|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
marcelo bh 3.o PASSO

Registrado: 03/05/10 Idade: 57 Mensagens: 447 Localização: BELO HORIZONTE-MG
|
Enviada: Dom Out 16, 2011 3:52 pm Assunto: resolvi fazer um bonsai deste limoeiro ajuda! |
|
|
Hoje resolvi retirar o pé de limão da tera e reenvasar .o substrato eu usei areia grossa 70% e 30 % terra pronta comprada.
onde ele esta agora ,ele ta tomando chuva,pois nao cabe na cobertura da casa.
esta no quintal mesmo.no local nao bate muito sol,pois esta de baixo de um pé de mamão.
Obs ja tenho 3 mudas com mais de 15 cm plantadas desde semente para bonsai ,só essa planta nao sera bonsai sera um limoeiro em um vaso sera que da certo isso?eu colher frutos de uma arvore no vaso.
Uploaded with ImageShack.us
ele ensacado antes de encher com areia grossa
estas fotos acima eu tinha feito a mais de 15 dias atraz e deixei ele esse tempo todo na areia. hoje reolvi cortar a raiz pivotante e reenvasei
eu precisei retirar toda a areia que estava no saco plastico ,para poder cortar a pivotante, mas em seguida ja reenvasei imediatamente e fiz uma rega bem feita
duvidas eu retirei em torno de 35%das folhas e ramos maiores, é nescessário retirar todas as folhas.
a planta esta com algums frutos tb
ou pode deixar assim do jeito que ta agora que esta tudo certo o que vcs acham?
abs
situação das raizes
limão ja envasado
Uploaded with ImageShack.us _________________ MARCELO
BELO HORIZONTE MG
希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9)
Editado pela última vez por marcelo bh em Qui Maio 17, 2012 9:08 pm; num total de 25 vezes |
|
|
 |
Anderson Neuhaus 4.o PASSO

Registrado: 27/09/11 Idade: 40 Mensagens: 757 Localização: Uruguaiana-RS
|
Enviada: Seg Out 17, 2011 1:03 pm Assunto: |
|
|
Marcelo sim é possivel vc colher frutos de uma arvore plantada em um vaso! seja cultivado como bonsai ou não. Só não esqueça de aduba-lo corretamente, não faltando adubo e água ela frutificara normalmente, só tenho duvidas em relação a época em que vc fez o transplante. eu acho que esta meio atrasado mas se Deus quiser ela vai brotar. abraço e boa sorte. |
|
|
 |
Green_bsb 1.o PASSO

Registrado: 13/09/11 Idade: 45 Mensagens: 173 Localização: Brasília-DF
|
Enviada: Seg Out 17, 2011 1:37 pm Assunto: |
|
|
Se a espécie está se recuperando de yamadori o ideal é que retire os frutos, caso já os tenha, á fim de que os frutos não suguem a energia da mesma.
Em relação a desfolhá-la mais ou podá-la, lembre-se que a quantidade de raízes tem que ser proporcional ao volume da copa, salientando que as raízes capilares é que vão alimentar a planta. O que normalmente acontece em yamadoris, são podas drásticas, ou seja, normalmente retira-se toda folhagem ou até mesmo todos os galhos, deixando somente o toco para que a quantidade de raízes conseguidas ao retirar o yamadori sejam suficientes para recuperar a planta.
Lembrando que vai depender é claro da quantidade de raízes que conseguiu extrair na hora de retirar a planta.
Boa sorte!
Abraço! |
|
|
 |
marcelo bh 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Out 17, 2011 8:59 pm Assunto: limão |
|
|
amigos as fotos das raizes e as do pé de limão e o que foi feito esta ai em cima,nao sei se esta proporcional,pois as raizes são poucas,a 15 dias atraz eu tinha ensacado as raizes como mostra as fotos, domingo eu apenas retirei a areia e cortei a raiz pivotante.e não fiz nenhuma poda de raiz as que esta dentro do saco de ração são as mesmas que estão no vaso e antes de fazer o envasamento o pé de limão estava estavel. _________________ MARCELO
BELO HORIZONTE MG
希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9) |
|
|
 |
Green_bsb 1.o PASSO

Registrado: 13/09/11 Idade: 45 Mensagens: 173 Localização: Brasília-DF
|
Enviada: Ter Out 18, 2011 7:35 am Assunto: |
|
|
Marcelo, poderia tirar fotos da copa e postar aqui? Da planta como um todo?
Essa informação que lhe passei vale normalmente para todas as espécies, no entanto, não tenho nenhuma de limão, sendo assim posta fotos da árvore inteira para que outras pessoas possam opinar com um embasamento mais seguro.
Abraço. |
|
|
 |
marcelo bh 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Out 18, 2011 9:37 am Assunto: limoeiro |
|
|
Amigo acabei de poda-lo, retirei alguns galhos e todos os frutos e tentei deixa-lo pelo menos proximo da proporcionalidade de raizes ,aguardo mais opiniões.
fotos dele ja podado e no vaso com areia grossa só em cima que coloquei uma terra que estava por cima com folhas decompostas.mas a raiz mesmo esta na areia .
esta foto abaixo mostra exatamente a quantidade de raizes que esta no vaso ele foi plantado exatamente com essas raizes sem retirar nenhuma.só fiz o corte
la em baixo da pivotante
minhas duvidas agora são se o serviço esta certo. e se vcs acham que vai pegar .
ele esta no tempo,bem proximo do local onde ele estava
agradeço a opinião de vcs! _________________ MARCELO
BELO HORIZONTE MG
希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9)
Editado pela última vez por marcelo bh em Qua Maio 16, 2012 5:49 pm; num total de 2 vezes |
|
|
 |
marcelo bh 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Out 18, 2011 6:12 pm Assunto: podas |
|
|
fiaz as podas,sera que vai pegar? _________________ MARCELO
BELO HORIZONTE MG
希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9) |
|
|
 |
marcelo bh 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Out 24, 2011 9:34 pm Assunto: LIMOEIRO |
|
|
SÓ para informar o pé de limão ta vivo,até agora ta resistindo. houve uma pequena mudança de coloração do tronco, ficou meio de duas cores,mas fiz um risquinho e ele ta verdinho . agora estou aguardando novas brotações.
ele esta a meia sombra, de manha toma um solzinho esses dias tomou muita chuva, nem fiz regas, mas o substrato ta bem drenante,ta na areia grossa,fui olhar e a agua ta vertendo todinha e nao ta enxarcando.
logo que sair um brotinho eu ja mando fotos ai para vcs acompanharem
to numa expectativa danada rss
abs _________________ MARCELO
BELO HORIZONTE MG
希望 (esperança)
|
|
 |
Ricardo L C PARTICIPANTE

Registrado: 27/10/11 Idade: 50 Mensagens: 1163 Localização: SÃO BERNARDO DO CAMPO-SP
|
Enviada: Dom Nov 13, 2011 8:00 pm Assunto: |
|
|
E ai marcelo blz?
Entao cara eu tirei um limoeiro de uma casa q vai ser domolida e tbm to com essas duvidas q citou.
O meu é menor q esse e ate agora não vi resultado ainda.
E agora lendo seu post , vi q fiz errado em plantar em substrato normal.
Agora não sei se replanto de novo com areia, se faço uma poda ou se deixo assim msm>
Da uma ajuda ai
valeu |
|
|
 |
marcelo bh 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Dez 26, 2011 8:23 pm Assunto: limoeiro |
|
|
Amigos, estou muito satisfeito,com o resultado obtido, hoje 26 de dezembro meu pé de limão esta com tantos brotos que nem pude contar, são brotinhos ,folinhas de 1 centimetro mais ou menos, estão pelo pé todo
assim que a chuva der uma tregua eu posto as fotos
Ricardo, desculpe pela demora da resposta,pois só agora vi a sua postagem,
eu acho que dependera da quantidade de raizes que vc deixou ,no meu caso acho que atingi o limite ,cortei as raizes de mais , o meu agora que iniciou a brotação. e ja fiz uma adubação a 15 dias atraz.
com torta de mamona e fertilizante 10 10 10 , e uma rega com enraizador
e deixei ele a meia sombra no quintal da casa, ele esta no tempo, proximo a um muro nos fundos, e ta tomando essa chuvarada toda de verão, nem estou fazendo as regas, pois chove constantemente aqui em bh esta época do ano, e quando faz sol ele toma pela manha e um pouco a tarde.
se vc ver a minha postagem manda noticias,se eu nao puder ajudar o pessoal do forum te da uma orientação melhor.
esse meu pé de limão ia ser tirado de todo jeito, e eu fiz o yamadori meio que no susto mesmo,e o local onde ele estava era meio precario para arranca-lo direito, mas fiz tudo o que pudi para resgata-lo.
abs
MARCELO _________________ MARCELO
BELO HORIZONTE MG
希望 (esperança)
|
|
 |
marcelo bh 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Dez 29, 2011 10:02 am Assunto: limoeiro |
|
|
Hoje tirei a fotos da brotação essa semana posto as fotos para poderem acompanhar _________________ MARCELO
BELO HORIZONTE MG
希望 (esperança)
|
|
 |
marcelo bh 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Jan 01, 2012 9:56 pm Assunto: brotoação limão |
|
|
dia do yamadori 16 de outubro de 2011
hoje 1 de janeiro de 2012 ele esta assim se passaram 78 dias
Amigos tirei uma foto da brotação do pé de limão, mas hoje os brotos ja estão maiores e em maior quantidade, estao se desenvolvendo dia dia cada vez mais e muito rapido,parece crescer 1 cm dia rss,cada vez que vou olhar me impreciono com a rapidez do desenvolvimento da planta
ai esta a foto da brotação
no fim dessa semana tiro mais fotos ,ai da pra acompanhar o desenvolvimento da planta
Uploaded with ImageShack.us _________________ MARCELO
BELO HORIZONTE MG
希望 (esperança)
|
|
 |
marcelo bh 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Jan 02, 2012 10:33 pm Assunto: limao |
|
|
Amigos, estou com uma duvida a respeito de uma coisa, este pé de limão esta passando por técnicas de bonsai, fiz um yamadori, aramei ums galhos
estou conduzindo ele a um estilo hokidash mas gostaria de saber se posso considera-lo como um pré bonsai , e futuramente como um bonsai independente da altura que é um metro e meio _________________ MARCELO
BELO HORIZONTE MG
希望 (esperança)
|
|
 |
marcelo bh 3.o PASSO

|
Enviada: Sáb Maio 12, 2012 8:28 pm Assunto: limoeiro |
|
|
bom amigos a parte de cima do meu pé de limão secou todas as folhas, a parte de baixo esta verdinha e com brotação, esta foto foi tirada nos primeiros dias do yamadori.
Agora resolvi fazer um bonsai dele, o tronco é reto, mas esta mais grosso um pouco que uma latinha de cerveja, mais para cima ele faz uma curva mais leve
acho um desperdicio cortar só a parte de baixo e perder as outras partes do tronco, inicialmente estou querendo fazer um alporque, voces acham possivel?
gostaria de aproveitar esta postagem e saber onde seria interessante fazer o corte eu estava pensando em cortar em 30cm o tronco contando do nebary,mas isto seria depois dos alporques .
esta imagem foi tirada da minha postagem aqui no forum ai esta o post
com a data
Enviada: Ter Out 18, 2011 9:37 am Assunto: limoeiro
resolvi estes dias fazer um bonsai deste limoeiro, ja estou até imaginando uma bela copa, o estilo seria o hokidash(vassoura)mesmo com uma copa bem formada e o tronco com uns 30 cm o que acham _________________ MARCELO
BELO HORIZONTE MG
希望 (esperança)
|
|
 |
ROGÉRIO DIAS PARTICIPANTE

Registrado: 14/04/09 Idade: 50 Mensagens: 1056 Localização: BELÉM-PA
|
Enviada: Dom Maio 13, 2012 12:46 pm Assunto: É |
|
|
VÉIO,,PELA ESPESSURA DO TRONCO,,SUA PLANTA ESTÁ MUITO ALTA,SE FOSSE MINHA,EU MEDIRIA NO MÁXIMO 15 cm A PARTIR DO NEBARI E COMEÇARIA DO ZERO. _________________ O HOMEM CUIDA DA PLANTA,MAS QUEM A FAZ É A NATUREZA! |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|