|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Seph1903 4.o PASSO

Registrado: 30/10/10 Idade: 47 Mensagens: 724 Localização: Crissiumal-RS
|
Enviada: Dom Out 02, 2011 5:08 pm Assunto: Substrato para Junípero |
|
|
Oi pessoal!
Preciso de uma dica simples...
Sei que os pinheiros em geral gostam mais de areião do que somente terra argilosa.
Uma boa mistura para transplante poderia ser essa?
60% de areia grossa ou pedrisco;
30% de terra vermelha;
10% de casca de pinus.
Ou meu percentual está incorreto ou com ingredientes errados?
Tenho alguns outros materiais que adquiri, como cinasita, pedrisco 4mm, caco de telha,
vermiculita e akadama do tipo nacional que, dependendo dos comentários também podem ser utilizados.
Desde já agradeço a disposição e bom fim de semana a todos... _________________ "A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler). |
|
|
 |
LUIZ ARTHUR 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Out 11, 2011 9:51 am Assunto: |
|
|
Olá,
sou novato por aqui mas, vou dar meu palpite pois, também tenho um junipero.
O substrato normalmente deve ser composto de: 60% de areia peneirada (entre 2 a 5 mm) e 20% de condicionador de solo industrial e 20 % de argila refratária de boa procedência peneirada (entre 2 a 5 mm). Segundo consta no site da Bonsaikai.
Quem sabe alguém mais experiente possa informar se a composição de seu substrato pode ser usado, pois nessa área tem muitas fórmulas.
Abraço! _________________ A sabedoria da natureza é tal que não produz nada de supérfluo ou inútil.
Nicolau Copérnico |
|
|
 |
Seph1903 4.o PASSO

Registrado: 30/10/10 Idade: 47 Mensagens: 724 Localização: Crissiumal-RS
|
Enviada: Ter Out 11, 2011 10:20 pm Assunto: Substrato |
|
|
Oi Luiz
A dica é boa...como estava já transplantando a planta que estava se recuperando segui dica do Elio, dias atrás:
30% Akadama (Qualitá)
30% Terra ou condicionador de solo.
40% Caco de telha entre 3 a 5 mm.
Quanto ao condicionador de solo eu não tinha, então pesquisei e vi que é uma mistura de terra preta, pinus, turfa e carvão. Utilizei terra preta, carvão e um pouco de pinus...ficou legal...
Segundo o amigo Elio, o pedrisco ajuda na recuperação de plantas debilitadas então me decidi pelo caco de telha...
Abraço _________________ "A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler). |
|
|
 |
Felipe 5.o PASSO

Registrado: 14/09/05 Idade: 45 Mensagens: 921 Localização: Florianópolis - SC
|
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|