FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

DESENHO DA PAINEIRA
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Lando
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Dez 20, 2004 11:07 pm    Assunto: DESENHO DA PAINEIRA Responder com citação

Pessoal,

Aqui está o desenho que fiz da paineira que encontrei...

Ela está dessa forma:

O desenho foi feito no velho "paint" (Rsss). Não reparem...

Preciso de ajuda!

Obrigado,

Orlando (Lando)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Tecnolobo
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Dez 22, 2004 5:45 am    Assunto: Responder com citação

hehehe que nada cara está muito legal

bastante explicativo Very Happy

Tecno
Cláudio C. Ratto
Visitante

MensagemEnviada: Qua Dez 22, 2004 7:40 am    Assunto: Responder com citação

Orlando,

Cara .......está muito maneiro esse desenho seu !
Posso te pedir futuramente para desenvolver alguns pra min ?
Acho de grande valia, para as plantas que a gente não tem imagens registradas dos pimeiros estágios de modelgem, entende ?
Vou analisar com mais calma e depois volto com sugestões, ok ?

[]ão
Lando
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Dez 22, 2004 8:58 am    Assunto: Responder com citação

Valeu Tecno! Valeu Ratto!

Ratto, gosto de desenhar - principalmente à mão livre (prefiro). Quando quiser, farei o desenho pra ti.

Aguardo sugestões para a planta...

Um abraço,

Orlando (Lando)
Cláudio C. Ratto
Visitante

MensagemEnviada: Qui Dez 23, 2004 5:56 am    Assunto: Responder com citação

Lando escreveu:
Valeu Tecno! Valeu Ratto!

Ratto, gosto de desenhar - principalmente à mão livre (prefiro). Quando quiser, farei o desenho pra ti.

Aguardo sugestões para a planta...

Um abraço,

Orlando (Lando)

Orlando,

Estou trabalhando uma Casuarina, atualmente o gênero passou para Allocasuarina, no campo que tinha umas raízes bem grandes. Bem, eu achei sensato o que você fez, que foi deixar ela por lá após ter cortado as raízes grandes, mas veja, se você não tiver o controle da rega tudo pode ir por água a baixo, entende ?
Quando eu fiz o trabalho de "sangria" era inverno e a planta sente menos e também acompanhei por alguns mêses o desenvolvimento dela após ter feito isso. Sugiro que você deixe umas 2 garrafas pet´s de 2 litros cada para irrigação deste exemplar, pois estamos no verão e isso irá ajudar. Você fez certo em cobrir com solo, mas nada vai adiantar se esta não for irrigada. É fácil de chegar ao local onde ela está ?

[]ão
Lando
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Dez 23, 2004 11:35 am    Assunto: Responder com citação

Fala, Ratto!

Cara, eu também pensei nisso (irrigação). Mas por enquanto estou despreocupado, porque desde o dia que fui fazer o yamadori, de lá para cá tem chovido regularmente (da madrugada de hoje até agora, por exemplo, a chuva não para!)... O lugar é sim de fácil acesso.
Quando o tempo melhorar, vou dar uma passadinha lá para verificar o estado da planta - creio que esteja bem! Vou aproveitar e levar a camêra digital para tirar uma foto dela...

Quanto à casuarina, vimos que no WBC desse ano, uma pessoa foi classificada com essa espécie!
Acho muito linda, tenho um pré e também viso um yamadori!

Orlando (Lando)
Lando
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Fev 16, 2005 10:21 am    Assunto: Responder com citação

Pessoal,

Ontem eu estive na mata para verificar o estado da paineira e fui agraciado por muitas surpresas... Primeiro constatei que ela está em perfeitas condições. Mesmo tendo feito todo aquele procedimento como o relatado no desenho, nada de prejudicial ocorreu com a planta; não amarelou, não caiu sequer uma folha - ela está "intacta" e com saúde! Outra surpresa foi que bem perto dela encontrei uma outra praticamente no mesmo estilo - muito linda! Encontrei também um exemplar que acredito eu ser uma figueira (daquelas enormes), no mesmo estilo daquela espécie que encontrei a pouco tempo (ver o tópico: Amador Ama Yamadori) - achei também um exemplar desta mesma... E por fim, germinou uma das sementes de flamboyant que plantei na fenda de uma rocha (será objeto de yamadori). Rsss

Hoje mesmo estarei voltando ao local para fotografar e documentar tudo. Voltarei com mais novidades para vocês de umas plantas interessantes...

Até mais...

Orlando (Lando)
Lando
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Fev 16, 2005 7:39 pm    Assunto: Responder com citação

Bom, amigos,

Como falei acima, fui à mata e fotografei tudo que eu queria mostrar para vocês... A paineira de que tanto falei e comentamos está aqui, olhem:

Este é o lado que vou considerar a frente. Está de acordo com o desenho que fiz? Rsss

Aqui agente observa mehor os detalhes... Repare o galho sem acúleos (mais velho) e o outro com (novo). Tem até um uro!

Aqui eu mostro a visão de quem olha pelo lado esquerdo da planta.

Também pela visão do lado esquerdo, sob um novo ângulo. Aqui, o galho mais baixo, o que está sem acúleos, está apontado para você.

Este é o outro exemplar que encontrei. Estavam bem próximos. O mato estava camurflando... Mas EU o encontrei... Rssss

Detalhe da folha.

E por fim, minha amante e eu juntos! A primeira mostrada é minha namorada... Parece até que alguém nos fotografou juntos! Rssss

Estou ansioso para apanha-la... Preciso de sugestões e conselhos dos experientes.

Sem mais,

Até.

Orlando (Lando)
Felipe Frango Zappala
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Fev 16, 2005 11:20 pm    Assunto: Responder com citação

Lando, você é um caçador de primeira!
Parabéns pelo achado.
Vai ficar um espetáculo.

Abração.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Fev 17, 2005 6:43 am    Assunto: Retirada da paineira Responder com citação

Lando, as paineiras, de forma geral, são bastante fáceis de manter e o transplante, normalmente, não afeta em nada a árvore. Pela forma com que você fala das mesmas, todo cuidado é pouco. Se fosse você, retiraria uma das paineiras de imediato. Não acredito que haja necessidade de sangria. Leve material para manter a umidade assim que retirar do chão: musgo esfagno.
As bombacaceas, pela facilidade com que brotam de estacas, mostram que, mesmo com poucas raízes brotarão rapidamente.
Conforme João Chaddad:
O melhor substrato para paineiras é o que tem pelo menos 50% de vermiculita de tamanho médio, colocada em camadas diferenciadas: no fundo do vaso uma camada de vermiculita (±1cm), um pouco do adubo super-simples (±20g) e outra camada de vermiculita (±1cm), e uma camada (±1cm) de terra com esterco ou húmus e vermiculita (1:1:1), coloca-se a planta e completa-se com a última mistura citada. A adubação líquida das paineiras pode ser feita semanalmente com uma formulação completa de nutrientes, como o Ouro Verde; e mensalmente pode ser regada com Nitrocalcio.
Ás paineiras podem ser aplicadas a “troca parcial” de terra em 2 épocas seguidas do ano isso pode proporcionar um elevadissímo engrossamento, sendo que a segunda é opcional:
1º). Final do inverno e início da primavera, em São Paulo seria em meados de setembro;
2º) Inicio do verão, em São Paulo seria final de dezembro e início de janeiro. A troca de solo pode ser feita integralmente, mas nesse caso necessita de desfolhamento, ou então a troca parcial do solo não necessitando a desfolha.
A troca parcial de solo é o que proporciona resistência à planta contra os fungos e as queimaduras do sol, além de auxiliar na produção de ramos, que é outra dificuldade encontrada em paineiras.

Lando, a decisão é sua. A expectativa.....nossa!
Boa sorte!
Coloque o nome de sua cidade em localização, no PERFIL. É interessante sabermos de onde são os foristas participantes.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Sergivaldo
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Fev 17, 2005 10:52 am    Assunto: Responder com citação

Olá Pessoal...

Lando, quando vi seu desenho, confesso que fiquei sem entender como seria essa planta. Hoje, após vê-la ao vivo e a cores, constatei que você é um grande desenhista: parabéns pelo desenho e pela bela planta!!!

Em relação à retirada da mesma, estou com o Mário, acho que você deveria fazê-la já!!

Apenas recomendaria fazer todo o possível para deixar um torrão para proteger as raízes. Normalmente, faço uma vala em volta da planta, + ou - 40 cm de distância, e depois vou diminuindo esse volume até que o tamanho do torrão seja suficiente.

Boa Sorte!!!!

Um abração,

Sergivaldo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Lando
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Fev 17, 2005 11:43 am    Assunto: Responder com citação

Felipe, Mário, Sergivaldo, obrigado pela força!

Pessoal,

No primeiro dia que eu a encontrei, eu fiquei doido!!! Parecia que eu estava encontrando uma jóia preciosíssima - e na verdade é, vocês não acham? No outro dia, quando fui apanhá-la, observei que a mesma possuía poucas raízes, como detalhei no desenho, mas notei também que estava começando a brotar outras novas - muito semelhante às de uma cattleya.
No desenho, onde fiz um tracejado, mostro o lugar onde quebrou (quebrou muito fácil!), como se tivessemos partindo um pepino... Bom, percebi que a estrutura do tronco é constituído por um bulbo que reserva muita água (como o cactus, ou uma melancia, só que mais consistente, mais sólido) - seja talvez por esse motivo o fato de a planta emitir poucas raízes. Então conclui que todo seu potencial de reserva de energia está no tronco e não nas raízes - a natureza é perfeita! Este foi o "motivo chave" para me despreocupar com o transplante. Não vejo nem a necessidade de desfolia.
Minha maior preocupação, na verdade, é com a estação do ano. Por isso perguntei sobre a conveniência do transplante após um dia de chuva, e com o céu nublado...

Sergivaldo, quanto ao torrão, também costumo preservar um bom volume para o transplante, mas no caso desta paineira vai ser difícil, por ter poucas raízes. Elas não vão suportar nem conter a terra...
Agradeço o elogio ao desenho e à planta. Valeu!

É isso aí, amigos.

Aguardo comentários.

Orlando (Lando)
Cláudio C. Ratto
Visitante

MensagemEnviada: Qui Fev 17, 2005 6:25 pm    Assunto: Responder com citação

Fala Lando !

Realmente o seu desenho bate com a foto dela ao vivo, mas como fica difìcil identificar assim pensei que fosse a que tenho aqui.....cheio de espinhos. Não conheço muito sobre manter paineiras como bonsai, mas nesse caso eu concordo com você....está ai me parece armazenar muita água. Então não vejo prablema na sua extração........e manda bala.
Amanhã vou tentar tirar algumas fotos para te mostrar como é a daqui, falou ?

Gostaria de adquirir essa apostila do Chaddad......
e ai, você conseguiu comprar ?

Abraço a todos,
Lando
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Fev 17, 2005 9:19 pm    Assunto: Responder com citação

Ratto,

Eu também estou aprendendo agora. É a primeira vez que estou trabalhando com elas.
Já troquei uns e-mails com o Chaddad, mas foi tudo muito efêmero... Ainda não possuo sua apostila.
Ratto, posso te assegurar que a principal diferença (descartando a espécie) entre essas paineiras que encontrei e as suas são devidas à idade das mesmas.
Bom, tenho certeza que essas que encontrei são muito velhas. O que ocorre nessas espécies, no decurso do envelhecimento, são a perda dos acúleos - isso se dá ao fato de eles serem superficiais, destacam facilmente (as roseiras apresentam essa mesma característica).
Ja tive observando, observo muito... Numa paineira adulta verifiquei a presença de acúleos somente nas ramificações dos galhos; nos caules das mudas são repletos deles...
Ratto, você percebeu bem na 2ª foto que publiquei? Dá uma olhadinha só! Veja como está cheio de acúleos no galho mais recente!
Existe uma diferença entre acúleos e espinhos. Eu aprendi lendo em sites de botânica, e gostaria de dividir com todos. Comentei acima sobre os acúleos; já os espinhos, eles se originam na parte interior do tronco e são difíceis de extrair... Lembro uma vez ter postado algo a respeito dos espinhos nos phitecos... Comentei que no desenvolvimento deles, a casca encobria os espinhos.
Muito do que aprendo se deve também à observação!

Amigo Ratto, aguardo suas fotos.

Um abraço!

Orlando (Lando)
Cláudio C. Ratto
Visitante

MensagemEnviada: Sex Fev 18, 2005 3:27 pm    Assunto: Responder com citação

Lando,

Acúleos são projeções da periderme que na maioria das vezes espetam.....Algumas espécies perdem os acúleos dos troncos outras não. Algumas perdem os acúleos dos galhos ...outras não. O que eu estou querendo dizer, que a diversidade genética é bem grande entre os vegetais terrestres e principalmente aqui no Brasil. A espécie que ocorre por aqui, as folhas são diferentes e também não perdem os acúleos......ela é toda aculeada.
Ainda não fui lá em cima para tirar foto, mas vou fazer isso, pode deixar.
No seu caso eu suspeito que seja uma parte da raiz que estamos vendo e a parte verde seria o futuro tronco talvez........, mas as folhas são diferentes das que tenho por aqui.

[]ão
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: