|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
rodnovo

Registrado: 12/08/11 Idade: 34 Mensagens: 66 Localização: Vitória-ES
|
Enviada: Qua Ago 17, 2011 12:13 pm Assunto: Adubação e Transplantação |
|
|
Olá, estou começando agora a desenvolver bonsais, queria tirar umas duvidas.
Estou com uma Pitangueira e uma Tuia Gold. Estou me baseando num manual bastante completo e aqui fala que preciso adubar em setembro meus bonsais e tambem fazer a transplantaçao no começo da primavera. Mas aqui tambem adverte falando que nao devo adubar bonsai recem-transplantado, mas como vou fazer intao ja que preciso adubar em setembro( onde começa a primavera)?.
Agradeço quem puder ajudar. Vlw! |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Qua Ago 17, 2011 2:21 pm Assunto: |
|
|
Rodnovo, bem viondo cara, estude muito, é importante.
Rodnovo, este seu manual serve de guia, mas não necessariamente tem que fazer o que está escrito. Por exemplo: você disse que tem que transplantar no começo da primavera. Isto é a época mais indicada, mas não necessariamente quer dizer que TEM que fazer isso toda a primavera entende. O mesmo sobre a adubação, fazemos quando precisamos e não quando o livro diz que tem que fazer.
Trabalhar com bonsai é aprender muitas coisas e, as plantas não são matemáticas, ou seja, não existe uma fórmula certa para um resultado certo. Se pegar 10 mudas de uma mesma planta, ao realizar um procedimento, cada uma vai responder de um jeito diferente.
Se houver necessidade de transplantar (sugiro postar fotos), pode fazer no início da primavera que vai ser realmente a melhor época. Se não precisar~simplesmente não faça.
Após um tranplante não se realiza adubação, pois será prejudicial à planta. Aguardamos de 30 a 60 dias dependendo da planta para reiniciar a adubação. Eu faço adubação praticamente o ano inteiro, fugindo desta regra que você citou de adubar em setembro.
Tudo o que ler e aprender não necessariamente é regra, temos que filtrar, aprender observando e com experiências dos mais experientes, para que assim possamos tirar o melhor proveito das informações. E isto você aprende muito aqui no fórum, pois cada um tem sua experiência e opinião, discutimos e aprendemos todos os dias _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
rodnovo

Registrado: 12/08/11 Idade: 34 Mensagens: 66 Localização: Vitória-ES
|
Enviada: Qua Ago 17, 2011 6:21 pm Assunto: |
|
|
bacana, estou pensando em transplantar minha pitanga agora para que no final de setembro eu adube ela. estou achando o solo dela meio fraco. muito obrigado pela ajuda, quero muito que meus bonsai deem certo estou achando uma verdadeira terapia de vida. |
|
|
 |
JohnTavares

Registrado: 11/08/11 Idade: 41 Mensagens: 25 Localização: São Miguel dos Campos-AL
|
Enviada: Sex Ago 19, 2011 8:51 pm Assunto: |
|
|
Nikkei 100 escreveu: | Rodnovo, bem viondo cara, estude muito, é importante.
Rodnovo, este seu manual serve de guia, mas não necessariamente tem que fazer o que está escrito. Por exemplo: você disse que tem que transplantar no começo da primavera. Isto é a época mais indicada, mas não necessariamente quer dizer que TEM que fazer isso toda a primavera entende. O mesmo sobre a adubação, fazemos quando precisamos e não quando o livro diz que tem que fazer.
Trabalhar com bonsai é aprender muitas coisas e, as plantas não são matemáticas, ou seja, não existe uma fórmula certa para um resultado certo. Se pegar 10 mudas de uma mesma planta, ao realizar um procedimento, cada uma vai responder de um jeito diferente.
Se houver necessidade de transplantar (sugiro postar fotos), pode fazer no início da primavera que vai ser realmente a melhor época. Se não precisar~simplesmente não faça.
Após um tranplante não se realiza adubação, pois será prejudicial à planta. Aguardamos de 30 a 60 dias dependendo da planta para reiniciar a adubação. Eu faço adubação praticamente o ano inteiro, fugindo desta regra que você citou de adubar em setembro.
Tudo o que ler e aprender não necessariamente é regra, temos que filtrar, aprender observando e com experiências dos mais experientes, para que assim possamos tirar o melhor proveito das informações. E isto você aprende muito aqui no fórum, pois cada um tem sua experiência e opinião, discutimos e aprendemos todos os dias |
Muito bom ouvir isso de alguém bem mais experiente que eu, pois estou iniciando na arte e isso só confirma o que tinha em mente.
Abraços _________________ "Não basta obter conhecimento, é preciso usá-lo." |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Sáb Ago 20, 2011 12:18 pm Assunto: |
|
|
JohnTavares, também não sou lá experiente, sou um principiante também.
Quase sempre sigo as orientações dos mais experienes no fórum, ajuda muito, são muito bons! _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|