Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
henrique.medvet
Registrado: 17/09/10 Idade: 50 Mensagens: 15 Localização: Volta Redonda-RJ
|
Enviada: Seg Set 05, 2011 3:34 pm Assunto: Uso de somente akadama como substrato |
|
|
Olá a todos,
Depois de utilizar vários tipos de substratos, estou querendo testar um substrato composto exclusivamente de akadama. Estive lendo alguns artigos que comenta sobre o risco de compactação do solo depois de 1 ou 2 anos utilizando exclusivamente esta matéria prima.
Alguém já utilizou a akadama exclusivamente como substrato? Teve boas respostas? Já teve problemas com a sua decomposição?
Já tive problemas com apodrecimento de raízes com muda nova (4 meses) de pinheiro negro utilizando outros substratos, estou querendo experimentar a akadama!
A akamada que vou utilizar é da Qualytá Bonsai Substrat.
Abraço a todos ! |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
|
|
 |
blzounem
Registrado: 22/08/11 Idade: 47 Mensagens: 51 Localização: Campinas-SP
|
Enviada: Seg Set 05, 2011 8:20 pm Assunto: |
|
|
Retirado da idealbonsai
http://www.idealbonsai.com.br/Produtos.asp?ProdutoID=2212
O Akadama Nacional (Qualytá Bonsai Substrat) é um excelente substrato para ser utilizado em seu bonsai, fornecendo um bom arejamento das raizes, estimulando seu crescimento, alem da retenção balanceada de umidade do bonsai.
Granulometria: 03 a 06mm
Composição:
Ca: 29,73 Mg: 8,98 K: 0,35 CTC: 41,09 M.O.: 2,91 Z.: 4,92 Sat.B: 95,06 P: 388,66 Fe: 221 Sat.B: 79,05 Cu: 6,02
Relações: Ca/Mg: 3,31 Ca/K: 84,94 Mg/K: 25,66 |
|
|
 |
henrique.medvet
|
Enviada: Seg Set 05, 2011 10:09 pm Assunto: |
|
|
É justamente este que eu comprei para fazer alguns testes, mais será que minguem e conhece e usou akadama?
Achei que fosse um substrato mais conhecido!
Quando chegar e fizer os testes posto os resultados! Só estou com medo porque não quero perder minhas espécies. Por isso que eu estava perguntando sobre suas experiencias com o akadama.
abraços |
|
|
 |
Moreno 3.o PASSO

Registrado: 23/09/05 Idade: 42 Mensagens: 451 Localização: Maringá - Pr.
|
Enviada: Ter Set 06, 2011 12:53 am Assunto: |
|
|
Ola henrique, boa noite..
entao, na verdade o qualytá nao tem nada a ver com o akadama,
o qualytá é produzido no interior do paraná por um colega aqui do forum, e é resultado no trituramento de um tip ode rocha específico, ja o Akadama vem exclusivamenmte do japao e é um solo de origem vulcanica.
Não quer dizer que o qualytá nao seja um solo muito bom, mas essa denominaçao é erronea ao meu ver.
grande abraço _________________ http://morenopavezzi.wordpress.com/ |
|
|
 |
henrique.medvet
|
Enviada: Ter Set 06, 2011 10:28 am Assunto: |
|
|
Olá Moreno,
Também acho errado chamar somente de akadama, mais eles chamam de akadama brasileira.
Caso conheça alguém que utilize somente ela ou parte dela para compor o substrato vai ser de grande ajuda.
Estou buscando um substrato mais eficiente para as minhas plantas, tenho tido problemas, principalmente com Pinheiro Negro com apodrecimento de raízes (mudas muito novas +ou- 4 meses).
Sempre na busca do substrato ideal
Abraços |
|
|
 |
Moreno 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Set 06, 2011 12:03 pm Assunto: |
|
|
henrique, tem muita gente do forum que usa o qualitá, jaja aparece alguem,
quem fabrica é o Araldi. o e-mail dele é araldig@hotmail, ele vai ter todas as informações que vc precisa...
agora sobre o substrato do pinheiro negro acho que vc deveria tentar a terra granulada da nippon bonsai, o mestre Hidaka usa isso nos seus PN...
grande abraço _________________ http://morenopavezzi.wordpress.com/ |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Set 06, 2011 1:28 pm Assunto: |
|
|
henrique.medvet escreveu: | Olá Moreno,
Também acho errado chamar somente de akadama, mais eles chamam de akadama brasileira.
Caso conheça alguém que utilize somente ela ou parte dela para compor o substrato vai ser de grande ajuda.
Estou buscando um substrato mais eficiente para as minhas plantas, tenho tido problemas, principalmente com Pinheiro Negro com apodrecimento de raízes (mudas muito novas +ou- 4 meses).
Sempre na busca do substrato ideal
Abraços |
Henrique, será que o problema de apodrecimento das raízes não é questão de excesso de água por má drenagem? PN não gosta de solo muito úmido.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
henrique.medvet
|
Enviada: Ter Set 06, 2011 1:45 pm Assunto: |
|
|
Olá Elio,
utilizei um substrato composto 50% terra preta, 20% tijolo moido, 30% pedrisco, e mesmo assim tive problemas com o apodrecimento, fiz controle de umidade somente regando quando a superfície do solo estava seca e mesmo assim perdi a maior parte nas mudas.
Estou com outro lote a caminho, plantei 100 sementes dia 1/9/2011, utilizando somente areia grossa com pedrisco no fundo.
Muito legal seu experimento com AMINOMIX e outros produtos, estou acompanhando o progresso também.
Abraços[/i] |
|
|
 |
Leonardo A. 2.o PASSO

Registrado: 25/11/09 Idade: 38 Mensagens: 227 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Set 06, 2011 2:51 pm Assunto: |
|
|
Ola, o Moreno ja explicou a questão da diferença entre o Akadama e o Qualyta.
Eu usei os 2 tipos de substrato e os 2 são muito bons.
Uma das diferenças se da pelo ph, o Akadama é neutro e o Qualyta é ligeiramente ácido.
Os 2 se usados puro na composição nescessitam de uma adubagem e régas mais frequentes. É o mesmo cas de usar o caco de tijolo.
O Akadama realmente se desmancha com o tempo, ficando como "lama". Não por inteiro mas sim alguma parte do substrato, talvez com muito tempo de uso ele se desmanche por completo. Eu usei por no máximo 2 anos o mesmo substrato.
O Qualyta pelo que percebi não desmancha no vaso, a não ser que se aperte com muita força o substrato ja usado na ponta dos dedos. |
|
|
 |
Moreno 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Set 06, 2011 3:54 pm Assunto: |
|
|
henrique, acho que o seu problema esta na terra preta.
ja usei isso a muito tempo e ela vira um concreto com o tempo, mesmo misturado com caco e pedrisco, tente usar substrato comercial para hortas tipo platmax ou similar.
eu achedito que ai seu problema ja estaria resolvido... _________________ http://morenopavezzi.wordpress.com/ |
|
|
 |
henrique.medvet
|
Enviada: Ter Set 06, 2011 5:10 pm Assunto: |
|
|
Moreno escreveu: | henrique, acho que o seu problema esta na terra preta.
ja usei isso a muito tempo e ela vira um concreto com o tempo, mesmo misturado com caco e pedrisco, tente usar substrato comercial para hortas tipo platmax ou similar.
eu achedito que ai seu problema ja estaria resolvido... |
Olá Moreno,
vou fazer este teste com as novas mudas que estão por vim
vou procurar este substrato do tipo platmax, será que a "Akadama Qualyta" (comprei na Ideal Bonsai) também serve? em qual mistura devo utilizar? Uso puro?
abraços |
|
|
 |
Moreno 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Set 06, 2011 5:49 pm Assunto: |
|
|
eu acho que da uma mistura boa sim pra Pinheiro Negro...
acredito que mais qualitá doque substrato comercial, e adicionando um pouco de casca de pinus pra favorecer o desenvolvimento das micorrizas
mas a proporçao exata nao sei te dizer, nao entendo muito de matsu nao
rssss
grande abraço! _________________ http://morenopavezzi.wordpress.com/ |
|
|
 |
Felipe 5.o PASSO

Registrado: 14/09/05 Idade: 45 Mensagens: 921 Localização: Florianópolis - SC
|
Enviada: Qua Set 07, 2011 11:10 pm Assunto: |
|
|
Nunca usei o Akadama do Japão, já utilizei um Akadama que vende aqui no Brasil. O resultado foi falado a cima, pelos amigos, vira uma lama, o substrato perde a drenagem, fica uma m..... O Qualitá é muito bom, utilizo e recomendo. Para os matsu utilizo ele junto com casca de pinus. _________________ Felipe Costa
Clube Floripa Bonsai
https://www.facebook.com/pediquejardinagem
http://pedique.blogspot.com.br/ |
|
|
 |
henrique.medvet
|
Enviada: Qui Set 08, 2011 1:25 am Assunto: |
|
|
felipe escreveu: | Nunca usei o Akadama do Japão, já utilizei um Akadama que vende aqui no Brasil. O resultado foi falado a cima, pelos amigos, vira uma lama, o substrato perde a drenagem, fica uma m..... O Qualitá é muito bom, utilizo e recomendo. Para os matsu utilizo ele junto com casca de pinus. |
Olá felipe,
qual a proporção que você usa de Qualitá e casca de pinus para os seus matsu?
Abraço |
|
|
 |
|