Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
nightblood
Registrado: 19/09/11 Idade: 35 Mensagens: 33 Localização: Itabuna-BA
|
Enviada: Seg Out 31, 2011 12:53 pm Assunto: Praga em meu Shimpaku |
|
|
Pessoal...estive observando meu Shimpaku nos últimos dias, e percebi q ele estava começando a perder a coloração verde escuro característica, começando a ficar meio "pálido", amarelado...lembrei q algum tempo tempo atrás tinha lido sobre uma tal de "prova da folha branca" sobre possíveis ácaros, nao sei ao certo...fiz e deu positivo (vi uns bichinhos minúsculos andando na folha). Preciso combater essa praga né? Qual tipo de produto usar e como usar? Se puderem, me mandem os tipos de produtos q eu posso usar para matá-los, mais de uma opção de preferência, pois aqui em Itabuna é dificil achar lojas que vendam esses produtos.
Aguardo ansiosamente por respostas.
Att.
Felipe |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Seg Out 31, 2011 5:36 pm Assunto: |
|
|
Night, use enxofre (pode ser calda sulfocálcica). Proteja o solo e abuse da pulverização com o produto. O ideal é regar com água pura, a copa da planta uns 30 minutos antes. Isso fará os aranhiços saírem debaixo das escamas das folhas.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
nightblood
|
Enviada: Seg Out 31, 2011 7:15 pm Assunto: |
|
|
Elio...
Eu tenho um produto chamado Sulfiram, que é à base de enxofre, porém geralmente utilizado em seres humanos ou animais, mas com a função de matar ácaros e insetos (que causam escabiose - sarna, ptiriase - piolho e ftiriase - chatos e carrapatos)
Será que tem algum problema usar? e será que seria efetivo? Acho que seria...mas, prefiro confirmar...
Sobre essa rega da copa...como é? Jogar água em abundancia mesmo em toda a copa? nao corre o risco dos aranhiços cairem no solo e depois voltarem para as folhas não?
Att.
Felipe |
|
|
 |
LUIZ ARTHUR 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Out 31, 2011 8:27 pm Assunto: |
|
|
nightblood,
Proteja o solo com plástico, com certeza eles não se esconderão no solo. Quanto ao Sulfiram é de uso veterinário, acho que pode não ser bom para a planta.
Pode achar o Dimy Pronto que é muito bom, mas lembre que é veneno compre uma luva de borracha para aplicar o produto e não pode aplicar o produto em temperatura acima de 30 Graus.
Você pode achar a calda sulfocálcica ou outro acaricida em uma loja de produtos veterinários.
A calda sulfocálcida seria o melhor, pois é natural. Já o acaricída normalmente é tóxico e demora um tempo para sumir da árvore.
Abraço _________________ A sabedoria da natureza é tal que não produz nada de supérfluo ou inútil.
Nicolau Copérnico |
|
|
 |
nightblood
|
Enviada: Seg Out 31, 2011 9:39 pm Assunto: |
|
|
Luiz...o que eu tenho aqui nao é de uso veterinário não...é de uso médico mesmo...
Mas a calda sulfocáustica nao é aquela q se usa pra "branquear" o tronco em sharis, por ex? |
|
|
 |
LUIZ ARTHUR 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Nov 01, 2011 8:06 am Assunto: |
|
|
nightblood,
A calda sulfocálcica é aquela que usamos para proteger a madeira morta. É mais fácil comprar pronta na casa agropecuária, se for fazer dizem que fede bastante ao ferver. Há e é usada também como fungicida e inseticida, a diferença é que na madeira morta é passada várias vezes e no teu caso você vai aplicar somente para combater o aranhiço.
Abraço _________________ A sabedoria da natureza é tal que não produz nada de supérfluo ou inútil.
Nicolau Copérnico |
|
|
 |
nightblood
|
Enviada: Ter Nov 01, 2011 1:23 pm Assunto: |
|
|
Luiz...encontrei Cipermetrina aqui, que é o composto ativo do Dimy Pronto...diluí 1,5ml em 250ml de água e borrifei. Fiz o esquema de molhar as folhas um tempo antes de aplicar, e protegi o vaso e a terra com uma sacola...agora eh só esperar...tomara que morram todos! hehehe
Obrigado..
Att.
Felipe |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Nov 01, 2011 2:29 pm Assunto: |
|
|
Night, tem que fazer 3 aplicações, pois o produto não age nos ovos.
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
nightblood
|
Enviada: Ter Nov 01, 2011 7:49 pm Assunto: |
|
|
De quanto em quanto tempo, Elio?
Att.
Felipe |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Nov 01, 2011 8:33 pm Assunto: |
|
|
nightblood escreveu: | De quanto em quanto tempo, Elio?
Att.
Felipe |
Uma por semana tá de bom tamanho!
|
|
 |
LUIZ ARTHUR 3.o PASSO

|
Enviada: Ter Nov 01, 2011 9:52 pm Assunto: |
|
|
nightblood,
Beleza, é só seguir o que o Elio disse, os ácaros logo estarão acabados bem como os que estão nos ovos.
Nicolau Copérnico |
|
|
 |
nightblood
|
Enviada: Qua Jan 25, 2012 11:54 pm Assunto: |
|
|
Pessoal...não sei se pelo aranhiço ou alguma outra alteração, meu Bonsai está secando muito! Vou postar uma foto amanhã para ver se vocês me dão uma luz sobre o que fazer, pois já estou achando q ele tah morrendo mesmo....=/
Sobre a Cipermetrina, apliquei conforme recomendado, mas não observei o extermínio do aranhiço, daí resolvi partir para a ultima tacada e apliquei Tetmosol (sulfiram) nele mesmo...fui fazer o teste da folha branca agora, deu negativo para aranhiço...mas ele continua secando...postarei fotos e aguardo os comentário.
Att.
Felipe |
|
|
 |
|