FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Projeto Acerola
30.12.2011
Ir à página 1, 2  Próximo

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
pmaia
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Out 12, 2011 2:28 pm    Assunto: Projeto Acerola Responder com citação

Desde o Início:

Editado pela última vez por pmaia em Sex Jan 20, 2012 3:51 pm; num total de 4 vezes
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
Nikkei 100
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Out 12, 2011 6:38 pm    Assunto: Responder com citação

Está indo bem pmaia, agora é definir o estilo para começar a conduzir os galhos...
Sergio Batalini
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Out 12, 2011 7:05 pm    Assunto: Responder com citação

Ola , a meu ver ainda é muito cedo para qualquer intervenção .

É preciso que os galhos linidifiquem para que tenham resistencia , principalmente na junção com o tronco . Neste momento eles se desprendem facilmente .

Quando a coloração passar do verde para o marrom estará chegando a hora certa e vc deverá escolher os galhos que formarão a nova copa e eliminar o restante. As aceroleiras são cultivadas principalmente no estilo vassoura invertida ou hokidachi.

Para tal vc deverá escolher um galho em cada direção , todos com a altura aproximada , mantendo apenas um em cada ponto e eliminando os mal posicionados , poderá encurtar mais o tronco ou manter assim como esta , resultando numa planta mais alta .

Apos a escolha dos galhos começe a aramar baixando os mesmos até que fiquem paralelos ao substrato . Destes galhos primarios será formada a futura copa ...

Espero ter ajudado .
pmaia
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qua Out 12, 2011 7:16 pm    Assunto: Responder com citação

Valeu Nikkei pela força.

Bonsérgio,
ajudou muito, pois você tem razão quanto a fragilidade dos galhos. Quanto ao estilo, já havia pensado no Hokidachi, pois sou fã. Me permita mais uma pergunta: Não seria necessário já eliminar alguns galhos que estão muito próximos a base, evitando assim cicatrizes maiores?
pmaia
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jan 17, 2012 8:23 pm    Assunto: Responder com citação

Pessoal,

vejam como está agora minha acerola. Deixei crescer um pouco livremente como sugeriu o Bonsergio. Acho que agora está na hora de intervenções. Aceito a sugestão dos amigos.

Anderson Neuhaus
4.o PASSO
4.o PASSO

MensagemEnviada: Ter Jan 17, 2012 10:59 pm    Assunto: Responder com citação

acompanhando!!!
Ricardo L C
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Qua Jan 18, 2012 10:38 am    Assunto: Responder com citação

ACOMPANHANDO
pmaia
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jan 19, 2012 2:10 pm    Assunto: Responder com citação

Alguém para dar uma ajuda?
marcelo bh
3.o PASSO
3.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jan 19, 2012 3:04 pm    Assunto: acerola Responder com citação

Ola Pmaia, eu estava dando uma lida nos tópicos ai vi o seu pézinho de acerola,que por sinal esta indo muito bem,com boa brotação,sinal de planta bem nutrida.
é o que eu costumo dizer, a planta é o reflexo do seu alimento se ela esta comendo e bebendo bem, o resultado é certo.

Bom na minha opinião ela ja vem pedindo pra ser um hokidachi ,
e eu também segueria a sugestão do Bonsérgio.

mas vamos ver mais opiniões dos amigos do forum ,pois nunca é de mais

ha pmaia logo vou atualizar as fotos do meu pézinho de figo, ta indo de vento e polpa também

abs

希望 (esperança)
Ainda que envelheça a sua raiz na terra, e morra o seu tronco no pó,contudo ao cheiro das águas brotará, e lançará ramos como uma planta nova.(Jó 14:7-9)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
pmaia
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jan 19, 2012 4:09 pm    Assunto: Responder com citação

Valeu Marcelo pelo retorno e pela atenção.
Estou esperando a atualização do Figo.

Abraços.
pmaia
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jan 20, 2012 2:14 pm    Assunto: Responder com citação

Aguardando mais comentários.
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jan 20, 2012 3:17 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Pmaia, o próximo passo agora é preservar a brotação apical e desfolhar todo o restante da planta, cortando fora todas as folhas pelo pecíolo (talinho). Com a planta nua de folhagem, podemos então analisar detidamente como está a ramificação e distribuição dos galhos, o que irá permitir um critério mais discricionário sobre qual caminho melhor a seguir.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
pmaia
2.o PASSO
2.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jan 20, 2012 5:29 pm    Assunto: Responder com citação

Nickfury,
obrigado pelas observações, sempre precisas. Eu já havia seguido as observações do Nikkei e do Bonsérgio em relação a esperar o momento certo para intervenções. Eu já estava quase desfolhando quando você colocou uma questão importante que eu não tinha observado: manter a folhagem no galho apical. Bom, sem mais conversas aí vai a mesma desfolhada:

Quais galhos devo cortar e quais encurtar?
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jan 21, 2012 4:20 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Vc pode cortar fora, rente ao tronco, todos os galhos no primeiro terço do tronco, pois além de não servirem para nada, atrapalham, subtraindo energia da planta onde ela é mais necessária.

Os demais galhos devem ser reduzidos. Observe as marcações que fiz, usando uma das suas imagens, para ter uma idéia de como proceder. Ao reduzir o comprimento de um galho, sempre iremos cortar fora, numa bifurcação por exemplo, o galho mais grosso, mantendo curto o mais fino. Dessa maneira, iremos estabilizar o galho e permitir que ele cresça com conicidade correta (base larga que afina em direção a extremidade).

Nas linhas vermelhas, observe que fiz uma marcação na parte superior do tronco. Isso se deve ao fato de que o galho apical nasce abaixo do ponto maximo do tronco, então voce deve reduzir a altura do tronco até bem próximo da saída do galho apical, para justificar sua manutenção, caso contrário, terá que escolher outro galho, posicionado mais próximo do cimo do tronco, para ser o apical.

Veja que a linha do corte nessa parte do tronco é em diagonal, com a frente do corte voltada para a traseira da planta. Como sua planta está em crescimento/desenvolvimento, esses cortes redutores e de correção podem ser realizados sem nenhum problema, e permitirão uma formatação mais adequada para a planta, à medida em que ela se desenvolve.

É preciso estar atento a realizar esse tipo de poda de condução periodicamente, para evitar a conicidade invertida, que ocorre quando deixamos um ou vários galhos crescerem, alongando-se, em demaisia, para engrossarem na base. Esse engrossamento geralmente leva a um ponto de congestão na area de saída, causando a conicidade invertida.

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
EZEQUIEL JUNIOR
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sáb Jan 21, 2012 5:19 pm    Assunto: Responder com citação

tb não se aduba escorredores que estão na mamadeira, a planta deverá receber adubação através da mamadeira... adube a mamadeira...
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> MINHA ÁRVORE E A SUA OPINIÃO Todos os horários são GMT - 3 Horas
Ir à página 1, 2  Próximo
Página 1 de 2

Ir para: