Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Fabrício Zerves

Registrado: 14/12/11 Mensagens: 83 Localização: Ribeirão Preto-SP
|
Enviada: Dom Jan 08, 2012 1:34 pm Assunto: Jaboticabeira - Toco |
|
|
Pois bem, eram duas árvores, jaboticabeiras, uma competindo com a outra no mesmo espaço de plantio, pequeno espaço aliás. O dono das árvores resolveu por arrancar uma delas, escolhendo pelo arranquio da menor, cortando seu tronco e pequenos galhos em vários pedaços e deixando um toquinho do tronco, quase cortando-a na base, próximo ás raízes. E assim foi feito, sobrando apenas um pedaço de raíz grossa (pequenino pedaço) e uma meia dúzia de raízes capilares. mesmo achando que a mesma não sobreviveria resolvi tentar cuidar dela. Pedi o toquinho, o ganhei e então o plantei numa pequena bacia (era o que eu tinha disponível no momento), cobri com grama, cortei o fundo de uma PET e a utilizei como estufa. Isso ocorreu em 27/12/2011). Com cuidados diários, hoje tive uma surpresa: o toquinho apresentou pequenos pontos de brotação e espero que vários outros apareçam, pois creio que daria um belo bonsai no futuro!
Essa foto foi tirada logo após eu tê-la plantado na bacia. Utilizei uma PET verde e depois troquei por uma transparente. Aguei diariamente e adubei com enraízador.
Aqui já com a PET branca e a grama sobre a terra.
Aqui mostrando os tímidos pontos de brotação já aparecendo!
Pergunto aos amigos experientes: essa planta tem mesmo condições de se tornar um bonsai? O tronco tem uns 5,5cm de diâmetro de grossura.
Estou no caminho certo?
Grato. |
|
|
 |
Anderson Neuhaus 4.o PASSO

Registrado: 27/09/11 Idade: 40 Mensagens: 757 Localização: Uruguaiana-RS
|
Enviada: Dom Jan 08, 2012 1:44 pm Assunto: |
|
|
Interessante. |
|
|
 |
Tiago R 4.o PASSO

Registrado: 15/12/09 Mensagens: 751 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Dom Jan 08, 2012 5:52 pm Assunto: |
|
|
Infelizmente por enquanto esses brotos não querem dizer muita coisa.
Terá que esperar uns 6 meses para ver ser ela irá vingar. |
|
|
 |
Fabrício Zerves

|
Enviada: Dom Jan 08, 2012 6:30 pm Assunto: |
|
|
Ok, entendo, ficarei na torcida.
Obrigado! |
|
|
 |
Fabrício Zerves

|
Enviada: Sáb Jan 21, 2012 9:00 am Assunto: Atualização jaboticabeira - Toco |
|
|
Foto tirada hoje, 21/12/2012, mostrando as brotações a todo vapor..... acho que terei que reduzir os bortinhos que estão mais próximos da base da planta!
 |
|
|
 |
Djalma Dourado
Registrado: 29/06/11 Idade: 39 Mensagens: 53 Localização: São Paulo - SP
|
Enviada: Sáb Jan 21, 2012 9:30 am Assunto: |
|
|
Acompanhando!!! e na torcida  _________________ Dar menos que seu melhor é sacrificar o dom que você recebeu. (Steve Prefontaine) |
|
|
 |
MarcoBonsaiPoa PARTICIPANTE

Registrado: 10/06/10 Idade: 46 Mensagens: 1713 Localização: Porto Alegre-RS
|
Enviada: Sáb Jan 21, 2012 10:00 am Assunto: Futuro |
|
|
E ae, numa boa!?
Toda árvore tem potencial de se tornar bonsai, umas mais cedo, outras mais belas, o caminho da sua pode ser mais longo, mas com um passo de cada vez, um dia chegará lá!
Só tem está planta cultivada no momento?
Se sim, aconselho a fazer mais experiências com outras plantas. É mais estimulante!
Pela brotação que postou no tópico, creio que o pior já passou e sua planta superou o trauma. O cuidado segue constante. Sem sol forte por enquanto, sem adubação(química) por um bom tempo. Rega nem muito nem falta. Aconselho nesta fase de formação de folhas novas, não manter a estufa 24h abafada. Por ser verão, sem risco do frio, a função maior é manter a umidade, deixe ela respirar a noite, ou faça pequenos furos em toda a garrafa. Falo, pois já perdi alguns, mantendo abafado com folhas já formada. Simplesmente murcham e depois vão para o fogão a lenha! Boa sorte! _________________ Minha página no facebook...Bonsai Arte Zen |
|
|
 |
Fabrício Zerves

|
Enviada: Sáb Jan 21, 2012 11:21 am Assunto: |
|
|
Blz marco e vc?
Obrigado pelas considerações.... Pretendo deixar essa planta como Bonsai dea forma que a árvore se encontra na natureza.... e sim, tenho outras plantas em que trabalho, sendo outra jabuticabeira que está no estágio de pré-bonsai e uma goiabeira que logo poderá ser chamada de pré-bonsai....
Abraços. |
|
|
 |
Tiago R 4.o PASSO

Registrado: 15/12/09 Mensagens: 751 Localização: Belo Horizonte-MG
|
Enviada: Sáb Jan 21, 2012 1:57 pm Assunto: |
|
|
Fabricio, nem sonhe em tirar esses brotos.
Ela precisará do máximo possível de massa verde para se recuperar e enraizar.
Futuramente você retira os brotos de baixo. |
|
|
 |
Fabrício Zerves

|
Enviada: Sáb Jan 21, 2012 2:00 pm Assunto: |
|
|
Ok Tiago, porém acabei tirando uns 4 ou 5 que estavam bem na base, já saindo na linha do solo..... mas fiz isso antes de ver sua orientação..... |
|
|
 |
Fabrício Zerves

|
Enviada: Sex Jan 27, 2012 6:03 am Assunto: |
|
|
Atualizando. Foto de 25/01/2012
 |
|
|
 |
André dos Santos Guimarãe 1.o PASSO

Registrado: 01/10/10 Idade: 45 Mensagens: 133 Localização: Marataízes-ES
|
Enviada: Sex Jan 27, 2012 9:32 am Assunto: |
|
|
Bom dia Fabrício! Uma coisa me deixou intrigado, o excesso de grama. Ela irá entrar em decomposição e isso gera calor que pode ser muito grande para as raiz novas. Não sei se uso dela já é uma técnica utiliza com algum fim especifico, mas a fermentação eu acredito que pode ser prejudicial. _________________ André dos Santos Guimarães
Leigo, admirador mas já apaixonado por esta arte. |
|
|
 |
Fabrício Zerves

|
Enviada: Sex Jan 27, 2012 10:13 am Assunto: |
|
|
André, obrigado pelas dicas. Eu estou utilizando a grama para proteger o solo, pois a água estava levando muito solo embora e a grama impediu isso... mas acho que já posso retirá-la....
Abraços. |
|
|
 |
Marcos V. Resende 1.o PASSO

Registrado: 27/09/11 Mensagens: 103 Localização: Rio Paranaíba-MG
|
Enviada: Sex Jan 27, 2012 11:59 am Assunto: |
|
|
Andre meu caro não é prejudicial não,
Pois a grama dessa forma que nosso amigo Fabricio coloco é muito bom para o solo menas compactação do solo retem água e o melho contribui com nitrogenio quando se decompor.
Abraço _________________ 'Se envelhecer na terra a sua raiz e no chão morrer o seu tronco, ao cheiro das águas brotará e dará ramos como a planta nova.' JÓ 14-8,9 |
|
|
 |
Otoniel Santos 3.o PASSO

Registrado: 16/06/11 Mensagens: 484 Localização: Barreiras - Ba
|
Enviada: Sex Jan 27, 2012 12:05 pm Assunto: |
|
|
Acompanhando!!!! _________________ Um Lider sempre estará à frente dos seus lederandos para proteger...seja um lider em suas ações!!!! "O MUNDO AGRADEÇE" |
|
|
 |
|