FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Gilson Mendes de Góis
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> QUEM SOU EU?
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Gilson Mendes de Góis
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 26/04/05
Idade: 59
Mensagens: 197
Localização: Campo Mourão - Paraná

MensagemEnviada: Ter Out 11, 2005 9:32 am    Assunto: Gilson Mendes de Góis Responder com citação

Olá Pessoal,

Sou novo nesse fórum, porém, já participava de outros por aí. Mas sempre ouvi falar muito bem desse que agora estou acessando.
Antes de mais nada, não tenho condições ainda de postar fotos, mas gostaria de me apresentar de qualquer forma e assim que puder eu posto uma foto.
Pois bem sou paranaense e vivo em Campo Mourão, cidade que fica, para quem vem do Norte, 90 Km adiante de Maringá e para quem vem do Sul, 120 Km de Cascavel.
Eu descobri o Bonsai em 1997 e depois disso, não consigo imaginar minha vida sem o mesmo. É uma paixão, resumindo tudo em uma palavra!
Apesar de ser um iniciante, acredito de estar passando daquela fase de "ir com muita sede ao pote", pois creio que já aprendi bastante para um iniciante. Minha maior dificuldade aqui em Campo Mourão, é que não conheço nenhum outro bonsaísta para trocar experiência, assim, tudo o que aprendi, foi através das revistas, com as quais descobri que um "simples mortal ocidental" também poderia se tornar um bonsaísta. Estou falando da Universo do Bonsai. Depois disso passei a consultar livros, mas, sem dúvida nenhuma nesse último ano foi o ano que mais aprendi sobre bonsai, por que? Simples, porque descobri os fóruns. Vocês nem imaginam o quanto eles me ensinaram. Espero ter podido contribuir com outros iniciantes tanto quanto recebi de ajuda e ensinamentos.
Agora aqui no renomado fórum do Mário, espero dar continuidade nessa troca com pessoas que amam o bonsai e tudo o que ele significa.
Sobre mim mesmo, gostaria de dizer que sou um professor de Língua Portuguesa qie nunca exerceu a profissão, pois me graduei em Letras não pensando em lecionar, mas para aperfeiçoar um outro lado meu, pois também sou escritor; tenho um romance publicado pela Secretaria Estadual de Cultura do Paraná e atualmente estou publicando através de uma editora do Rio um livro de estórias infantis. Ah, em tempo eu sou funcionário da Secretaria de Estado da Saúde do Pr, onde trabalho como auxiliar de enfermagem.
No bonsai, sou apaixonado pelos áceres em geral, pelo ulmus, e primaveras, mas sou um grande fã das nossas nativas e faço algumas experiência com plantas da minha região, que confesso não saber nem o nome das mesmas. Quando eu puder postar fotos, certamente pedirei aos companheiros que me ajudem até mesmo a identificá-las.
Bom é isso, companheiros espero que isso seja o início de grandes amizades virtuais e, do fundo do coração, espero mesmo que elas se tornem amizades de fato.
É isso companheiros, estou pronto para aprender muito daquilo que todos puderem me ensinar e compartilhar com quem precisar daquilo que já aprendi!

Um abraço fraterno!

Gilson Mendes de Góis
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 18/07/04
Idade: 38
Mensagens: 1952
Localização: Uberaba - MG - Brasil

MensagemEnviada: Ter Out 11, 2005 10:07 am    Assunto: Re: Gilson Mendes de Góis Responder com citação

Olá Gilson,

Esta fase é uma das melhores, de ir com muita "sede ao pote", porque aprendemos absurdos com essa busca frenetica por aprendizados. Continue assim meu amigo, o Bonsaié muito mais que apenas um Hobbye, é uma paixao e uma tradição a ser seguida. T+ amigo.

Abraços:

Illex
_________________
"Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas também existe o sentimento de cada pessoa."

Mestre do Senhor Takeshima
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Qua Out 12, 2005 12:38 am    Assunto: Responder com citação

Olá Gilsom !
Prazer em conhecer um colega de formação universitária. Tbém me formei em Letras/Português e só exerci a profissão por 3 meses. Acabei indo para área de negócios em Ind. Química, onde me aposentei.
Abraços
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Gilson Mendes de Góis
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 26/04/05
Idade: 59
Mensagens: 197
Localização: Campo Mourão - Paraná

MensagemEnviada: Ter Nov 01, 2005 8:14 am    Assunto: Responder com citação

Illex,

obrigado pela acolhida...


Elio,

Bom saber que temos mais uma coisa em comun além do bonsai. Por falar nisso, gostaria muito de te conhecer pessoalmente. Dia 18 passado eu estive na Bonsai Brasil, mas foi uma viagem de última hora, quem sabe até o fim do ano eu esteja em Curitiba novamente!

Abraços!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/12/04
Idade: 80
Mensagens: 6143
Localização: Niterói-RJ

MensagemEnviada: Ter Nov 01, 2005 4:51 pm    Assunto: Responder com citação

Oi Gilson !!! Laughing Laughing Laughing

Muito prazer em conhecê-lo !!!!!!! Very Happy Very Happy Very Happy

Também sou professora, pedagoga , embora sem exercer a profissão há muito tempo, o que não importa !!!!!!!!

Quero ver sua foto, quero conhecê-lo via net !!!!!!!!!!

Bom você estar vivenciando a arte do bonsai que nos é muito gratificante quer no que diz respeito a mente, quer no que diz respeito a mudança de vida............

Abraços

Angela - aprendiz de bonsaista - Embarassed Embarassed Embarassed
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Gilson Mendes de Góis
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 26/04/05
Idade: 59
Mensagens: 197
Localização: Campo Mourão - Paraná

MensagemEnviada: Qui Nov 03, 2005 6:17 am    Assunto: Responder com citação

Olá Angela,

O prazer é todo meu!
Eu tenho acompanhado suas postagens e vi sua apresentação!
Só posso dizer que pessoas como você é que me fazem acreditar no futuro da humanidade!

Quanto à foto, por enquanto não tenho "condições técnicas" para postar, mas, espero que em breve eu possa!

Um abraço fraterno!


Gilson
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Charles
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 30/09/04
Mensagens: 1213
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Qui Nov 03, 2005 8:14 am    Assunto: Responder com citação

Oi Gilson, tudo bem?

Seja bem vindo! Voce vai gostar deste fórum... garanto! Wink
O Paraná está muito bem representado no bonsai, e estou certo de que voce poderá fazer contatos riquíssimos por aí!

Eu também não me esqueço da minha fase de "ir com muita a sêde ao pote" (e confesso que ainda tenho algumas recaídas! Laughing )!
Acho que a grande lição que tirei dessa fase foi a seguinte:
- Naquela época eu colocava um foco exagerado na estética da árvore. Era quase como se meu objetivo imediato (e inatingível!) fosse conseguir um bonsai bonito HOJE! Amanhã já era longo prazo!!! Shocked
E com isso, passei um bom tempo quase sem dar importância ao que considero básico hoje! Um bom substrato... uma boa adubação... rega e insolação corretos, controle de pragas!
Resolvido este ponto, podemos voltar o foco na a busca da estética, uma vez que a planta nos responderá com muito mais vigor!

Assim que puder, poste fotos de suas plantas. Vamos trocar figurinhas sobre elas!

Abraço,
Charles
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Gilson Mendes de Góis
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 26/04/05
Idade: 59
Mensagens: 197
Localização: Campo Mourão - Paraná

MensagemEnviada: Qui Nov 03, 2005 10:37 am    Assunto: Responder com citação

Olá Charles,

Obrigado por dividir sua experiência! Interessante, como os sentimentos são parecidos. Ao ler sua exposição, parecia que eu me via! Por isso agradeço pela divisão da experiência, pois eu me sentia mal, achando que havia algo de errado, mas, depois de aprender com a própria ansiedade e de tomar conhecimento, percebo que isso tudo faz parte do caminho a ser percorrido.
Confesso que estou ansioso para poder postar fotos dos meus modestos trabalhos e só não o faço, porque minhas postagens ainda são feitas dos computadores da minha empresa e eu não posso e nem devo abusar, senão vou acabar perdendo esse espaço e, também não possuo câmera, mas sei que um dia isso acontecerá.
Enquanto isso, vou me contentando com o aprendizado que os amigos do fórum me propiciam.
Agradeço profundamente a todos!

Para você,

Um abraço fraterno e, mais uma vez: obrigado por dividir sua experiência!

Gilson
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Elio
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/04/05
Idade: 77
Mensagens: 6407
Localização: Curitiba-PR

MensagemEnviada: Sex Nov 04, 2005 1:51 pm    Assunto: Responder com citação

Fala Gilson !!!

Espero ter o prazer de recebê-lo antes do final do ano ! Me avise com antecedência para eu programar algumas visitas, ok ?

Quem esteve aqui, hoje, foi o Araldi, de Palotina. Me trouxe um belo exemplar de Guajuvira.


Como o Charles disse, eu tbém, no início, fui com muita sede ao pote. Depois, o Tomio (Nipon Bonsai) me ensinou que, primeiro temos que cuidar da saúde do bonsai, depois do estilo/estética.

Abraço
_________________
Elio

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Gilson Mendes de Góis
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 26/04/05
Idade: 59
Mensagens: 197
Localização: Campo Mourão - Paraná

MensagemEnviada: Seg Nov 07, 2005 8:14 am    Assunto: Responder com citação

Elio,

Obrigado. Se der certo minha viagem, certamente entro em contato contigo!
E por falar em guajuvira, eu descobri que por aqui existem umas grandes árvores dessas, elas ficam numa propriedade particular, daquelas do tipo: "não entre sem autorização". Quando eu era menino elas já estavam lá. Não conte prá ninguém, mas eu costumava ir lá caçar pintassilgos com alçapões Embarassed Ninguém é perfeito, né!!
Mas isso já passou agora se puder eu solto pássaros nativos das gaiolas!
Voltando às guajuviras, vou tentar conversar com o dono (sem contar que eu era aquele moleque que levava corridões e xingamentos dele. Muitos justos, aliás.) e pedir para ir até lá e, se for ao caso coletar sementes delas na época certa. Depois disso e, se houver interesse, disponibilizo as mesmas com quem quiser!

Um abraço fraterno!

Gilson
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Ivo
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 03/11/05
Mensagens: 219
Localização: Nova Petrópolis - RS

MensagemEnviada: Dom Jan 08, 2006 9:00 pm    Assunto: Responder com citação

Prezado Gilson,
Nunca entrei nesta parte do fórum, mas hoje bateu uma curiosidade. Foi um prazer conhecê-lo melhor! Já intercambiamos, lembra-se? Os olmos com os álamos (e, de quebra, uma erva-mate para mim!). Em breve me apresentarei, mas falta-me a foto (não tenho câmera digital...). Mas fiquei contente em saber que temos algo em comum; também sou professor, leciono espanhol e alemão.
Você mencionou que faz testes com espécies nativas, sem saber quais são. Bem, mande fotos, ou até folhas aos meu endereço. Tenho condições de identificar mais de 1000 espécies nativas ou exóticas (mil mesmo, é que eu sou apaixonado por árvores!).
Um abraço!
Ivo
_________________
Quem faz bonsai viaja... Wer Bonsai kultiviert, tut Reise... Weer macht ponsay tuut reese
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Gilson Mendes de Góis
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 26/04/05
Idade: 59
Mensagens: 197
Localização: Campo Mourão - Paraná

MensagemEnviada: Sex Jan 13, 2006 8:33 am    Assunto: Responder com citação

Olá Ivo,

Fico muito feliz em saber que você também é professor, aliás, fico contente em conhecer melhor o amigo e saber que o que nos identifica mais é o amor às árvores.
E pode ter certeza que eu não me esqueci de você não.
Quanto à sua oferta para identificar espécies, pode ter certeza que futuramente estarei lhe dando trabalho Laughing , mas no momento eu estou de férias (estou acessando de uma Lan House), mas asssim que retornar vamos nos intercambiar mais!

Um abraço fraterno e até breve!

Gilson[/i]
_________________
Bonsaísta é um poeta que não escreve, modela seu poema vivo... e também é modelado pela árvore!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> QUEM SOU EU? Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil