Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Guilherme Luz 3.o PASSO

Registrado: 29/04/10 Idade: 38 Mensagens: 455 Localização: Teófilo Otoni - MG
|
Enviada: Qua Nov 02, 2011 8:35 pm Assunto: Mudas de jabuticaba por estaquia, vale a pena! |
|
|
Postei esse tópico no Faça vc mesmo, porem achei que lah não estava sendo visto por bastante pessoas e acho que lah não é o lugar adequado, por isso vou postar aqui.
Olá amigos, eu ví uma matério do Geraldo onde ele fazia estaquias de jabuticabeira.
Inicialmente eu num botei muita fé não, mas a curiosidade falou mais alto, foi quando
mostrei a matéria para o meu pai e ele se dispos a me ajudar, e ele arrumou um galho de jabuticabeira.
Abaixo eu fiz uma espécie de passo a passo.
Façam pois vale muito a pena.
Essa primeira é uma que eu já coloquei no substráto. ela já emitiu várias brotações.
1
Detalhe dos brotos...
2
Detalhe do tronco com uma parte descascada, essa parte é a que vai dentro do potinho
com água, esse potinho foi anexada uma mangueira (eu usei conduite, mas pode ser qualquer
tipo de magueira).
3
Mais uma ves o detalhe de onde o tronco foi descascado.
4
Detalhe para a brotação dessa segunda estáca.
Essas brotações se desenvolveram após as estacas ficarem com a parte descascada mergulhadas
na água. Demoraram em torno de 3 semanas para brotarem.
5
Agora a estaca dentro do pote com o conduite imbutido. Aí é só encher o pote de água.
Lembrando que o galho usado já frutificou, o que aumenta as chances de obtermos um bonsai
que frutifica.
6
Detalhe do conduite usado.
7
Aquié um pequeno esquema de como vai funcionar a bagaça!
8
Agora é esperar, vou ver se futuramente tento com outras especies.
Se der certo acho essa tecnica mais vantajosa que a estaquia pois vc pode acompanhar a muda mais de perto uma vez que podemos levá-la para casa _________________ Nada como o peso do tempo para tracionar um galho. |
|
|
 |
Mcdonald PARTICIPANTE

Registrado: 19/08/10 Idade: 43 Mensagens: 1955 Localização: São Bernardo do Campo-SP
|
Enviada: Qui Nov 03, 2011 1:23 am Assunto: |
|
|
Cara... vc é ninja heim..
Faz quanto tempo que fez a estaquia?
Vou acompanhar pra ver se vai dar certo mesmo...
Abraço e boa sorte _________________ www.macdonaldfernandes.wordpress.com |
|
|
 |
Lrgullo 2.o PASSO

Registrado: 05/05/10 Idade: 41 Mensagens: 260 Localização: Limeira-SP
|
Enviada: Qui Nov 03, 2011 7:58 am Assunto: |
|
|
opa! e aí!
fiz uma destas com conduite e tal... mas ela foi morrendo... a diferença é que deixei com as folhas e todas pela metade... no seu caso vc tirou tudo né... esperamos que funcione!
outra estaca que fiz o galho era parecido com o seu, praticamente um toco legal, coloquei em areia grossa e sempre mantive de úmida para molhada... o galho brotou bem... e foi bem por 2 meses, depois precisei mudar dai ja era... estou sem espaço adequado para estaquias...
mas boa sorte aí!
nada que uns anos de paciência de rendam raízes
abraço! _________________ Lucas Gullo
"E o Senhor Deus fez brotar da terra toda qualidade de árvores agradáveis à vista e boas para comida..." Gn 2:9a
Minhas mudas
http://lrgullo.wordpress.com/vida-pessoal/projetos-de-bonsais/ |
|
|
 |
SMART2 2.o PASSO

Registrado: 07/04/11 Idade: 40 Mensagens: 381 Localização: Buritis-RO
|
Enviada: Qui Nov 03, 2011 11:39 am Assunto: |
|
|
esse sistema pra mim não funciono muito bem tb, pra comessar de acerola nem consegui raises... ela brota num velocidade incrivel chegando a uns 3cm de tamanho kda broto ae do nada vai secando muxando e morre... ja em outras como Romã e Amora q eu fiz tive o problema q as raizes insistem em nacer na diviza da casca, tipo bem onde vc comesso a descasca... e consequentimente vão direto para baixo chegando ate a agua... isso com poucos dias la num tem problema mais antes de juntas 1 quantidade rasoavel de raiz elas comessão a aprodrecer, mesmo a amora q adora agua, salvei as minhas pq tava em garafa pet transparente então percebi a tempo e enxi de terra a parte de baixo, mesmo assim fico akele talo enorme q fica chato pra coloca em vasos normais de bonsai, a parte de cima praticamente não cria raises. ainda aconselho q alporque seria melhor... mais vamos acompanhar talvez foi eu q errei aki ja q so iniciante tb |
|
|
 |
Guilherme Luz 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Nov 03, 2011 12:12 pm Assunto: |
|
|
Um é bom saber que outros já tentaram isso nos ajuda a tentar fazer diferente pra ver se dá certo. ^^
Mcdonald, essa técnica eu copiei do Geraldo Inocensio, e com as dele deu certo, vamos ver se as minhas da certo né?
Lrgullo, eu tirei todas as folhas, essas folhas que vc está vendo nas fotos são todas brotações novas.
Smart2, pra resolver esse seu problema é bom vedar a parte onde o tronco descascado entra, dessa forma as raízes não terão acesso à parte com água.
Continuem acompanhando eu tenho outras duas maiores pra mostrar. _________________ Nada como o peso do tempo para tracionar um galho. |
|
|
 |
Tiago R 4.o PASSO

Registrado: 15/12/09 Mensagens: 751 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Qui Nov 03, 2011 1:28 pm Assunto: |
|
|
Vou acompanhar. |
|
|
 |
edson0605 PARTICIPANTE

Registrado: 26/07/07 Idade: 59 Mensagens: 3373 Localização: Umuarama - PR
|
Enviada: Qui Nov 03, 2011 2:45 pm Assunto: |
|
|
Eu já tentei... Não tive sucesso!
Edson. _________________ O bom bonsaísta deve conhecer a fisiologia das plantas, pois muitas vezes as pessoas as matam pelo simples desconhecimento de suas necessidades básicas...
Pedro Morales |
|
|
 |
Guilherme Luz 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Nov 03, 2011 2:52 pm Assunto: |
|
|
Nossa desse jeito já to desanimando... _________________ Nada como o peso do tempo para tracionar um galho. |
|
|
 |
Rafaelsantos 1.o PASSO

Registrado: 29/03/11 Idade: 40 Mensagens: 146 Localização: Cariacica-ES
|
Enviada: Qui Nov 03, 2011 5:26 pm Assunto: gosteiiiii |
|
|
RAPAZ GOSTEI..acompanhando ... _________________ Muita calma nesta hora!!! |
|
|
 |
Guilherme Luz 3.o PASSO

|
Enviada: Sáb Nov 12, 2011 2:00 pm Assunto: |
|
|
Atualizando:
Vejam como ela está brotando...
Ela também vem apresentando uma boa cicatrização nos cortes, acho que vou começar a utilizar um bom enraizador nela, acho que usarei a tiamina.
Continuem acompanhando, opiniões são muito bem vindas... _________________ Nada como o peso do tempo para tracionar um galho. |
|
|
 |
Filipe Henrique PARTICIPANTE

Registrado: 20/12/06 Idade: 42 Mensagens: 1846 Localização: vitória ES
|
Enviada: Sáb Nov 12, 2011 2:37 pm Assunto: |
|
|
boa sorte brother, nunca vi alguem dizer que conseguiu por esse metodo...
ficam vivas por mais de ano e sem nenhuma raiz...
Eu só tento depois que alguem conseguir. TO TORCENDO POR VC AMIGÃO!
RSRS
abraços _________________ “Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância”
Sócrates
abração pessoal
http://bonsaiclubecapixaba.blogspot.com.br/
www.facebook.com/casadobonsai |
|
|
 |
Guilherme Luz 3.o PASSO

|
Enviada: Sáb Nov 12, 2011 3:03 pm Assunto: |
|
|
Nossa cara, desanimador essa noticia viu, kkkk, vamos ver ser eu consigo e quebro esse tabú né?
Vou comprar a tiamina semana que vem e vamo ver se ajuda né?
Até la... _________________ Nada como o peso do tempo para tracionar um galho. |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Sáb Nov 12, 2011 3:06 pm Assunto: |
|
|
Ola a todos , a titulo de curiosidade e experiencia, concordo . Mas como forma de se conseguir material de qualidade para o cultivo como bonsai , acho pouco provavel que funcione, ou mesmo que valha o esforço.
Alem de dificil enraizamento, mesmo com metodos elaborados e criativos , demorados e com grandes chaces de fracasso , as jabuticabas são nativas muito faceis de serem encontradas , mesmo em viveiros comerciais sem qualquer ligação com o mundo do bonsai .
Outro motivo que poderia levar ao uso desta tecnica seria um material exepcional , sem igual , o que não é o caso .
Se em vez de se tentar propagar por estaquia consumindo-se anos a fio para se ter algumas poucas raizes finas fossem plantadas sementes { com a vantagem de se consumir o fruto..} acredito que em alguns anos de cultivo intencivo teriamos coisa muito melhor em relação a nebari , tachinagari , galhos primarios ..etc...
Claro que esta é apenas a opinião de um iniciante que pode estar totalmente equivocado .. no mais , parabens e boa sorte....  |
|
|
 |
Guilherme Luz 3.o PASSO

|
Enviada: Sáb Nov 12, 2011 3:18 pm Assunto: |
|
|
É amigos, concordo com vc Sergio, mas acho que não custa nada tentar e me valerá a experiencia, e como dizemos aqui em Minas, vai que eu dou um azar e consigo.^^ _________________ Nada como o peso do tempo para tracionar um galho. |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Sáb Nov 12, 2011 3:35 pm Assunto: |
|
|
É isso aí camarada , experiencia , não custa nada , não ocupa espaço e agrega muito a nossa vida . Nunca desista . |
|
|
 |
|