ser identico para todas as plantas, exeto nas variaveis em estudo, no caso a adubação.
o resto, eu e meus pacotes de estatistica fazemos!
rs
vou começar a fazer alguns experimentos e mostrerei os resultados dessa ferramenta estatistica aqui. Aumentei meu viveiro em 25 m² e estou terminando de fazer as prateleiras novas, mas tenho curiosidade de testar a eficiencia de outros metodos.
se mudar de ideia, conte comigo para fazer as contas.
grande abraço _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Sáb Ago 13, 2011 7:23 pm Assunto: |
|
|
Pois é Filipe, essa é uma grande dúvida. O Aminomix tem efeito por si só ou somente para potencializar a ação dos microrganismos? E as vitaminas?
Também entendo que as plantas só absorvem sais minerais, sejam de origem química (mineral) ou de origem da decomposição de matéria orgânica.
Talvez eu deva fazer os 5 teste em pares ( 10 plantas), sendo um em areia e um em matéria orgânica.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Otoniel Santos 3.o PASSO

Registrado: 16/06/11 Mensagens: 484 Localização: Barreiras - Ba
|
Enviada: Dom Ago 14, 2011 12:34 am Assunto: Re: Adubação com Aminomix? |
|
|
galera comprei um pote 100g hoje R$13,50 e pulverizei em minhas plantas agora é esperar pra saber!!!!!rsrs  |
|
|
 |
Luiz Peregrino 1.o PASSO

Registrado: 15/09/10 Idade: 49 Mensagens: 103 Localização: Natal-RN
|
Enviada: Seg Ago 15, 2011 8:43 am Assunto: Re: Adubação com Aminomix? |
|
|
Olá a todos,
Eu também comecei a utilizar o Aminomix há pouco tempo, mas antes de ofertar aos meus bonsais, eu fiz uns testes com algumas orquideas, bromélias e uma elicônia que tenho em minha casa e depois do resultado passei a utilizar nos bonsais.
Fiquei impressionado com o poder de floração rápido que o Aminomix demonstrou nos testes, 20 dias após a primeira aplicação as plantas começaram a florir, mesmo no inverno. Outra coisa que notei foi a quantidade de flores que tanto a orquidea, como a elicônia colocarm depois da aplicação.
Abaixo seguem as fotos da orquidea e da bromélia floridas. Esta orquidea, em particular, fazia quase dois anos que não floria e a floração anterior ela colocou apenas um pendão de flores, já nesta foram dois que estão totalmente carregados hoje.
Tenho utilizado, metada do medidor plastico (colher) que vem dentro da embalagem do Aminomix, dissolvido em 4 litros de água, regando no substrato uma vez por mês. Não estou utilizando em todas os bonsais, principalmente nos que tem crescimento acelerado, como no caso das leucenas, que depois da primeira utilização, me deu trabalho para controlar as brotações excessivas.
Um abraço a todos.
Luiz Peregrino |
|
|
 |
prumodeq 2.o PASSO

Registrado: 24/03/09 Idade: 48 Mensagens: 337 Localização: Quatro Barras-PR
|
Enviada: Seg Ago 15, 2011 12:35 pm Assunto: |
|
|
Elio
Vou colaborar com o seu experimento, pois já pretendia testar a hipótese da super alimentação.
A minha ideia é usar em 12 mudas de cotonaester que eu tenho:
- 02 sem adubo nenhum, substrato com mais matéria orgânica (50%).
- 02 com TM+FO, substrato 90% matéria inorgânica
- 02 com Aminomix, substrato 90% matéria inorgânica
- 02 com Aminomix, substrato com mais materia orgânica (50%).
- 02 com com qualquer adubo 10.10.10 na dosagem e tempo normal, , substrato 90% matéria inorgânica
- 02 com com qualquer adubo 10.10.10 na dosagem dobrada (ou mais) e semanalmente (com muita rega), substrato 90% matéria inorgânica
Todos em escorredor iguais.
Aceito sugestões de alteração no experimento.
Vamos ver os resultados ao final da primavera.
Abraços |
|
|
 |

|
Enviada: Seg Ago 15, 2011 1:24 pm Assunto: |
|
|
brother,
pra testar hipoteses preciso de variancia.
se tiverem pelomenos 3 plantas por tratamento já consigo fazer alguma coisa, com duas ainda não da.
não precisam ser plantas da mesma especie desde de que para cada tratamento vc tenha um numero igual de plantas por especie, fui claro?!
ex:
- 02 sem adubo nenhum, substrato com mais matéria orgânica (50%); 1 petanga, 1 cotoneaster, 1 acer, 1 ficus...
- 02 com TM+FO, substrato 90% matéria inorgânica ; 1 pitanga, 1 cotoneaster, 1 acer, 1 ficus...
- 02 com Aminomix, substrato 90% matéria inorgânica; 1 pitanga, 1 cotoneaster, 1 acer, 1 ficus...
- 02 com Aminomix, substrato com mais materia orgânica (50%); 1 pitanga, 1 cotoneaster, 1 acer, 1 ficus...
- 02 com com qualquer adubo 10.10.10 na dosagem e tempo normal, , substrato 90% matéria inorgânica; 1 pitanga, 1 cotoneaster, 1 acer, 1 ficus...
- 02 com com qualquer adubo 10.10.10 na dosagem dobrada (ou mais) e semanalmente (com muita rega), substrato 90% matéria inorgânica; 1 pitanga, 1 cotoneaster, 1 acer, 1 ficus...
sendo que as plantas de mesma especie tem que estar em nivel de desenvolvimento proximos.
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
|
|
 |

|
|
|
 |
RCasagrande 2.o PASSO

Registrado: 09/02/11 Idade: 33 Mensagens: 396 Localização: Luis Eduardo Magalhães-BA
|
Enviada: Seg Ago 15, 2011 3:27 pm Assunto: |
|
|
OLA CAROS COLEGAS...
VENDO ESSE TOPICO FIKEI MUITO INTERESSADO EM ADIQUIRIR O PRODUTO, MAS PELO Q VI NO TOPICO ELE AJUDA NO CRESCIMENTOS DE NOVAS BROTAÇOES E AJUDA NA FLORAÇÃO E FRUTIFICAÇÃO....
BOM AI ME SURGIU ALGUMA DUVIDINHAS BASICA DE INICIANTE....
POSSO USAR EM PLANTAS RECEM TRANPLANTADAS AJUDANDO NO CRESCIMENTO DE MAIS RAIZES ???
POSSO USAR EM ALPORQUES POIS ESSE PRODUTO CONTEM VITAMINA B1???
POSSO USAR EM ESTAQUIAS TBM???
PODER SER USADO EM SEMENTEIRAS PRA ACELERAR O NASCIMENTO E NO CRESCIMENTO TBM???
PDE SER USADO EM YAMADORIS RECEM COLETADOS???
E EXISTE ALGUMA RESTRIÇÃO DE USSO DESSE PRODUTO PARA OS BONSAI ???
ABRAÇOS... _________________ " A genialidade é 1% inspiração e 99% transpiração!"... (Thomas Edson)
'' A PACIÊNCIA é uma VIRTUDE que se ADQUIRE ao LONGO do TEMPO !!!".... |
|
|
 |
prumodeq 2.o PASSO

Registrado: 24/03/09 Idade: 48 Mensagens: 337 Localização: Quatro Barras-PR
|
Enviada: Seg Ago 15, 2011 5:59 pm Assunto: |
|
|
Filipe
Cara eu consigo complementar a terceira espécie. Todas estão em estados semelhantes de desenvolvimento, pois foram semeadas na mesma época, retirados a raiz pivotante, transplante para vaso de crescimento, etc... tudo na mesma época.
- sem adubo nenhum, substrato com mais matéria orgânica (50%)-> 2 cotonaester, 1 piracanta, 1 acer
- com TM+FO, substrato 90% matéria inorgânica -> 2 cotonaester, 2 acer
- com Aminomix, substrato 90% matéria inorgânica -> 2 cotonaester, 2 acer
- com Aminomix, substrato com mais materia orgânica (50%). 2 cotonaester, 1 piracanta, 1 acer
- com com qualquer adubo 10.10.10 na dosagem e tempo normal, , substrato 90% matéria inorgânica -> 2 cotonaester, 2 acer
- com com qualquer adubo 10.10.10 na dosagem dobrada (ou mais) e semanalmente (com muita rega), substrato 90% matéria inorgânica -> 2 cotonaester, 2 acer
O que você aconselha sobre dados preciso coletar e com a frequencia?
Abs |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Ago 16, 2011 10:41 am Assunto: |
|
|
ta blz,
só que é melhor trabalhar com apenas 3 plantas intaum,.
não vai ficar perfeito pq estamos ignorando uma serie de fatores e agrupondo estes em um só. mas vai da pra ter um resultado razoavel.
as plantas devem ser sorteadas para entrarem em cada experimento, ou pelomenos escolhidas ao acaso, não temos tanto rigor aqui né,
mas devem entrar sempre 2 cotoneaster e 1 acer em cada bloko.
blz?
elas devem ser medidas fotografadas e dependendo do tamanho seria interesante até contar o numero e medir o tamanho das folhas.
talvez seja interessante contar e medir o tamanho dos galhos.
cada experimento tem suas peculiaridades, eu particulamente trabalho mais com pesquisas socieconomicas.
mas com essas medidas tenho como usar uma serie de ferramentas.
em breve devo fazer um trabalho parecido aki em casa e vou postar tudo aki.
prumodeq, vc começa quando?
vou tentar escrever mais detalhadamente, mas estou planejando uma amostra para dois municipios e estou bem atarefado, se segurar até semana que vem posso fazer o planejamento com mais zelo, pesquisar trabalhos similares para ver como são tiradas as medidas das plantas para darmos maior confiabilidade nos resultados
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
|
|
 |
Astolpho Coelho Bicalho 3.o PASSO

Registrado: 05/04/06 Idade: 58 Mensagens: 519 Localização: Goiania - Go
|
Enviada: Ter Ago 16, 2011 12:20 pm Assunto: |
|
|
é galera o aminomix é bom pra cachorro,,,...  _________________ Bonsai GYN no coração do BRASIL
http://www.bonsaigyn.com.br |
|
|
 |

|
Enviada: Ter Ago 16, 2011 12:35 pm Assunto: |
|
|
kkkkk
rapaz, comprei um frasco desse negocio ontem, quando fui aplicar nas plantas, meu aspersor quebrou! foi usar um menor que tenho tb, quebrou tb!
putz!
vou comprar e testar aqui.
Sócrates
abração pessoal
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|