FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Sistema de Irrigação
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FAÇA VOCÊ MESMO!
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Marco Antonio Marques



Registrado: 28/03/05
Mensagens: 68
Localização: São Paulo - SP

MensagemEnviada: Qui Out 20, 2005 9:55 am    Assunto: Responder com citação

Interessante observação bruno. Mas não sei até que ponto a presença de cloro na água pode ser saudável.

Já li que o ideal seria deixar a água da torneira descansar antes de regar, por causa do cloro. Mas mesmo que o cloro não prejudique a planta, acho que não atua como "desinfetante" pois sempre rego minhas plantas com agua da torneira mesmo e estou tendo problemas com cochonilhas e tive com pulgoes.

Acho que realmente o excesso de umidade propicia o aparecimento e desenvolvimento desses serezinhos! Mad
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
sergioturbo10
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 24/12/05
Mensagens: 561
Localização: São Gabriel - Rio Grande do Sul

MensagemEnviada: Sáb Dez 31, 2005 2:44 pm    Assunto: boa dica Responder com citação

Valeu pela instrução foi muito valida.
_________________
Mateus 11:28-30
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei... (JESUS)

http://www.forumnow.com.br/vip/foruns.asp?forum=49366
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada MSN Messenger
Fabiano_santos



Registrado: 04/11/05
Mensagens: 6

MensagemEnviada: Qui Jan 12, 2006 2:22 pm    Assunto: Responder com citação

Salve Galera, Sou aqui do Sul do Brasil, e tenho poucas unidades de bonsai.. .apenas 6 Ficus, (+ velho 7 anos), alguns ciprestes comprados em floriculturas, Algumas azaléias, 1 pinheiro negro, Romas de jardim, Pitangueiras de Jardim e silvestres, 2 Guabijus (4 anos) Jaboticabas (5 anos) e mudas de 3 anos.

Fiz meu sistema de irrigação automática indicado... não encontrei aqueles tipos de bicos aspersores aqui no sul, e encontrei 2 tipos de aspersores interessantes 1 vaporizador (ideal apra nebulizar as folhas), mas se deixar uns 25 min, chega a molhar a terra muito bem, e outro tipo de vaporizador, mas no estilo de aspersor (fica girando) e esse gera pingos de agua mesmo, não neuliza, e alcança até 3 metros.

Então intercalei os nebulizadores com esse micro aspersor que falei.. e o sistema ficou muito bom, nenhuma espécime fica sem irrigação, e nenhuma encharca. (para isso tive que estudar o alcançe da neblina e do aspersor.

o interessante desse tipo de nebulizador e aspersor, é que vc pode trocar apenas o aparelho e fica o bico fixo na mangueira, e com isso pode intercalar como quiser.. mais nebula, mais pingos...

Por enquanto o sistema está na agua direto com um timer e valvula solenóide., programado para duas regas diarias de 12 min. (minimo do timer).

Futuramente pretendo por em prática um projeto interessante, assim que testar posto aqui no forum o material que utilizei.

A ideia seria um sistema de coleta de agua de chuva com reservatório de agua, uma bomba de agua (com boa vazão), e o reservatório com boia automática, (quando o nivel de agua de chuva estiver muito baixo, automaticamente se enche de agua de torneira). e em dias de chuva, troco a agua, (basta esvaziar com uma torneira na parte inferior do reservatório) e deixar encher com agua de chuva.

Ainda estou testando qual bomba de agua utilizar, estou estudando tb a altura do reservatorio e testes de caimento e pressão de agua.

É claro que este sistema vai ficar bem mais caro do que o sistema indicado, mas é uma nova ideia e deve ser discutida.

Assim que os testes estiverem concluidos posto aqui no forum com imagens ok?

Abraços
Fabiano dos Santos
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Fabiano_santos



Registrado: 04/11/05
Mensagens: 6

MensagemEnviada: Seg Jan 16, 2006 11:51 am    Assunto: Responder com citação

Ai estão as fotos do micro aspersor que comentei, esse modelo custa aqui em minha cidade R$ 2,50.

a Vantagem desse modelo é que este gera gotas de agua e alçançam até 3 metros, a unica coisa que em areas abaixo do bico molham menos que as externas, mas por um lado isso é bom, podemos colocar em baixo plantas que necessitam menas agua. E ainda podemos optar em usar ao lado desse aspersor outro modelo que nebuliza, de menor alcançe mas que gera uma névoa... muito bom, ainda estou testando o dispositivo para dar uma opinião técnica mais detalhada em breve.


conjunto aspersor montado (modelo para cravar em mangueiras)


Conjunto desmontado, facilita a desmontagem para desentupir, (para evitar entupimentos, uso uma especie de peneira super fina na luva de entrada de agua.


detalhe do bico para cravar na mangueira, claro que vaza um pouco, mas é para molhar mesmo Laughing

aguardem mais fotos em breve...

Fabiano
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FAÇA VOCÊ MESMO! Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil