Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Thomas Eckert 4.o PASSO

Registrado: 11/01/11 Idade: 34 Mensagens: 692 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Ter Out 11, 2011 8:57 am Assunto: |
|
|
Nossa!!! Essa resposta foi mais que completa!! Foi de grande ajuda, acho que não restam mais dúvidas!!!
Abrs _________________ Ulmus Parvifolia
Acer Buergerianum |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Ter Out 11, 2011 10:47 am Assunto: |
|
|
Nick.. pretendo fazer um alporque para correção do nebari futuramente, usando a técnica do vaso, para criar raízes bem radiais... Vi que vc falou do uso de substrato junto com o musgo. Qual seria este substrato e qual a proporção?
Abraço _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Ter Out 11, 2011 7:17 pm Assunto: bonsai |
|
|
Mc, vc deve preencher o espaço existente no interior do vaso plastico além do musgo. O substrato ideal deve conter vermiculita, caco ceramico e casca de pinus, em proporções iguais. A quantidade de substrato dentro do vaso irá depender sempre da quantidade de musgo usada no alporque: quanto mais musgo, menos substrato. Preencha com substrato até mais ou menos um dedo abaixo da amarração superior, após retirar o plastico e manter apenas o musgo.
Se tiver como adquirir o substrato BIOPLANT, usado por horticultores para a germinação de sementes, use ele então, misturando apenas um pouco de caco ceramico, para ficar mais drenante. O BIOPLANT tem entre seus compostos vermiculita, casca de coco e de pinus queimada, constituindo-se num excelente substrato para esse tipo de trabalho de alporquia, dentro das condições que voce diz que irá fazer. Não tendo BIOPLANT, ou PLANTAX ou ainda PLANTMAX, use a mistura que indiquei. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
prumodeq 2.o PASSO

Registrado: 24/03/09 Idade: 48 Mensagens: 337 Localização: Quatro Barras-PR
|
Enviada: Qui Out 13, 2011 8:46 pm Assunto: |
|
|
Nicky e Mac
Estivemos com a APB no viveiro do Carlos Tramujas onde observei e perguntei como ele faz alporquia. Lá ele faz milhares de alporques por ano (milhares mesmo, não é força de expressão).
Basicamente é com tiamina, esfagno e papel alumínio, só...
Ele usa papel alumínio, pois é mais prático de fazer, pois basta apertar as bordas que ele fica bem fechado e não perde umidade, não precisando amarrar nem ter que ficar cortando e encaixando potes (como no exemplo)
Fica como dica do procedimento de um viveiro comercial.
Abraços |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
|
|
 |
Thomas Eckert 4.o PASSO

|
Enviada: Sex Out 14, 2011 11:39 pm Assunto: |
|
|
Interessante, ouvi que a casca de pinus não deixa plantas se desenvolverem, a seiva é "venenosa" para as plantas, por isso em uma floresta de pinus nao tem vegetação baixa.
É verdade?  _________________ Ulmus Parvifolia
Acer Buergerianum |
|
|
 |
prumodeq 2.o PASSO

Registrado: 24/03/09 Idade: 48 Mensagens: 337 Localização: Quatro Barras-PR
|
Enviada: Seg Out 17, 2011 8:40 am Assunto: |
|
|
Thomas
A princípio, desconheço a veracidade desta informação sobre a casca do pinus, uma vez que ela é amplamente utilizada em jardinagem e cultivo de orquídeas... inclusive nos vasos de pinheiros é recomendado a adição de um percentual para ajudar as formar as micorrizas.
O que eu já ouvi de um biólogo é que as acículas dos pinus quando em contato e decomposição no solo acidificam-o muito, deixando impossível ou muito difícil a germinação/crescimento/desenvolvimento de outras plantas.
No terreno da minha casa, antes de eu morar haviam muitos pinus que foram derrubados. Quando fiz a análise do solo o ph estava em 5.2 e foi necessário muito calcário para corrigir... |
|
|
 |
Thomas Eckert 4.o PASSO

|
Enviada: Seg Out 17, 2011 10:31 am Assunto: Atualizando |
|
|
Voltando de viagem hoje, e olha como 1 semana suas folhas cresceram!!!
Eu gosto muito da minha planta, embora ela tenha um defeito no tronco, aprecio sua forma e ja vi arvores com formas muito bizarras, então pq não um bonsai assim...
 _________________ Ulmus Parvifolia
Acer Buergerianum |
|
|
 |
Thomas Eckert 4.o PASSO

|
Enviada: Seg Out 17, 2011 10:36 am Assunto: |
|
|
prumodeq escreveu: | nos vasos de pinheiros é recomendado a adição de um percentual para ajudar as formar as micorrizas.
O que eu já ouvi de um biólogo é que as acículas dos pinus quando em contato e decomposição no solo acidificam-o muito, deixando impossível ou muito difícil a germinação/crescimento/desenvolvimento de outras plantas.
|
Bom, pinheiros nascem nas cascas, assim como algumas plantas como orquídeas e bromélias, mas é exatamente o que voce disse, alguma substancia nela impede o desenvolvimento de outras arvores, faz sentido pois como é uma planta que cresce muito lenta e necessita de muito sol, seria sufocada por outras arvores, essa é sua defesa para que na floresta só cresçam pinheiros...  _________________ Ulmus Parvifolia
Acer Buergerianum |
|
|
 |
Thomas Eckert 4.o PASSO

|
Enviada: Qui Out 27, 2011 4:23 pm Assunto: Re: bonsai |
|
|
nickyfury escreveu: |
|
Amigo, pra mim isso não é um acer, ta mais pra uma cannabis!! hahaha  _________________ Ulmus Parvifolia
Acer Buergerianum |
|
|
 |
Thiago Batista 3.o PASSO

Registrado: 24/02/11 Idade: 35 Mensagens: 409 Localização: Brasília-DF
|
Enviada: Qui Out 27, 2011 7:02 pm Assunto: |
|
|
Cara, para mim, ela é uma planta bonitona, mas seria bom dar uma "forma" nela. Por que você não faz uma poda (ou alporquia) logo acima desse "defeito" que o nickyfury comentou?
Assim, você mantém a estrutura atual, mas tem a possibilidade de definí-la em um estilo - hokidachi - que irá camuflar essa imperfeição. Além disso, aquela pontinha não vai fazer falta mesmo, né? hehehe.
Um abraço. |
|
|
 |
Thomas Eckert 4.o PASSO

|
Enviada: Ter Nov 01, 2011 9:57 pm Assunto: |
|
|
Bom, no momento quero mudar o vaso, seguindo as orientações e dicas, bom eu fiz umas montagens bem simples de alguns vasos que me atraem, escolham o que vcs acham mais adequado...
Opção 1:
Opção 2:
Opção 3:
Opção 4:
Opção 5 (a que mais me agrada):
Opção 6:
Opção 7 (mesmo vaso da 6 porem maior):
Montagens bem simples, só pra ter uma ideia, o vaso 5 sempre foi meu sonho de consumo, mas coloquei outras opções...estejam abertos para comentar e postar mais opções...
Abrs _________________ Ulmus Parvifolia
Acer Buergerianum |
|
|
 |
Thomas Eckert 4.o PASSO

|
|
|
 |
|