Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
ADN 2.o PASSO

Registrado: 06/11/09 Idade: 42 Mensagens: 235 Localização: Vargem Grande Paulista-SP
|
Enviada: Ter Maio 17, 2011 10:59 am Assunto: Mais um PN (Matsu) |
|
|
E ai Galerá
quando vi esse pinheiro na exposição que teve aqui em Vargem Grande não resisti e comprei !
olha ele ai !
RERERE, nem vi a lesma ai no tronco na hora de tirar a foto
lateral direita
atras
lateral esquerda
toda sugestão é bem vinda, obrigado!! |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Ter Maio 17, 2011 2:35 pm Assunto: |
|
|
ADN, esse PN tem uma boa estrutura primária, que dá pra fazer um bom trabalho.
Antes, porém, faça uma limpeza do tronco com uma escova de cerdas de nylon. Esse branco pode ser fungo. Tabém as acículas não estão muito saudáveis. Faça umas 2 aplicações de enxofre ou calda sulfocálcica.
Depois arame os ramos, colocando-os na horizontal, principalmente os ramos secundários.
Faça um bom aporte de adubo até meados de junho, usando principalmente fósforo e potássio.
No início de setembro um transplante para um bom vaso grande com bom susbtrato.
Final de outubro fará a primeira intervenção nas agulhas, podando as velas, deixando 1/3 de cada.(Metsumi)
Posteriormente, em jan, mar e junho serão necessárias as intervenções: Mekiri, Mekaki e Hanuki até completar o ciclo anual e recomeçar.
Vamos acompanhando!
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
ADN 2.o PASSO

Registrado: 06/11/09 Idade: 42 Mensagens: 235 Localização: Vargem Grande Paulista-SP
|
Enviada: Ter Maio 17, 2011 6:00 pm Assunto: |
|
|
obrigado Elio pelas dicas vou tentar fazer o melhor e vou postando aqui conto com a ajuda de vcs! |
|
|
 |
ADN 2.o PASSO

|
Enviada: Qui Maio 19, 2011 8:42 am Assunto: |
|
|
Caro Elio me tira só uma duvida vc me falou para fazer aplicações de enxofre ou calda sulfocálcia mas como consigo essa substancia compro com esses nomes mesmo ou esistem produtos com outros nomes que contem essas substancias ? e quanto ao adubo eu estou usando um que o NIck sugeriu o fosway e deu bom resultado nos doi outros pinheiro que já tinha poderia me dizer como consigo um adubo rico em fosforo e potassio ? desculpe a a falta de conhecimento. seria um NPK ?
obrigado |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Qui Maio 19, 2011 1:43 pm Assunto: |
|
|
ADN, Calda sulfocálcica, pode ser encontrado com 2 nomes diferentes: "Lime Sulphur" em lojas especializadas em bonsai, ou com o nome de "Calda Fertilizante Foliar" em lojas agropecuárias.
O adubo sugerido pelo amigo Nicky, o Fosway eu utilizo também (inclusive por indicação dele). A composição é 0-30-20, ou seja, rico em fósforo e potássio mas não tem nitrogênio.
Neste época em que as plantas precisam armazenar energia, o uso do Fosway é fundamental.
Porém, na Primavera, a planta irá precisar de Nitrogênio e outros micronutrientes, aí, eu uso Osmocote 15-9-12 e Biofert Plus. Uso opcionalmente alguns outros de menor importância e em situações especiais, tais como, Biobokashi líquido.
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 81 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Seg Maio 23, 2011 8:47 pm Assunto: |
|
|
Alô !!!!!!!!
Amigos Elio e Nicky, adquiri o FOSWAY, nunca utilizei, preciso das AULAS GRÁTIS.
Vou aguardar ! _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Maio 24, 2011 2:14 pm Assunto: |
|
|
Ângela, é só diluir na água e regar o substrato. 3ml por litro de água. Veja na bula.
Usa-se como qualquer outro adubo líquido.
A caracteristica que é Fósforo e Potássio (necessário no outono). Não tem Nitrogênio nem micronutrientes.
|
|
 |
Angela Fernandes PARTICIPANTE

Registrado: 22/12/04 Idade: 81 Mensagens: 6143 Localização: Niterói-RJ
|
Enviada: Ter Maio 24, 2011 9:34 pm Assunto: |
|
|
Amigo querido Elio !!!!
Obrigada pela pronta resposta já devidamente anotada.
Grata !!!! _________________ Inté querendo aprender bonsai sempre !!!
SOU DO BEM !!!!!!!!!
PRATICO BONSAI !!!!!!!!
Angela Fernandes |
|
|
 |
ADN 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Set 05, 2011 11:34 am Assunto: |
|
|
Olá a todos atualizando o topico
O que sugerem ?
toda opinião é bem vinda
Obrigado[/img] |
|
|
 |
ADN 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Out 21, 2011 3:51 pm Assunto: |
|
|
E ai pessoal beleza, será que alguem teria uma sugestão sobre esse pinheiro?
obrigado, o que preciso melhorar na aramação ? não me parece satisfatorio mas não teho ideia como melhorar ? |
|
|
 |
Israelbonsai
|
Enviada: Sáb Out 22, 2011 8:51 am Assunto: Resposta |
|
|
O arame está em cima das agulhas, corte a parte do arame que está em cima das agulhas, eu acho que este pinheiro negro me chama a atenção para o estio moyogi, mas a escolha é sua, deixa ele engrossar bastante e poda o que nascer na parte de baixo dos galhos  |
|
|
 |
Pethrus Barros 3.o PASSO

Registrado: 23/02/10 Idade: 44 Mensagens: 413 Localização: Garanhuns-PE
|
Enviada: Sáb Out 22, 2011 2:41 pm Assunto: |
|
|
Que Pinheirão hein ? _________________ Pethrus Barros
Nova Roma de bravos guerreiros, Pernambuco imortal, imortal. |
|
|
 |
Anderson Neuhaus 4.o PASSO

Registrado: 27/09/11 Idade: 40 Mensagens: 757 Localização: Uruguaiana-RS
|
Enviada: Dom Out 23, 2011 1:49 pm Assunto: |
|
|
Òtimo pinheiro! |
|
|
 |
ADN 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Out 24, 2011 8:02 am Assunto: |
|
|
O brigado, tirei umas fotos no final de semana amanhã eu vou atualizar o post.
estou pensando em tirar um galho que esta atrapalhando, vou mostralo nas fotos novas que tirei , pois tenho muito receio em cortar galhos de pinheiro . |
|
|
 |
Israelbonsai
|
Enviada: Ter Nov 01, 2011 8:45 pm Assunto: Re |
|
|
Muito bom seu pinheiro, eu estou fazendo um pré-bonsai por sashiki, a árvore de que eu retirei a estaca tem 100 anos. O meu PN tem as agulhas muito grandes, eu vou fazer a intervenção ano que vem.  |
|
|
 |
|