FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Ajuda Urgente! Mudas morrendo!
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Raquel Guimarães

MensagemEnviada: Ter Out 11, 2011 5:52 pm    Assunto: Ajuda Urgente! Mudas morrendo! Responder com citação

Olá gente!..bom..meus problemas são esses: comprei essa cerejeira no Tatuapé Garden,e ela era linda..até pouco tempo, qnd começou a perder as folhas..ate ai td bem..brotaram de novo..mas agora estao murchas, do nada,..o q pode ser e o q posso fazer?será o solo? Antes-

Depois-

A outra é uma de amora,ela era linda e sobreviveu a muita coisa..até q brotou:

E agora perdeu as folhas e esta assim:

Ajudem!? Agradeço desde ja!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
SMART2
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Out 11, 2011 8:04 pm    Assunto: Responder com citação

amora parece estar bem seca... ja cereja parece estar muito molhada,
a cereja pode estar com as raises podres. foi feita alguma intervenção recente? adubação, poda, poda de raiz, amaração

talvez deficiencia (q acho q não é)

-Cálcio – está relacionado a formação da membrana das células. Na frutificação é fundamental, pois este é um momento onde existe uma criação muito intensa de novas células. O fruto passa a apresentar manchas profundas e enegrecidas, as folhas mais novas apresentam as pontas murchas e curvadas. Nas raízes também aparecem sintomas de deficiência, pois este também é um local de grande multiplicação celular, as raízes novas ficam sem estrutura, ou seja, moles, frágeis e gelatinosas
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Out 11, 2011 10:53 pm    Assunto: Responder com citação

Raquel

Nos conte como está cuidando das plantas. Tem cuidado da rega direitinho? Ele está dento ou fora de casa, toma sol o dia inteiro?
ABRAÇO
Raquel Guimarães

MensagemEnviada: Qua Out 12, 2011 9:49 am    Assunto: Responder com citação

Oi entao..elas estao ao ar livre..tomando chuva e sol...a pitanga q esta com elas esta otima...qnt ao solo..esta só em terra adubada comum..tenho q colocar areia neh? A amora estava cm folhas lindas ..mas tirei pq estavam mtu grandes e n davam espaço p as outras..n entendo nd e peço pasciencia..rsrs só n qro perder as duas..o que posso fazer? Ah n qria muda-las de vaso..tem cm se recuperarem nesses "pequenos"? Digam o q preciso comprar q vou hj !
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Out 12, 2011 10:58 am    Assunto: Responder com citação

Bom depois destas respostas, não sei o que te dizer. Vamos esperar a ajuda dos mais velhos.
Quanto ao transplante, nada de fazer agora. Elas estão doentes e não podemos estressar elas ainda mais. Vai ter que esperar elas se recuperarem bem.
Será que vc não esqueçeu de regar elas algum dia? pq geralmente quando as plantas sofrem estresse Hídrico, elas perdem suas folhas. Pode ser isso.
Usou algum tipo de adubo nelas?
Abraço
Raquel Guimarães

MensagemEnviada: Qua Out 12, 2011 11:42 am    Assunto: Responder com citação

Bom..nao m lembro d ter esquecido..pensei q a agua da chuva q n fez bem a elas..rs...e nao coloquei nenhum adubo pq ainda preciso saber ql o melhor comprar..apenas aqueles de flores 10 10 10 q pode ter caido no vaso delas qnd reguei as outras plantas do jardim..vou deixa-las na sombra e fora da chuva sera q n é melhor? Pq a terra da cereja esta como se fosse um bloco de terra...sera q n é melhor ver as raizes dela?
SMART2
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Out 12, 2011 1:26 pm    Assunto: Responder com citação

sombra e uma boa, adubo nesse caso foi quimico e tals mais respingos não afetaria por ser dose muito pequena... observe se num e exesso de agua (mesmo da chuva), tipo se num ta ficando enxarcada... respingo de algum tipo de veneno ( as veses passo no mato e foi akele vento pro lado dela...) observe com muita precizão se ela num tem ospederos ou detalhes nela no tronco em algum lado, tipo uns carapatos (cochonilhas) purgão, fungos... as veses num saiu na foto mais pode ter, sei la broca, vi uma especie de braga q da no milho esses dias num documentario q ataka as raises da planta. formigas cortadeiras... talvez falta de agua tb como vc disse o vaso parece 1 torão de barro, pode ser q ao colocar a agua ela num esta chegando nas raises e ta saindo tudo pelas beradas do vaso, quanto a isso da pra emergir ele na agua por uns 2 minutos deve da e depois tira e deixa escorer... normalmente fohas MURCHAS indicam problemas com alimentação q quase sempre indica raiz, tem minhocas no vaso?
Raquel Guimarães

MensagemEnviada: Qua Out 12, 2011 3:30 pm    Assunto: Responder com citação

Entao..n tem minhocas nao..deveria ter?parece q as raizes estao fracas e bem finas...e nao tem nenhum bichinho..elas secaram do nada..to muito triiiste! Sera q n tem salvaçao?.sera q se eu replanta-las n adianta?parece q o tronco ainda esta verde..socorro!!rs
A cereja raizes:
Esta verde ainda...
E a amora..verde tbm..eu acho
as raizes

SMART2
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Out 12, 2011 9:42 pm    Assunto: Responder com citação

transplante com ela nesse estado receio q não seja indicado, e cara to meio sem ideias agora. vo deixa com a galera mais esperiente... obs Amora adora agua...
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Out 12, 2011 11:27 pm    Assunto: Responder com citação

Mais uma pergunta...

Quantas horas de sol as plantas estão tomando?
Raquel Guimarães

MensagemEnviada: Seg Out 17, 2011 3:01 pm    Assunto: Responder com citação

Entao..como elas ficavam ao ar livre...tomavam umas 3 hrs...mas n era sempre.. agora tirei elas da chuva..vamos ver..pq o Sol esta meio dificil de aparecer..
VEjam a pitanga cm esta bem..(eu acho,rs)(foto de alguns dias atras, agora esta cm mais folhas) está dando folhas muito grandes..o que tenho q fazer?:tira-las?

Obrigado pela ajuda!
Mcdonald
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Out 17, 2011 9:08 pm    Assunto: Responder com citação

Raquel...

Acho que achamos o problema...

Creio que 3 horas sejam pouco para suas plantas... Por isso a Pitanga está com folhas tão grandes. Para aproveitar ao máximo a pouca luminosidade.
Tem como elas pegarem mais sol onde mora?
samerali

MensagemEnviada: Ter Out 18, 2011 9:03 am    Assunto: Responder com citação

duvida ...quando vc rega os vasos eles conseguem secar em quanto tempo ??? precisa regar todo dia ...pergunto se precisa .,..se a terra fica levemente seca na superfice antes de regar novamente ...ou se esta regando sem observar a qnt de umidade que ainda tem no vaso ???

pode me chamar de maluco mais dependendo do estado das raizes eu replantaria em areia grossa pura ...jah vi muita coisa ser salva na areia pura ,,,,mesmo estando debilitada tomando bastante cuidado e sem destruir muito o torrão funciona ....
procederia da seguinte maneira se observasse q esta muito ruim a saude das raizes ,,,,depois de observar tudo q jah foi falado sobre sobre parasitas ,fungos etc.....e tivesse certeza que eh muita agua pela compactação do solo ,eu replantaria porem sem destruir o torrão,pois assim a planta não ira perder muitas raizes e eh certo q naum terá força de se refazer ...entaum eu pegaria uma bacia talvez com o dobro do tamanho do vaso q esta e colocaria areia e a planta dentro ...com isso vc facilita a disperção da agua do torrão e quando a planta se recuperar ai sim fazer uma troca de substrato e voltar pro vaso com o substrato mais correto e menos compactante ....essas terras q dizem terra adubada viram lama e se compactão demais ....pra bonsais usamos uma terra mais drenante e arejada que a condição permitida por essas terras q no meu ver servem pra matar a planta naum soh bonsai mais muita coisa :S
pesquise aqui no forum mesmo sobre a composição ideal para as suas especies no aspecto substrato e tb verifique qnt eh o indicado pra suas especies em relação ao sol .

não encane se perder as plantas ....tds aqui jah perderam e se naum perderam certeza q ainda vão perder ...ateh grandes mestres vez por outra perdem alguma coisa ...eh da rotina ateh, mais se tomarmos os devidos cuidados e estudarmos bastante minimizamos isso a um nivel quase nulo
Raquel Guimarães

MensagemEnviada: Ter Out 18, 2011 10:39 am    Assunto: Responder com citação

Olá!muito obrigada ´.mas m digam uma coisa..para colocar elas em uma bacia, devo colocar como? Pq vi algo sobre mamadeira...e gostaria q m explicassem pois vou comprar a bacia o qnt antes..rs como deve ser?toda furada ou nem tanto? Apesar de amaar "cuidar" de plantas, bonsai é totalmente novo..pq eles parecem mais praticos e resistentes q outras plantas...mas nao é bem assim neh?! Adimiro muito a pasciencia d vcs e agradeço por m ajudarem! Qnd eu aprender vou investir em uma muda mais velha,qm sabe...rs Qnt ao sol..infelizmente n é sempre q temos ..ainda mais agora em tempos de chuva..o q devo fazer?
samerali

MensagemEnviada: Ter Out 18, 2011 2:02 pm    Assunto: Responder com citação

a bacia deve ser bem furada em baixo e um pouco furada dos lados .se vc usar um ferro de solda eletrico eh facil de furar e rapido tb ....quanto a mamadeira ....tem muita gente usando e pouca gente entendeu que eh usada no estagio final da evolução da planta antes de ir pro vaso de bonsai mesmo .... isso sem falar que mestres como o rock jr. descrevem alguns problemas que tiveram com a tecnica , diz a lenda que ateh o criador da tecnica aposentou seu uso ...eu naum uso mais a um certo tempo tirei uma planta com raizes pivotantes na bacia e pouquissimas raizes finas dentro do escorredor ai parei, pq vi a mesma coisa que o rock jah tinha falado e eu teimoso naum ouvi Very Happy .
o substrato q vc vai usar por hora eh unicamente areia de rio essas de obra msm ....peneirada numa peneira fina e usando oque sobra na peneira não oque passa ...
quanto a resistencia dos bonsais ...eh bem diferente de um jardim ...resistente eh ,mais requer cuidados constantes e atenção maior q um jardim comum fora q o cuidado eh muito diferente.
e sobre mudas ,ser mais desenvolvida ou não eh soh uma questão de tempo , se vc for paciente e constante nos tratos uma micro mudinha soh vai demorar um bom tempo a mais (eu prefiro adiquirir mudas não trabalhadas do q os chamados pré bonsais).. ai vc esta começando pode aproveitar esse tempo a mais de desenvolvimento da planta enquanto ela cresce pra ir estudando e pegando confiança no cuidado na manutenção nos estilos de bonsais ...
bom eh isso ae ...boa sorte ,e tome cuidado pq essa coisa de bonsai eh pior que crack quando se fala em vicio jajajajajajajajaja
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: