|
FÓRUM do Atelier do Bonsai - Mário A G Leal
QUER SE REGISTRAR? CLIQUE ABAIXO EM REGISTRAR
--- SEJA BEM VINDO! ---
|
|
Exibir tópico anterior :: Exibir próximo tópico |
Autor |
Mensagem |
Green_bsb 1.o PASSO

Registrado: 13/09/11 Idade: 45 Mensagens: 173 Localização: Brasília-DF
|
Enviada: Dom Out 09, 2011 8:10 am Assunto: |
|
|
Nickyfury - Ainda bem que perguntei, ao invés de afirmar...achava que fosse realmente importante já plantar em um vaso de bordas mais largas. Mas como sempre aprendendo muito com vocês. Muito obrigado pelos esclarecimentos.
Otoniel - Desculpe pela intromissão equivocada do seu tópico, de qualquer forma desejo muita sorte para este exemplar, que diga-se de passagem acho uma das espécies mais belas.
Continuarei acompanhando.
Abraços. |
|
|
 |
Otoniel Santos 3.o PASSO

Registrado: 16/06/11 Mensagens: 484 Localização: Barreiras - Ba
|
Enviada: Dom Out 09, 2011 8:36 pm Assunto: Re: bonsai |
|
|
Valeu Nick e Gree.
Eu optei por fazer boa parte do processo de iniciação da parte aérea da pkanta por se fazer mais rápida e seguro, só depois replanta-la como sugeriu o Nick. _________________ Um Lider sempre estará à frente dos seus lederandos para proteger...seja um lider em suas ações!!!! "O MUNDO AGRADEÇE" |
|
|
 |
Otoniel Santos 3.o PASSO

|
Enviada: Sáb Out 22, 2011 8:05 am Assunto: Re: bonsai |
|
|
Caros amigos volto agora com novas fotos e dúvidas as brotações estão intensas e vigorosas.
Seria o caso de uma intervenção na altura?
Leve aramação nos galhos?
Qual a melhor frente?
Foto 1
Uploaded with ImageShack.us
foto 2
[/img]
Uploaded with ImageShack.us
foto 3
Uploaded with ImageShack.us[/img]
foto 4
Uploaded with ImageShack.us[/img]
Pois aí estão com todo o seu vigor em apenas 40dias  _________________ Um Lider sempre estará à frente dos seus lederandos para proteger...seja um lider em suas ações!!!! "O MUNDO AGRADEÇE" |
|
|
 |
Otoniel Santos 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Fev 05, 2012 10:09 am Assunto: |
|
|
Fiz essa desfolha para melhorar a vizualização para possivel podas e uma provável poda de raizes pois a mesma está atolada em raizes.
O que me dizem??
 _________________ Um Lider sempre estará à frente dos seus lederandos para proteger...seja um lider em suas ações!!!! "O MUNDO AGRADEÇE" |
|
|
 |
Otoniel Santos 3.o PASSO

|
Enviada: Seg Fev 06, 2012 7:09 pm Assunto: |
|
|
Não sei se devo fazer só a poda das raizes com tranplante para novo vaso ou aproveito e podo a parte aérea tbem. _________________ Um Lider sempre estará à frente dos seus lederandos para proteger...seja um lider em suas ações!!!! "O MUNDO AGRADEÇE" |
|
|
 |
Sergio Batalini PARTICIPANTE

Registrado: 16/03/09 Idade: 59 Mensagens: 2257 Localização: TEODORO SAMPAIO-SP
|
Enviada: Qui Fev 09, 2012 4:13 pm Assunto: |
|
|
Se minha:
Primeiro temos que analizar a planta:
Esta saudavel? Sim
Recuperada do yamadori? Sim
É nescessario fazer o transplante? Sim
Temos o material nescessario ? Sim
Intão vamos fazer, mas antes faremos os ajustes para o proximo semestre ou ano. Sempre que for preciso cortar galhos ou aramar devemos faze-lo antes de transplantar .
Vc tem 3 galhos muito fortes em cima e 3 mais fracos embaxo , se quizer manter os baixos deverá podar apenas os do alto, bem curtos e manter curtos até que os baixos sem podas ganhem calibre .
Pode os altos e mantenha os baixos , o fluxo da seiva irá para os baixos que engrossarão. Isso irá favorecer a condução no estilo moiogi { ereto informal}.
Se optar pelo estilo hokidachi { vassoura invertida} poderá eliminar os galhos baixos e manter apenas os 3 altos . Estes 3 galhos serão reduzidos a 2 ou 3 cm e assim as ramificações secundarias terão inicio .
Depois de decidido o que fazer , faça . Só então tire a planta do vaso plastico e reduza o torrão para fazer o falso transplante para a bacia nova , aproveitando para usar um substrato drenante e nutritivo .
Não tenha receio de cortar ou trasplantar , os resedás são resistentes e emitem novas brotações muito rapido , se acaso errar em pouco tempo terá nova chance de tentar.
: |
|
|
 |
Otoniel Santos 3.o PASSO

|
Enviada: Qui Fev 09, 2012 7:08 pm Assunto: |
|
|
obrigado pelas dicas meu brother!! _________________ Um Lider sempre estará à frente dos seus lederandos para proteger...seja um lider em suas ações!!!! "O MUNDO AGRADEÇE" |
|
|
 |
Anderson Neuhaus 4.o PASSO

Registrado: 27/09/11 Idade: 40 Mensagens: 757 Localização: Uruguaiana-RS
|
Enviada: Qui Fev 09, 2012 9:36 pm Assunto: |
|
|
muito bom que linda estrutura!!! parabéns........ |
|
|
 |
nickyfury PARTICIPANTE

Registrado: 11/11/04 Idade: 64 Mensagens: 7679 Localização: Brasilia-DF
|
Enviada: Dom Fev 12, 2012 7:43 pm Assunto: bonsai |
|
|
Otoniel, meu chapa, no pese as excelentes colocações do nobre colega Bonsergio, eu aconselho noutro sentido. Creio que é forçoso admitir a necessidade que sua planta tem de um reenvase, mas é preciso garantir que isso seja feito na época adequada, que infelizmente não é essa, lamento dizer. O ideal é na primavera, então melhor aguardar. Não é preciso fazer um pseudo reenvase, apenas para garantir o que a planta já tem.
Em relação aos galhos, é bem como salientou o Bonsergio, então siga as dicas dele que vc só irá se dar bem. O resedá lignifica rápido, mas é preciso ficar atento na cor dessa transformação, quando ela começa a passar do verde escuro para o marrom mais forte, então é esse o momento ideal para a aramação surtir o efeito desejado. Fique atento para evitar que o arame marque em demasia, retirando-o. Essa retirada, aliás, nem sempre é possível de ser feita desenrolando o arame, sob risco de quebra do galho. Melhor usar uma ferramenta de corte e cortar o arame em pedaços pequenos, para garantir melhor resultado sem dano.
No processo de desfolha, é preciso observar que o ideal é desfolhar o galho (ou a planta toda) completamente, sempre cortando as folhas no pecíolo (talinho) usando essa tesoura de pontas finas. Na sequencia, eu costumo cortar todos os galhos, reduzindo a um par ou dois de folhas em cada um, pois isso estimula as novas brotações bi ou tri partidas, que irão dar origem a dois novos galhinhos, melhorando a ramificação da estrutura aerea.
Deixar um par de folhas nas pontas, com vc fez, não tem utilidade pratica nenhuma, lamento dizer. Além disso, deixar os galhos alongarem-se em demasia, com esse crescimento, não proporciona material necesário para formar ramificações laterais, que só ocorrerão conforme indico acima, com a poda de redução a um par ou dois de folhas.
Portanto, a melhor solução é sempre reduzir o comprimento dos galhos, visando aumentar a densificação (mais massa de folhagem próxima do tronco), trabalhando na poda de redução com vistas a permitir maior ramificação nos galhos. A aramação pode ser proposto então após a saída dessas novas ramificações, tão logo sua cor mude, como indiquei acima.
No caso do estilo, seguindo a orientação atual do tronco, o moyogi é a melhor opção. Quanto ao solo, promova uma redução no volume radicular próximo da borda, usando uma faca ou um serrote de jardinagem para cortar fora, lateralmente até uns dois dedos (meça junto da borda e a partir dela em direção à base) e até alcançar o fundo do recipiente de cultivo. Nesse espaço, insira uma mistura de caco ceramico, carvão e pedrisco (ou areia grossa de construjção sem peneirar).
Veja bem que esse tipo de trabalho não constitiu pseudo reenvase, nem tem essa finalidade, mas apenas garantir um espaço de desenvolvimento e melhoria do sistema radicular lateral, além de facilitar a oxigenação no sistema radicular atual, bem como melhor drenagem de agua da rega. Após quinze dias dessa intervenção, reinicie adubação regular, para fortalecer a planta e prepará-la para o reenvase necessário (total, com redução da massa radicular, tanto na altura quanto na largura). _________________ que a compreensão liberte a energia criativa que existe em nós.
http://www.brasiliabonsaiclube.com (faça-nos uma visita, vc é sempre bem vindo) |
|
|
 |
Guilherme Luz 3.o PASSO

Registrado: 29/04/10 Idade: 38 Mensagens: 455 Localização: Teófilo Otoni - MG
|
Enviada: Dom Fev 12, 2012 8:11 pm Assunto: |
|
|
Otoniel, vc tem em mãos um belo material, admiro muito essa espécie apesar de não tem nenhum exemplar ainda, (fiz algumas estacas mas não sei no que vai dar.)
Vi que vc também fez algumas estacas e gostaria de saber como anda o desenvolvimento delas, que tipo de substrato utilizou e qual foi a calibre aproximado delas...
Gostaria de saber pois tenho interesse de fazer algumas estaquias mais calibrosas.
Nickyfury, obrigado por mais uma "aula" sempre aprendo muito com suas dicas... E posteriormente gostaria de saber em detalhes esse procedimento com o substrato.
Antecipadamente agradeço e parabenizo pelo trabalho.
Acompanhanso... _________________ Nada como o peso do tempo para tracionar um galho. |
|
|
 |
Otoniel Santos 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Fev 12, 2012 8:40 pm Assunto: |
|
|
Realmente o Nick com toda sua boa vontade ajunda a todos que o solicita, assim como muitos outros aqui no forum, não sei muito mas o que sei 90% foi aqui, obrigado a todos!!
Quanto ás estacas eu como citei nesse tópico comprei essa muda num horto e sem mais já fui pedindo um alicate de poda do viveiro e cortei em muitos pequenos pedaços pois a planta não caberia no meu carro daí fiz um substrato 70% areia e 30% terra vegetal coloquei as estacas para passar a noite no hormonio erraizante e depois plantei usando o asfargo( musgo seco) enxarcado com a própria agua com supertrive e já era coloquei um filme pvc para improvisar uma estufa e vc pode conferir o resultado.
Não morreu nenhuma estaca doei algumas e outras plantei no chão vou tirar fotos e posto aqui. _________________ Um Lider sempre estará à frente dos seus lederandos para proteger...seja um lider em suas ações!!!! "O MUNDO AGRADEÇE" |
|
|
 |
Guilherme Luz 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Fev 12, 2012 8:51 pm Assunto: |
|
|
Vlw, Otoniel, muito obrigado.
Não falta do supertrive posso usar Tiamina??
Mais uma vez obrigado... _________________ Nada como o peso do tempo para tracionar um galho. |
|
|
 |
Otoniel Santos 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Fev 12, 2012 9:19 pm Assunto: |
|
|
Guilherme Luz escreveu: | Vlw, Otoniel, muito obrigado.
Não falta do supertrive posso usar Tiamina??
Mais uma vez obrigado... |
Sim sem problema olha algumas das estacas aí
 _________________ Um Lider sempre estará à frente dos seus lederandos para proteger...seja um lider em suas ações!!!! "O MUNDO AGRADEÇE" |
|
|
 |
Guilherme Luz 3.o PASSO

|
Enviada: Dom Fev 12, 2012 9:29 pm Assunto: |
|
|
Nossa, belo resultado.
Não sabia que o resedá pegava tão bem por estaquia!
Vou tentar aqui
Vlw  _________________ Nada como o peso do tempo para tracionar um galho. |
|
|
 |
O Guardião 2.o PASSO

Registrado: 14/08/08 Idade: 49 Mensagens: 313 Localização: São paulo SP
|
Enviada: Dom Mar 04, 2012 1:20 pm Assunto: acompanhando |
|
|
acompanhando _________________ A beleza não é um padrão estético definido. É um conseito pessoal, e como tal é relativo. |
|
|
 |
|
|
|
Você não pode enviar mensagens novas neste fórum Você não pode responder mensagens neste fórum Você não pode editar suas mensagens neste fórum Você não pode excluir suas mensagens neste fórum Você não pode votar em enquetes neste fórum
|
|