Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Lando 4.o PASSO

Registrado: 01/12/04 Mensagens: 608 Localização: São Pedro da Aldeia - Região dos Lagos - RJ
|
Enviada: Qui Dez 16, 2004 9:50 am Assunto: PAINEIRA |
|
|
Amigos,
Preciso de melhores informações sobre as paineiras. Já tentei entrar em contato com o Chaddad, mas até agora não obtive resposta.
Se algum de vocês tiver informações a respeito, peço a ajuda de vocês.
Motivo: estou realizando um yamadori muito interessante de um exemplar desses (não sei informar a espécie com precisão). Logo estarei postando um desenho que fiz e algumas fotos da mesma...
Até mais,
Orlando (Lando) |
|
|
 |
Cissa 1.o PASSO

Registrado: 07/12/04 Mensagens: 172 Localização: Carapicuiba/SP
|
Enviada: Qui Dez 16, 2004 1:38 pm Assunto: |
|
|
Oi Lando,
aqui vão algumas dicas datas a algum tempo pelo Chaddad:
"A melhor época para raplantio de paineiras é no inverno, principalmente se estiverem sem folhas.
O torrão pode ser desmanchado inteiro, sem folhas ou desmanche parcial com folhas (mas você pode retira-las manualmente).
No solo orgânico ela engrossa pouco a raiz. A mistura de 50 % de terra, 25% de esterco e 25% de areia, alguns granulos no fundo do vaso de adubo super simples é mais indicada.
A poda também é indicada no inverno, pode ser junto com o transplante. Na paineira comum ela é feita bem baixa, cerca de 20 cm, porque a raiz crescerá muito no futuro, ocupando 70% do bonsai."
Abração
Cecilia |
|
|
 |
Tecnolobo 1.o PASSO

|
Enviada: Sex Dez 17, 2004 7:43 am Assunto: |
|
|
Cissa , ainda não vi fotos de Bonsai de paineira
ce tem ai????  _________________ " ... Faça ou não faça: a tentativa não existe."( Yoda) ... |
|
|
 |
Cissa 1.o PASSO

Registrado: 07/12/04 Mensagens: 172 Localização: Carapicuiba/SP
|
Enviada: Sex Dez 17, 2004 7:05 pm Assunto: |
|
|
Oi Tecno,
minha mãe tem uma floresta de paineiras mas não tenho fotos dela para postar aqui.
Aqui vai uma foto conseguida na Internet:
Abração
Cecilia |
|
|
 |
Mizuno

|
Enviada: Dom Dez 19, 2004 11:18 pm Assunto: |
|
|
Segundo o próprio João Chaddad me ensinou há alguns anos, a paineira tem uma dominância apical muito forte (quer dizer que é difícil ramificar).
Então, o melhor é enchê-la de adubo no outono, para ela ter bastante reservas durante o inverno.
Assim que comece a quebra da dormência (antes dos brotos abrirem), vc deve replantar e podar os galhos bem curtos.
Isso vai fazer ela brotar mais ramos de uma vez, permitindo formar uma copa.
Será que deu para entender? _________________ []s
Eduardo Mizuno
"may the force be with you" |
|
|
 |
Lando 4.o PASSO

Registrado: 01/12/04 Mensagens: 608 Localização: São Pedro da Aldeia - Região dos Lagos - RJ
|
Enviada: Seg Dez 20, 2004 11:28 pm Assunto: |
|
|
Cissa, você foi concisa e me esclareceu bem algo que gostaria saber.
Mizuno, você foi claro - entendi o que quis dizer.
A ambos, agradeço pelas respostas.
Na seção: Minha árvore e sua opinião, postei o desenho da planta (a forma como ela está) para receber mais algumas informações e procedimentos.
Até mais,
Orlando (Lando) |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Jan 02, 2005 3:17 pm Assunto: paineiras |
|
|
há algum tempo venho tentando desenvolver duas paineiras. as dicas fornecidas pelo colega Mizuno irão ser muito bem aproveitadas. acrescento que o substrato que estou usando é bem poroso, os vasos são rasos, e isso tem refletido na planta, que emite espinhos grandes e força o crescimento a ficar bem lento. desfolho duas a tres vezes ao ano, obtendo folhas menores. adubo bem menos que as outras plantas e rego duas vezes ao dia. sol pleno.  |
|
|
 |
Marcio Garcia 2.o PASSO

Registrado: 22/12/04 Idade: 45 Mensagens: 346 Localização: Sao gotardo/MG
|
Enviada: Seg Jan 03, 2005 8:07 am Assunto: Re: paineiras |
|
|
nickyfury escreveu: | há algum tempo venho tentando desenvolver duas paineiras. as dicas fornecidas pelo colega Mizuno irão ser muito bem aproveitadas. acrescento que o substrato que estou usando é bem poroso, os vasos são rasos, e isso tem refletido na planta, que emite espinhos grandes e força o crescimento a ficar bem lento. desfolho duas a tres vezes ao ano, obtendo folhas menores. adubo bem menos que as outras plantas e rego duas vezes ao dia. sol pleno.  |
Ola nickyfury, so uma perguntinha:
- Voce e parente daquele jornalista, Jucakifury? hehehe
Nickyfury/Jucakifury
So uma brincadeirinha.
Eu sempre quis ter uma paineira mas sempre achei meio complicado, as dicas aqui estão de boa serventia, voce não tem fotos das suas paineiras pra gente ver a evolução das mesmas ou o estagio em que se encontram?
E pra eu ter uma ideia de bonsai de paineira.
Elas Florescem em vasos? _________________ Marcio Garcia
marciogarcia79@hotmail.com |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Jan 03, 2005 10:50 am Assunto: paineiras |
|
|
Marcio Garcia, ainda não consegui nenhuma floração com minhas duas paineiras. creio que essa planta só floresce após um certo tempo(as que são plantadas nas ruas p/arborização, p.ex., levam até dez anos para a primeira florada). claro, num vaso de bonsai, onde limitamos o crescimento, mas tratamos elas mais amiúde, talvez possa reduzir o tempo de floração pela metade. minhas plantas têm algo em torno de tres anos, desde sementes. creio que daqui uns quatro ou cinco anos alcançarão maturidade para florir.
oportunamente postarei fotos das duas.  |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Jan 03, 2005 11:23 am Assunto: paineiras |
|
|
Quanto ao jornalista, não sou parente dele não. esse apelido retirei de um gibi americano, da década de 40 ou 50, nos Estados Unidos, em que o personagem principal era um detetive de cor negra. Achei interessante(não sou negro), por causa do período em que a revista foi editada e pela cor da personagem, considerando o racismo violento que imperava naquele país nesse período(e que ainda existe em alguns Estados). um abraço.  |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
|
|
 |
Lando 4.o PASSO

|
Enviada: Qua Jan 05, 2005 10:54 am Assunto: |
|
|
Nickyfury,
Suas paineiras estão bonitas. Você precisa ver a que estou fazendo um yamadori... Está um show, cara!
Estou um pouco enrrolado, assim que eu puder, vou fotografá-la para mostrar a vocês.
Nicky, dê uma olhada no desenho que fiz dela... Está na seção: minha árvore e sua opinião, com o título: desenho da paineira
Até mais,
Orlando (Lando) |
|
|
 |
lubisomem01 1.o PASSO

Registrado: 23/11/04 Mensagens: 106 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Qua Jan 05, 2005 11:16 am Assunto: |
|
|
Lando caso ainda queira entrar em contato com o Chaddad da uma olhada no forum do BB ele apareceu por lá dando informações sobre paineiras inclusive sobre a venda das apostilas que ele faz, tem o tel e o endereço pra contato. valeu
um abraço
lubisomem |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Jan 07, 2005 6:37 pm Assunto: paineiras |
|
|
inclusive o Chaddad postou algumas fotos, mostrando a paineira em estilos variados, até cascata! imaginem só. um material de primeira para uma planta que as veze passa batida por nós. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
|