FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Me atrevendo a desenhar...
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
edmarcos

MensagemEnviada: Sex Dez 30, 2011 8:55 am    Assunto: Me atrevendo a desenhar... Responder com citação

Pessoal,

Eu fiz um "desenho" do que eupretendo fazer com essa eugênia. Por favor avaliem para mim, não o desenho mas o que eu pretendo fazer. Será que dá? O estilo ficaria correto?

Essa é a Eugênia logo após uma limpeza simples.

Aqui a idéia:

Creio que com a poda eu terei uma brotação onde coloquei este galho em preto para a esquerda.

Qualquer sugestão ou crítica é bem vinda!
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Ricardo L C
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Dez 30, 2011 11:14 am    Assunto: Responder com citação

LEGAL ED, TENHO UM BUXUS QUE VOU CONDUZIR ASSIM ...

BOM TRABALHO PRA NÓS

ABÇ
edmarcos

MensagemEnviada: Sex Dez 30, 2011 12:50 pm    Assunto: Responder com citação

E isso ai Ricardo, vamos ver no que da.
romeucr
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Dez 30, 2011 12:51 pm    Assunto: Responder com citação

Aproveitando o post do amigo, existe algum meio de se induzir a planta a criar um galho num ponto específico? não sei, alguma técnica ou produto?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
edmarcos

MensagemEnviada: Sex Dez 30, 2011 1:01 pm    Assunto: Responder com citação

Boa pergunta....
Ricardo L C
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Dez 30, 2011 4:56 pm    Assunto: Responder com citação

ACHO QUE A MELHOR TECNICA É POR MEIO DE ENXERTO, MAIS ISSO VAI VARIAR DA ESPECIE . NÃO SEI SE TODAS ACEITAM ENXERTIA.

VLW
Ravache

MensagemEnviada: Sáb Dez 31, 2011 9:25 am    Assunto: Responder com citação

li um artigo sobre Eugenias (pintagueira e cerejeira-do-rio-grande) da Universidade Fed do RS-2010, nao sao da mesma espécie, mas com estas a enxertia funcionou em 60% da vezes realizadas... tenta!
Tb tem um tópico aki no forum "Minha Eugenia", quem sabe vcs não trocam algumas ideias. Sucesso ai, bom 2012!
SEKI - Elio Luis Secchi
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Dez 31, 2011 6:58 pm    Assunto: Responder com citação

Edmarcos, desculpe a sinceridade mas seu projeto é de topiaria e não de bonsai. Este tipo de posicionamento de galhos com copinhas arredondadas, esparsas e distanciadas do tronco, é tipico de topiaria, que em si também é uma arte na ajardinagem, mas que nada tem a ver com estilização de bonsai. Existem algumas espécies de plantas que não são muitos fáceis de estilizar sem dar esta impressão de topiaria. Então toda a calma nesta hora e aguarda ter um projeto mais adequado a sua planta. Quem sabe nosso colega Alexandre que é craque em projeções te ajuda aí...
abraço e sucesso em 2012.
edmarcos

MensagemEnviada: Sáb Dez 31, 2011 7:36 pm    Assunto: Não tem erro Responder com citação

Elio, como eu disse toda sugestão ou crítica é bem vinda.

Como eu já mencionei neste forum, sou iniante e iniciante precisa de ajuda sim, só assim poderá aprender.

Fiz este desenho apenas para ver se alguém me erespondia. na verdade não sou desenhista e não tenho a intenção de fazer as copas arredondadas não (é que foio melhor desenho que eu consegui).

Estou realmente esperando um desenho de que saiba para eu ter coragem e mandar ver na poda. Quem sabe seja até um caso de nem trabalhar esta planta.

Obrigado pela sinceridade, quem critica ajuda mais do que aqueles que não opinão!

Valeu!
AguiaR
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sáb Dez 31, 2011 9:57 pm    Assunto: Responder com citação

edmarcos,
se me permite dar alguma dica, pegando o gancho do colega Elio, onde comenta acerca da topiaria, realmente não está dando a impressão de uma árvore, mas de algum trabalho de jardinagem... enfim, acredito que a sua projeção só está acondicionando os galhos de uma maneira que sua planta fique em 2D, onde na verdade, você precisa condicionar galhos para criar uma tridimensionalidade (como toda árvore Very Happy).
Procura mais imagens na internet de bonsais, tanto da sua espécie Eugenia sprengelii, quanto de outras espécies, para poder se basear em alguma que você tenha afeição...

Se minha, eu optaria por fazer assim:

Basicamente essa planta, precisa de espaços abertos entre os galhos para poder entrar a luz solar e gerar brotações em todo o tronco, por isso é interessante ter aberturas na planta, favorecendo também ao visual da árvore...

Precisaria também dar uma aramada nos galhos que se encontram atualmente, dando uma leve inclinada para o lado externo da planta, dando assim a idéia de um galho com peso... na imagem não ilustra isso tão bem, mas é pela minha falta de capacidade em fazer isso no software! Razz
Sou iniciante também... qualquer coisa espera os mais experientes darem mais dicas, e quem sabe, Alexandre dá uma luz! XD

Espero ter colaborado!
Abraços
edmarcos

MensagemEnviada: Dom Jan 01, 2012 10:44 am    Assunto: valeu Responder com citação

Aguiar obrigado pela dica, gostei da ideia. Acho que amarrar assim eu consigo, rsrsrs

Como o proprio Aguir comentou, se alguem puder contribuir mais ainda com o desenho seria bom.
edmarcos

MensagemEnviada: Dom Jan 01, 2012 10:50 am    Assunto: onde colocar Responder com citação

Pessoal seguindo essa orientacao do Aguiar eu deixaria a planta onde esta, colocaria no escorredor ou ja no vaso?
AguiaR
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Dom Jan 01, 2012 8:44 pm    Assunto: Responder com citação

edmarcos,
espera chegar o momento certo para o transplante, que é no inverno. Quando chegar o inverno você poderá providenciar uma bacia plástica, com uns 15cm de profundidade, e larga quanto ao diâmetro também. Fure as laterais e o fundo, permitindo a circulação do ar no substrato. O substrato deve ser composto por caco cerâmico (telha/tijolo), pedrisco, casca de pinus, carvão e areia grossa.

Nesse momento você deve aproveitar para cortar a raiz pivotante, a raiz grossa que normalmente está direcionada para o fundo do vaso. Corte-a onde não haja tantas raízes capilares (fininhas). Após o corte você coloca cola de madeira ou pasta cicatrizante própria para bonsai, impedindo assim dela pegar alguma praga ou apodrecer com o tempo, podendo morrer caso aconteça. Se houver muitas raízes capilares, pode fazer uma poda, mas cuidado porque essa espécie é muito delicada quanto a essas intervenções. Corte no máximo 30 a 40% destas.

Enquanto isso, vá lendo aqui no fórum tudo o que você puder para poder pegar informações valiosas, grave as conversas em .doc, e-mail, driver virtual, etc., para quando precisar buscá-las e saber conduzir suas plantas. O conhecimento é extremamente necessário, a prática muito mais, mas esta última só pode acontecer com o conhecimento prévio. Digo isto por conta própria, opinião pessoal, tá?

Se puder ir adquirindo outras mudas, com um porte maior, para poder ir trabalhando com elas, seria uma boa para aprender... dê preferência a espécies que aguentem 'rojão': ficus, caliandra, bouganvillea, duranta, etc.

Boa sorte pra você e cuidado, você está infectado com o vírus do bonsai. Tudo o que você olhar irá procurar fazer uma relação ao bonsai, toda planta você irá pensar se daria um bonsai, toda árvore na rua você paquera ela por horas, pensando num alporque, numa estaquia, na beleza dela daquele jeito, como os galhos se apresentam, etc... hehehehehehehehehehe. Enfim, boa sorte! Razz

Abraços
edmarcos

MensagemEnviada: Qua Jan 04, 2012 8:35 am    Assunto: Responder com citação

Aguiar, obrigado pelas dicas, você tem me ajudado muito.

Quando eu mencionei 'mandar ver na planta" no outro forúm eu pensei que tenho que fazer uma pequena poda para atingir o que você propós e além disso, no meu amadorismo, pensei que terei que amarrar os alguns galhos para separá-los mais.

Seria isso mesmo?

Meu materia chegou. Alicates, tesoura, pasta cicatrizante e fios 1, 1,5 e 2,5 mm. Voc~e poderia me orientar que fio usar, se é eu já deveria amarrar....
AguiaR
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Jan 04, 2012 11:23 am    Assunto: Responder com citação

Acredito que o que você pode fazer nesse momento é aramar e tracionar. Quanto ao arame, num vídeo de Graham Potter (ver youtube) ele comenta que a espessura ideal de um arame para cada galho é em torno de 1/3 da espessura total do galho. Ou seja, se o seu galho tem 3 mm seu arame deverá ter 1 mm :]

Quanto a poda tem que tomar cuidado, sempre deixe folhagem nos galhos, pois essa planta é muito fácil de se perder os galhos ou até a planta toda. Pode só o necessário, fazendo uma limpeza dos galhos que não vão lhe servir, mantendo os que você vê que tem capacidade de trazer uma boa estrutura para a planta. Em caso de dúvida, deixe o galho sem podar e posta uma foto para o pessoal te ajudar! Very Happy

Acredito que seja isso... por enquanto, nada de transplante, só quando chegar no inverno e até lá, faça uma boa adubação orgânica, de 30 em 30 dias, com a mistura de torta de mamona + farinha de osso... se você procurar pelo fórum irá encontrar bons tópicos sobre o assunto.

Espero ter lhe ajudado, e peço aos amigos do fórum que são mais experientes nessa planta por sinal, darem algumas dicas também!

Ah, uma outra coisa, existe esse blog: http://aidobonsai.com/
O cara trabalha com Eugenia, quem sabe se você não consegue fazer um contato com ele via e-mail ou pelo blog mesmo, tirando dúvidas mais pertinentes? :]

Abraços
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: