Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Chaddad 2.o PASSO

Registrado: 11/01/05 Idade: 62 Mensagens: 227 Localização: Piracicaba-SP
|
Enviada: Ter Jan 19, 2010 7:15 am Assunto: Nova planta para bonsai Falsa coca ou Erythroxylum deciduum |
|
|
Parente da coca, família Erythroxylaceae, chamada no livro do Lorenzi por Cocão. Uma arvoreta que cresce aqui, em matas de subbosque de piracicaba. Mas é mais comum nas cidades de Minas Gerais, onde há outras espécies com folhas ainda menores.
Tem grande potencial para bonsai pois tem folhas pequenas (de 3 a 6 cm), ramificação com ângulo inclinado (o que facilita a aramação, como em pitecos) casca rugosa, frutos pequenos (semelhantes a pimenta cumari), e um porte pequeno (até 3 metros). Pode ser multiplicada por estafica herbaceas, alporquia e sementes.
Está foi retirada do solo de uma mata, há 8 anos, ficando na bacia até agora.
 |
|
|
 |
Chaddad 2.o PASSO

|
Enviada: Sáb Fev 20, 2010 8:27 pm Assunto: Frutas do Erythroxylum deciduum |
|
|
As falsas cocas coletadas aqui no parque da ESALQ produzem pequenos frutos com casca brilhante e polpa preta. Muito consumida por pássaros.
Um exemplar na borda da mata da ESALQ.
 |
|
|
 |
cesar_alr 2.o PASSO

Registrado: 22/08/06 Mensagens: 303 Localização: Pirapetinga-Mg
|
Enviada: Sáb Fev 20, 2010 9:15 pm Assunto: |
|
|
Chaddad, vc sabe qual a época de floração e frutificação desta planta ? Acho que vi realmente está planta por estas bandas de minas.. |
|
|
 |
Chaddad 2.o PASSO

|
Enviada: Seg Fev 22, 2010 11:18 am Assunto: Frutos |
|
|
Quando estive no natal em Minas haviam flores e frutos.
Essa é outra, chamada E. cuneifolium. A que eu procuro chama-se E. microlobus, ocorre em Lagoa Santa, Minas Gerais.
Tomara que vc encontre.
Um abraço. |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Dez 22, 2011 4:50 pm Assunto: bonsai |
|
|
Chaddad, essa espécie não é nativa no cerrado do planalto central, mesmo em areas de matas ou ciliares. Gostaria de ter algumas em meu viveiro, para testar seu desenvolvimento e formação, visando o bonsai, claro. Será que voce enviaria algumas sementes para mim? Se puder fazer isso, envio meu email via MP a voce, com meu endereço para facilitar. Claro que as despesas de correio ficam por minha conta. Um abraço e grato. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
marcio gabiatti 4.o PASSO

Registrado: 02/09/11 Idade: 43 Mensagens: 652 Localização: Blumenau-SC
|
Enviada: Qui Dez 22, 2011 5:33 pm Assunto: |
|
|
Achei interessante será que aqui em santa catarina não existe na natureza??? _________________ " A verdadeira beleza só pode ser descoberta mentalmente por quem completa o incompleto "
Kakuzo Okakura |
|
|
 |
Felipe Lembi 2.o PASSO

Registrado: 24/12/11 Idade: 34 Mensagens: 210 Localização: Rolante-RS
|
Enviada: Ter Jan 03, 2012 10:36 am Assunto: |
|
|
Olá, marcio
Sei que aqui na minha região existe esta planta, porém nunca a vi frutificando, mas em meu viveiro tenho 2 mudas, aqui nós a chamamos de cocão. E pelo fato de ter aqui no RS acredito que em SC também tenha. Dê uma procurada em regiões onde tenha potreiros, e em matas não muito antigas, pois onde o mato já é velho vc não encontrará mudas pequenas pq a sombra não permite o seu desenvolvimento.
Espero ter ajudado.
Abraço |
|
|
 |
Chaddad 2.o PASSO

|
Enviada: Ter Jan 03, 2012 4:13 pm Assunto: |
|
|
Caro Marcio, há muitas espécies desse gênero, o cocão que o Felipe citou é um dos maiores em altura. Sei que em montanhas estão as mais baixas e de folhas menores, procure na sua região, devem haver as melhores espécies.
Nas montanhas de Minas Gerais existem alguns com micro folhas, menos de 1 cm.
Um abraço. |
|
|
 |
marcio gabiatti 4.o PASSO

Registrado: 02/09/11 Idade: 43 Mensagens: 652 Localização: Blumenau-SC
|
Enviada: Ter Jan 03, 2012 4:21 pm Assunto: |
|
|
Obrigado pelas dicas amigos Felipe e Chaddad, com certeza vou procurar e se tiver susseço em encontrar postarei aqui pois a especie me chamou a atenção abraços.... _________________ " A verdadeira beleza só pode ser descoberta mentalmente por quem completa o incompleto "
Kakuzo Okakura |
|
|
 |
Alcides Junior PARTICIPANTE

Registrado: 04/01/05 Mensagens: 2280 Localização: General Carneiro-Pr
|
Enviada: Qua Jan 11, 2012 7:15 am Assunto: |
|
|
Muito interessante esta espécie. Por aqui nunca vi  _________________ Abraços
Junior - General Carneiro
Paraná
A cidade mais fria do Paraná.
Associado da APB - Associação Paranaense de Bonsai.
盆栽、ライフスタイル。 |
|
|
 |
|