Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
edmarcos
|
Enviada: Sex Dez 23, 2011 12:47 pm Assunto: Eugênia, após limpeza... |
|
|
Pessoal, deu uma limpeza na Eugênia, espero não ter estragado a planta.
Até amarrei um galho mas podem desconsiderar!
Pensei em fazer uma como essa:
Segue visão geral da planta:
Ela tem uma boa parte do tranco sob a terra:
De costas:
O que fazer? rsrsrs. Por favor me sugiram amarrações e poda. Posso deixá-la neste vaso por enquanto? |
|
|
 |
edmarcos
|
Enviada: Dom Dez 25, 2011 5:23 pm Assunto: Ajuda! |
|
|
Pessoal, por favor me sugiram a poda dessa planta. Para um iniante é bom poder contar com os mais experientes.
Valeu! |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

Registrado: 14/03/10 Idade: 43 Mensagens: 1390 Localização: São Carlos-SP
|
Enviada: Dom Dez 25, 2011 8:30 pm Assunto: |
|
|
OLá Marcus, sugiro que faça uma avaliação criteriosa deste bonsai que postou a foto. Acredito que consiga chegar e resultado semelhante sim.
O resulatado da aramação (e não amarração) foi de certa forma satisfatório, porém a técnica não está adequada. Isto está acontecendo principalmente pelo tipo de arame que está usando. Ele é difícil de passar e na hora de retirar fica pior ainda. Sugiro enão a utilização de arame mais mole (vendido em sites para bonsai) ou então procure fios de cobre de diversas espessuras para utilização. Falo isso por experiência própria, pois comecei com o mesmo tipo de arame e posso te falar: não dá, é difícil e perde-se muito ao utiliza-lo.
Voltando ´`a planta, é importante na eugênia (e em outras espécies também) que a luz solar penetre nos ramos mais baixos para se desenvolver. Esta planta tende a adensar a parte de cima não permitindo que a luz penetre ao tronco da planta. Isso faz com que as folhas crescam somente na ponta dos ramos, o que é ruim para um bonsai. Sugiro que atravez de aramação esolha os ramos e os disponha em todas as direções e se possível acompanhando as regras de distribuição para um bonsai técnico (como o primeiro galho para uma das laterais e mais grosso, etc - dá uma estudada). _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
edmarcos
|
Enviada: Dom Dez 25, 2011 9:46 pm Assunto: Valeu |
|
|
Nikkei,
Valeu pelas dicas. Vou procurar os arames próprios sim. Como estou iniciando u ainda não encontrei algo sintetisado, para eu ler com os princípios básicos.
Você me sugere algum link?
E a poda dessa Eugênia o que você me diz? |
|
|
 |
edmarcos
|
Enviada: Dom Dez 25, 2011 9:47 pm Assunto: Valeu |
|
|
Nikkei,
Valeu pelas dicas. Vou procurar os arames próprios sim. Como estou iniciando eu ainda não encontrei algo completo com os princípios básicos para eu ler.
Você me sugere algum link?
E a poda dessa Eugênia o que você me diz? |
|
|
 |
Anderson Neuhaus 4.o PASSO

Registrado: 27/09/11 Idade: 40 Mensagens: 757 Localização: Uruguaiana-RS
|
Enviada: Dom Dez 25, 2011 11:12 pm Assunto: |
|
|
Linda planta. |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Dez 26, 2011 6:51 am Assunto: |
|
|
Marcos, segue este link do nosso colega forista Mcdonald. O blog dele tem tudo o que precisa saber para iniciar e aprender de forma fácil de entender.
http://macdonaldfernandes.wordpress.com/artigos/about/ _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
edmarcos
|
Enviada: Seg Dez 26, 2011 12:26 pm Assunto: Estilo |
|
|
Nikkei valeu pela dica.
Pessoal qual seria o melhor estilo para esta planta?[/i] |
|
|
 |
Nikkei 100 PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Dez 26, 2011 3:05 pm Assunto: |
|
|
Só respondendo sua perguntaq mais acima, compro minhas coisas no OBonsai.com.br. Tem bastante coisa e entregam direitinho _________________ Aprender algo todos os dias no faz crescer, viver. |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Seg Dez 26, 2011 4:52 pm Assunto: Re: Estilo |
|
|
edmarcos escreveu: | ...Pessoal qual seria o melhor estilo para esta planta?[/i] |
Edmarcos
No formato atual a planta tende a estilos mais "retos" de árvores: vassoura, vertical formal, inclinado...
O amigo poderá explorar outros, porém acredito que seja necessário uma poda radical
Poderia ajudar também se retirasse o nível de terra que está sobre o nebari (pode até cortar um pouco da borda do vaso pra facilitar) e postar novas fotos  _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
edmarcos
|
Enviada: Seg Dez 26, 2011 6:25 pm Assunto: Nebari. |
|
|
Cadê o Nebari?
Alexandre, cavei uns 4 dedos até ficar com receio de arrancar a planta, rssr e nada de nebari.....
O máximo que eu encontrei foram raizes bem finas e bem embaixo, uns 4 ou 5 cm do solo um raiz de uns 5 mm.
o que fazer? tem como desenvolver o nebari? Ele é essencial? ou posso conduzir sem ele? |
|
|
 |
edmarcos
|
Enviada: Ter Dez 27, 2011 8:50 pm Assunto: Continuando... |
|
|
Nikkei, segui sua sugestão e já comprei os arames de alumíno 1,0, 1,5 e 2,5 mm.
Por favor me oriente na poda e amarração dessa Eugênia.
A planta da inspiração é estilo vassoura? ou este estilo é outro pois me parece um pouco diferente da vassoura? |
|
|
 |
edmarcos
|
Enviada: Qua Dez 28, 2011 8:27 pm Assunto: dica |
|
|
Alguem tem alguma dica ou essa eugenia nao vale a pena nem trabalhar? |
|
|
 |