FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Junípero Intervenção
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Maio 08, 2011 11:28 am    Assunto: Junípero Intervenção Responder com citação

Bom dia pessoal!
Tempos atrás quando comecei a ler, cultivar, trocar idéias no fórum, tinha, já, quatro juníperos procumbens e uma tuia nana.
No fórum aprendi não ser uma boa escolha, pra iniciantes começar o aprendizado com eles. Vi ao vivo o porquê disso, pois a tuia foi a primeira a morrer.
Dois juníperos, eu somente comecei a efetuar algum ajustes quando eles estavam debilitados.
Graças a todos do fórum que me deram dicas, em especial ao amigo Elio, eles vêm se recuperando.
Agora, gostaria de compartilhar fotos do terceiro junípero procumbens. Qual o motivo disso? Esse junípero está em ótimas condições, exceto pelo vasilhame. Aprendi que é muito diferente efetuar ajustes em um junípero em bom estato do que em um que está na UTI. Então, acho que no inverno posso mexer nele.
Encontrei-o em um viveiro, ao ar livre sendo regado com mangueira. Notei que tinha um movimento de queda legal.
Talves futuramente pudesse ter o estilo Kangai ou Han-Kengai. Tirando o fato que o pessoal do viveiro quebrou o galho "mais jacaré", digamos assim,
ele está emboas condições. Efetuei apenas duas adubações do verão pra cá com torta de mamona e farinha de osso.
Deixei a pleno sol (e plena chuva também), sem mecher no vasilhame. Seu substrato parece ser terra, pinus e restos de madeira.
O local onde deixei-o, facilitava seu movimento em direção ao solo.
Seguem as fotos. Por favor, caso as fotos estejam grandes demais, avisem que posso trocar (troquei o servidor).

Vista frontal, onde aparece o galho "jacaré":

Vista lateral Esquerda da primeira foto:

Vista lateral direita, onde se nota mais a tendência dos galhos:

Vista de trás, onde há menos galhos:

Vista superior (os pés são pra comparar Laughing

Zoom do tronco:

E Zoom do galho em queda, onde aparecem os locais onde houve quebra:

Os comentários e dicas serão bem vindos. Abraço a todos
Pedro Reimão
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Maio 08, 2011 2:27 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo não tenho boas lembranças com coníferas mas acho que vou dar um palpite bem leve.
Gostei da sua pontuação em faze-lo han-kengai ou kengai, trabalhe neste projeto axo que ficará bem bonito, outra coisa, não sei se estou falando abobrinha mas caso eu fosse trabalhar esta planta começaria criar patamares de copas menores, consegue entender?
Bom esta é minha opinião totalmente crua.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Maio 10, 2011 9:25 am    Assunto: Patamares Responder com citação

Olá Pedro
Sim, li que devem ser trabalhadas em patamares, embora não sei muito
como por que lado começar...vou procurar algum tópico no site ou na net.
Se vc ou alguém do fórum indica algum será de grande valia.
Abraço e desculpe a demora na resposta ok?
Pedro Reimão
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Maio 10, 2011 11:40 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo não sei fazer projeções por isso procurei alguns links para você espelhar, cada um deles trabalha uma planta diferente em questão a robustez.

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.atelierdobonsai.com.br/sh2009007.jpg&imgrefurl=http://www.atelierdobonsai.com.br/shohin2009.html&usg=__Ad7zONwnf4qugpz_QXLSWTGH3KI=&h=535&w=400&sz=53&hl=pt-BR&start=0&zoom=1&tbnid=LJnolBSXXfOMaM:&tbnh=156&tbnw=136&ei=9PXJTbmiKIrHgAeypLz1Bw&prev=/search%3Fq%3Djuniperus%2Bkengai%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26client%3Dfirefox-a%26rls%3Dorg.mozilla:pt-BR:official%26biw%3D1024%26bih%3D659%26tbm%3Disch&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=584&vpy=292&dur=72&hovh=260&hovw=194&tx=92&ty=266&page=1&ndsp=13&ved=1t:429,r:11,s:0

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.plantasonya.com.br/wp-content/img/Juniperus-chinensis1.jpg&imgrefurl=http://www.plantasonya.com.br/tag/bonsai/page/3&usg=__HneQZUMC3Oa3PoR5JpAbIiSjAE8=&h=373&w=450&sz=62&hl=pt-BR&start=0&zoom=1&tbnid=lqtmsAJ-XJ-v-M:&tbnh=156&tbnw=200&ei=9PXJTbmiKIrHgAeypLz1Bw&prev=/search%3Fq%3Djuniperus%2Bkengai%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26client%3Dfirefox-a%26rls%3Dorg.mozilla:pt-BR:official%26biw%3D1024%26bih%3D659%26tbm%3Disch&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=145&vpy=348&dur=258&hovh=204&hovw=247&tx=184&ty=181&page=1&ndsp=13&ved=1t:429,r:9,s:0

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.artofbonsai.org/galleries/images/junipers/HanKengaiItoigawaJuniper.jpg&imgrefurl=http://www.artofbonsai.org/galleries/juniper.php&usg=__JfTgHNtT3SFOFyg8Omnt2h3RYWM=&h=600&w=800&sz=172&hl=pt-BR&start=0&zoom=1&tbnid=l2xUNUsKO5myyM:&tbnh=171&tbnw=226&ei=9PXJTbmiKIrHgAeypLz1Bw&prev=/search%3Fq%3Djuniperus%2Bkengai%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26client%3Dfirefox-a%26rls%3Dorg.mozilla:pt-BR:official%26biw%3D1024%26bih%3D659%26tbm%3Disch&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=544&vpy=104&dur=134&hovh=194&hovw=259&tx=153&ty=75&page=1&ndsp=13&ved=1t:429,r:3,s:0

Bom desculpe o tamnho dos links, mas são esses ai e devem te dar uma boa ajuda de como começar e seu trabalho.
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Maio 11, 2011 9:24 am    Assunto: cascata Responder com citação

Pedro
Obrigado pela disponibilidade. Muito bom o acervo. Vou olhar com mais calma à noite.
Agora que vi essas fotos tão belas desse formato me ocorreu algo:
O estilo é realmente muito bonito, entretanto, vi que em sua maioria
o junipero utilizado é o chinensis. Pelo menos observando fotos que tenho do estilo e dos links que vc mandou. Será que há algum impedimento
ao junipero procumbens ou horizontalis?
Pedro Reimão
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Maio 11, 2011 5:02 pm    Assunto: Responder com citação

Amigo esta informação não possuo, um outro amigo meu conduz o horizontalis dele para ser um fukinagashi, pode ser uma ideia.
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Nov 02, 2011 11:59 pm    Assunto: Atualização e Opinião Responder com citação

Boa noite amigos do fórum.

Mais uma vez venho solicitar a opinião de vcs a respeito desse junípero.
Apesar de não ser a época mais apropriada, me vi obrigado a efetuar a troca do substrato da planta devido aos seguintes motivos:
1 - Encontrei uma colônia de formigas no vaso de capa plástica;
2 - Substrato excessivamente compactado;

O que fiz:
1 - Efetuei a limpeza das agulhas, retirando pequenos galhos secos;
2 - Amarrei os galhos acima do tronco para visualizar melhor;
3 - Reduzi o torrão e as raízes consideravelmente como verão nas fotos;
4 - Efetuei uma inclinação da planta em relação ao vaso perfurado;
5 - Coloquei por uns 15 minutos na tiamina;
6 - Troquei o substrato por 40% tijolo triturado, 30% akadama, 30% mistura de humus, pinus triturado e carvão.
7 - Mergulhei uma meia hora na água;

Seguem as fotos:

Antes de tirar do plástico.

Detalhe do nebari.

Detalhe do torrão, onde aparecem as galerias.

Detalhe do tamanho que estava as raízes.

Como ficou após poda das raízes.

Detalhe após envasamento e inclinação.

Detalhe do lado direito. Galhos estão amarrados no alto.

Detalhe do galho jacaré "indo" ao fundo do vaso.

Detalhe visto pela frente com demais distribuição de galhos.

Aqui essa foto mostra no pé da página que o galho jacaré foi podado no viveiro, mas contendo um galho que creceu para a direita.

Sei que o post ficou meio grande com as fotos mas achei necessário.
Vou aguardar a opinião de vcs.
Não sei se podei demais as raízes...
informo que não fiz poda aérea com medo de tirar algum galho e estragar o desenho dele...
Seria muito importante a opinião dos amigos para me decidir se faço mais algo agora, tipo na parte aérea ou deixo recuperar.
Obrigado a todos.
Bruno Gomes
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Nov 03, 2011 3:46 pm    Assunto: Responder com citação

Caro Seph, minha experiencia com coníferas ainda incipiente, mas na última semana trabalhei duas jacarés e gostei bastante do resultado.

Confirma no blog: www.bonsaijuizdefora.blogspot.com

Apesar de em minhas pesquisas realmente perceber que não era a mais utilizada para o estilo, Kengai ou Han Kengai, contudo, achei a espécie muito flexível.

Para alguns exemplares, tento seguir fielmente as diretrizes e medidas para o estilo, contudo, também acho legal exercer a criatividade e "inventar moda" de vez em quando.

Opino no sentido de não se intimidar e mandar ver no que está projetando para esta planta.

Qualquer dos dois estilos vai ficar muito legal.
http://bonsaijuizdefora.blogspot.com/
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário MSN Messenger
Seph1903
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Nov 03, 2011 10:41 pm    Assunto: Valeu Responder com citação

Obrigado pela atenção Bruno!

Meu maior medo está em retirar algum galho que depois prejudique a planta...
A época não ajuda, e como tirei parte das raízes não sei se a planta sofrerá...
Não tenho muitos artigos sobre essses dois estilos somente o que li em dois livros e não é muito...
Se existisse um Be-a-Bá seria legasl seguir...
Vou aguaradar se mais alguem tem alguma sugestão nesse sentido...

Valeu as dicas...
Abraço
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: