Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
matsena

Registrado: 13/10/11 Idade: 49 Mensagens: 51 Localização: Coronel Fabriciano-MG
|
Enviada: Sex Out 28, 2011 1:08 pm Assunto: 1o yamadori de bougainvillea - atualizado 03/01/14 |
|
|
Pessoal,
resolvi dividir com vocês minha experiência. Minha mãe precisou tirar esta bougainvillea do seu jardim para reformas e é claro que fiquei de olho!!
Vendo os posts daqui resolvi dividir a buga em seis partes (5 estacões e 1 com a raiz). Coloquei em potes com areia grossa após deixar algumas horas na tiamina, e descasquei a ponta de baixo de cada uma delas. Joguei forthraiz e cobri os cortes expostos de cima com pasta de dente. Deixei todas à sombra e agora estou à espera dos brotos. Vamos ver no que vai dar. Torçam por elas.
Aquela da bacia azul é a que tem um pouco de raiz, as outras são os estacões. Na outra foto a peça inteira.
Abraço a todos!
Peça inteira
Aquela com raiz (bacia azul) e dois estacões
Outros três estacões
Editado pela última vez por matsena em Sex Jan 03, 2014 6:45 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
AguiaR 2.o PASSO

|
Enviada: Sex Out 28, 2011 1:42 pm Assunto: |
|
|
Você tem um ótimo material que poderá ser trabalhado bem no futuro. Como dizem por aí, essa planta não tem mistério, é só regar quando estiver superficialmente seco o substrato e sombra, para ela por os brotos. Aos poucos vai colocando no sol e assim, depois de aproximadamente 30 a 40 dias, você aduba (essas informações podem divergir com a opinião de outras pessoas, mas comigo funcionou assim).
Deixa crescer livremente durante 1 ano, e depois mete bronca nelas!
Acompanhando... |
|
|
 |
Anderson Neuhaus 4.o PASSO

Registrado: 27/09/11 Idade: 40 Mensagens: 757 Localização: Uruguaiana-RS
|
Enviada: Sáb Out 29, 2011 12:02 pm Assunto: |
|
|
Legais cara tomara que brotem logo! abraço. |
|
|
 |
matsena

|
Enviada: Qui Nov 24, 2011 12:32 pm Assunto: Primeiros brotos! |
|
|
Pessoal, continuando minha experiência com as bougainvileas que preparei a partir de um yamadori que realizei no dia 25/10/11:
no dia 08/11/11 (ou seja, depois de 14 dias!) apareceu o primeiro brotinho em um dos estacões (de 6 cm de largura).
Nos outros, foram aparecendo brotos a partir deste dia, 1 ou 2 dias entre os aparecimentos.
Hoje, 24/11/11, estão assim:
Curiosamente, no segmento em que foram preservadas algumas raízes (última foto) ainda não apareceu nenhum broto até hoje.
Pensei que seria justamente ao contrário. Outra coisa que percebi é que as estacas mais finas brotam primeiro, pelo menos neste caso.
Só mesmo para informar. Grande abraço a todos.
Matheus
www.flickr.com/photos/matheussena
www.olhares.com/matheussena |
|
|
 |
matsena

|
|
|
 |
Leo_ 1.o PASSO

|
Enviada: Qui Nov 24, 2011 2:42 pm Assunto: |
|
|
Caro Matsena
Tbm começei com pasta de dente... depois vi que tava ficando com fungo...
Como Nao tinha dinheiro p comprar uma pasta cicatrizante li em um post aqui no forum que poderia passar Cola de Madeira... Começei a usar nas minhas plantas, Ate agora esta tudo bem!
Espero ter ajudado! _________________ Na vida Tudo e um aprendizado. Oque mais quero e aprender. |
|
|
 |
matsena

|
Enviada: Qui Nov 24, 2011 7:23 pm Assunto: |
|
|
Obrigado pela dica,
vou usar. |
|
|
 |
Anderson Neuhaus 4.o PASSO

Registrado: 27/09/11 Idade: 40 Mensagens: 757 Localização: Uruguaiana-RS
|
Enviada: Sex Nov 25, 2011 11:15 am Assunto: |
|
|
Acompanhando!! |
|
|
 |
Tiago R 4.o PASSO

Registrado: 15/12/09 Mensagens: 751 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Sex Nov 25, 2011 11:39 am Assunto: |
|
|
Sena,
Esse lance de brotar menos na planta com raíz eu estou presenciando com jabuticabeiras.
Fiz 3 yamadoris no inverno... 1 com bom raizame e outros 2 com pouco raizame. A com boa quantidade de raíz ainda não brotou. Já as duas com poucas raízes emitiram forte brotação. |
|
|
 |
matsena

|
Enviada: Seg Dez 12, 2011 2:37 pm Assunto: Atualizando - 12/12/2011 |
|
|
Pessoal,
enfim a extremidade com raízes brotou, lá pelo dia 29/11/2011.
Mostro as duas peças com maior diâmetro como estão:
Agora queria saber o que faço ao transplantar e quando faço isto. Na areia me dá a impressão de carência total de nutrientes. Joguei um pouco do NPK para ajudar e etc, mas certamente que os colegas terão algumas dicas.
Abraço a todos,
Matheus |
|
|
 |
Lucinei Reis 4.o PASSO

Registrado: 17/03/11 Idade: 47 Mensagens: 626 Localização: Salvador-BA
|
Enviada: Seg Dez 12, 2011 10:10 pm Assunto: |
|
|
Acompanhando!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! |
|
|
 |
Edmilson Junior
|
Enviada: Ter Dez 13, 2011 11:00 am Assunto: |
|
|
Olá amigo. Vc fez uma indagação a respeito do transplante. Sugiro que você as esqueça por pelo menos um ano, adubando periodicamente é claro, pois as bouganvileas demora cerca de 6 meses pra emitir um número considerável de raizes, e outra, apesar da facilidade em seu cultivo, suas raizes são frágeis quebrando com facilidade.
Quanto a areia x nutrientes, vejo que no bonsai não há necessidade de se ter um substrato nutritivo, esses nutrientes é você quem vai proporcionar a ela por meio de adubos químicos, orgânicos e foliares.
Tenho uma bouganvilea bem grande em uma bacia que seu substrato é constituído somente por areia grossa, e seu desenvolvimento está ótimo, além de ter constante floração, já fazem 2 anos que está nessas condições e imagino que ficará por mais 2, isso para que possa ter um número considerável de raizes capilares.
Espero ter ajudado.
Abraço! |
|
|
 |
Arthur Medeiros

Registrado: 21/11/11 Idade: 41 Mensagens: 74 Localização: Goiânia-GO
|
Enviada: Ter Dez 13, 2011 9:24 pm Assunto: |
|
|
Boa brotação das plantas.
Eu tb realizei um yamadori de uma bouganvillea no dia 26.11.11 só agora, 17 dias depois que eu comecei a reparar alguns indícios de brotação. Está tambem só em areia. Vou acompanhando seu post.
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=19911 _________________ __________________________________________
A Eliminação do supérfluo nos aproxima do essencial que é a beleza pura.
__________________________________________ |
|
|
 |
Edmilson Junior
|
|
|
 |
Arthur Medeiros

Registrado: 21/11/11 Idade: 41 Mensagens: 74 Localização: Goiânia-GO
|
Enviada: Ter Dez 13, 2011 10:06 pm Assunto: |
|
|
Bacana Edmilson.... me add no msn: arthurdovale.arq@hotmail.com abraços _________________ __________________________________________
A Eliminação do supérfluo nos aproxima do essencial que é a beleza pura.
__________________________________________ |
|
|
 |
|