FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal

QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR

--- SEJA BEM VINDO! ---

FAQFAQ   BuscaBusca   MembrosMembros   GruposGrupos   RegistrarRegistrar 
 PerfilPerfil   Mensagens privadasMensagens privadas   EntrarEntrar 

ESCRITOS DO DIA A DIA

Gel para plantio FORTH
30.12.2011

Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico  
Autor Mensagem
romeucr
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Dez 29, 2011 1:34 pm    Assunto: Gel para plantio FORTH Responder com citação

Pessoal alguém já utilizou este gel? segue o link do fabricante: http://www.forthjardim.com.br/html/produtos/forthgel.php

Ele vem em "pedrinhas" que quando jogavas na água, puxam e se enchem dessa água. Chegam a ficar 4, 5x maior no tamanho.

Eu comprei pois precisava viajar e não tinha ninguém para cuidar da minha planta (ligustro). Fiz o gel, deixei por 3 dias sobre o substrato. Achei q funcionou bem, mas fiquei com uma dúvida:

este gel atrai formigas? durante o tempo que precisei usar, umas 3 semanas seguidas, enquanto tinha o gel, parece que as formigas se interessavam mais pela planta. após a remoção, as formigas não mais apareceram.

Estou até pensando em fazer substrato com algumas "pedrinhas", acham que seria bom para manter a humidade?
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada
romeucr
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Qui Jan 26, 2012 8:32 pm    Assunto: Responder com citação

ninguém conhece?
Rodolfo Kubiak

MensagemEnviada: Qui Jan 26, 2012 9:48 pm    Assunto: Responder com citação

O nome dele é hidrogel, ele é usado para reflorestamento onde eles colocam uma quantidade na cova onde é posto a planta para que não falte água para a planta poder dar o ponta pé inicial e poder se adaptar ao novo lugar dela.
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail
nickyfury
PARTICIPANTE
PARTICIPANTE

MensagemEnviada: Sex Jan 27, 2012 12:30 pm    Assunto: bonsai Responder com citação

Romeu, é sempre importante destacar que tal produto se atém, basicamente, ao cultivo de plantas simples, que não sejam muito exigentes. Conquanto possa ser uma "saída" do cultivador seu uso não deve ultrapassar determinado limite de espaço temporal, nem se tornar a unica fonte hidrica para a planta, vez que poderá com o tempo perder sua capacidade retentora.

Considerando essas particularidades do produto, não vejo nada de mais em que se lance mão de seu uso, como substitutivo da rega habitual, mesmo porque nem sempre todos temos conhecimento sobre outros procedimentos que possam ser adotados, quando da nossa ausência por motivos diversos, e o nosso impedimento de proceder à rega diária, necessária ao cultivo de nossas plantas.

Alguns, mais "abastecidos" de recursos, adotam irrigação automatizada, com micro aspersores e timer, que controla não só o horário correto para a rega, mas inclusive o tempo necessário para que ela seja executada a contento. Menos recurso implica em usar o que se tem à mão, como uma garrafa pet cheia de agua com um cordão de algodão passando por um orificio na tampa da garrafa e que fica com uma ponta no fundo da garrafa, portanto imerso na agua que ela contiver, e a outra ponta do barbante enterrada no solo do vaso, para que as raízes, através de um processo chamado "capilaridade", consigam obter o minimo de umidade diária de que necessitarem para se manterem.

Há outros recursos, tão bons ou melhores que esses, no mesmo tom ou similares. Vc descobriu mais um. Mas é sempre importante, ressalte-se, voltar à rega normal tão logo cesse o motivo que nos levou a suspende-la, para que as plantas não sofram prejuízo, seja em seu crescimento/desenvolvimento, seja em sua saúde básica. Rolling Eyes

http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo)
Exibir o perfil do usuário Enviar mensagem privada Enviar e-mail Visitar o website do usuário
romeucr
1.o PASSO
1.o PASSO

MensagemEnviada: Sex Jan 27, 2012 4:22 pm    Assunto: Responder com citação

obrigado pelas respostas

eu realmente estou usando somente quando viajo e não tem ninguém para molhar as plantas para mim.

Com relação às formigas que citei, acho q elas estavam vindo por outros motivos e não pelo gel. Não apareceram novamente.

Estou mesmo dando uma pesquisada e ja vi aqui no site um sistema de irrigacao feito por alguem que agora nao me lembro.. realmente mto engenhoso.

Eu como so tenho uma planta ainda nao precisarei disso. Mas a ideia da garrafa pet com o barbante também é interessante.
Mostrar os tópicos anteriores:   
Novo tópico   Responder tópico    FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal - Índice -> SOU PRINCIPIANTE Todos os horários são GMT - 3 Horas
Página 1 de 1

Ir para: