FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Jaboticaba
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
carlosdavidjr

MensagemEnviada: Qui Set 15, 2011 11:42 pm    Assunto: Jaboticaba Responder com citação

Meu projeto mais recente é esta Jaboticabeira.
Ela chegou no dia 8 assim:

Ontem fiz a desfolha e iniciei a aramação:

Podem opinar.....
Abraços,
David
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Set 16, 2011 7:44 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Quanto à desfolha e aramação, creio que o nobre colega foi um tanto precipitado. Melhor teria sido cuidar de efetuar um reenvase, distribuindo melhor o volme de raízes, buscando um formato levemente radial nelas, acondicionando a planta em um recipiente adequado para favorecer um bom cultivo e desenvolvimento, como por exemplo uma bacia plastica grande, bem perfurada no fundo e na lateral, com uma altura máxima de 10cm para menos.

O melhor momento para a desfolha total seria no inicio da primavera, e uma aramação seria mais interessante apenas daqui a uns oito meses ou mais, quando a planta estivesse primeiro estabilizada, isto é, como um bom crescimento, emitindo novas brotações que possibilitem a seleção criteriosa de galhos mais bem posicionados e corte dos excedentes. Rolling Eyes

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
carlosdavidjr

MensagemEnviada: Sex Set 16, 2011 1:41 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado Nick. Que pena agora já tá feito, coisa de novato. Acho melhor agora esperar uns dias (até a brotação) para o transplante, certo?
carlosdavidjr

MensagemEnviada: Sex Set 16, 2011 9:48 pm    Assunto: Responder com citação

Nicky, acho que postei em tópico errado, não? Deveria ter postado em PRINCIPIANTE, mas agora já está aqui.

Apesar de eu já ter defolhado e modelado os galhos mais baixos, você acha que ainda devo transplantar para uma bacia, tirar os arames e deixar livre até o iníco do inverno do ano que vem?

Abraço.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Set 17, 2011 7:14 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Essa é minha sugestão. Entretanto, aguarde até estarmos a meio da primavera para realizar o replantio adequadamente, com chances maiores para a planta recuperar-se bem. Por ora, tire os arames e deixe que ela volte a rebrotar normalmente. A primavera deverá ter inicio em 23/09, até lá, regue diariamente e faça um leve aporte de adubo organico, expondo-a ao sol o dia inteiro.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Ricardo Paiva
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Set 18, 2011 1:30 am    Assunto: Responder com citação

Apesar de você ter invertido a ordem dos trabalhos nesta planta, gostei do formato que você deu a ela com a aramação.
Depois de transplantada e plenamente recuperada, volte a aramar da mesma forma. Ficou muito bom.

Ricardo Paiva
http://ricardopaiva.wordpress.com/

“Não tente fazer a sua árvore parecer um bonsai, faça com que o seu bonsai pareça uma árvore.“ - John Yoshio Naka
carlosdavidjr

MensagemEnviada: Ter Set 20, 2011 10:03 am    Assunto: Responder com citação

Obrigado Ricardo, vou seguir a sugestão de vocês, bacia sem arames até o início do inverno de 2012. A título de informação já estão surgindo brotos.

Bem, ela está com uns 40 cm e eu não gostaria que crescesse muito, talvez mais uns 10 cm a mais, na minha opinião, seria ideal para o que penso em fazer. Por isso fico com receio, mas por outro lado acho que o tronco tem que engrossar um pouco mais.

Abraços,
David
carlosdavidjr

MensagemEnviada: Qui Set 29, 2011 8:16 pm    Assunto: Responder com citação

Vejam, quinze dias e em franca recuperação. Só me resta dúvida: tiro os arames logo depois do transplante para a bacia ou não.

Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: