Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Pozzana

Registrado: 08/11/09 Idade: 49 Mensagens: 62 Localização: Rio de Janeiro-RJ
|
Enviada: Qui Maio 13, 2010 12:08 am Assunto: |
|
|
Bela planta. Parabéns pelo trabalho!
Queria comprar uma destas... |
|
|
 |
claudionor anacleto 2.o PASSO

Registrado: 18/01/10 Idade: 53 Mensagens: 289 Localização: Jaraguá do Sul-SC
|
Enviada: Qui Maio 13, 2010 12:25 am Assunto: |
|
|
ficou bom pra caramba
belo trabalho _________________ "Podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo que plantamos." |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Maio 13, 2010 6:18 pm Assunto: |
|
|
Pozzana e Claudionor muito obrigado.
Ainda resta um bom trabalho a ser feito, mas acho que já está ficando bonito.
Pozzana antes de compra um acer procure saber se ele se adapta bem no clima do Rio, o tridente é o mais resistente, mas eu não sei como ele reagiria ao calor dai. |
|
|
 |
Rodolfo Siena
|
Enviada: Qui Maio 13, 2010 10:58 pm Assunto: |
|
|
Ola Eu tenho 2 Acer!!!
Assim que derem mais 1 evoluida vo postar fotos pra me ajudarem!!
Valew |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Sex Maio 14, 2010 10:45 pm Assunto: |
|
|
Rodolfo vamos esperar pelas suas fotos. |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Set 14, 2010 1:14 am Assunto: |
|
|
Atualizado. Está com brotações recentes, algumas ainda avermelhadas. Eu aproveitei a desfolha de inverno para reposicionar alguns galhos. Acho que já decidi o que vou fazer com ele, vou colocar uma pedra artificial em baixo das raízes. Será uma pedra bem tortuosa e cheia de pontas que se estende além das raízes para o lado esquerdo em declive. Depois vai para um vaso raso, oval e marrom. De resto é só ir aumentando as ramificações e fazendo pequenas correções na copa.
As fotos:
 |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Ter Set 14, 2010 9:01 am Assunto: |
|
|
Marco
Tá no caminho certo!!!
A idéia da pedra é muito boa, dará um charme especial ao conjunto  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Ter Set 14, 2010 9:11 pm Assunto: |
|
|
Obrigado Alexandre!
Ainda faltam alguns galhos para fechar alguns espaços, acho que eu vou ter que enchertar .
A pedra, na minha imaginação parece muito boa, mas falta ver do que eu sou capáz na hora de fazer .
Eu estou pretendendo fazer essa pedra com dois tipos de massas, uma mais clara e outra mais escura. Depois é só ir pegando os pedacinhos das duas, apertar um pouquinho e ir colocando "tijolinho por tijolinho". Vamos ver se eu consigo!!!
Abraço! |
|
|
 |
hraphi 4.o PASSO

Registrado: 28/05/09 Idade: 48 Mensagens: 722 Localização: Jacobina-BA
|
Enviada: Sex Out 15, 2010 12:39 am Assunto: |
|
|
Marco, como mencionou o amigo Ilex certa vez, vejo que o ápice continua confuso, muitos ramos brotando do mesmo ponto, o que pode te trazer problemas no futuro, vai se formando um calo, parecido com uma esfera, prejudicando a conicidade da planta, quando ela está cheia de folhas esconde, mas não resolve, principalmente se tratando de Acer, que perde folhas no inverno e a disposição dos galhos vira atrativo...
Na próxima desfolha selecione ramos, pode alguns e direcione o localizado na parte mais alta do tronco, para cima , para a formação de um novo ápice com mais conicidade, no mais a planta está ficando linda, parabéns pela dedicação.Abraço. _________________ A felicidade é como a borboleta:
quando a perseguimos nos escapa;
quando desistimos de persegui-lá, pousa em nós. |
|
|
 |
Gustavo Gonçalves 1.o PASSO

Registrado: 06/07/10 Idade: 31 Mensagens: 126 Localização: Guaratinguetá-SP
|
Enviada: Sáb Out 16, 2010 8:38 pm Assunto: |
|
|
marco..primeiramente os parabéns pela planta nao é todo dia que vemos um ácer tão desenvolvido como o seu.Fiquei feliz de ver que é de são paulo e nao teve problemas quanto a saude da planta.
Voce terá um dificil trabalho em colocar a pedra artificial em seu exemplar, tome muito cuidado em nao deixar ele artificial demais, vou ficar na torcida para que isso nao ocorra
Estou de comum acordo com o hraphi o ápice esta confuso, mas isso se resolve facil sem muitas marcas.
Uma vez eu vi em algum site um trabalho feito em um ácer que tinha o mesmo problema que o seu, o pessoal resolveu da seguinte maneira:
Dando uma espécie de espetadas e agulhadas nas raizes expostas e depois enterrando-as forçaram a planta a emitir mais raizes que foram enbrossando e forneceram uma conicidade ótima ao ácer em questao.
Caso tenha alguma duvida ou quiser que eu explique melhor me mande uma MP.
BOA SORTE  |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Dom Out 17, 2010 6:06 pm Assunto: |
|
|
Amigos desculpem pela demora em responder. Estou tão exausto nos últimos dias que adiei a resposta .
Sobre o ápice, eu já dei uma mexida nele no inverno. Eu não pretendo fazer a copa em estilo muito tradicional, mas pontiaguda, mas com muitos galhos e ramificações, em estilo mais "naturalistic". Quando eu desfolhar eu posto para nova avaliação, mas já está bem melhor do que antes.
Gustavo a pedra eu vou treinar antes e enquanto o teste não ficar bom eu não vou fazer nada na planta!
Eu conheço essa técnica que você falou, eu já pensei em várias soluções para o problema do nebari, mas eu não gosto muito de mexer nas raízes e, por enquanto, a pedra me parece a melhor solução.
Abraço! |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Qui Set 22, 2011 6:36 pm Assunto: |
|
|
Atualizando, a foto não está muito boa e as folhas estão muito grandes, depois de uma desfolha deve melhorar um pouco.
 |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qui Set 22, 2011 6:40 pm Assunto: |
|
|
Muito bom...parabéns!
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Set 22, 2011 7:21 pm Assunto: bonsai |
|
|
Uma ótima maneira de conseguir regularizar a situação do nebari é formar outro, via alporquia na base do tronco:
Amanhã estaremos entrando oficialmente na primavera, que é uma ótima estação para se fazer, com 100% de sucesso, uma alporquia como essa na base do seu acer. Em pouco tempo, irá obter um ótimo resultado como os mostrados nas imagens acima, de maneira que poderá então refazer o nebari, o mais radial possível, com as novas e vigorosas raízes que irão brotar.
A base do tronco que restar após a retirada do alporque poderá ser usada para formatar outra planta a partir dela, talvez até mesmo um lindo Mame bonsai.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
marco_avelar 5.o PASSO

|
Enviada: Sex Set 23, 2011 11:25 pm Assunto: |
|
|
Elio, obrigado!
Nicky, estou quase convencido a realizar essa intervenção, a única coisa que me deixa com receio é o fato deste ser o meu único acer tridente, mas com certeza alguma intervenção terá que ser realizada nesse nebari. Eu só tenho a disposição a Tiamina, será que ela dá conta desse enraizamento?
Abraço. |
|
|
 |
|