|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Fábio Giovannetti

Registrado: 25/11/11 Idade: 41 Mensagens: 26 Localização: São Paulo-SP
|
Enviada: Qua Nov 30, 2011 1:22 pm Assunto: Caliandra Vermelha |
|
|
Olá Pessoal,
estou postando as fotos de uma Caliandra Vermelha que esta em um vaso comum, comigo a uns 4 anos e pela formação da raiz dela, acho que da para trabalhar no estilo NEAGARI - Raiz exposta... o que vcs acham?
 _________________ Fábio Giovannetti
-------------------------------------------------------
"Não procure seguir os seus mestres, procure o que eles procuram".
(Provérbio Chinês) |
|
|
 |
Pedro Reimão 3.o PASSO

Registrado: 12/08/10 Idade: 33 Mensagens: 421 Localização: Itaúna-MG
|
Enviada: Qua Nov 30, 2011 10:31 pm Assunto: |
|
|
Fabio com muito cuidado e carinho da uma desenterrada na raiz dela. _________________ A grande arquiteta da beleza é a mãe natureza, somos seus meros operarios. |
|
|
 |
Kuruta

Registrado: 28/10/11 Idade: 31 Mensagens: 63 Localização: Cruz das Almas-BA
|
Enviada: Qui Dez 01, 2011 12:33 pm Assunto: |
|
|
Onde ja há raízes futuramente aereas aloque uma pedra não muito diferente do tamanho, se for preciso cave um pouco, mais não force a raíz para não quebra-la, ao longo do tempo além da raiz se expandir em torno da pedra poderá substituir a pedra por uma maior.
Mais uma coisa não muito haver com sua pergunta, não está na hora de aramar? Quase não se vê tronco nem forma nela.
Como sempre aguarde mais opniões. _________________ 迷いは消えて行くから 走り出せ まだ見ぬ世界へ
(Mada Minu Sekai He - Arashi) |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Dez 02, 2011 11:05 am Assunto: bonsai |
|
|
Sugiro que o nobre colega faça uma desfolha completa, fotografando novamente a planta e postando, para que possamos analisar sua estrutura aerea e emitir opinião sobre se o estilo proposto é o melhor para a planta, ou se será preciso ir por outro caminho. _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Fábio Giovannetti

|
Enviada: Sex Dez 02, 2011 4:28 pm Assunto: Caliandra Vermelha |
|
|
Estou enviando algumas fotos novas onde podei algumas folhas e retirei um pouco mais de terra proximo as raizes...
Este domingo irei mexer no buxinho e na caliandra, onde irei aramar e podar...
Não fiz muita coisa ainda pois a caliandra esta na minha academia e estou sem as minhas ferramentas para trabalhar os bonsai...
(Provérbio Chinês) |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Sex Dez 02, 2011 6:05 pm Assunto: bonsai |
|
|
Há duas possibilidades: uma é fazer o trabalho buscando o estilo NEAGARI, com as raízes expostas como voce mesmo adiantou ter interesse. O outro, é usar as raizes para envolver uma pedra, de preferencia alguma que possua certa beleza rustica, com reentrancias e concavidades. Se não encontrar nada assim, use uma lisa mesmo, dessas grandes usadas na ornamentação de jardins.
Seja qual for o estilo adotado, será preciso primeiro retirar a planta do recipiente atual, lavar bem as raizes para eliminar totalmente o substrato nelas, de maneira a te-las livres para realizar o trabalho. No caso do NEAGARI, as raizes grossas devem ser separadas, buscando-se um nebari mais radial. Para forçar, pode usar palitos de bambu ou mesmo tocos de madeira dura, mas é muito importante que elas percam o carater de entrelaçamento existente agora, ficando bem separadas umas das outras. As raízes capilares, por outro lado, podem formar um novelo na base, vez que serão novamente enterradas e nutrirão a planta a partir dessa forma.
O outro estilo chama-se ISHISTUKI, que em japones significa planta com pedra. É bem amplo e justifica o trabalho de envolver uma pedra (rocha) com as raizes grossas, que antes do trabalho devem ser bem separadas. Na ponta de cada raiz dessa deve haver um punhado de raizes capilares, o que irá facilitar o trabalho de distribuí-las em toda a volta da pedra. Se a pedra tiver reentrancias ou cavas, facilitará bastante. Se não, procure dispor as raizes grossas em todos os angulos da pedra, não só para facilitar o posicionamento, como para deixar um trabalho mais bonito no final.
Nesse tipo de estilização as raízes tambem devem ser totalmente desprendidas do substrato atual. Use um jato de agua forte para remover tudo, deixando as raizes bem limpas, o que irá facilitar o trabalho. Antes, use musgo esfagno previamente umedecido em solução contendo superthrive, para envolver as areas da pedra onde as raízes serão fixadas. Para prender, após estabelecer a posição de cada raíz em volta da pedra, use cordão de algodão, amarrando bem apertado, para segurar bem. O barbante é melhor que borracha, pois com o tempo irá se decompor, sem causar danos às raízes.
Evite usar pedras muito baixas e largas:
Ou muito pequenas e inexpressivas:
O ideal é buscar proporcionalidade entre a planta e a pedra, para deixar o conjunto o mais perfeito possivel:
Algumas pedras ficam mais parecendo uma base da planta que propriamente parte do conjunto:
Quando há proporcionalidade, o conjunto fica perfeito, mesmo que a pedra não tenha tanta expressividade:
[img]http://bonsai.shikoku-np.co.jp/imperial/en/momiji.html[/img]
A serissa que cultivo há vários anos está enraizada sobre uma pedra comum no cerrado de Brasilia, chamada Tapiocanga:
Abaixo, um acer que cultivo nesse estilo, está plantado sobre um tipo de pedra conhecida por "pedra ferro", por causa de sua dureza peculiar e do som que repercurte ao ser batida uma contra outra igual:
Um bom material que vem encontrando respaldo quanto a seu uso e aplicabilidade na arte bonsai é o cimento celular, que é vendido em blocos. Trabalhando o bloco com ferramentas leves tipo martelo, formão, talhadeira e brocas, pode-se esculpir uma rocha adequada, no tamanho e formato que quiser, com ótimos resultados no final:
As idéias para seu uso na arte estão cada vez mais avançadas e há ótimas opções que servirão de modelo:
http://pegueinarede.blogspot.com/2009/03/suisekis-penjings-e-concreto-celular.html
http://www.atelierdobonsai.com.br/forum/viewtopic.php?t=12811&highlight=raiz+sobre+pedra
O estilo NEAGARI, apesar de pouco usado hoje em dia, ainda é um recurso viável, embora na minha opinião não resulte tão belo quanto o ISHITSUKI. Eis alguns modelos:
http://aidobonsai.com/2011/03/30/neegari-raizes-expostas/neegari/
http://aidobonsai.com/2011/03/30/neegari-raizes-expostas/106-1-2/
No caso da formação, quando não dispomos de raizes como as da sua planta, montamos o conjunto raiz/pedra e enterramos até a base do tronco, por uns dois anos ou mais, dependendo da espécie. Durante esse tempo, as raizes em volta da pedra irão engrossar e se firmar na posição estabelecida, garantindo o resultado final. Isso tanto vale para o estilo ISHITSUKI quanto para o NEAGARI:
Como sua planta venceu esse estágio, encontrando-se com as raizes necessárias estabelecidas, o importante agora é decidir o estilo e formatar, seguindo as dicas que fiz ou as indicadas nos outros sites. [/img] _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Fábio Giovannetti

|
Enviada: Seg Dez 12, 2011 6:51 am Assunto: |
|
|
Olá Pessoal,
estou postando umas das fotos da Caliandra que comecei a mexer, não fiz muita coisa ainda pela correria da minha reforma, por estar aprendendo e por estar sem vasos... Fiz um teste em manter a planta com o estilo SEKIJOJU - Raiz abraçada a rocha, mas não aramei e coloquei em um vaso que eu tinha... aos poucos quando eu for fazendo as mudanças irei postando. Por favor envie sugestões.
postarei um topico com fotos de mudas e plantas que tenho e fui ganhando ... sei que serao futuros bonsai
Abraços
(Provérbio Chinês) |
|
|
 |
Seph1903 4.o PASSO

Registrado: 30/10/10 Idade: 47 Mensagens: 724 Localização: Crissiumal-RS
|
Enviada: Ter Jan 24, 2012 11:03 pm Assunto: |
|
|
Acompanhando _________________ "A natureza usa o mínimo possível de tudo." ( Johannes Kepler). |
|
|
 |
SEKI - Elio Luis Secchi PARTICIPANTE

Registrado: 20/02/06 Idade: 65 Mensagens: 3658 Localização: Serra Grande - Igrejinha - RS
|
Enviada: Qua Jan 25, 2012 3:20 pm Assunto: |
|
|
Fábio, acho que o amigo Nicky já colocou aí opções de sobra quanto aos destinos possíveis para esta planta, assim sendo vou opinar apenas no sentido de que o amigo tem aí um violento ataque de cochi=onilhas em sua planta, o que deverá ser eliminado com urgência, são aquelas manchas brancas que aparecem nos galhos. Para não usar produtos químicos pode simplesmente escovar com uma escova de certas plásticas. Pode ser escolva de dente mesmo... Só tome o cuidado de não deixar elas cairem dentro do vaso. Para isso, antes de inciar o trabalho coloque por cima do vaso um pano, onde irão cair, a fim de recolher e jogar fora. Depois de retirado tudo, pode ainda dar uma pincelada de água com umas gotas de água sanitária ou detergente...
abraço _________________ SEKI - Élio Luis Secchi .'.
Busco a sabedoria dos mestres, mas continuarei sendo um eterno aprendiz .'. |
|
|
 |
Anderson Neuhaus 4.o PASSO

Registrado: 27/09/11 Idade: 40 Mensagens: 757 Localização: Uruguaiana-RS
|
Enviada: Qui Jan 26, 2012 11:22 pm Assunto: |
|
|
acompanhando. |
|
|
 |
wlsjurai 2.o PASSO

Registrado: 28/01/12 Idade: 38 Mensagens: 240 Localização: Alvorada-RS
|
Enviada: Sex Fev 03, 2012 10:46 am Assunto: |
|
|
Fábio, estou consduzindo uma caliandra vermelha com o objetivo de um bonsai neste memso estilo. Acompanhar seu tópico será uma grande aprendizado para que quando a minha caliandra estiver bem desenvolvida fazer meu trabalho na maneira correta. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|