Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Renan Leite Gaigher 2.o PASSO

Registrado: 12/07/11 Idade: 33 Mensagens: 303 Localização: Cachoeiro de Itapemirim-ES
|
Enviada: Ter Ago 23, 2011 8:28 pm Assunto: Pedrisco!! |
|
|
Tenho uma duvida achei aki onde moro para vender sacos de Dolomita e vermiculita e de cascalho de rio... os sacos variam de 10 a 40kilos, mais tem um problema vc tem que encomendar na loja de material de construção e eles vem por numero N° 2, N° 1, N° 3....
queria saber qual o melhor?
comprei o N° 2 e tava um pouco grande mais valeu pq era 20kilos por apenas 8reais vou postar uma foto do tamanho do cascalho de dolomita
Medi os grão maiores eles variam de 7mm a 1 cm
Uploaded with ImageShack.us
Uploaded with ImageShack.us |
|
|
 |

Registrado: 12/07/11 Idade: 33 Mensagens: 303 Localização: Cachoeiro de Itapemirim-ES
|
Enviada: Qua Ago 24, 2011 12:55 pm Assunto: Re: Pedrisco!! |
|
|
Postadas as fotos... alguem? |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Qua Ago 24, 2011 1:05 pm Assunto: |
|
|
Cara, penso que o tamanho das pedrinhas devem acompanhar o tamanho da planta. Para esta sua planta que está na foto, eu utilizaria um tamanho de pedrisco menor.
Eu particularmente prefiro caco de telha (além de prover um substrato drenante também retém umidade/água, diferente das outras pedras), que faço em casa mesmo com marteladas (às vezes uso tijolo baiano). Senão acho que cascalho de rio sejam bons também.
Se não me engano, a dolomita tende a fazer o solo ficar mais alcalino, o que pode ser prejudicial para algumas plantas como a azaléia por exemplo que gostam de solo mais ácido.
Uma opção também é peneirar essa sua dolomita para separar tamanhos de grãos diferentes _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Ago 24, 2011 1:34 pm Assunto: |
|
|
Uhum akele predisco por cima coloquei mesmo so para enfeitar... mais o que costumo usar tb e o caco de tijolo, mais é complicado pq para fazer um balde dele gasto maior tempão!! :/
tem alguma dica ?
:
Abrax |
|
|
 |
Otoniel Santos 3.o PASSO

Registrado: 16/06/11 Mensagens: 484 Localização: Barreiras - Ba
|
Enviada: Qua Ago 24, 2011 6:05 pm Assunto: |
|
|
Renan Leite Gaigher escreveu: | Uhum akele predisco por cima coloquei mesmo so para enfeitar... mais o que costumo usar tb e o caco de tijolo, mais é complicado pq para fazer um balde dele gasto maior tempão!! :/
tem alguma dica ?
:
Abrax | Renan é complicado mesmo os mais experientes levam isso muito a sério conheço uns que fabricam verdadeiras engenhocas para tal feito uns usam motor de moer capin outros engenho de cana e assim vão quebrando seus tijolos e resolvendo a questão...eu também não tenho caco de tijolo ou telha aqui mas vou dar meu jeitinho e achar uma saída  |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qua Ago 24, 2011 7:01 pm Assunto: |
|
|
Renan, opte pelo pedrisco de rio ou de granito (pedra brita) ou ainda, cacos de telha, conforme o amigo Nikkei recomendou.
Granulometria ideal começa com 2,0 mm até 5mm.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Pedro E M. P. Almeida
Registrado: 25/10/10 Idade: 42 Mensagens: 52 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Qua Ago 24, 2011 7:30 pm Assunto: |
|
|
Renan, aproveito o seu tópico pra tirar uma dúvida:
Em qualquer loja dessas de material de construção é possível encomendar esses tipos de pedrisco que vc citou? Pergunto isso porque realmente seria bem mais vantajoso comprar em quantidade grande como vc fez, pois aqui onde eu moro só conheço um lugar que tem pedrisco pra vender, no caso, uma loja de animais que vende aqueles pedriscos pra aquários, mas só vende saquinhos de 1 ou 2 quilos, o que acaba sendo muito pouco e um pouco custoso pras minhas necessidades. |
|
|
 |
Otoniel Santos 3.o PASSO

Registrado: 16/06/11 Mensagens: 484 Localização: Barreiras - Ba
|
Enviada: Qua Ago 24, 2011 7:35 pm Assunto: |
|
|
Pedro, Renan eu consigo pedrisco em industria de prémoldados e de graça, digo isso por que de repente vcs tem algum por aí e... na fabrica de telhas de cimento eles precisam de areia lavada e extremamente uniforme assim peneram e peneram e assim sobra os ditos pedrisco. |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Ago 24, 2011 7:36 pm Assunto: |
|
|
Pessoal muito obrigado pela ajuda de vcs!!!
Pedro por aki sim, tem muitas lojas que vendem e o preço sai bem em conta mesmo!!! |
|
|
 |

|
Enviada: Qua Ago 24, 2011 7:39 pm Assunto: |
|
|
Pow Otoniel muito obrigado mesmo!!! Aki tem uma fabrica de lajotas e outra de tijolo... vo da uma passada por la para saber!!!
abrax |
|
|
 |
Pedro E M. P. Almeida
Registrado: 25/10/10 Idade: 42 Mensagens: 52 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Sex Ago 26, 2011 4:24 pm Assunto: |
|
|
Otoniel, obrigado pela dica, mas infelizmente por aqui onde eu moro não tem nenhuma industria ou fábrica desse tipo que vc mencionou. Mas eu conversei com um pedreiro amigo meu que está fazendo obra aqui no vizinho, e ele vai ver se no fornecedor de material dele tem areia grossa pra vender, aí ele vai pedir pra mim também na próxima vez que ele pedir. |
|
|
 |
samerali
Registrado: 03/10/11 Idade: 42 Mensagens: 35 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Dom Out 16, 2011 9:14 pm Assunto: |
|
|
dolomita alcaliniza o solo sim ...eh usada em aquarios para peixes que não toleram acidez na agua como ciclideos africanos e tambem kinguios ...eh uma rocha calcarea o pó dela eh o chamado calcario dolomitico que se usa exatamente para reduzir a acidez do solo .eu uso uma parte de dolomita mais não todo cascalho de dolomita ,uso meio q com a função de manter o ph do solo de plantas que vão ficar muito tempo sem replantio e receberão gandes cargas de adubos organicos ,ou seja plantas em desenvolvimento ....uso nessa granulometria q vc tem ai mais no maximo 20% do cascalho eh dolomita ..costumo misturar :30% cascalho de basalto(rico em micro e alguns macros - nitrogenio e de liberação bem lenta ,na agricultura usa-se o pó dele como adubo principalmente pra culturas de longo prazo),20% laterita(libera ferro em pequenas qnts por um periodo indeterminado) 20%dolomita(rocha calcarea que alem de fornecer CA mantem o ph menos acido)30% cascalho de rio (esse creio eu que naum existe função nutricional e se existe naum achei nunk nada que responda esta questão) . |
|
|
 |
|