FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Fernando Santos de Souza
30.12.2011

 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> QUEM SOU EU?
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
Fernando Souza
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 13/09/05
Mensagens: 135
Localização: Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Qua Out 05, 2005 7:47 pm    Assunto: Fernando Santos de Souza Responder com citação

Queria, primeiramente, me desculpar pela demora em postar minhas informações. Apesar de trabalhar conectado o dia inteiro, não havia tido tempo ainda de resolver isso.

Bom, tenho 32 anos, não sou casado e não tenho filhos (ainda), trabalho com edição e tratamento de fotografia digital (não acreditem em imagens, nada mais é o que parece) em um estúdio fotográfico na Barra da Tijuca (Downtown).

Como muitos, já admirava bonsais desde muito tempo, mas não fazia a menor idéia de quão interessante é o cultivo e quanto estudo se faz necessário para a manutenção deles. Gosto muito da cultura oriental e lamento muito não ter começado há mais tempo a praticar o cultivo de bonsais.

Comecei errado, comprando Tuia Nana em supermercado. Hoje dá vontade de rir, pois vejo que muitos seguiram o mesmo caminho. Comprei num sábado e na segunda-feira seguinte já estava comprando livros e entrando em todos os sites que achava na net. Não demorou e a muda secou (morava em apartamento na época). Fiquei ainda mais indignado e resolvi entender o porquê pra não errar mais. Fiz um curso com o Joca, entrei pra Sociedade Brasileira e tento trocar o máximo de informações e experiências.

Hoje em dia, depois de uns 7 meses, voltei a morar na casa da minha mãe (tem mais espaço) e disponho de uma pequena coleção de mudas e bonsais em treinamento. Tenho muito a agradecer ao Luciano Bennyakob (Teresópolis) que mesmo nesse pouco tempo e com as pucas visitas que eu posso fazer ‘a casa dele, me ensinou muito e continua ensinando. Mesmo que seja pelo telefone, basta um minuto e lá vem uma dica, um pulo do gato.

Queria agradecer também ao Prof. Mário A. G. Leal, pela dedicação e esforço em manter essa preciosidade gratuita, melhor que muitos livros, melhor que muitos cursos, pois é no dia-a-dia que as dúvidas aparecem, é na experiência de quem já fez, mesmo que sem sucesso, que aprendemos a superar e não cometer o mesmo erro. Parabéns.

Obrigado também a todos, que mesmo iniciando com eu ou já veteranos na arte, dedicam uma parte do seu tempo em ajudar aos que tem dúvidas, tornando cada vez mais difundido o cultivo no Brasil e aumentando a qualidade do trabalho feito aqui.

Abraço.


Foi mal pela foto. Mesmo trabalhando com fotografia, não tinha nada melhor.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Illex
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 18/07/04
Idade: 38
Mensagens: 1952
Localização: Uberaba - MG - Brasil

MensagemEnviada: Qui Out 06, 2005 12:46 am    Assunto: Re: Fernando Santos de Souza Responder com citação

Olá Fernando,

Muito bom conhecer um pouco de sua historia no Bonsai. Realmente o Forum é a melhor coisa que tambem acnteceu comigo no Bonsai, pois foi um local de muito aprendizado e de muitas amizades. Contamos sempre com sua participação amigo (ou sempre que puder). T+.

Abraços:

Illex
_________________
"Quem tem prática e realmente entende de Bonsai não critica um Bonsai feito por outro. Existe a técnica, mas também existe o sentimento de cada pessoa."

Mestre do Senhor Takeshima
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Fernando Souza
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 13/09/05
Mensagens: 135
Localização: Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Qui Out 06, 2005 1:23 am    Assunto: Responder com citação

Obrigado pela recepção, Illex. Esse jeito acolhedor e respeitoso de tratar as pessoas foi um dos motivo pelo qual me interesso cada vez mais pela arte bonsai, pois vejo que quanto mais sábia e desenvolvida é a pessoa no cultivo, mais humilde e solidária. Espero poder um dia conhecer pessoalmente os grandes Mestres (Hidaka, Gerpe, Tramujas, Mário Leal, entre outros...) e poder absorver um pouco dessa sabedoria de vida.

Já tive o prazer de conhecer pessoas que, pra mim, são ícones na arte (Joca, Luciano Bennyakob, recentemente o Ratto...) e vou em frente, aprendendo e crescendo.

Tenho acompanhado (mesmo que por revistas ou internet) os eventos e publicações que acontecem cada vez mais freqüentemente aqui no Brasil e tenho que adimitir que é uma honra poder fazer parte dessa enorme família, mesmo que como um parente distante, mas parte dela.

Abraços para todos e sucesso.
Fernando.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Cláudio C. Ratto
Visitante





MensagemEnviada: Qui Out 06, 2005 4:33 pm    Assunto: Responder com citação

Fernando,

Espero vê-lo muitas vezes por aqui e também pessoalmente lá em casa, para fazermos alguns bonsai juntos, falou ?

Obrigado pela visita !

Grande abraço e sucesso,
Voltar ao topo
Raimundo Sinval



Registrado: 01/09/05
Idade: 65
Mensagens: 67
Localização: Rio das Ostras

MensagemEnviada: Qui Out 06, 2005 8:28 pm    Assunto: Re: Fernando Santos de Souza Responder com citação

Oi, Fernando,
Também sou iniciante, e entrei estes dias no fórum com umas fotos para pedir sugestões, vá lá e me ajude... Laughing Faço umas aulas com o Ratto hà pouco tempo, e tenho gostado mais e mais do assunto, já comprei o livro do NAKA, e agora consegui a tradução em espanhol do Vol 1, vc conhece? Question um show Exclamation Exclamation
Parece que todos que enveredam pelo caminho do Bonsai tem uma atração pela cultura oriental, seja pelo simples exotismo, ou por afinidade, mesmo. Os povos mais antigos do mundo têm mesmo o que nos ensinar, até hoje.
Arrow Me interessou o assunto da foto digital. Tenho uma duas fotos da família, meus bisavós, em p´pessimo estado, e queria tentar recuperá-las, vc faz isso? Vamos nos falar, para entrar nos detalhes.
Um abraço, R, Sinval
_________________
R. Sinval
"Antes tarde do que muito tarde"
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Yahoo Messenger
Fernando Souza
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 13/09/05
Mensagens: 135
Localização: Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Sex Out 07, 2005 2:47 am    Assunto: Responder com citação

Fala, Ratto. Tudo bem?

Eu que agradeço pela hospitalidade com a qual me recebeu. Minha noiva e a amiga (que acabei arrastando comigo) ficaram admiradas com a recepção e adoraram a sua esposa. Aquela de oferecer chinelinhos e revistas de moda pra elas foi realmente demais. Um amor de pessoa.

Quanto ao resto, pode ir se acostumando que não vou desperdiçar a oportunidade de consultá-lo. Seu conhecimento é de valor inestimável e a presteza idem. Ah! Sem falar no adubo, conhecido e recomendado.

Obrigado.

Um abraço e sucesso,
Fernando.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Fernando Souza
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 13/09/05
Mensagens: 135
Localização: Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Sex Out 07, 2005 2:55 am    Assunto: Responder com citação

Olá, Sinval. Tudo beleza?

Se já não viu, andei dando pitacos nas suas plantas. Vai fundo meu amigo, pois o convívio com as pessoas enovlvidas nessa arte só tem a te trazer bons frutos (tomara que boas flores também).

Começou com o pé direito, elegendo um cara de renome como professor e comprando livro de gênio na arte. Também estou encomendando o Livro do Sr. Naka de um site nos EUA, haja vista tudo aqui é caro e difícil.

Bom, quanto às imagens antigas eu posso tentar te ajudar. Vou logo te adiantando que não ando tendo muito tempo disponível pra fazer coisas particulares, mas sempre dá pra dar um jeito, mesmo que leve mais tempo. O que você pode fazer é me mandar uma msg particular com seu e-mail e a gente combina isso. Ou você me dá as imagens pra digitalizar ou já me manda digitalizado. Vamos conversar sobre isso.

