FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

 
 FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Acerola - Atualizado 29/05/2013
30.12.2011
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
 
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
AguiaR
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/07/11
Mensagens: 390
Localização: PAULISTA-PE

MensagemEnviada: Dom Jul 24, 2011 12:25 pm    Assunto: Acerola - Atualizado 29/05/2013 Responder com citação

Pessoal, acabei de pegar essa acerola do chão que estava para ser tirada de qualquer maneira e coloquei ela num vaso. Ela já tinha sido podada drasticamente no seu tronco e surgiu esses galhos, pois permaneceu no solo. Dei uma desfolhada e coloquei nesse vaso com substrato de terra vegetal, pedriscos e cacos de telha... deixei numa proporção maior de terra vegetal porque o local onde a planta estava era praticamente dessa mesma maneira, assim que ela estiver mais forte eu irei fazer um transplante para um escorredor para engrossar esses galhos. Mas antes disto eu gostaria de saber a opinião de vocês a respeito do que se fazer com ela, qual estilo seria ideal, quais os galhos que eu poderia cortar, em que parte, etc. Porque eu já olhei, olhei, olhei e ainda olhei mais um pouco e não sabia por onde começar! Hehehehehehehehe

Na verdade com algumas pesquisas eu notei que eu poderia adotar a o estilo TOSHO (Variação com 3 troncos) ou KABUDASHI (troncos interligados)... o que vocês acham?

agradeço desde já!





























Editado pela última vez por AguiaR em Qua Maio 29, 2013 2:38 am; num total de 4 vezes
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
d.puerta



Registrado: 25/11/08
Mensagens: 65
Localização: Mogi Guaçu-SP

MensagemEnviada: Dom Jul 24, 2011 2:55 pm    Assunto: Responder com citação

AguiaR, na minha opnião você deixar ela se recuperar do transplante agora. Daqui alguns meses, na primavera, aconselho podar esses galhos bem baixos, próximos ao tronco e aí aramar "abrindo" os galhos visando formar uma copa próxima ao tronco que aparentemente tem um bom diâmetro.


Durante o transplante você viu se o nebari é promissor?


Abraços
_________________
Daniel Puerta Rodrigues - Mogi Guaçu/SP
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
AguiaR
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/07/11
Mensagens: 390
Localização: PAULISTA-PE

MensagemEnviada: Dom Jul 24, 2011 3:28 pm    Assunto: Responder com citação

É justamente o que eu tinha em mente. Esperar agora para depois podar e aramar... quanto ao estilo o que achas?

O nebari é interessante, mas acho que vou precisar melhorar mais... não sei como hahahahahahaha. Ele estava puxando para um lado, pois tinha uma raiz radicular bem grande levando a uma única direção, e foi onde eu tive que fazer o corte, já o restante era bem menor em tamanho quanto a essa. Daí acho que dá para ajeitar quando eu fizer o replantio no escorredor Wink

ah, o diâmetro do tronco deve ter em média de 05 cm a 10 cm!

Valeu pela dica
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Guilherme Luz
3.o PASSO
3.o PASSO


Registrado: 29/04/10
Idade: 37
Mensagens: 455
Localização: Teófilo Otoni - MG

MensagemEnviada: Dom Jul 24, 2011 7:26 pm    Assunto: Responder com citação

Aguiar, desculpe a intromissão, mas acho que vc deveria plantar essa acerola em um solo mais drenante, mais arenoso. As acerolas não gostam de terra "boa", hehehe, elas gostam de solo arenoso mais arejado. Planta ela em um escorredor com solo bem drenante ai vc vai ver os resultados.

Boa sorte!
_________________
Nada como o peso do tempo para tracionar um galho.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
AguiaR
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/07/11
Mensagens: 390
Localização: PAULISTA-PE

MensagemEnviada: Dom Jul 24, 2011 10:28 pm    Assunto: Responder com citação

Guilherme, relaxa que as opiniões são importantíssimas para mim! Very Happy

Não é intromissão nenhuma!

Bom, a terra aparentemente está escura, porque em cima eu cobri com terra vegetal pura, mas abaixo das raízes e entre elas está uma terra com bastante pedriscos e caco de telha... e terra vegetal também! Razz

Mas está mais drenante sim! :]
Deixei assim porque a terra que estava, mesmo sabendo que as condições de solo são diferentes, se assemelhava muito a essas, mas realmente pretendo modificar e passar para um escorredor assim que der. No entanto foi o substrato que eu tinha e a quantidade que eu tinha também... :\
e fiquei pensando que se fosse para colocar aí e depois modificar de novo, seria muito estressante para a planta... daí tentei de tudo para deixar da melhor forma possível! Very Happy
Vamos aguardar e ver no que vai dar, ficarei atualizando sempre que puder para vocês me auxiliarem cada vez mais!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
AguiaR
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/07/11
Mensagens: 390
Localização: PAULISTA-PE

MensagemEnviada: Sex Dez 23, 2011 12:48 pm    Assunto: Atualização 23/12/2011 Responder com citação

Pessoal, estou atualizando a minha acerola, depois de praticamente (faltando 1 dia) 5 meses.

Sei que devo ter cometido vários erros, e por isso mesmo estou postando aqui para pedir a ajuda de vocês em como poderia proceder com a planta.

Bom, após a planta ter se recuperado eu fiz algumas podas e tracionei, abrindo os galhos para que eu atingisse o estilo Tosho (3 troncos). Sei que falta muito ainda para chegar lá, mas acredito que eu consiga finalizá-la em alguns anos.

No meio desses meses eu precisei recomeçar uma ou duas vezes, e ainda assim, acredito que eu precise recomeçar de novo, ou no mínimo fazer uma poda quase drástica para poder atingir uma melhor estrutura... Entretanto, ultimamente eu venho fazendo podas de estruturação nela, para que os galhos comecem a ramificar mais (ver última foto).

Abaixo seguem as fotos com ela como se encontra atualmente. Todas as sugestões serão válidas! Sei que é pedir muito, mas se pudessem me dar uma luz com uma projeção, iria me ajudar muito!!

Obrigado!!





















Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Igor Lima



Registrado: 08/03/11
Mensagens: 42
Localização: Foz do Iguaçu-PR

MensagemEnviada: Sáb Dez 24, 2011 8:32 pm    Assunto: nebari Responder com citação

Aguiar,

Vi que você tem a intenção de melhorar o nebari. Se conseguir fazer umas estacas, depois poderá utilizar as mudas para enxertar na base do tronco.

Apliquei essa técnica em uma macieira esse ano e espero os resultados.

Boa sorte com a planta.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Dom Dez 25, 2011 10:34 am    Assunto: bonsai Responder com citação

AguiaR, antes de tudo é preciso reconhecer que voce realizou um ótimo trabalho de cultivo em sua planta. No entanto, pelo tamanho das folhas, tenho a impressão de que prevaleceu o cultivo em area sombreada. Para corrigir isso, é preciso agora que voce promova uma desfolha completa, usando uma tesoura de pontas finas e cortando no pecíolo(talinho), eliminando-as completamente.

Pode fazer isso sem susto nem medo, que em pouco tempo a planta irá retornar com novas e vigorosas brotações, por todo o comprimento dos tres caules. Na sequencia, retire esses arames que não estão servindo para nada, e após retirar a capa plastica deles, enrole um ou mais de um arame em cada um dos troncos e dê a eles um leve movimento sinuoso, o que irá agregar maior força e beleza estética ao final do trabalho (os arames podem ficar por até dois anos, sem problema).

O mais importante agora não é formar nebari, isso é coisa sem muita importancia aliás. O principal é cuidar da formação estrutural da planta, dando o movimento aos tres troncos e estabelecendo apenas um galho apical para cada um deles, e não deixando as brotações apicais bifurcadas, como aparece agora. Sugiro, inclusive, que voce cubra o nebari, para favorecer um maior engrossamento nas raízes e permitir que a energia seja canalizada para o engrossamento dos troncos, tambem.

Apos realizar esses trabalhos, cuide de expor a planta ao sol quente o dia inteiro, com rega apenas ao final da tarde. Na próxima primavera, aproveite para reenvasar, usando um recipiente com bordas mais baixas que o atual, ou mesmo um vaso ceramico de treinamento, com bordas entre 5 a 10cm, para condicionar as raizes ao desenvolvimento em espaço pequeno, facilitando o envase definitivo. O vaso definitivo, inclusive, poderá ser colorido, pois trata-se de uma frutifera. Cores: vermelha, azul turquesa, azul piscina, laranja ou ocre com grafismos nas laterais. Qualquer um ficará super bem para a planta.

Se usar adubação organica (torta e farinha) ao preparar a mistura acrescente adubo liquido diluido na agua. O ideal é o FOSWAY, da empresa Tecnutri. Ele é rico em fósforo, por isso ao preparar a mistura dilua bem (em média metade da tampa para cada vinte cinco litros de agua). Esse adubo liquido é inodoro e incolor, mas altamente potente sua ação nas raizes, fortalecendo a planta e aumentando o raizame. Quanto mais raizes capilares, melhor a densificação e brotações.

Sua planta está bem encaminhada, e com as minhas sugestões verá que o resultado obtido compensará em termos de redução do tempo de cultivo para finalizar o bonsai.

Para exemplificar, veja esse bonsai que cultivo há alguns anos, devidamente frutificando:


[img]https://plus.google.com/photos/102349586222941176615/albums/5417752510578244097/5417752582993230562?banner=pwa[/img]

Galhos curtos, brotação intensificada para aumentar a densificação (mais folhagem próxima do tronco): esses são os pontos fortes a serem destacados. Chegar a eles deve ser a sua meta de cultivo. Deixe os galhos alongarem-se, para engrossar (os galhos laterais nos tres troncos, obtidos através das novas brotações que irão vir, após a desfolha), então arame para dar um movimento similar ao do tronco, em seguida (um ano ou dois de arame) corte, reduzindo seu comprimento.

A dica de deixar crescer, aramar e em seguida cortar, é válida para formar uma ótima estrutura planificada para cada galho de sua planta. Os galhos, nos tres troncos, devem sempre ser mantidos apenas os de fora da area de crescimento e eliminar os internos, para não haver cruzamento entre eles. Isso tambem ajuda no desenvolvimento, vez que reduz os pontos de subtração de energia, canalizando-a para os pontos que interessam.

Há a necessidade de um minimo de galhos em cada tronco, e voce deve selecionar desde logo, para evitar perdas e atrasos no desenvolvimento da planta. Vê como isso é muito mais importante, agora, do que se preocupar com nebari? Então, mãos à obra, que o tempo corre. Wink
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Igor Lima



Registrado: 08/03/11
Mensagens: 42
Localização: Foz do Iguaçu-PR

MensagemEnviada: Dom Dez 25, 2011 4:45 pm    Assunto: Responder com citação

Nickyfury,

Com todo o respeito à sua opinião, e com toda a humildade, venho até no sentido de tirar uma dúvida nesse caso.

Embora a correção do nebari não deva ser a principal preocupação no momento, não seria pertinente sempre procurar um bonsai com uma distribuição radial das raízes?

Nos casos em que uma técnica atrapalha a outra, concordo que o melhor seria estabelecer o objetivo principal e deixar o detalhe para depois.

Mas, nesse caso, salvo engano, a técnica sugerida não traria prejuízos à condução da parte aérea.

Inclusive, como certamente haverá podas de alguns galhos, por que não aproveitar para tentar formar estacas, na época apropriada, permitindo a posterior a utilização das mudas para a correção do nebari?

No momento, estou sem meus livros, mas a partir da próxima semana pretendo enviar uma foto da página do livro que explica a técnica que procurei abordar, e a foto da macieira que falei, para demonstrar melhor a técnica, e como ela pode ser harmonizar com a condução da parte aérea.

Respeitosamente,

Igor Lima.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 11/11/04
Idade: 63
Mensagens: 7679
Localização: Brasilia-DF

MensagemEnviada: Dom Dez 25, 2011 5:49 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Igor, certamente a planta é sua e voce deve conduzi-la como achar mais adequado fazer, isso nem se discute. Sou da opinião de que sempre podemos formar primeiro o nebari e o tronco e por ultimo a estrutura aerea, mas há alguns casos em que o nebari pode e deve ser preservado como está, para que a parte aerea seja mais definida, como acredito ser o caso de sua planta.

As frutiferas, particularmente uma como a aceroleira, é uma ótima opção como bonsai justamente por apresentar, em pouco tempo de cultivo e desde que feito adequadamente a adubação, uma frutificação inicial estimulante, vez que à medida em que avança o cultivo, com o passar dos anos, a carga frutifera tende sempre a um aumento, enriquecendo ainda mais o trabalho final.

Entretanto, para que isso ocorre bem, prescinde de uma estruturação aerea adequadamente estabilizada e definida. Ao priorizar o nebari, nem sempre poderemos estar promovendo essa formação adequadamente, mas se voce julga que possa fazê-lo ao mesmo tempo, é como escrevi: a planta é sua e cabe a voce, e a mais ninguem, definir o que deve vir primeiro, junto ou por ultimo.

É taxativo que um enxerto pode funcionar perfeitamente bem nessa espécie, vez que incluso há estudos conclusivos a respeito (http://scholar.google.com.br/scholar?q=enxertia+em+aceroleira&hl=pt-BR&as_sdt=0&as_vis=1&oi=scholart), ainda que os estudos tenham sido feitos apenas quanto a um aumento na produção dos frutos, com novos brotos aereos e nada sobre estimulação ou desenvolvimento nas raizes. Mas é claro que esse é um ponto em aberto e promover o estimulo irá certamente resultar bem, já que a técnica funciona noutras partes da planta.

Em relação a estacas, ao cortá-las na primavera é quase certo que a maioria irá enraizar bem, e certamente poderão todas ser aproveitadas no enxertio, sem nenhum prejuízo para a parte aerea ou sua formação.

Acho importante destacar a evolução da planta aos seus cuidados ao longo do tempo em que aprentou as primeiras imagens e a fase atual, em que ela se encontra. Certamente pesou nessa mudança a sua maneira de lidar com ela e de manter o padrão de qualidade que certamente vem buscando imprimir.

No tocante a procurar um bonsai com uma distribuição radial das raízes, devo salientar que, em se tratando de uma frutifera isso nem sempre é possível, nem necessário. Há outros aspectos relevantes, mas prevalece a vontade pessoal do cultivador.
_________________
que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.


http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 16/09/04
Idade: 50
Mensagens: 3929
Localização: RECIFE - PE

MensagemEnviada: Dom Dez 25, 2011 8:45 pm    Assunto: Re: Atualização 23/12/2011 Responder com citação

AguiaR escreveu:
... Sei que é pedir muito, mas se pudessem me dar uma luz com uma projeção, iria me ajudar muito!!...


"Amigo da terrinha" não pedi, manda... Laughing Laughing Laughing


Aguiar
Com aramagem você poderá dar movimentos harmônicos entre os troncos e galhos... Desfolhas irão diminuir os entrenós para compactar melhor a massa foliar Wink
_________________
Abraços

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
AguiaR
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/07/11
Mensagens: 390
Localização: PAULISTA-PE

MensagemEnviada: Seg Dez 26, 2011 11:50 am    Assunto: Responder com citação

Nick,
muito obrigado pela participação me mostrando um caminho para conduzir esta planta. Realmente as vezes eu ficava na dúvida de como prosseguir, mas agora com as suas dicas, vou poder chegar à um bonsai! Razz
No caso da enxertia, isso seria um processo que viria futuramente ou teria que começar a pensar agora?
Tenho um pé de acerola aqui em casa, adulto, já tem mais de 20 anos... portanto, tem vários galhos... não seria interessante tentar enxertia desse pé?

Em breve, estarei postando fotos de como ficou a planta após a desfolha e com a aramação.

Alexandre,
rapaz, sua projeção foi a luz do fim do túnel, kkkkkkkkkkkk
com essa sua projeção e o auxílio dos amigos e sua também, acredito que posso conseguir um material de qualidade!
Muito obrigado ae pela ajuda!
Somos da 'terrinha', mas minha condição não é de mandar! XD
Depois gostaria de mais informações a respeito da Associação Pernambucana de Bonsai, poderíamos nos comunicar por e-mail ou similar?

Igor,
sempre que tiver dúvidas e for relacionado ao que se propõe o tópico, pode ficar a vontade! se eu estiver apto a lhe ajudar, não medirei esforços!

Abraços!
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
AguiaR
2.o PASSO
2.o PASSO


Registrado: 14/07/11
Mensagens: 390
Localização: PAULISTA-PE

MensagemEnviada: Seg Dez 26, 2011 3:11 pm    Assunto: Responder com citação

Pessoal como prometido eis as fotografias do pós-desfolha e pós-aramado.
Agradeço a todos a ajuda até agora.

Abraços

#DESFOLHA








#ARAMADA










Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Alexandre S. Coelho
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE


Registrado: 16/09/04
Idade: 50
Mensagens: 3929
Localização: RECIFE - PE

MensagemEnviada: Seg Dez 26, 2011 4:35 pm    Assunto: Responder com citação

Bom heim!

Pela 1ª foto, você pode baixar mais o tronco da esquerda (com seu início quase na horizontal).

Outro detalhe: quando desfolhar, retire também o broto final de cada galho. Desta forma incentiva as brotações virem por toda extensão do galho, e não a partir da extremidade Wink

Amigo
A Associação Pernambucana está "parada" a quase um ano e não sabemos se vamos recomeçar... A tendência é nos filiarmos a Associação Nordestina de Bonsai e continuar nossas atividades locais pela mesma.
Meu e-mail: souzacoelho.op@ig.com.br
Celular: 8617-7093
_________________
Abraços

Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai

Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza...
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Igor Lima



Registrado: 08/03/11
Mensagens: 42
Localização: Foz do Iguaçu-PR

MensagemEnviada: Ter Dez 27, 2011 2:33 pm    Assunto: Responder com citação

Aguiar,

Espero não ter fugido do tema do tópico, uma vez que procurei responder seu quesitonamento: "O nebari é interessante, mas acho que vou precisar melhorar mais... não sei como".
Não que eu esteja afirmando que você tenha dito o contrário, mas achei importante esclarecer.

nickyfury,

Minha intenção não era tentar defender que adotei a técnica certa na minha planta, mas defender um caminho para a planta deste tópico e outros casos semelhantes.

Como eu disse, se for do interesse de alguém no tópico, assim que possível, eu poderia postar alguma coisa sobre a técnica de enxertia que eu falei.

Enfim, agradeço aos colegas pelos ensinamentos, sempre muito pertinentes.

Grato,

Igor.
Voltar ao topo
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2, 3  Próximo
Página 1 de 3

 
Ir para:  
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum
Você não pode responder mensagens neste fórum
Você não pode editar suas mensagens neste fórum
Você não pode excluir suas mensagens neste fórum
Você não pode votar em enquetes neste fórum


Powered by phpBB © 2001, 2005 phpBB Group
Traduzido por phpBB Brasil