FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Gabiroba. 1 ..:
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Eduardo Valmórbida

MensagemEnviada: Ter Nov 22, 2011 8:36 pm    Assunto: Gabiroba. 1 ..: Responder com citação

Aqui uma de minhas plantas, uma gabiroba com 3 troncos.

No dia 02/08/2011 data da coleta, o substrato é 80% areia e 20% pedra brita.
Ela estava cheia de raizes capilares, só que eu esqueci de fotografar Confused ...

em muito pouco tempo ela ja estava cheia de brotações, em outubro ela ja apresentava brotações com 5cm

Agora em novembro eu fiz uma pequena poda, diminuindo o tamanho dos brotos para que ela inicie uma melhor ramificação para adensar as copas.
Alem de tracionar os galhos para uma posição melhor (á meu ver).

aqui esta ela dia 11/11/11 haushuah

eu fiz uma grande burrada, esse tronco menorzinho da esquerda estava com os brotos muito vigorosos e grandes, ai eu analisando a planta, resolvi que seria melhor que ele fosse mais baixo, ai meio que por impulso cortei ele na altura desejada, e agora estou preocupado, pois ele ainda não emitiu novas brotações.

antes de sequer ter encontrado essa planta para fazer o yamadori, eu fiz um desenho, que se encaixou perfeitamente para essa gabiroba.

Agora eu acho que chega de me precipitar. Ainda tenho que melhorar muuuuito a minha paciência.

agora só esperar a planta se recuperar e aguardar a opinião dos colegas do forum

Abraços a todos Very Happy
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Vanderlei Jose da Rosa

MensagemEnviada: Qua Nov 23, 2011 12:25 am    Assunto: Responder com citação

Eduardo,
Muito boa a planta, após ter visto o teu projeto, coloquei mais fé ainda, parabéns, eu vejo que para sequir o teu projeto, vc deve deixar crescer esses protos livres, para que eles tenham uma inclinação para cima, e após um periodo ser podados para formar mais ramificação e fechar uma copa legal, conforme está o desenho, é claro foi o que percebi no momento, pois vc já aramou eles para lateral....observe o desenho, os galhos, a amostra, estão valorizando a planta,,,

não liga e só minha opnião,,,vamos esperar outras,,
abs,,,
http://bonsaisudoestepr.blogspot.com/
Eduardo Valmórbida

MensagemEnviada: Qua Nov 23, 2011 6:22 pm    Assunto: Responder com citação

Pois é Vanderlei, você tem razão.
Mas sabe como são os iniciantes... sempre muito apressados.
Eu julguei que seria melhor arramar os galhos antes de eles lignificarem, pois a madeira da gabiroba é bem dura...

Agora não sei se seria melhor então retirar os arrames ou deixar assim por enquanto? o que tu acha?
Vanderlei Jose da Rosa

MensagemEnviada: Qui Nov 24, 2011 3:12 am    Assunto: Responder com citação

Pois é Eduardo, se vc quer sequir o desenho, eu acho que até poderia deixar os arames, mas dar uma forma em direção ao projeto, para cima, trabalhado-os, não retos, no momento eu não tenho nenhuma linque pra te passar sobre amaração, mas aqui mesmos no forum tem bastante materia a respeito...na duvida tira os arames e deija crescer mais um pouco,, mas cuidado para não quebar os galhos, pois pelo que dá pra ver são fininhos,,,

boa sorte na condução....

http://bonsaisudoestepr.blogspot.com/
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qui Nov 24, 2011 6:10 am    Assunto: bonsai Responder com citação

Eduardo, esses arames estão bem soltos e não irão exercer nenhuma força de educação para estabelecer os galhos, por isso minha sugestão é no sentido de retirar, mas ao invés de desenrolar, corte-os em pedaços pequenos, para evitar perda de material.

Em relação a sua planta, creio que um tronco duplo seja uma solução mais equilibrada, considerando a proporcionalidade, que um triplo. Por isso, não se preocupe quanto à recuperação desse terceiro e fino tronco, pois mais cedo ou mais tarde ele iria ter que ser retirado mesmo....

O melhor para sua planta é voce iniciar, tão logo seja possível, uma adubação organica bem forte, visando estimular o desenvolvimento das brotações atuais bem como estabelecer novas, melhor posicionadas e distribuídas ao longo do tronco principal, para que possa estar realizando um trabalho melhor, visando a formação estrutural pretendida, como podemos depreender pelo seu excelente projeto. No mais, um cultivo visando o preenchimento dos espaços vazios deve ser sua primeira e unica preocupação, deixando para o futuro a estilização da planta.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Eduardo Valmórbida

MensagemEnviada: Sáb Nov 26, 2011 12:40 pm    Assunto: Responder com citação

Obrigado pela resposta Vanderlei e Nicky.

Então eu vou tirar os arames (cortando eles é claro) e deixar que eles creçam livremente. Ai quando estiverem mais grossos eu devo começar a estilizar a planta.

Nicky, não seria melhor aguardar mais antes de iniciar uma adubação, logo que essa planta foi retirada via yamadori em agosto (eu sempre leio que deve-se esperar cerca de de um ano antes de iniciar uma adubação).

Quanto a esse terceiro tronco será que se eu amarra-la junto ao tronco mais alto ela se fundiria ou não?
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: