Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
F_01
|
Enviada: Qua Jan 04, 2012 9:12 pm Assunto: ideias para caliandra |
|
|
Caros Amigos.
Este ano consegui fazer um exemplar de uma caliandra com o método de estaquia. A estaca emitiu brotações e também está com um botão floral bem desenvolvido, acho que ela vai florir. Gostaria que os amigos me dessem opiniões sobre o estilo da planta e se devo cortar os botões florais para melhor desenvolvimento da planta ou deixar crescer livremente.
 |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Qua Jan 04, 2012 9:34 pm Assunto: |
|
|
Eu cortaria o tronco grosso logo acima da bifurcação e ficaria com a continuação do ramo fino.
Pode retirar o botão.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
Anderson Neuhaus 4.o PASSO

Registrado: 27/09/11 Idade: 40 Mensagens: 757 Localização: Uruguaiana-RS
|
Enviada: Qui Jan 05, 2012 11:14 am Assunto: |
|
|
concordo com o amigo Elio! |
|
|
 |
F_01
|
Enviada: Qui Jan 05, 2012 10:04 pm Assunto: |
|
|
Se puderem desenhar na foto para conseguirmos vizualizar um futuro projeto acho que seria interessante, não acham? |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qui Jan 05, 2012 10:58 pm Assunto: |
|
|
Nando, também concordo com meu xará. A primeira providência é cortar o tronco mais grosso logo acima da bifurcação. Não fiz na foto pois novamente estou com problema em hospedar fotos... Mas é isso aí, fácil de entender... o objetivo é formar uma nova linha de tronco que seguindo pelo galho mais fino vai dar um movimento. No futuro se inclina o plantio... eu também cortaria o outro galho logo acima do broto que está com os botões... Mas um detalhe interessante: pelo que vi esta muda foi conseguida de estaca há pouco tempo. Desta forma, as raizes ainda estão muito sensíveis. Se vai fazer esta intervenção agora tem que ser com um ferramenta que não movimente o tronco na terra se não corre o risco de danificar as pequenas raízes e até a muda vir a morrer. Se não tiver ferramenta adequada, tipo alicate de corte de grande porte, melhor esperar até o próximo outono-inverno para ela estar bem enraizada. Cortando de serrote vai movimentar aí em baixo e pode ser fatal para tua tão sonhada muda...
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'.
Editado pela última vez por SEKI - Elio Luis Secchi em Qui Jan 05, 2012 11:00 pm; num total de 1 vez |
|
|
 |
Felipe Lembi 2.o PASSO

Registrado: 24/12/11 Idade: 34 Mensagens: 210 Localização: Rolante-RS
|
Enviada: Qui Jan 05, 2012 10:59 pm Assunto: |
|
|
Olá,
eu cortaria o galho mais grosso como o amigo Elio falou, posteriormente plantava no chão(se tiver disponibilidade), ou em um vaso bem grande e esquecia dela por um tempo, para ela dar uma engrossada e formar um bom sistema radicular. A caliandra se desenvolve muito bem.
Abraço |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Seg Jan 09, 2012 6:04 pm Assunto: bonsai |
|
|
Após fazer o corte sugerido (uma ótima opção, pode ter certeza), é só replantar inclinando o tronco um pouco para a esquerda, de maneira a deixar a planta com uma visão tipo ">" , para que o crescimento seja estimulado nesse sentido. Esse reposicionamento estimula novas brotações, e favorece a construção de um lindo bonsai no estilo classico japones chamado MOYOGI:
Por outro lado, se não quiser inclinar o tronco, pode tambem seguir conforme o exemplo visual das imagens abaixo:
http://www.bonsai4me.com/AdvTech/ATdevelopingtrunksforbonsai.htm
Usando a primeira imagem como referencial, veja que a linha vermelha mostra justamente o reposicionamento que sugeri ao caule de sua planta, após realizar o corte necessário, sendo que o galho mais fino é ponto de partida para a construção de todo o bonsai nesse estilo classico:
 _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
prumodeq 2.o PASSO

Registrado: 24/03/09 Idade: 48 Mensagens: 337 Localização: Quatro Barras-PR
|
Enviada: Qui Jan 12, 2012 11:29 am Assunto: |
|
|
Nando
Faz quanto tempo que a estaca enraizou? Quando você "plantou"?
As raízes iniciais na estaquia e alporquia são extremamente frágeis, assim cuidado ao cortar o galho e não danificá-las, pois uma movimentação no tronco pode rompê-las.
Eu aguardaria até o final do verão para fazer este procedimento.
Abraços |
|
|
 |
F_01
|
Enviada: Dom Abr 01, 2012 5:41 pm Assunto: caros amigos |
|
|
deixei a planta crescer para ver o que aconteceria, olhem as fotos de como ela está.
 |
|
|
 |
Elio PARTICIPANTE

Registrado: 22/04/05 Idade: 79 Mensagens: 6407 Localização: Curitiba-PR
|
Enviada: Dom Abr 01, 2012 5:46 pm Assunto: |
|
|
Nando, quanto mais tempo vc demorar para podar o tronco mais grosso, maior ficará a cicatriz e menor será o desenvolvimento do galho mais fino. Isto se vc aceitou as sugestões dos amigos.
abraço _________________ Elio
"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos." Jó 14:7 |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Dom Abr 01, 2012 10:11 pm Assunto: |
|
|
É isso aí, meu xará... nando, corta logo este tronco reto e grosso. Para nào replantar agora, inclina apenas um pouco o próprio vaso. Mas ao menos todo o vigor passará a ser direcionado para o ramo lateral que na verdade será o novo seguimento do tronco...
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
gil_fuka 4.o PASSO

Registrado: 20/06/12 Idade: 39 Mensagens: 685 Localização: Sorocaba-SP
|
|
|
 |
F_01
|
Enviada: Seg Out 01, 2012 8:21 pm Assunto: |
|
|
Infelizmente acho que não resistiu, pois ainda não brotou. mas estou tentando fazer outros exemplares. Vamos ver o que acontece.
abraços |
|
|
 |
|