FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Calliandra - como começar?
30.12.2011
Ir à página Anterior  1, 2
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Sillas José
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 07/10/10
Mensagens: 127
Localização: Santo Antônio de Pádua-RJ

MensagemEnviada: Ter Out 04, 2011 8:40 am    Assunto: Responder com citação

Olá Janderson, acho que os amigos já responderam sua pergunta.
Eu comprei o Beneum que o amigo Mário citou, mas paguei um pouco mais barato R$8,00. Más, aí vai um artigo mais completo da vitamina.

"Tiamina"
INTRODUÇÃO
Vários produtos são utilizados para enraizamento porém, nenhum tão formidável quanto a Tiamina - Vitamina B1. Quem já não fez um transplante de vaso e se deparou com aquela quantidade enorme de raízes. Sonho? Não, isto é a realidade graças a este enraizador combinado com um bom solo. Alguns Bonsaístas pensam que é um hormônio, adubo, etc.
• 1. O que é a Tiamina?
Tiamina é a Vitamina B1, a mesma usada em seres homanos. Sua fórmula é:
3 - [(4 - Amino - 2 Metilpirimidina) Metil] - 5 - ( 2 - Hidroxietil) - 4 Metiltiazol Cloridrico Monocloridrato.
• 2. Quais são suas indicações?
a) Alporquia e Estaquia
b) Recuperação de raízes após poda radicular (De raízes).
c) De uso eficiente quando usamos o escorredor de macarrão na recuperação das raízes.
• 3. Em que formas ela (A Tiamina) se apresenta.
Para a Arte Bonsai o mais conhecido é o VitaFlor Raiz porém, existe na fórmula de alguns farmacos vendidos em drogarias, como o Benerva do Laboratório Roche, no Bequim, Berin, Betabion, Bivita, Benitex, etc. a presença da Tiamina. No Brasil encontramos a Benerva que vem em comprimidos de 300 mg.
Existe a possibilidade de mandarmos preparar em farmácias de manipulação o que sai bem em conta.
• 4. Como usar o Benerva?
É simples, como já se sabe a concentração correta é de 0,04% na fórmula solúvel segundo o Institute American Vitamine. Sabendo que uma cápsula contém 300 mg fazemos a seguinte conta:
0,04% corresponde a 400 mg então,
para fazermos 1 litro teremos que ter 400 mg de Tiamina, assim:
400 mg - faz - 1 litro
300 mg - fará 750 ml
Para ficar mais compreensível, cada dois comprimidos podemos fazer 1,5 litro.
Para fazer a solução coloque o(s) comprimido(s) em um liquidificador com a quantidade de água necessária e bata até tornar-se uma solução homogênea (Igual).
Podemos pedir a um Laboratório que prepare esta solução:
Fazer 100 ml de solução de Vitamina B1 (Tiamina), a 40%, solúvel em água.
Como usar:
Cada "ml" da solução é diluída em 1 litro de água o que resulta em uma concentração de 0,04% considerada ideal.
Validade:
Pode ser estocada por 120 dias.
• 5. Como utilizar?
Interessante, e mais econômico, é usá-lo 1 hora após a rega normal com água.
• 6. Quais as vantagens?
São muitas, pois multiplicando a quantidade de raízes a árvore conseguirá fazer uma maior absorção de água e nutrientes o que implica em maior distribuição e mais rapidamente. Consequentemente nosso Bonsai terá como resultado um melhor desenvolvimento de toda a sua parte aérea.
• 7. O quê devemos observar quando do seu uso?
Entendendo que a planta criará uma estrutura radicular maior, prestar atenção para a hora certa do transplante.
• 8. Quais os cuidados na manipulação?
Nunca deixe a solução exposta a luz ou o frasco da mesma aberto. Respeite sempre a data de validade. Utilize sempre a solução preparada.
• 9. Entre o comprimido e o produto preparado em Laboratório qual o mais barato?
O produto feito em Laboratório sai a R$0,33 o litro enquanto com comprimidos sai a R$0,44.
• 10. Lembretes especiais.
a) Nunca usa a Tiamina em forma de xaropes, principalmente em alporquias.
b) Sempre guarde em lugares arejados e secos.
c) Faça a diluição correta pois, soluções mais concentradas não surtem mais efeitos.
d) Use no mínimo 3 vezes por semana.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Jaderson de Oliveira



Registrado: 23/09/11
Idade: 38
Mensagens: 21
Localização: Fortaleza-CE

MensagemEnviada: Qui Out 06, 2011 8:26 am    Assunto: Responder com citação

Olá,

Com a ajuda de vcs comprei o Beneum (cloridato de tiamina) e estou quase pronto pra fazer o transplante da minha Caliandra para um recipiente maior como uma bacia.

porém tenho dúvidas quanto ao substrato que irei utilizar!!

Em Fortaleza-CE não tem, ou pelo menos eu desconheço, uma loja especializada em Bonsai, assim tenho que procurar um modo alternativo para o substrato.

Qual o substrato ideal para o desenvolvimento da Caliandra??

eu comprei uma terra preta, o rapaz me falou que é "Terra pronta", vai servir?? e a areia grossa, eu posso encontrar em Loja de material de construção??se não, onde??

Principalmente, qual a porcentagem devo usar??


no aguardo,

grato a todos.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Jaderson de Oliveira



Registrado: 23/09/11
Idade: 38
Mensagens: 21
Localização: Fortaleza-CE

MensagemEnviada: Ter Out 11, 2011 9:25 pm    Assunto: Folhas da Caliandra Responder com citação

Olá,

Já discutimos aqui se a minha planta seria realmente uma calianda, mais estou com uma dúvida.

As folhas da caliandra fecham durante a noite, ou ela nao seria uma Caliandra mesmo??

Fotos da Folha durante a noite:


Uploaded with ImageShack.us
[img]



Uploaded with ImageShack.us

as fotos das folha durante o dia se encontra no começo deste tópico!!

Alguem me ajude, se não for mesmo Caliandra ou se isso é um comportamento normal dela.

Obrigado pessoal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 14/03/10
Idade: 41
Mensagens: 1390
Localização: São Carlos-SP

MensagemEnviada: Qua Out 12, 2011 10:56 am    Assunto: Responder com citação

Caliandras fecham a noite sim Very Happy . Agora se é ou não aguardamos os mais xperientes...
_________________
Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página Anterior  1, 2
Página 2 de 2

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil