FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Yamadori de Paineira. Será que vinga?
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Otoniel Santos
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Out 20, 2011 7:31 pm    Assunto: Yamadori de Paineira. Será que vinga? Responder com citação

Galera eu sei que não devemos coletar planta na natureza mas estou pensando como faço para trazer esse para minha casa e como fazer para colocar no hormônio enrraizador. Alguem tem uma idéia?? onde eu devo fazer o corte para melhorar o nebari?? Very Happy Very Happy Laughing Laughing Rolling Eyes Rolling Eyes

Uploaded with ImageShack.us[/img]
Brincadeiras a parte , estou postando essas fotos só para compartilhar com os amigos essa Maravilha da natureza.

Uploaded with ImageShack.us[/img]
Felipe
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Out 20, 2011 8:57 pm    Assunto: Responder com citação

Genial!!!!
Reparem nas ramificações...realmente temos muito o que aprender com a Natureza.
http://pedique.blogspot.com.br/
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mandy_Guanasc

MensagemEnviada: Qui Out 20, 2011 10:46 pm    Assunto: Responder com citação

Nossa, eu olhei a parte de cima da foto, tava achando normal, até que vi o tamanho do carro em relação a ela rsrsrsrs.
De tirar o fôlego Surprised
prumodeq
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Out 21, 2011 10:06 am    Assunto: Responder com citação

Otoniel

Sem querer lhe desestimular, mas a paineira é complicada de fazer bonsai, ela tem uma brotação intensa e extremamente apical, e cujos galhos inferiores costumam secar, logo fica difícil manter a forma.

Já vi gente experiente desistir, pois todo ano tinha que fazer uma poda radical para tentar manter a altura e mesmo assim não conseguia muito sucesso. A conicidade ficava ótima, os tronco com todos aqueles "espinhos"... mas a copa nunca ficava com "jeito" de árvore velha, que é a intensão do Bonsai.

Mas de qualquer forma, vale a pena o aprendizado...

Abraços
Felipe
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Out 21, 2011 11:39 am    Assunto: Responder com citação

Eu desisti das minhas...
http://pedique.blogspot.com.br/
Otoniel Santos
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Out 21, 2011 11:48 am    Assunto: Responder com citação

prumodeq escreveu:
Otoniel

Sem querer lhe desestimular, mas a paineira é complicada de fazer bonsai, ela tem uma brotação intensa e extremamente apical, e cujos galhos inferiores costumam secar, logo fica difícil manter a forma.

Já vi gente experiente desistir, pois todo ano tinha que fazer uma poda radical para tentar manter a altura e mesmo assim não conseguia muito sucesso. A conicidade ficava ótima, os tronco com todos aqueles "espinhos"... mas a copa nunca ficava com "jeito" de árvore velha, que é a intensão do Bonsai.

Mas de qualquer forma, vale a pena o aprendizado...

Abraços

esquenta não parceiro eu postei as fotos só para compartilhar a esuberancia dessa maravilha. Não vou fazer nada Laughing até por que acho que não iria conseguir tranplantá-la Laughing Laughing è um pouco grande ddemais Very Happy
Otoniel Santos
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Out 21, 2011 11:49 am    Assunto: Responder com citação

Felipe escreveu:
Eu desisti das minhas...
eu também acho que vou deixar quieto Laughing
Otoniel Santos
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Out 21, 2011 11:50 am    Assunto: Responder com citação

Mandy_Guanasc escreveu:
Nossa, eu olhei a parte de cima da foto, tava achando normal, até que vi o tamanho do carro em relação a ela rsrsrsrs.
De tirar o fôlego Surprised
pois é Mandy aqui tem uma região de pedra que tem várias delas cada uma mais imponente q outra. Razz
Pedro Catarin
5.o PASSO
5.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Out 23, 2011 3:43 pm    Assunto: Responder com citação

Acho que vai ter que cortar um pouco desses galhos pra caber no porta-malas hein...?! Very Happy

Coisa linda de se ver! Parece até um baobá!

ABraços!
RCasagrande
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Out 23, 2011 8:06 pm    Assunto: Responder com citação

CARO OTONIEL....

ME DIZ AONDI Q VC ENCONTROU ESSA ARVORE, Q IMEDIATAMENTE VOU LAH FAZER UNS YAMADORIS.....RSRSRSRSRSRSR Laughing Laughing Laughing

ABRAÇOS...

'' A PACIÊNCIA é uma VIRTUDE que se ADQUIRE ao LONGO do TEMPO !!!"....
Otoniel Santos
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Out 23, 2011 9:48 pm    Assunto: Responder com citação

Pedro, realmente um colílio para quem admira a natureza.
Casa Grande essa beldade fica na estrada entre Correntina e São Desidério.
Chaddad
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Nov 04, 2011 10:08 am    Assunto: Responder com citação

Não se usa yamadori em paineiras pois ficam muito monstruosas, mesmo a colocação de uma muda pra engordar no chaão ou em bacias elas já saem do controle em poucos meses.

A paineira que vc mostrou é dieferente da espécie que ocorre aqui em são paulo.

Mas nem precisa de yamadori elas engrossam muito no vaso em poucos anos, basta adubar bastante.

http://chaddadbonsai.wordpress.com/paineiras/

Esta aqui é nativa da BA, parece que a chamam barriguda das pedras, Ceiba erianthos. É a melhor de todas para engrossar em vaso.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
gilbertovm

MensagemEnviada: Sex Nov 04, 2011 12:36 pm    Assunto: Responder com citação

Gostei bastante dessas paineiras. Parabens!
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Dom Nov 06, 2011 9:40 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Prumo, é verdade que a espécie é bem dificultosa quanto a formatação dentro de determinados estilos clássicos japoneses, mas nada tão complicado de transpor, como bem apresenta o nobre amigo Chaddad. Na Argentina, o grande mestre Wu, conhecidissimo bonsaista que cultiva algumas variedades em seu viveiro e que são tão magnificas que suscitaram comentários elogiosos do nosso conhecido bonsaista Eduardo Tramujas, há muito vem cultivando com sucesso a espécie.

Apesar das dificuldades apontadas, como bem demonstrou o nobre amigo Chaddad, devemos ficar atentos a alguns cuidados básicos, para obter um lindo bonsai com a espécie. Descarta-se o yamadori para plantas imensas como essa postada pelo Otoniel, mas podemos retirar outras, com tamanhos reduzidos, partindo de um ponto mais fácil quanto à retirada, ou mesmo usando o artificio do alporque de base, por exemplo, ao invés de escavar e preservar suas raízes.

Outro grande exemplar, tambem do Chaddad:

[img]http://aidobonsai.files.wordpress.com/2011/10/dsc02397.jpg?w=450&h=360[/img]

E para acabar com a discórdia, eis um excelente artigo apresentando um magnifico trabalho do mestre Wu, com uma paineira, demonstrando o uso de uma técnica excelente de enxertia:

http://paranabonsai.forumeiro.com/spa/Admin/636395611/15

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
prumodeq
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Seg Nov 07, 2011 5:42 pm    Assunto: Responder com citação

Nicky/Chaddad

A espécie que tentamos é provavelmente a que o Otoniel fotografou, pois possuía diversos espinhos ao longo do tronco. Era um monstro no crescimento, pois mesmo em um vaso pequeno aumentava de altura em um ritmo incrível... e os galhos mais baixos iam secando e caindo... depois de umas 5 podas radicais acabou sendo abandonada em um canto e hoje está quase da minha altura e no mesmo vaso.

Coloquei como uma árvore que apresentam dificuldades de cultivo, da mesma forma que comentaria a respeito do ipê, do flamboyant, do pau brasil, do pau ferro, da sibipiruna, jacarandá... São árvores que na natureza são lindas, mas que enquanto no vaso dão um senhor trabalho...

Para mim também tem a questão do bonsai como arte, e tal qual a arte, nem sempre agrada a todos. Eu particularmente não aprecio os bonsais a partir destas árvores, por mais que fiquem com troncos impressionantes, casca rugosa, folhas relativamente reduzidas, dificilmente consegue-se reproduzir no vaso a mesma exuberância que elas apresentam na natureza.

Mas por favor, vejam que não estou criticando, estou apenas expondo um gosto pessoal. Também estou expondo um ponto de vista de um iniciante, é bem possível que o tempo me faça ver com outros olhos...

Aliás este fim de semana vi um bonsai de Ipê que começou a mudar a minha opinião...

Abraços
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> FÓRUM CENTRAL Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: