FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Painera, muda. O que fazer?
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Marcio Misso
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Out 25, 2011 8:47 am    Assunto: Painera, muda. O que fazer? Responder com citação

Amigos, estou com essa Painera no vaso grande e fundo há uns 3 anos. Ela está crescendo bem e, a princípio, iria plantar na rua. Mas vejo uma possibilidade de mantê-la em vasinho. Assim, futuramente terei um bonsai.
Segue uma foto. Alguém tb enxerga essa possibilidade? SErá que tenho que podar os novos ramos que crescem verticalmente? O que devo fazer para miniaturizá-la, ou, ao menos, manter nesse tamanho e deixar engrossar. Ou seja, quero que o crescimento seja apenas lateral!

By marciomisso at 2011-10-25
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Green_bsb
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Out 25, 2011 9:20 am    Assunto: Responder com citação

Marcio, lembrando que o contrário também pode ser feito, plante-a no chão e terá um retorno muito mais rápido que em vaso. Futuramente, quando tiver com o material que deseja, só fazer o yamadori e colocá-la em um vaso novamente. Muitos foristas aqui do Fórum procedem desta forma. A vantagem está justamente em deixar crescer em um ambiente natural, onde ela responderá muito mais rápido, engrossando caule, desenvolvendo o nebari, enfim...
Se tiver a oportunidade de plantar no chão, recomendo.

Abraços.
ADN
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Out 25, 2011 1:21 pm    Assunto: Responder com citação

Cara eu tambem estou com uma painera, mas essa planta cresce de mais, vou abrir um topico e postar a foto para ver como esta,
boa sorte com sua painera e até mais .
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Anderson Neuhaus
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Out 25, 2011 8:42 pm    Assunto: Responder com citação

Se eu fosse vc faria uma poda a uns 10 centimetros do solo. para aumentar a ramificação. abraço e boa sorte.
Filipe Henrique
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Ter Out 25, 2011 8:44 pm    Assunto: Responder com citação

forma o tronco, arama ela com arame da mesma espeçura do caule e bem folgado, depois da o movimento de acordo com o estilo que vc pretende obter e deixa crescer..... depois faz uma poda drastica pra almentar a ramificação e deixa crescer novamente.
abraços

abração pessoal

http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/

www.facebook.com/casadobonsai
André Luiz Santos
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Out 25, 2011 11:13 pm    Assunto: Responder com citação

Marcio, eu não sou fã de painera pra bonsai não, mas o Bonsais Chaddad...é fera no assunto, da uma olhada nesse link, vai te ajudar muito!

http://chaddadbonsai.wordpress.com/paineiras/

obs.: Aproveita e tenta trocar umas informações com ele.
Abraço!
Marcio Misso
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Out 29, 2011 1:24 pm    Assunto: Responder com citação

Valeu a ajuda, caros amigos!
eu vi uns bonsais de painera no ceagesp esses dias que gostei muito. Vou dar mais valor a essa planta, acho que tem um bom futuro e, segundo o criador que vi, elas são boas pra bonsai, bem resistentes e tal, aguentam poda de raíz...
Vou ver o link. Abraços
Chaddad
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Out 31, 2011 10:46 am    Assunto: Responder com citação

Caro Marcio.

Meu primeiro bonsai de paineira eu plantei em 1976, sendo que até hoje nunca deu flor. Mas alguns enxertados sim.

A paineira em vaso forma raízes tuberosas, como de mandioca, são elas que fazem a diferença, pegando a forma do fundo do vaso.
Se vc plantar no chão perderá isso, mas se vc tem pressa pode trocar o solo anualmente e as vezes semestralmente, retirando, lanvando o solo e retorando as raízes e colocando uma mistura nova.

Todas as plantas que produzem raízes tuberosas ou engrossam muito não podem com nutrição amoniacal excessiva, o amonio compete com o potássio para ser absorvido, daí a se vc planta numa terra orgânca pura sem potássio as raízes e o tronco ficam finos por anos. Assim, ureia sulfato de amonio, amonea, e turfa fazem mal pra paineiras e solos ácidos tb. Mas alguns estercos são benéficos, basta vc adicionar mais potássio e calcareo.

As podas são de dois tipos com dormência que oda bem baixo, ou folhas nos ramos que vc poda deixando a última folha verde, essa última na primavera e verão. Todo anos será assim, mas o ideal é deixar a copa em forma de cogumelo, não pode haver um ramo mais alto, pois ele puxa todos os nutrientes e os demais morrem, por isso de deixa-los todos na mesma altura eles permanecem mais tempo.

Veja a dominância apical de uma planta rebrotada após a poda do 2º ano.

http://bonsaiesalq.files.wordpress.com/2009/12/paineira-barroxplastico3.jpg
O broto maior precisa ser podado deixando a última folha verde, e todos aramados e curvados lateralmente. Isso se repete por varios anos tentando formar a copa e engrossar os ramos que ficam.

Um abraço
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Marcio Misso
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Out 31, 2011 11:16 am    Assunto: Responder com citação

Caro Chaddad! Obrigado pela rápida resposta e atenção disponibilizada.

Vamos ver se entendi:
O solo não pode ser muito ácido, devemos puxar mais para o básico, calcáreo. Adicionar potácio (o ano todo? em abundãncia?)
Será que substrato argiloso é bom?
Ela está em vaso grande. É recomendável colocar em vaso menor? Essa seria, então, uma boa época para cortar raízes, substrato e transplante para outro vaso?
Os ramos dela estão todos da mesma altura. Devo deixá-los assim? A recomendação de alguns colegas é podar drásticamente para diminuir o tamanho do tronco e, dessa forma, miniaturizar. O sr. recomenda que eu faça isso?
A foto apresentada mostra um galho mais esticado. Esses são aqueles que puxam mais nutrientes e que devemos retirá-lo, correto? O porque de deixar, nesse galho a última folha?
Obrigado e uma ótima semana!
Chaddad
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Out 31, 2011 3:42 pm    Assunto: Responder com citação

É caro Marcio esperemos que ainda dê tempo, porque se ela estver em um vaso alto por mais de 6 meses pode ser dificil faze-la entrar num raso, pelo menos por varios meses. Isso porque a raíz engrossa e não pode ser mais curvada, mas pode ser podada, só que a época para se fazer uma poda que retire quase toda a raíz.
Vou fazer uma seguência de foto pra vc com uma paineira minha com uma idade próxima a da sua, daí vc vai entender.
Daqui uns dias eu posto.

Um abraço

Chaddad
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
marcio gabiatti
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Nov 13, 2011 11:48 am    Assunto: Responder com citação

Amigo Marcio misso se servir de inspiração vai uma foto de uma paineira do meu amigo Genésio da bonsai blumenau [img]

abraços...[/img]
Ricardo L C
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Seg Abr 16, 2012 10:52 pm    Assunto: Responder com citação

PAINEIRA SE PROPAGA POR ALPORQUE?
Djalmo
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Abr 17, 2012 1:26 pm    Assunto: Responder com citação

marcio gabiatti escreveu:
Amigo Marcio misso se servir de inspiração vai uma foto de uma paineira do meu amigo Genésio da bonsai blumenau [img]

abraços...[/img]

Que belo exemplar este, sera que não tem um link com a evolução???
Valeu
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: