Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
edmarcos
|
Enviada: Qua Jan 04, 2012 12:57 pm Assunto: Esse Buxinho tem futuro.... |
|
|
Pessoal, hoje eu comprei outras duas plantas, completando minhas 4 para iniciar.
Estou acreditando tanto neste Buxinho que nem fiz a limpeza para postar aqui com medo de errar em algo. Ele tem um bom nebari e um bom troco, ao meu ver.
Fica aí para sugestões que são muito validas para quem está iniciando.
Vista Geral
Nebari
Detalhes: ele possui 4 raizes boas no nebari sendo estas duas da esquerda de diâmetro maior.
Tronco e Galhos. Este galho que eu destaquei em Azul tem diametro igual ou maior que este galho da esquerda.
Devo ter que limpar para ver melhor mas eu gostaria de ajuda de vocês para ver o que devo preservar nesta limpeza inicial para não prejudicar a planta futura.
OBS.: Esta planta não está neste vaso, está solta. Ela estava na terra e foi retirada hoje. (Tem uns 2 a 3 anos).
Planto neste vaso ou já coloco em outro lugar? |
|
|
 |
Otoniel Santos 3.o PASSO

Registrado: 16/06/11 Mensagens: 484 Localização: Barreiras - Ba
|
Enviada: Qua Jan 04, 2012 3:24 pm Assunto: Re: Esse Buxinho tem futuro.... |
|
|
Edmarco se fosse minha esperaria um pouco os buxinhos tem fama de estressados. Você fez a coleta hoje esperaria a planta se acomodar e enquanto espera decidiria o estilo a seguir.
(cuidado com cortes baixos, o buxinho não é muito bom com brotações baixas) _________________ Um Lider sempre estará à frente dos seus lederandos para proteger...seja um lider em suas ações!!!! "O MUNDO AGRADEÇE" |
|
|
 |
edmarcos
|
Enviada: Qua Jan 04, 2012 3:34 pm Assunto: |
|
|
Otoneil obrigado pela dica.
O que voce achou da planta? Tem futuro?
Que estilo seria melhor? |
|
|
 |
edmarcos
|
Enviada: Qua Jan 04, 2012 3:34 pm Assunto: |
|
|
Otoneil obrigado pela dica.
|
|
 |
Otoniel Santos 3.o PASSO

Registrado: 16/06/11 Mensagens: 484 Localização: Barreiras - Ba
|
Enviada: Qua Jan 04, 2012 3:46 pm Assunto: |
|
|
edmarcos escreveu: | Otoneil obrigado pela dica.
Maravilha muito boa ,sem dúvida com um nebari e futuro muito bons.
Quanto ao estilo a principio eu acho que seria um moyogi, mas isso não deve ser levado a ferro e fogo vamos esperar mais opiniões , vc tem tempo... _________________ Um Lider sempre estará à frente dos seus lederandos para proteger...seja um lider em suas ações!!!! "O MUNDO AGRADEÇE" |
|
|
 |
edmarcos
|
Enviada: Qua Jan 04, 2012 6:38 pm Assunto: |
|
|
Como eu não abri a copa para você verem os galhos fiz um "desenho" para mostrar a disposição dos galhos na planta.
Em Verde são dois brotos finos na parte de trás da planta. Este galho na cor laranja está virado para a parte de tras da planta (tem uma curva).
Os pontos em vermelho são dois cortes de podas antigas, retas.
Aguardo sugestões quanto ao estilo e poda. |
|
|
 |
edmarcos
|
Enviada: Qui Jan 05, 2012 8:01 am Assunto: |
|
|
Pessoal,
Este Buxinho está só com o torrão que tirei da terra ontem, o qu eue faço? Já podo e transplanto ou planto em um vaso maior ou em um escorredor?
Aguardo, |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Qui Jan 05, 2012 7:22 pm Assunto: bonsai |
|
|
Ed, o ideal é que voce faça um replantio mantendo o torrão original, para que a planta possa se recuperar adequadamente. Sugiro usar um substrato bem drenante: misture 70% caco ceramico, 10% carvão, 10% pedrisco e 10% terra granulada ou areia grossa de rio, sem peneirar, a composição tem que ficar bem homogenea. Esse material permite que as raizes da planta, isto é, novas e vigorosas raizes, cresçam livremente, acelerando o processo de recuperação da planta toda, com a emissão de novas e vigorosas brotações.
Pode usar uma bacia plastica de tamanho médio, com uns 15cm de altura, bem perfurada no fundo e na lateral para replantar. Regue bem após o replante, colocando-a no sol, onde deverá ficar por um ano ou mais, até que reinicie seu ciclo vegetativo. Até que isso aconteça, sugiro deixá-la quietinha, sem fazer nenhum tipo de trabalho nela, seja cortes de galhos, desfolhas ou aramação. Esqueça que ela existe e vá trabalhar outras plantas enquanto espera o tempo passar. Lembre-se: a primeira ferramenta que todo bonsaista precisa aprender a usar é a velha e boa PACIÊNCIA.
Se em menos de um ano observar novas e vigorosas brotações na planta, inicie então uma adubação leve, com um material organico, como torta de mamona+farinha de osso, na proporção de 7 para 2. Mas apenas se houver novas brotações. Se não, nada de adubo, ok? senão voce irá matar a planta antes do tempo. Sol pleno, todos os dias, com rega apenas ao final da tarde. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
edmarcos
|
Enviada: Qui Jan 05, 2012 8:23 pm Assunto: |
|
|
To enrolado, rsrs. Quando ví esta planta com este tronco, que eu julgo ser bom fiquei animado e já pensando em podar para ver a bichinha brotando.
Iniciante é complicado,.....o que eu mais quero é amarrar alguma planta, rsrsr
Valeu pelas dicas. |
|
|
 |
Ravache
Registrado: 29/12/11 Idade: 45 Mensagens: 50 Localização: Toledo-PR
|
Enviada: Qui Jan 05, 2012 9:14 pm Assunto: |
|
|
hahahha também estou nesta fase...
mas faça assim... plante esta e esqueça, ela parece que irá ser um belo bonsai. Compre umas plantas baratas e arame, só para ter o gosto!
Depois vc vai lendo e aprendendo. Fiz isso, fui a uma loja e comprei 4 plantas = Buxinhos, podei e aramei!! foi mt bom!! Tente!!
PS: já estou mais trankilo!!! hahahah |
|
|
 |
edmarcos
|
Enviada: Qui Jan 05, 2012 9:16 pm Assunto: |
|
|
Ravache,
Vou fazer isso e esquecer as outras, vamos ver no que dá. |
|
|
 |
Thiago Batista 3.o PASSO

Registrado: 24/02/11 Idade: 35 Mensagens: 409 Localização: Brasília-DF
|
Enviada: Qui Jan 05, 2012 10:04 pm Assunto: |
|
|
edmarcos,
Compre um ficus. Eles aguentam muito bem qualquer atrocidade que nós, principiantes, cometamos. Hehehehe...
O meu já sofreu com todos os tipos de podas e aramações fora de época, mas continua lá, crescendo naturalmente e se desenvolvendo muito bem.
Ao passo que se encontra, ele vai acabar me vencendo e se tornando um bonsai. hehehe.
Abraços. |
|
|
 |
edmarcos
|
Enviada: Qui Jan 05, 2012 10:09 pm Assunto: |
|
|
Ja vou procurar um,...é um destes que eu estou precisando.
Pesou qual seria o tamanho deste caco cerámico que o Nicky me recomendou? |
|
|
 |
Thiago Batista 3.o PASSO

Registrado: 24/02/11 Idade: 35 Mensagens: 409 Localização: Brasília-DF
|
Enviada: Qui Jan 05, 2012 10:27 pm Assunto: |
|
|
Edmarcos,
Não pode ser o pó do caco, pois ele se compacta. Um tamanho bom é dessa bolinha vermelha do isqueiro (a que aperta pra sair o gás) que aparece na foto. Daí para maior um pouco ou menor um pouco está muito bom.
Abraços. |
|
|
 |
edmarcos
|
Enviada: Dom Jan 15, 2012 8:53 pm Assunto: |
|
|
Atualizando apos trabalho durante o curso com Rock.
O galho é Só de sacrifício, será removido depois. o JIN também ainda será trabalhado melhor.
 |
|
|
 |
|