Abraços e sucesso,
Fernando.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
daelin



Registrado: 24/05/05
Mensagens: 93
Localização: Brasília-DF

MensagemEnviada: Sex Out 07, 2005 8:22 am    Assunto: Responder com citação

Citação:
Comecei errado, comprando Tuia Nana em supermercado. Hoje dá vontade de rir, pois vejo que muitos seguiram o mesmo caminho. Comprei num sábado e na segunda-feira seguinte já estava comprando livros e entrando em todos os sites que achava na net. Não demorou e a muda secou (morava em apartamento na época). Fiquei ainda mais indignado e resolvi entender o porquê pra não errar mais. Fiz um curso com o Joca, entrei pra Sociedade Brasileira e tento trocar o máximo de informações e experiências.



A Tuia Nana devia receber uma homenagem especial dos bonsaistas do mundo, afinal é sempre ela a primeira a ser adquirida e a primeira a morrer, e se vc sobrevive a isso não para mais Smile
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Visitar o website do usuário
Fernando Souza
1.o PASSO
1.o PASSO


Registrado: 13/09/05
Mensagens: 135
Localização: Rio de Janeiro

MensagemEnviada: Sex Out 07, 2005 12:37 pm    Assunto: Responder com citação

Fala, Daelin. Tudo beleza?

Eu achei até engraçado o que você disse, pois eu já havia pensado nisso e até faço uma associação das pobres tuias e mudas que acabamos comprando antes de buscarmos qualquer informação, com os cadáveres anônimos de indigentes, usados em Faculdades de Medicina como objeto de estudo e demonstração.

Ambos cumprem seu papel trágico, mas imprescindível para qualquer iniciante, seja em Medicina ou bonsai, de alavancar o estudante em busca de mais informação, doando seus corpos em sacrifício para nosso aprendizado.

Fica aqui minha homenagem ‘as Tuias, nanas, obtusas ou degeneradas, variegatas ou não, mas com papel importantíssimo nesse nosso círculo, o de serem cobaias nas mãos de inexperientes.

Um abraço e sucesso.
Fernando.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
Angela Fernandes
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 22/12/04
Idade: 80
Mensagens: 6143
Localização: Niterói-RJ

MensagemEnviada: Qui Jan 26, 2006 10:12 am    Assunto: Responder com citação

Oi Fernando !!!! Laughing Laughing Laughing

Que coisa interessante..... hoje resolvi "fuçar" aki no forum para rever alguns amigos e para minha surpresa, vi que quando você se apresentou, eu não lhe dei boas vindas.

ERRO IMPERDOÁVEL !!!!!

Desculpe-me !!!!

Beijos

Angela - eterna aprendiz de bonsaista - Embarassed Embarassed Embarassed
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mário A G Leal
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 06/07/04
Idade: 79
Mensagens: 2221
Localização: Ribeirão Preto-SP

MensagemEnviada: Sex Jan 27, 2006 10:02 am    Assunto: Re: Fernando Santos de Souza Responder com citação

Fernando, o obrigado deve-se aos nossos amigos foristas, como você bem disse, que dedicam parte de seu tempo a repartir e compartilhar suas experiências.
É muito bom tê-lo por aqui.

Fernando Souza escreveu:

Queria agradecer também ao Prof. Mário A. G. Leal, pela dedicação e esforço em manter essa preciosidade gratuita, melhor que muitos livros, melhor que muitos cursos, pois é no dia-a-dia que as dúvidas aparecem, é na experiência de quem já fez, mesmo que sem sucesso, que aprendemos a superar e não cometer o mesmo erro. Parabéns.

Obrigado também a todos, que mesmo iniciando como eu ou já veteranos na arte, dedicam uma parte do seu tempo em ajudar aos que tem dúvidas, tornando cada vez mais difundido o cultivo no Brasil e aumentando a qualidade do trabalho feito aqui.

Abraço.


Foi mal pela foto. Mesmo trabalhando com fotografia, não tinha nada melhor.

_________________
Seu amigo no bonsai
Mário A G Leal
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> QUEM SOU EU? Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil