|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Jan 30, 2006 10:05 am Assunto: Qual o melhor estilo?? |
|
|
Olá pessoal,
Esta é uma planta coletada em agosto/2005, uma mirtácea ainda não identificada por mim (da mesma espécie do "Gigante Desconhecido") e que está necessitando da ajuda dos nobres colegas bonsaístas no sentido de que sejam traçados projetos para o seu futuro, como bonsai.
Como informações complementares, posso dizer que a espécie responde muito bem às podas drásticas, embora não possua muita maleabilidade nos galhos. Aramação só para galhos finos e não lignificados.
Desde já, agradeço a participação e colaboração de todos.
- Foto 01:
- Foto 02:
- Foto 03:
- Foto 04:
- Foto 05:
Um abração,
Sergivaldo _________________ "O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse] |
|
|
 |
darkaso PARTICIPANTE

Registrado: 27/01/06 Mensagens: 5020 Localização: Belo Horizonte, Minas Gerais
|
Enviada: Seg Jan 30, 2006 7:15 pm Assunto: |
|
|
Olá Servivaldo,
na minha humilde opinião o literati ficaria bom para seu gigante.
estou enviando meu fotoblog para que você veja minha sugestão. Desculpe não postá-la aqui, ainda não consegui fazer isto. Entre em album de fotos e escolha o álbum "gigante desconhecido". Talvez o galho possa descer mais. O branco no tronco é um shari. Espero ter ajudado.
http://spaces.msn.com/darkaso/photos/ |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Seg Jan 30, 2006 9:51 pm Assunto: |
|
|
darkaso escreveu: | Olá Servivaldo,
na minha humilde opinião o literati ficaria bom para seu gigante.
estou enviando meu fotoblog para que você veja minha sugestão. Desculpe não postá-la aqui, ainda não consegui fazer isto. Entre em album de fotos e escolha o álbum "gigante desconhecido". Talvez o galho possa descer mais. O branco no tronco é um shari. Espero ter ajudado.
http://spaces.msn.com/darkaso/photos/ |
Olá Darkaso,
Toda ajuda será muito bem vinda. Agradeço muito pela tua participação.
De fato, o estilo sugerido ficará muito bom nesta planta.
Muito obrigado pela colaboração.
Um abraço,
Sergivaldo _________________ "O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse] |
|
|
 |
Cláudio C. Ratto Visitante
|
Enviada: Seg Jan 30, 2006 9:59 pm Assunto: |
|
|
Difícil hein.............., mas eu de início optaria pelo moyogi.
Abraço, |
|
|
 |
Alexandre S. Coelho PARTICIPANTE

Registrado: 16/09/04 Idade: 52 Mensagens: 3929 Localização: RECIFE - PE
|
Enviada: Ter Jan 31, 2006 5:08 am Assunto: |
|
|
Oi Sergivaldo
"Viajando" num virtual com poda drástica, jim, shari e muita paciência pra formar um novo ápice... ficou assim:
abraços _________________ Abraços
Alexandre S. Coelho
Associação Nordestina de Bonsai
Bonsai, arte de transformar e ser transformado pela natureza... |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Jan 31, 2006 10:32 am Assunto: |
|
|
Oi Alexandre,
Tua idéia ficou excelente!!!!
Acho que o lance é esse mesmo: explorar a base e a curvatura da planta e esperar a brotação.
Também gostei do shari partindo da base, isto ajuda a esconder um pouco a falha (base do tronco) que existe na parte traseira da planta.
Parabéns pelo trabalho e brigaduuuuu!!!!
|
|
 |
vhobus Visitante
|
Enviada: Ter Jan 31, 2006 5:21 pm Assunto: |
|
|
Olá Sergivaldo...
Concordo com o Ratto, Moyogi é o melhor estilo pra sua planta.
Fiz um projeto, e seguem as conciderações:
1- Como se trata de uma mirtácea, evita os galhos caídos (não fica natural).
2- Não faz jin, pois não é comum em mirtáces na natureza. Jin e Shari é recomendável apenas para juníperus e pinheiros.
3- Usa o lado da planta que esconde a parte "achatada do tronco" no caso de moyogi.
Se vc optar por Bunjingi, pode usá-lo.
esta é minha opinião... espero que ajude...
abraços |
|
|
 |
Sergivaldo PARTICIPANTE

|
Enviada: Ter Jan 31, 2006 8:38 pm Assunto: |
|
|
Grande Valdir!!!!
Mais um show de editoração gráfica. Parabéns!!!
Também gostei muito da idéia do Moyogi. Acho que daria robustez à planta.
Como este exemplar ainda está se recuperando da coleta, vou aguardar um pouco mais e fazer uma redução na altura da planta, um pouco acima do ponto onde existe uma brotação. Acredito que em poucos meses novos rebentos surgirão e daí então irei decidir qual o projeto que melhor se adaptará à mesma.
Essa espécie possui características que me levam a crer ser uma mirtácea, a própria coloração do caule sugere isto. O interessante é que na região onde normalmente faço essas coletas existem muitos exemplares repletos de jin's e shari's (na próxima vez que for ao local irei providenciar fotografias para mostrar aqui no fórum).
Acho os tópicos que envolvem desenhos ou fotografias fantásticos. Sem dúvida alguma nos ajudam muito na hora de decidir o que fazer com nossas plantas e enriquecem, sobremaneira, o fórum.
Mais uma vez, parabéns e muito obrigado pela ajuda.
Um grande a braço,
SErgivaldo _________________ "O que dá valor a uma xícara de barro é o espaço vazio que há entre suas paredes." [ Lao-Tse] |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|