|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Mário Sérgio 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Set 23, 2011 12:21 pm Assunto: |
|
|
Espetacular!!!!!
Tbm tenho uma, fruto de um yamadori, mas ainda não floriu. Recentemente fiz uma desfolha e agora está rebrotando loucamente...
Fiquei curioso em saber como vc conseguiu dosar a necessidade de sol da pitangueira, como td bonsai, com a necessidade de meia sombra da orquidea...??? |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Sex Set 23, 2011 2:44 pm Assunto: |
|
|
André,
ótimo material coletado e excelente trabalho realizado até aqui. Pelo que já vimos tens aí outros belos exemplares; gostaríamos que com o tempo pudesses nos mostrar.
Além dos oportunos comentários e merecidos elogios dos amigos, não creio que poderia acrescentar muita coisa além da minha opinião particular...
Já me disseram que Mestre Hidaka, ao modelar suas plantas, deixa a possibilidade que esta apresente até 3 frentes possíveis (sempre se pode perder algum galho). Assim, para esta tua pitangueira eu vejo esta possibilidade. MAS a minha preferência é a seguinte baseada na beleza do tronco (apesar de reto) e pelo ângulo do nebari:
Até poderia retirar os dois primeiros galhos... Tenho a nítida impressão de estar diante das imponentes árvores solitárias que vemos em pastos e descampados.
Abraço e parabéns!!
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales
Editado pela última vez por edson0605 em Sex Set 23, 2011 9:58 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
cesar_alr 2.o PASSO

Registrado: 22/08/06 Mensagens: 303 Localização: Pirapetinga-Mg
|
Enviada: Sex Set 23, 2011 9:12 pm Assunto: |
|
|
Fodastica sua planta !!! |
|
|
 |
André Luiz Santos 2.o PASSO

Registrado: 02/08/10 Idade: 42 Mensagens: 398 Localização: Aracruz-ES
|
Enviada: Sex Set 23, 2011 9:45 pm Assunto: |
|
|
É Elio, espero postar foto dela com frutos,rs
Mário Sérgio, sobre o sol...os raios do astro rei só iluminam meu viveiro por pouco menos que duas horas diárias, cara...é complicado pra eu manter a saúde de minhas plantas, já dei e plantei muitos exemplares na natureza por eles não se darem bem no meu viveiro.
edson0605, sempre que puder vou postar meus pré-bonsais e bonsais, para receber opinião dos colegas, assim como recebi a sua, que gostei muito, sem duvida o nebari do ângulo que mencionou é melhor, mas a linha do tronco que optei chamou mais minha atenção, quando "finalizar" meu trabalho...a ultima etapa...Vaso, pretendo replanta-lo em um redondo, então vai ser bem fácil mudar a frente a qualquer momento,rs.Espero futuramente estarmos abordando esse detalhe que focou, juntamente com os demais colegas, muito obrigado pela dica!
Valeu cesar_alr.
Obrigado a todos pela força.
Abraço! _________________ “A impaciência pode levar a morte à Única Arte Viva do Planeta” |
|
|
 |
Rafaelsantos 1.o PASSO

Registrado: 29/03/11 Idade: 40 Mensagens: 146 Localização: Cariacica-ES
|
Enviada: Sex Set 23, 2011 10:21 pm Assunto: linda |
|
|
muito bonita mesmo Andre vc esta de parabéns.abraçao _________________ Muita calma nesta hora!!! |
|
|
 |

|
Enviada: Sáb Set 24, 2011 7:32 pm Assunto: |
|
|
Hoje meu sábado começou em grande estilo, cedinho ao abrir a janela do meu quarto...branquinha...abelhas rondando, impossível conter o sorriso no rosto, a floração ta 10 amigos!
Abraço! _________________ “A impaciência pode levar a morte à Única Arte Viva do Planeta” |
|
|
 |
Otoniel Santos 3.o PASSO

Registrado: 16/06/11 Mensagens: 484 Localização: Barreiras - Ba
|
Enviada: Sáb Set 24, 2011 7:37 pm Assunto: |
|
|
é isso aí, é uma recompensa que só quem curte a natureza entende. Parabéns!!! |
|
|
 |
Jair Flores 2.o PASSO

Registrado: 16/02/11 Idade: 65 Mensagens: 329 Localização: NOVO HAMBURGO-RS
|
Enviada: Sáb Set 24, 2011 8:11 pm Assunto: |
|
|
André,vindo de vc só poderiamos esperar isto. Você já nasceu bonsaista.
Um abraço! |
|
|
 |
lgbaldim
Registrado: 10/01/11 Idade: 43 Mensagens: 65 Localização: Monsenhor Paulo-MG
|
Enviada: Dom Set 25, 2011 12:54 pm Assunto: |
|
|
Acompanhando! E aproveitando a deixa, qual e como vc utiliza uma adubação correta para ela? Sobre as podas, vc desfolhou duas vezes ao ano? Tenho essas dúvidas pois um amigo tem uma pitangueira de 7 anos e de ano em ano ele troca a terra, acredito eu de maneira incorreta. Estou ajudando ele a conduzir agora de uma forma melhor sua planta. Então estamos usando fosway + farinha de osso e torta de mamona. Hj ela apresenta uma brotação sadia e forte. Será que ainda pode acontecer de florar?
Abraços. |
|
|
 |
pmaia 2.o PASSO

Registrado: 11/01/11 Mensagens: 235 Localização: RIO DE JANEIRO-RJ
|
Enviada: Dom Set 25, 2011 3:03 pm Assunto: |
|
|
Andre,
estou torcendo pelas fotos com os frutos.
Parabéns. _________________ "Crescer significa mudar e mudar envolve riscos, uma passagem do conhecido para o desconhecido." |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
|
|
 |

|
Enviada: Dom Set 25, 2011 10:17 pm Assunto: |
|
|
lgbaldim, sobre adubação eu conheço vamos dizer...o básico, essa pitangueira eu adubo um mês com NPK 4-14-8 e outro mês com torta de mamona e farinha, as vezes ate esqueço de adubar, mas é melhor do que exceder na adubação, em meados desse ano fiz aplicação do Fosway em todas as minhas plantas.Desfolhei duas vezes no período de um ano, e na questão de troca de substrato, na maioria de minhas plantas costumo trocar o substrato a cada 2 ou 3 anos, depende muito das condições do solo, se já esta saturado ou não, por exemplo, pressionando o dedo na terra percebe-se que esta fofa, tipo...quando você pressiona e solta ela volta.Mas se seu amigo pretende deixar a pitangueira dele desenvolver(engrossar), o ideal é coloca-la na mamadeira ou numa bacia grande com substrato bom, deixar ela crescer a vontade, sem estar podando raízes.
Não sei se fui muito claro, qualquer duvida é só falar!
Abraço!
pmaia, JAIR, Otoniel
, valeu pela energia positiva!
Abraço.
Filipe meu irmão, to sem câmera ha um bom tempo, as fotos que to postando é de Cel., tem um bom tempo que eu gostaria de ter umas fotos de meus pés de mato com um fundo bakana tiradas de uma boa maquina fotográfica.
Abraço meu brother! _________________ “A impaciência pode levar a morte à Única Arte Viva do Planeta” |
|
|
 |
lgbaldim
Registrado: 10/01/11 Idade: 43 Mensagens: 65 Localização: Monsenhor Paulo-MG
|
Enviada: Seg Set 26, 2011 10:01 am Assunto: |
|
|
Certo André Luiz, só não entendi muito bem sobre o solo estar saturado ou não. Qdo a terra está fofa é que está em condições boas?
Muito obrigado pela dica.
[quote="André Luiz Santos"]lgbaldim, sobre adubação eu conheço vamos dizer...o básico, essa pitangueira eu adubo um mês com NPK 4-14-8 e outro mês com torta de mamona e farinha, as vezes ate esqueço de adubar, mas é melhor do que exceder na adubação, em meados desse ano fiz aplicação do Fosway em todas as minhas plantas.Desfolhei duas vezes no período de um ano, e na questão de troca de substrato, na maioria de minhas plantas costumo trocar o substrato a cada 2 ou 3 anos, depende muito das condições do solo, se já esta saturado ou não, por exemplo, pressionando o dedo na terra percebe-se que esta fofa, tipo...quando você pressiona e solta ela volta.Mas se seu amigo pretende deixar a pitangueira dele desenvolver(engrossar), o ideal é coloca-la na mamadeira ou numa bacia grande com substrato bom, deixar ela crescer a vontade, sem estar podando raízes.
Não sei se fui muito claro, qualquer duvida é só falar!
Abraço! |
|
|
 |
Mário Sérgio 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Set 26, 2011 11:08 am Assunto: |
|
|
Eu tenho uma dúvida com relação a essa coisa de solo "desgastado".
Essa teoria de que o solo está saturado é apenas para substratos mais orgânicos? Pois os substratos 100% areia, pedrisco, caco de telha ou mesmo aqueles com percentual organico baixo, desde o inicio de seu uso já possuem pouco ou nenhum aporte vitamínico, necessitando de adubação um pouco mais presente.
Alguém pode comentar este assunto? |
|
|
 |
GuilaTeipel 1.o PASSO

Registrado: 18/10/07 Idade: 49 Mensagens: 150 Localização: TRES PASSOS-RS
|
Enviada: Seg Set 26, 2011 2:53 pm Assunto: |
|
|
camarada.. parabéns..
é olhar tua planta e imaginar ela no topo de uma coxilha.
está linda mesmo.
o trabalho de desbaste do toco pra `virar ` esse belo tronco está perfeito.
grande abraco.. _________________ Guilherme Teipel
Três Passos - RS |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|