FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

sua opiniao
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/11/05
Mensagens: 2888
Localização: Porto Alegre - RS

MensagemEnviada: Dom Jul 31, 2011 2:58 am    Assunto: Responder com citação

Luis, Nicky e amigos.
A planta que conheço por Murta é a Murraia Paniculata.
Segue uma ficha sobre ela:
Nome Científico: Murraya paniculata
Sinonímia: Chalcas paniculata, Murraya exotica, Chalcas exotica
Nome Popular: Murta-de-cheiro, murta, murta-da-índia, murta-dos-jardins, jasmim-laranja, dama-da-noite
Família: Rutaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Índia e Malásia, Sul e Sudeste da Ásia
Ciclo de Vida: Perene

A murta-de-cheiro é um arbusto grande ou arvoreta, que pode alcançar até 7 metros de altura. Muito utilizada para a formação de cercas-vivas, a murta-de-cheiro apresenta ramagem lenhosa e bastante ramificada. Suas folhas são pinadas, com 3 a 7 folíolos pequenos, elípticos, glabros, perenes, brilhantes e de coloração verde-escura. Durante todo o ano produz inflorescências terminais, com flores de coloração branca ou branca-creme, com perfume que lembra jasmim e flor-de-laranjeira. Os frutos são do tipo baga, oblongos, carnosos, pequenos, de coloração vermelha a alaranjada e são muito atrativos para os pássaros.

Na antiguidade, os ramos floridos de murta-de-cheiro eram usados para confeccionar arranjos que adornavam os cabelos das noivas. Adequada para cercas vivas formais ou informais, ela apresenta rápido crescimento quando jovem, que vai decrescendo com a idade, reduzindo sua manutenção. Para a formação de cercas vivas, plante as mudas distanciadas em um metro umas das outras. Também é adequada para a arte do bonsai, devido às folhas pequenas e floração decorativa.

A murta-de-cheiro é sensível a cochonilhas, pulgões, nematódios, mosca-branca e clorose férrica. Além disso é hospedeira do psilídeo Diaphorina citri, transmissor do Greening dos Citros (doença causada pela bactéria Candidatus Liberibacter americanus). Esta doença causa sérios prejuízos econômicos à citricultura, motivo que levou algumas cidades a realizarem programas de erradicação da murta-de-cheiro do paisagismo urbano e rural. Devido a facilidade de propagação pode tornar-se invasiva.

Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado periodicamente; principalmente no primeiro ano após o plantio. Podas de formação e desfolhamento na primavera estimulam a renovação da folhagem e adensamento da planta. Aprecia o clima tropical, subtropical e mediterrâneo, tolerando o frio moderado, sem no entanto tolerar geadas fortes. Adubações semestrais e suplementação com quelatos de ferro ajudam a prevenir a clorose férrica e fortificam a planta. Multiplica-se por sementes e por estaquia dos ramos semi-lenhosos.
Fonte: http://www.jardineiro.net/br/index.php

Algumas fotos dela:
Flores


Folhas e fruto


Aqui alguns exemplares retirados da net:





[/img]
_________________
Abraços

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka


Editado pela última vez por Ricardo Paiva em Dom Jul 31, 2011 8:40 pm; num total de 1 vez
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Luis A. de Macedo Rodrigu
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 27/09/05
Idade: 73
Mensagens: 100
Localização: Porto Alegre/RS

MensagemEnviada: Dom Jul 31, 2011 11:54 am    Assunto: Responder com citação

Amigo Ricardo, obrigado pela ótima ficha técnica e belas imagens. Eu também tenho alguns pre-bonsai de murraya, mas não sabia que ela tinha como denominação vulgar ou popular de murta, pois o que eu tinha como Murta é o Mirtus comunis que também é chamado de Murta. Para completar o teu excelente texto, acrescento uma ficha técnica que publicamos em nosso Boletim Informativo em Janeiro de 2001, com os devidos créditos bibliográficos. Abraço a todos e mais uma vez obrigado pelos esclarecimentos prestados.
___________________________________________________________
Murraia (Murraya paniculata) – Em suas zonas de origem, sul da China, Índia e Indonésia, esta árvore de folhas perenes e imparipinadas de cor verde intenso recebe o nome de “árvore de casca cosmética” já que sua casca é utilizada precisamente para a fabricação de produtos de beleza. Tem flores parecidas com a dos citrus, brancas, muito cheirosas e bagas vermelhas alaranjadas após a fecundação, que germinam com grande facilidade uma vez caídas na terra. Tem um tronco vigoroso, de aspecto envelhecido, com casca corticosa de cor beje acinzentado. Desta espécie, cujas formas bonsai procedem do sul da China ou Tailândia, conhecem-se exemplares muito bonitos e de idade elevadíssima.

Transplante: trocar de recipiente só quando a massa de raízes é muito densa, na primavera, com uma boa poda de raízes.

Substrato: 50% de terra vegetal, 20% de turfa e 30% de areia grossa.

Adubação: durante a primavera e verão cada 15 dias com adubo líquido para bonsai. No outono 1 vez ao mês; no inverno a cada 6 semanas, somente se a temperatura superar os 18ºC e o crescimento for bom.

Rega: durante a época principal de crescimento (primavera-verão) deve se regar abundantemente. Se no inverno estiver em um ambiente fresco (15-18ºC) deve se deixar secar ligeiramente a terra antes de voltar a regar. Evitar absolutamente os encharcamentos.

Poda: a poda de galhos e ramos é possível em qualquer momento do ano. Os brotos novos cortam-se a 2-3 folhas quando já hajam aparecido umas 6, ou então quando os brotos novos inferiores tenham começado a lignificar. Também eliminam-se as folhas grandes e velhas. A aparição das flores pode começar do início a meados do verão segundo clima, sempre nos ápices dos brotos. Se você tiver interesse nas flores e frutos, cuidado ao podar.

Propagação: através de sementes, retira-se a polpa dos frutos vermelhos e semea-se imediatamente; também por estacas a partir de meados do verão, com uma temperatura da terra a uns 28ºC.

Localização: pode ser cultivado como bonsai de interior, podendo permanecer o ano todo dentro de casa, junto a uma janela bem iluminada e arejada, a 16-22ºC. No inverno não deve ser exposto a temperaturas inferiores a 15ºC. No verão pode ser levado ao ar livre, em um lugar ao sol ou a meia sombra. Se for colocado a pleno sol, as folhas ficam menores e o crescimento mais compacto, ainda que a folhagem fique mais amarelada.

Aramação: é possivel durante o ano todo. Aramar só os brotos jovens quando já sejam lenhosos. Os ramos grossos são difíceis de dobrar, por isso inicia-se a modelagem com arame quando os ramos tenham a grossura de um lápis.

Estilos: a murraya se presta para criar bonsai singulares de estilos diversos. A altura deve ser de 50 a 100 cm. Ereto, ereto informal, inclinado, tronco duplo ou multiplo tronco são as formas que mais se adaptam a sua essência. Não se presta para a educação de plantas pequenas pela natureza da sua folhagem composta e pelo tipo de tronco, que torna-se mais interessante quando é grosso e parece muito velho.

Pragas e doenças: A murraya não é uma presa fácil dos parasitas, sobretudo se o ar circula bem através da sua folhagem. Um erro grave é colocar o bonsai contra uma parede e não girá-lo periódicamente (pelo menos uma vez por semana). Pode ser atacado por aranha vermelha no verão, mas mais comumente pode sofrer de clorose e de fungos criptogamicos que podem ser combatidos com aplicações de sulfato de cobre aspergido sobre a sua folhagem.


Bibliografia: Bonsai de Interior – Paul Lesniewicz – Ediciones Omega AS – Barcelona – Espanha;
Bonsai da Interno – Giovanni Genotti – Giovanni De Vecchi Editore – Milano – Italia.
____________________________________________________________
Há dois tipos de sabedoria, a inferior e a superior. A sabedoria inferior é dada pelo quanto uma pessoa sabe e a superior é dada pelo quanto ela tem consciência de que não sabe. Tenha a sabedoria superior, seja um eterno aprendiz.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 23/11/05
Mensagens: 2888
Localização: Porto Alegre - RS

MensagemEnviada: Dom Jul 31, 2011 8:39 pm    Assunto: Responder com citação

Boa complementação Luis.
Já coloquei o referencial de bibliografia. havia esquecido.
_________________
Abraços

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
AguiaR
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/07/11
Mensagens: 390
Localização: PAULISTA-PE

MensagemEnviada: Qui Ago 18, 2011 3:44 pm    Assunto: Responder com citação

Quando se trata de alporque, esta espécie gera suas raízes facilmente? em quanto tempo?

Muito bom esses dois materiais! Very Happy
Obrigado!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
igorfr



Registrado: 16/05/11
Idade: 26
Mensagens: 48
Localização: Tarumirim-MG

MensagemEnviada: Qua Ago 24, 2011 11:20 pm    Assunto: Responder com citação

uma coisa que eu pude perceber é que ela demora muito pra responder a desfolhas. E em uma planta no chão desfolhei um galho completamente a conclusao foi que o galhou nao secou brotou muito bem mas demorou muito.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
dudutsrj



Registrado: 12/09/08
Idade: 45
Mensagens: 82

MensagemEnviada: Sáb Set 03, 2011 3:51 pm    Assunto: Responder com citação

Eu tenho uma com uns 3 metros no meu quintal, quando florifica o perfume se exala por toda a casa, além de ficar linda. Quanto aos pré bonsais aguentaram de tudo até agora... hehehehehe.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Gustavo Ribeiro
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 15/06/10
Idade: 42
Mensagens: 241
Localização: Patrocinio-MG

MensagemEnviada: Sáb Set 03, 2011 8:37 pm    Assunto: Responder com citação

Eu tembem gostaria de saber sobre os alporques , na casa da minha sogra tem algumas arvores e tem bons galhos para alporque, alguem ja fez??

abraços..
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil