Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
A_Henriques

Registrado: 03/05/10 Idade: 51 Mensagens: 58 Localização: Brasília-DF / São Paulo-SP / Cataguases-MG
|
Enviada: Sáb Maio 29, 2010 10:08 am Assunto: técnica do sashiki no PN, pode ser usada em outras espécies? |
|
|
Alguém saberia dizer se a técnica do sashiki (estaquia) da muda, que é utilizada comumente no Pinheiro Negro, pode também ser utilizada com sucesso para outras espécies que não sejam pinheiros ?
abraço. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sáb Maio 29, 2010 12:49 pm Assunto: bonsai |
|
|
Com certeza, pode usar sim.
Eu costumo cortar fora a raiz pivotante de: piracanta, cotoneaster, carmona, murta (murraya), kinzu, jabuticabeira, pitangueira, etc, todas produzidas a partir de sementes.
Claro que não se pode ser tão radical, quanto no PN. O corte é somente da raiz pivotante, mantendo porém as raizes finas (capilares) presentes na mudinha nova.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
A_Henriques

Registrado: 03/05/10 Idade: 51 Mensagens: 58 Localização: Brasília-DF / São Paulo-SP / Cataguases-MG
|
Enviada: Dom Maio 30, 2010 6:53 pm Assunto: |
|
|
Espero não perder muda nenhuma, mas vou fazer umas experiências com umas mudinhas que estou cultivando aqui em casa. Vou fazer desta forma que você mencionou, cortando somente a rais pivotante.
Tenho uns pinheiros negros que ainda não germinaram, que também vou fazer desta forma em alguns. Não vou fazer da forma mais radical não. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Maio 30, 2010 10:33 pm Assunto: bonsai |
|
|
É como eu escrevi: corto a raiz pivotante e mantenho as raízes finas, ditas capilares, mas isso nas outras plantas.
Em mudas de PN produzidas a partir de sementes, o ideal é fazer o sashiki, como demonstrado no link abaixo:
http://www.labbocommerce.com.br/index.php?eid=70&acao=ex_see&id=18
Pinheiro Negro é diferente de piracanta, etc. Por isso, o melhor, é fazer como dizem mesmo. Os resultados são bem melhores inclusive, e se fizer no período correto, não há perda nenhuma.  _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Fábio Andrade
|
Enviada: Dom Out 23, 2011 10:25 am Assunto: usodo hormônio |
|
|
Prezado(a),
No Nipon Bonsai, apos a poda das raízes eles usam hormônio enraizador.
Vocês sabem a concentração quantos (ppm) da solução e quantos minutos devo deixar as mudas nesta solução?
Grato. |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 41 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Dom Out 23, 2011 11:25 am Assunto: |
|
|
aproveitando o topico, o PN se propaga por estaquia?
alguem saberia a epoca correta e o metodo mais indicado, como forma de cortar, escolha dos galhos a serem estaquiados (tamanho) e cuidados basicos apos o plantio?!
vlw
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 78 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Dom Out 23, 2011 5:54 pm Assunto: |
|
|
Fábio, depende do hormônio. O superthrive, uso 1,5 ml por litro de água. Deixo umas 2 horas. Isso em estacas.
Filipe, o que o amigo Nicky disse acima, é estaquia de mudas de PN e não estacas de PN.
Explico. Na semeadura de PN, após a mudinha chegar a determinado tamanho, é retirada e cortada a pivotante. Não se trata de estaquia e sim, simplesmente retirada da pivotante.
PN não pega de estaca.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 41 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Out 24, 2011 11:19 am Assunto: |
|
|
Filipe escreveu: | sim, eu entendi o topico.. queria mesmo confirmar se não dava pra fazer estacas....
vlw novamente!
abraços |
Filipe nunca soube que alguém tenha feito estaca de PN. Mas, depois que vi um japonês fazer desfolha total em PN e ele voltar com brotação vigorosa!!!........não duvido de mais nada!......rsrsrsrs!
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Felipe 5.o PASSO

Registrado: 14/09/05 Idade: 45 Mensagens: 921 Localização: Florianópolis - SC
|
|
|
 |
Fábio Andrade
|
Enviada: Qua Out 26, 2011 9:21 pm Assunto: superthrive |
|
|
Elio,
Me desculpe, mas o superthrive é que tipo de hormônio e qual a concentração deste hormônio no produto comercial (superthrive).
Porque tenho AIB em casa na concentração de 3000ppm. Se você souber a concentração do produto que você usa faço uma conversão.
Grato; |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Sex Out 28, 2011 5:39 pm Assunto: |
|
|
Fábio o Superthrive é um composto de vitaminas e hormônios, cujos dois principais são:
B-1 - 0,09% - 900 ppm
ANA - 0,048% -Acetic Naphthyl Acid - 480 ppm
|
|
 |
Fábio Andrade
|
Enviada: Sex Out 28, 2011 10:03 pm Assunto: Superthrive |
|
|
Muito obrigado Elio, agora faço um a conversão porque ANA e AIB são hormônios com funções semelhantes nas plantas.
Abraço. |
|
|
 |
Thiago Batista 3.o PASSO

Registrado: 24/02/11 Idade: 35 Mensagens: 409 Localização: Brasília-DF
|
Enviada: Sáb Out 29, 2011 1:59 am Assunto: |
|
|
Pessoal,
Eu li em algum lugar há algum tempo que é possível fazer estaca de pinheiro sim (não sei se em todas as espécies), não lembro muito bem a técnica usada, mas é mais ou menos assim:
A planta de onde a estaca será retirada deve ter menos do que um ano de idade;
Deve ser retirada a estaca do ápice da planta. Não me lembro ao certo qual era o comprimento das estacas usadas.
As estacas eram inseridas em substrato comercial (plantmax ou outro similar).
Eu acho que vale a pena tentar... Não custa, né? hehehe... Não me lembro dos outros detalhes sobre o tempo de enraizamento ou uso de hormônios, mas talvez uma pesquisa mais aprofundada no google, e alguém acha alguma coisa.
Um abraço. |
|
|
 |
|